Sie sind auf Seite 1von 15

2.6.

ANLISE DE MOVIMENTOS ABSOLUTOS DEPENDENTES Em alguns tipos de problemas, o movimento de um ponto material depende do movimento correspondente de outro ponto material. Essa dependncia geralmente ocorre quando os pontos esto interligados por cordas ou cabos flexveis e inextensveis que passam por roldanas.
Exemplo:

Neste caso, sendo lT o comprimento total da corda, ento, as coordenadas de posio dos blocos A e B esto inter-relacionadas pela equao:

s A lCD sB lT
Aula 04 1

As velocidades so dadas por:

d ( s A lCD sB ) dlT dt dt d ( s A ) d ( sB ) 0 dt dt
v B v A

O sinal negativo indica que quando a velocidade do bloco A para baixo, isto , no sentido que SA aumenta, a velocidade correspondente de B para cima, isto , no sentido em que SB decresce. Derivando a ltima equao acima, obtemos as aceleraes dos blocos:

aB a A

Aula 04

A figura abaixo mostra um exemplo mais complexo de movimento dependente de dois blocos. A posio do bloco A especificada por sA e a posio da extremidade superior da corda que prende B definida por sB. Os eixos coordenados foram escolhidos tomando-se pontos ou linhas de referncia fixos e adotando-se as direes e sentidos positivos dos movimentos dos respectivos blocos. Se l representa o tamanho da corda menos os comprimentos dos trechos da corda que esto em contato com as roldanas (os quais so constantes), ento:

2sB h s A l
Aula 04 3

2sB h s A l
2vB v A

2a B a A
Logo, quando B desce (+sB), A se desloca para esquerda (-sA) duas vezes mais rpido.

Aula 04

Este problema tambm pode ser resolvido definindo-se a posio do bloco B a partir do centro da polia inferior (ponto fixo), como mostra a figura ao lado. Neste caso:

2(h sB ) h s A l

2vB v A 2a B a A
Neste caso os sinais so os mesmos, pois o sentido positivo para sB se inverteu.

Aula 04

Exemplo 2.11 Determine a velocidade do bloco A na figura abaixo, supondo que o bloco B sobe com velocidade de 6 ps/s.

Aula 04

Exemplo 2.12 Determine a velocidade do bloco A na figura abaixo, supondo que o bloco B sobe com velocidade de 6 ps/s.

Aula 04

Exemplo 2.13 Uma pessoa localizada em A ia um cofre caminhando para a direita com velocidade constante de 0,5 m/s. Determine a velocidade e a acelerao do cofre quando ele atinge a altura de 10 m no ponto E. A corda tem 30 m de comprimento e passa por uma pequena polia em D.

Aula 04

2.7. ANLISE DE MOVIMENTO RELATIVO DE DOIS PONTOS MATERIAIS USANDO-SE REFERENCIAIS EM TRANSLAO At agora em nossos estudos sempre utilizamos um referencial fixo para se determinar o movimento absoluto de um ponto material.
Existem muitas situaes, entretanto, em que a trajetria do ponto complexa, de modo que pode ser conveniente analisar o movimento por partes, utilizando-se dois ou mais sistemas de referncia. Nesta seo, consideraremos em nossas anlises apenas referenciais em translao. O uso de referenciais em rotao na anlise de movimentos relativos ser considerado em sees futuras.

Aula 04

Posio Absoluta Considere dois pontos materiais A e B, que se movem ao longo de trajetrias aa e bb, respectivamente. A posio absoluta de cada ponto material, rA e rB, medida em relao origem comum O do sistema de referncia fixo x,y,z.

Aula 04

10

A origem de um segundo sistema de referncia x,y,z ligada ao ponto material A e, portanto, move-se com ele.

Aos eixos deste sistema de referncia permite-se apenas movimento de translao em relao ao sistema fixo.
Aula 04 11

Posio Relativa A posio de B em relao a A indicada pelo vetor de posio relativa rB/A. Por adio vetorial, os trs vetores de posio so relacionados pela equao:

rB rA rB / A
Logo, a posio de B em relao a A dada por:

rB / A rB rA

Aula 04

12

Velocidade Relativa Para determinar a velocidade relativa de B em relao a A, determinase a derivada temporal da equao anterior. Logo:

vB/ A vB v A
e

vB v A vB / A
Medida pelo observador fixo no referencial em translao x,y,z

Acelerao Relativa De modo anlogo:

aB a A aB / A
Medida pelo observador fixo no referencial em translao x,y,z
Aula 04 13

Exemplo 2.14 Um trem viajando a uma velocidade de 60 mi/h, cruza uma rodovia , como mostrado abaixo. Se o automvel A trafega a 45 mi/h, determine o vetor velocidade (mdulo, direo e sentido) do trem em relao ao automvel.

Aula 04

14

Exemplo 2.15 O avio A mostrado na figura abaixo est voando numa trajetria retilnea, enquanto o avio B est voando numa trajetria circular de raio de curvatura B=400 km. Determine a velocidade e a acelerao de B medidas pelo piloto do avio A.

Aula 04

15

Das könnte Ihnen auch gefallen