Sie sind auf Seite 1von 12

O RETORNO DE MARTIN GUERRE 1987

Ana Maria da Silva costa Mnica Neves de Souza Tiago Peixoto da Silva Zuleide de Lima Vieira Papera

Narrao da histria de um impostor (Arnaud du Tilh) que se faz passar pelo

marido de uma camponesa de Artigat,


no sul da Frana, mantendo a farsa por cerca de trs anos o at ser desmascarado, pois verdadeiro

Martin Guerre retorna. O impostor


ento preso e condenado. (VAINFAS, 2002, p. 83)

NATALIE ZEMON DAVIS

NATALIE ZEMON DAVIS


Nasceu

em Detroit, Estados Unidos, em 1928. PhD em Histria pela Universidade de Michigan nos Estados Unidos. Natalie Davis no seguia uma linha marxista e sim antropolgica. Focos de anlise social e cultural: (aspectos cotidianos dos habitantes de Artigat, os excludos da histria recebem lugar de destaque nas obras de Natalie Davis). Casada com o matemtico Chandler Davis e tem Trs filhos.

FONTES DE PESQUISA DA OBRA

Arrest Memorable (1561) Juiz Jean de Coras. Admiranda Historia de Le Sueur (1561) Guillaume Le Sueur.

Utilizei Le Sueur e Coras como complementos mtuos, embora, nas poucas passagens em que divergem, tenha dado maior peso ao juiz.(DAVIS, 1987, p.21)

RECORTE ESPACIAL E TEMPORAL (FRANA DO SCULO XVI)

QUESTES

Reforma Protestante X Catolicismo

Davis deixa o leitor a se perguntar at que ponto catlicos e protestantes faziam parte de uma mesma comunidade.(HUNT, 2001, p.88)

Mulheres

(Bertrand) Contudo, empenhava-se em seguir seu prprio caminho. Pode ter sido influenciada pelo exemplo de sua sogra, uma dessas mulheres donas de si.(DAVIS, 1987, p. 50)

Sexualidade

Nada se passou no leito conjugal naquela noite, nem nos oitos anos que se seguiram. Martin Guerre era impotente;(Ibidem, p.37)

Casamento

Os bens e trocas de servios certamente pesariam na balana: a olaria dos Guerre pode ter sido importante aos olhos dos Rols, da mesma forma como para os Guerre, aflitos com todas as suas filhas, contava o irmo de Bertrande.(Ibidem, p.34)

Identificao

Mas numa poca em que no existia a fotografia, os retratos pintados eram raros, sem impresses digitais nem carteiras de identidade, com registros paroquiais ainda mantidos de modo irregular quando o eram - , como estabelecer a identidade de uma pessoal de modo indubitvel? (Ibidem, p.84)

Filhos bastardos

(...)Bernarde foi considerada legtima. (...) Para que um filho fosse bastardo, seria preciso que os dois pais estivessem a par da situao;(Ibidem, p.112)

Divrcio

A famlia de Bertrand pressionava-a para se separar de Martin. Em caso de no consumao aps trs anos, um casamento podia ser desfeito: segundo o direito cannico, Bertrand estaria livre para contrair uma nova unio.(Ibidem, p.38)

Imigrao

Sanxi Daguerre decidiu partir. Talvez devido s eternas ameaas de guerra que pesavam sobre a regio: o pas basco e Navarra h muitos anos eram um pomo de discrdia entre a Frana e a Espanha...(Ibidem, p.24)

Cultura Basca Heresias (feitiaria)

Para serem aceitos, tiveram de adotar certos costumes do Languedoc.(Ibidem, p.31)

Martin estava enfeitiado. (...) estavam ligados pelos encantos de uma feiticeira com inveja dos Guerre e da sua aliana com os Rols...(Ibidem, p.39)

Marginalizados

Artigat contava com alguns artesos: um ferreiro, um moleiro, um sapateiro, e um costureiro; talvez houvesse alguns teceles...(Ibidem, p.26)

RECURSOS NARRATIVOS

Linguagem clara e coloquial. Recursos narrativos: Narrador: Terceira pessoa e primeira pessoa (eu) Personagens: Martin Guerre, Arnaud du Tilh, Bertrande de Rols, Jean de Coras... Enredo: Narra a histria de um impostor que se passa por outro homem por cerca de trs anos, sendo a farsa descoberta com o retorno do verdadeiro Martin Guerre. Tempo: cronolgico, pois narra a histria em ordem linear. Espao: Frana do sculo XVI, na Aldeia de Artigat. Trama: relata o fato, acrescentando detalhes relevantes para a boa compreenso da narrativa. Clmax: momento chave da narrativa, mais emocionante, onde os fatos se encaixam para chegar ao desenlace.

BIBLIOGRAFIA:

DAVIS, Natalie Z. O Retorno de Martin Guerre. Traduo de Denise Bottmann. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

GINZBURG, Carlo. O fio e os rastros: verdadeiro, falso, fictcio. Traduo de


Rosa Freire dAguiar e Eduardo Brando. Rio de Janeiro: Companhia das Letras, 2007, pp.311-335.

HUNT, Lynn. A nova histria Cultural. Traduo de Jefferson Luiz Camargo.


2 ed. So Paulo: Martins Fontes, 2001, pp. 63-97.

MATOS, Henrique C. Jos. Aprenda a estudar: orientaes metodolgicas

para o estudo. 12 ed. Petrpolis, RJ: Vozes, 1994, pp.43-71.

VAINFAS, Ronaldo. Os protagonistas annimos da histria: micro histria. Rio de janeiro: Editora campus, 2002, pp.83-139.

BIBLIOGRAFIA:

Disponvel em http://www.baylor.edu acesso em 11/04/2013. Disponvel em http://www.bondfaro.com.br acesso em 11/04/2013. Disponvel em http://www.companhiadasletras.com.br acesso em 11/04/2013. Disponvel em http://www.infoescola.com/redacao/narracao/ acesso em 23/04/2013 Disponvel em http:// http://maps.google.com.br/ acesso em 22/04/2013

Das könnte Ihnen auch gefallen