Sie sind auf Seite 1von 16

Do mito razo:

O nascimento da filosofia

Vestibular1 www.vestibular1.com.br

Introduo
Em sentido lato, a filosofia propriedade de toda humanidade. No oriente, por exemplo, temos a presena de vrios sbios: Confcio na China; Buda na ndia; Zaratustra na Prsia etc. No entanto, o pensamento desses sbios est fortemente atrelado ao pensamento religioso e, por isso, difere-se da conscincia filosfica. Qual a originalidade da filosofia? Como aconteceu a passagem da conscincia mtica para o pensamento filosfico?
Vestibular1 www.vestibular1.com.br

O mito na Grcia
No mundo grego, o mito desempenha papel didtico. Os valores da cultura eram transmitidos pelas narrativas dos mitos (era uma tradio oral). Os aedos e rapsodos percorriam as diversas cidades gregas (plis), narrando, em forma de poesia, mitos populares, gerao aps gerao. Os principais poetas autores e compiladores dos mitos foram Homero e Hesodo. Em seus poemas, a temtica dominante encontrada no surgimento do mundo (cosmogonias) e dos deuses (teogonias). Uma importante caracterstica da mitologia helnica a interferncia dos deuses no mundo dos homens.

Vestibular1 www.vestibular1.com.br

Homero: principal autor da tradio mtica grega

O poeta pico Homero (sc. IX ou VIII a.C). Busto de mrmore, cpia romana de original grego em bronze. Paris, Muse du Louvre.
Vestibular1 www.vestibular1.com.br

Moiras: divindades que regem o destino humano

As Moiras gregas eram trs irms (Cloto, Lquesis e tropos), que determinavam os destinos humanos, especialmente a Vestibular1 durao da vida de uma pessoa. www.vestibular1.com.br

Zeus, chamado "pai dos deuses e dos homens", simbolizava a ordem grega. Zeus o personagem mitolgico que, segundo Hesodo nasceu de Ria e Cronos, o qual engolia os filhos para evitar que se cumprisse a profecia de que um deles o destronaria. Aps o nascimento de Zeus, Ria escondeu a criana numa caverna, em Creta. Quando chegou idade adulta, Zeus obrigou o pai a vomitar todos os seus irmos, ainda vivos. Transformou-se ento no novo senhor supremo do cosmo. A esposa de Zeus foi sua irm Hera, mas ele teve numerosos amores com deusas e mulheres mortais, que lhe deram vasta descendncia. Os templos e esttuas em honra a Zeus dominavam todas as grandes cidades gregas, embora seu culto fosse menos popular do que o das divindades locais. Era representado comumente como homem forte e barbado, de aspecto majestoso, e com essa imagem foi adotado pelos Romanos, que o identificaram com Jpiter.
Vestibular1 www.vestibular1.com.br

Uma nova ordem humana


O surgimento da filosofia: milagre grego ou processo histrico? Na perspectiva adotada por ns, o pensamento filosfico fruto de transformaes histricas acontecidas no perodo arcaico (scs. VII a VI a.C.). As principais transformaes sociais foram: A dessacralizao da escrita. O surgimento da moeda. A lei escrita e o aparecimento do cidado.

Vestibular1 www.vestibular1.com.br

A escrita como expresso do sagrado

Para a maior parte das civilizaes antigas, a escrita era uma forma de comunho com o mundo divino. A tradio hebraica conta Vestibular1 que Moiss codifica os dez mandamentos, aps a revelao divina. www.vestibular1.com.br

A escrita no antigo Egito

No antigo Egito, o termo Hierglifo significava sinal divino. Na Grcia, tratando de assuntos do Estado, a escrita passa a ser divulgada na praa Vestibular1 pblica, libertando-se da religio. www.vestibular1.com.br

Primeiras moedas utilizadas na Grcia

A moeda sobretudo um artifcio racional e abstrato. Seu advento impulsionou a atividade mercantil e um precursor do pensamento filosfico.

Vestibular1 www.vestibular1.com.br

Grandes legisladores marcaram a histria do mundo grego

Fato importante mutabilidade das leis. As normas que regem a sociedade podem sofrer transformaes. Assim tambm o Vestibular1 pensamento filosfico: um pensamento sujeito mudana.

www.vestibular1.com.br

Grcia: bero da democracia

Pricles foi o grande lder da Democracia ateniense. Com a democracia surge o conceito de isonomia: igual Vestibular1 participao de todos cidados no exerccio do poder. www.vestibular1.com.br

A importncia da plis, enquanto espao de discusso

A originalidade das cidades gregas se d pelo surgimento da gora: praa pblica onde os problemas de interesse Vestibular1 coletivo so debatidos. www.vestibular1.com.br

Os primeiros filsofos
Os primeiros filsofos surgiram na regio da Jnia e da Magna Grcia, por volta do sculo VI e V a.C. Os primeiros filsofos foram chamados de prsocrticos. Os principais pr-socrticos foram Tales, Anaximandro, Pitgoras, Herclito, Parmnides, Zeno, Demcrito e Anaxgoras. Os primeiros filsofos escreveram em prosa e somente alguns fragmentos de seus escritos chegaram posteridade. Os pr-socrticos estudaram problemas cosmolgicos. Os pr-socrticos buscaram o princpio constitutivo do cosmo: a arch. Por essa razo so considerados fsicos (do grego physis, ou natureza).
Vestibular1 www.vestibular1.com.br

Mito e filosofia: continuidade e ruptura


Mitologia e filosofia estabelecem relaes de continuidade e ruptura. De certa forma, a filosofia herdeira do pensamento mtico, porm o retoma a partir de uma nova abordagem. Uma das principais caracterstica do pensamento mtico o carter repetitivo de suas narrativas. A filosofia enfrenta, num primeiro momento, questes semelhantes s investigadas pela mitologia. No entanto, a filosofia um pensamento original por trs motivos principais: a valorizao da razo; ser um pensamento crtico e considerar uma pluralidade de respostas para um mesmo problema.
Vestibular1 www.vestibular1.com.br

Concluses
No mito h pouco espao para o questionamento. A filosofia questiona o mundo, valorizando a problematizao das questes encontradas. Enquanto no mito a inteligibilidade dada, na filosofia procurada. O mito recorre ao sobrenatural para explicar os fenmenos. A filosofia se volta para o natural. A filosofia um pensamento coerente, rigoroso, reflexivo e abstrato. A filosofia herda vrios problemas que tm sua origem no mito. No entanto, a investigao filosfica elege a razo e a reflexo como guia.
Vestibular1 www.vestibular1.com.br

Das könnte Ihnen auch gefallen