Sie sind auf Seite 1von 24

INOVANDO O CURRCULO DO ENSINO MDIO

Jos Antonio Kller UNIP Setembro de 2011

Iniciao potica Alvar de demolio

O que precisa nascer Tem sua raiz em cho de casa velha. A sua necessidade... ... o piso cede, estalam rachaduras nas paredes, os caixes de janela se desprendem. O que precisa nascer aparece no sonho buscando frinchas no teto, rstias de luz e de ar. Sei muito bem do que este sonho fala e a quem pode me dar peo coragem. Adlia Prado

Porque necessria uma mudana curricular


Quase metade dos desempregados tem menos de 25 anos. 53,1% dos jovens se encontra fora das salas de aula. Mais de quatro milhes no estudam, no trabalham e no procuram trabalho. Muitos no estudam por puro desinteresse. Apenas 40% dos jovens de baixa renda estudam. Deles, 75% em srie no correspondente faixa etria. Apenas 13,6% dos jovens de 18 a 24 anos frequentam a universidade . . Apenas 10% dos que concluem o ensino mdio aprendem o que deveriam aprender .

Porque necessrio um currculo integrado


Para superar a transmisso de contedos fragmentados e desconexos. Para superar a aula expositiva e a educao bancria. Para atender as necessidades dos alunos e superar a falta de sentido e o desinteresse. Para atender os objetivos da LDEBEN.

Os obstculos para a mudana


O currculo disciplinar A formao de professores. A facilidade administrativa O pensamento pedaggico dominante.

Conceito de prottipo
Modelo construdo para simular a interface e a funcionalidade de um produto em desenvolvimento (Informtica). O prottipo deve ser compreendido como uma referncia curricular para a construo de currculos de ensino mdio. O prottipo um ponto de partida para o debate do projeto pedaggico da escola e para a construo de planos de curso adequados a cada realidade local.

Cumprir as finalidades do Ensino Mdio previstas na LDB


A consolidao e o aprofundamento dos conhecimentos... A preparao bsica para o trabalho e a cidadania... O aprimoramento do educando como pessoa humana... A compreenso dos fundamentos cientfico-tecnolgicos dos processos produtivos...

Princpios e Prticas Educativas


Trabalho e pesquisa (estudo do meio) como princpios educativos. Escola como comunidade de aprendizagem pelo e para o trabalho. Cultura para prticas sociais por meio de atividades transformadoras. Identificao de interesses vocacionais, profissionais e perspectivas de vida. opes

Formulao de projetos de vida e de sociedade.

Mecanismos de integrao
Um Ncleo de Educao para o Trabalho e demais Prticas Sociais Quatro reas: Linguagens e Cdigos, Cincias da Natureza, Cincias Humanas e Matemtica.

Quatro dimenses articuladoras: trabalho, cultura, cincia e tecnologia.


Projetos anuais

Distribuio de Atividades e do Tempo entre o Ncleo e as reas


Com foco em trabalho e pesquisa, o Ncleo, operado por professores de todas as reas, ter pelo menos 200 horas/ano para um ensino mdio de pelo menos 800 horas/ano. As reas, em pelo menos 600 horas/ano, desenvolvero conhecimentos prprios e competncias que garantiro a formao cultural dos estudantes e subsidiaro as atividades do Ncleo.

O projeto do primeiro ano


A escola, unidade social e ambiente de trabalho mais prximo e comum a todos os estudantes o primeiro objeto de investigao e transformao. A moradia, referncia pessoal imediata do estudante, tambm ser objeto de investigao e transformao, integrando-se assim como ambiente de aprendizagem. Ambas essas oportunidades de investigao e mudana devem estimular nos jovens a participao efetiva e o sentido de corresponsabilidade coletiva

O projeto do segundo ano


O contexto da comunidade que circunda a escola ser o novo espao de aprendizagem e protagonismo. As atividades definidas a partir de diagnsticos sero oportunidades para intervenes e propostas de transformao no Ncleo. Essas prticas daro contexto s atividades e s aprendizagens nas reas de conhecimento.

O projeto do terceiro ano


Neste ano conclusivo do Ensino Mdio, projetos de vida e de sociedade ampliam no espao (mundo) e no tempo (histria), a abrangncia do contexto de pesquisa e transformao. O autoconhecimento do estudante, desenvolvido em anos anteriores, lhe permitir projetar percursos de vida, em plano individual ou coletivo. Suas escolhas podero envolver carreira profissional, interesse cultural, vida pessoal e engajamento social.

As reas de Conhecimento
As reas garantem os contedos previstos em lei, tendo como referncia os objetivos do Ncleo e a matriz do novo Enem. Nas Cincias Humanas os objetivos se organizam em focos temticos como trabalho, tempo, espao e tica. Na Matemtica os contedos disciplinares se agrupam em funo dos objetivos da preparao bsica para o trabalho e outras prticas sociais. Nas Linguagens, mesmo sem diviso por disciplinas, se reconhecem nos objetivos as origens disciplinares. Nas Cincias da Natureza h tanto objetivos gerais da rea, quanto especficos para Fsica, Qumica e Biologia.

As dimenses articuladoras: trabalho,cultura, cincia e tecnologia


Trabalho, cultura, cincia e tecnologia so articuladoras das atividades de diagnstico e de transformao. No diagnstico organiza-se a investigao nas reas, a partir dos seus objetivos.

Esse diagnstico orientar as propostas de transformao na escola, na moradia na comunidade e na sociedade em geral.
Grupos organizados pelas dimenses trabalho,cultura, cincia e tecnologia sero responsveis pelas atividades de transformao que acontecero no Ncleo.

Metodologia de ensino e aprendizagem


A opo metodolgica fundamental para atingir os objetivos curriculares previstos envolve: Atividades dos estudantes no desenvolvimento de suas capacidades e na construo do seu conhecimento Projetos de investigao e de interveno, com ampla participao dos estudantes As aulas, conduzidas pelos professores, subsidirias s atividades do Ncleo Participao conjunta dos professores e estudantes na execuo dos projetos

Avaliao como recurso de integrao curricular


A avaliao deve combinar processos internos e contnuos com processos externos que envolvem indicadores nacionais ou internacionais A integrao curricular tambm decorre da opo pela matriz no novo ENEM como referncia em associao com os projetos do Ncleo Uma autoavaliao combinada com avaliao pelos colegas e pelos docentes visa promover maior autonomia dos estudantes A avaliao da aprendizagem, das atividades de ensino, e da realizao do projeto pedaggico sero integradas na construo de uma comunidade de trabalho e aprendizagem

Desafios e Perspectivas
Superar prticas anacrnicas, entraves estatutrios e outros obstculos um desafio, mas em contrapartida abre-se a perspectiva de dar realidade a uma escola criativa, generosa e necessria. Formar professores dispostos para essa experincia um desafio, mas em contrapartida d-se a perspectiva dessa formao ocorrer na prtica escolar, em que educadores-educandos sejam realidade vivida.

Obrigado!

Das könnte Ihnen auch gefallen