Sie sind auf Seite 1von 10

APDF

APDF
CONCEITO: Arguio de descumprimento de preceito fundamental.

Quando a ADPF necessria


Art. 1o A argio prevista no 1o do art. 102 da Constituio Federal ser proposta perante o Supremo Tribunal Federal, e ter por objeto evitar ou reparar leso a preceito fundamental, resultante de ato do Poder Pblico. Pargrafo nico. Caber tambm argio de descumprimento de preceito fundamental: I - quando for relevante o fundamento da controvrsia constitucional sobre lei ou ato normativo federal, estadual ou municipal, includos os anteriores Constituio; (Vide ADIN 2.231-8, de 2000)

Preceito Fundamental
O Guardio da Carta Magna o STF j se posicionou, que cabe a ele identificar as normas que devem ser consideradas preceitos fundamentais decorrentes da Constituio Federal (ADPF 1/RJ, rel. Min. Nri da Silveira, 03.02.2000). A violao de um preceito fundamental viola vrias normas e princpios constitucionais de uma s vez, visto que, o axioma pode dar fundamento para vrias normas e princpios.

LEGITIMADOS PARA INTERPOR


De acordo com o art. 2 da Lei 9882/99, os legitimados para propor ADPF so os mesmos legitimados para propor ADIN, elencados na Constituio Federal, artigo 103, nos seguintes termos: Art. 103. Podem propor a ao direta de inconstitucionalidade e a ao declaratria de constitucionalidade: I - o Presidente da Repblica; II - a Mesa do Senado Federal; III - a Mesa da Cmara dos Deputados; IV - a Mesa de Assemblia Legislativa ou da Cmara Legislativa do Distrito Federal; V - o Governador de Estado ou do Distrito Federal; VI - o Procurador-Geral da Repblica; VII - o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil; VIII - partido poltico com representao no Congresso Nacional; IX - confederao sindical ou entidade de classe de mbito nacional.

Art. 3o A petio inicial dever conter:


Art. 3o A petio inicial dever conter: I - a indicao do preceito fundamental que se considera violado; II - a indicao do ato questionado; III - a prova da violao do preceito fundamental; IV - o pedido, com suas especificaes; V - se for o caso, a comprovao da existncia de controvrsia judicial relevante sobre a aplicao do preceito fundamental que se considera violado. Pargrafo nico. A petio inicial, acompanhada de instrumento de mandato, se for o caso, ser apresentada em duas vias, devendo conter cpias do ato questionado e dos documentos necessrios para comprovar a impugnao.( lei 9882 de 03 dezembro de 1999)

Caractersticas da ADPF
Capacidade postulatria No necessria para todos legitimados. Liminar Pode ser concedida pelo STF. Efeitos da deciso Erga omnes e Ex tunc.

JULGADOS DE ADPF
CASOS CONCRETOS: ADPF 54 Questiona a Ilegalidade da Interrupo voluntaria da gravidez em fetos anencfalos. ADPF 132 Provar que o entendimento do Art. 1723 do Cdigo Civil pode ser estendido para unies homoafetivas. ( preceitos fundamentais: igualdade, liberdade e o principio da dignidade da pessoa humana. ( Gov. RJ)

Efeitos da APDF
Erga omnes Para todos Ex Tunc Retroativo.

Das könnte Ihnen auch gefallen