Sie sind auf Seite 1von 113

Conscincia Fonolgica

Atividades Prticas
Elizabeth Crepaldi de Almeida
Patrcia Moreira Duarte

Introduo
Denomina-se conscincia fonolgica a habilidade metalingustica de tomada de conscincia das caractersticas formais da linguagem. Esta habilidade compreende dois nveis: 1. A conscincia de que a lngua falada pode ser segmentada em unidades distintas, ou seja, a frase pode ser segmentada em palavras; as palavras, em slabas e as slabas, em fonemas. 2. A conscincia de que essas mesmas unidades repetem-se em diferentes palavras faladas.(Byrne e Fielding-Barnsley, 1989).

Introduo
Para Meireles (2001), conscincia fonolgica a capacidade de compreender que um determinado assunto esposto por algum uma seqncia de sentenas que podem ser segmentadas em partes.
Crianas com dificuldades em conscincia fonolgica geralmente apresentam atraso na aquisio da leitura e escrita, e procedimentos para desenvolver a conscincia fonolgica podem ajudar as crianas com dificuldades na escrita a super-los (Capovilla e Capovilla, 2000).

Introduo
A conscincia fonolgica, ou o conhecimento acerca da estrutura sonora da linguagem, desenvolve-se nas crianas ouvintes no contato destas com a linguagem oral de sua comunidade. na relao dela com diferentes formas de expresso oral que essa habilidade metalingstica desenvolvese, desde que a criana se v imersa no mundo lingstico. Diferentes formas lingsticas a que qualquer criana exposta dentro de uma cultura vo formando sua conscincia fonolgica, entre elas destacamos as msicas, cantigas de roda, poesias, parlendas, jogos orais, e a fala, propriamente dita.

Introduo
As sub-habilidades da conscincia fonolgica so: Conscincia de palavras
Rimas e aliteraes Conscincia silbica Conscincia fonmica

Conscincia de palavras
Tambm chamada de conscincia sinttica, representa a capacidade de segmentar a frase em palavras e, alm disso, perceber a relao entre elas e organiz-las numa seqncia que d sentido. Esta habilidade tem influncia mais precisa na produo de textos e no no processo inicial de aquisio de escrita. Ela permite focalizar as palavras enquanto categorias gramaticais e sua posio na frase. Alm disso, ordenar corretamente uma orao ouvida com as palavras desordenadas tambm uma capacidade que depende desta habilidade. Dficit nesta habilidade pode levar a erros na escrita do tipo aglutinaes de palavras e separaes inadequadas.

Rima e Aliteraes
A rima representa a correspondncia fonmica entre duas palavras a partir da vogal da slaba tnica. Por exemplo, para rimar com a palavra SAPATO, a palavra deve terminar em ATO, pois a palavra paroxtona, mas para rimar com CAFE, a palavra precisa terminar somente em E, visto que a palavra oxtona. A equidade deve ser sonora e no necessariamente grfica, ou seja, as palavras OSSO e PESCOO rimam, pois o som em que terminam igual, independente da forma ortogrfica. J a aliterao, tambm recurso potico, como a rima, representa a repetio da mesma slaba ou fonema na posio inicial das palavras. Os trava-lnguas so um bom exemplo de utilizao da aliterao, pois repetem, no decorrer da frase, vrias vezes o mesmo fonema.

Conscincia da slaba

Consiste na capacidade de segmentar a palavras em slabas. Esta habilidade depende da capacidade de realizar anlise e sntese vocabular. Segundo o dicionrio Michaelis, a anlise a decomposio em elementos constituintes (neste caso, a slaba) e a

sntese a operao mental pela qual se constri um sistema; agrupamento de fatos particulares em um todo que os abrange e os resume (aqui, a palavra).

Conscincia fonmica
Consiste na capacidade de analisar os fonemas que compe a palavra. Tal capacidade, a mais refinada da conscincia fonolgica, tambm a ltima a ser adquirida pela criana. no processo de aquisio da escrita que esse tipo especfico de habilidade passa a se desenvolver. As escritas de um sistema alfabtico, como o portugus, o ingls e o francs, por exemplo, permitem que os indivduos tomem contato com as estruturas mnimas do linguagem: os fonemas; o que no possvel num sistema de escrita silbico ou ideogrfico.

Conscincia de Palavras
Objetivos:

Atividade 1

1- Levar a criana a perceber que as frases so formadas por palavras. 2- A criana deve completar a palavra que est faltando na frase.

Conscincia de Palavras
Material: Msicas folclricas
Ru-Ru Ru, Ru Vai pro cu Vai buscar o meu chapu! Se for novo tr-lo c. Se for velho deixa-o l!

Sugestes de atividades a partir das msicas 1. Decorar a msica. 2. Falar as frases da msica, destacando as palavras: CU CHAPU C L

Assim: Ru, Ru Vai pro _____ (a criana deve completar) Vai buscar o meu _________! Se for novo tr-lo ____. Se for velho deixa-o l_____!

3. Bater palma concomitantemente para cada palavra cantada.

Atividade 2
Objetivos:

1- Levar a criana a perceber que as frases podem ser diferentes nmeros de palavras, ao falar o vocbulo por vocbulo.
2- Verificar qual a palavra maior e menor da

Material: Provrbios folclricos


Filho de peixe, peixinho .
Sugestes de atividades a partir das msicas
1. O adulto deve ler um provrbio de cada vez. 2. Separar as palavras do provrbio oralmente. FILHO (pausa) DE (pausa) PEIXE (pausa), PEIXINHO (pausa) . 3. Contar o nmero de palavras de cada um dos provrbios. Pergunta: Quantas palavras tem? 4. Dizer qual a palavra maior e a menor de cada provrbio

Objetivo:

Atividade 3

1- Substituir a ltima palavra da frase por outra, criando, assim, frases diferentes. Este um exemplo de atividade que envolve diferentes habilidades de conscincia fonolgica. Por isso, para trabalhar especificamente a conscincia fonolgica e no a leitura ou a demanda sobre a memria, melhor falar apenas uma estrofe criana e depois repeti-la sem a ltima palavra, para que a criana a complete.

Conscincia de Palavras
Se voc quer saber, Beto um garoto igualzinho a voc.

Material: Texto Beto

Beto tem papagaios, tem bolas e tem carrinhos. Beto ama os animais. Ama os macacos, lees, onas e elefantes. Beto tambm ama pardais e tico-ticos.

Sugestes de atividades a partir das msicas

1. Tirar a ltima palavra da frase e colocar outra.


Se voc quer saber, Beto um garoto igualzinho a _________. (Joo) Beto tem papagaios, tem bolas e tem _________. (bicicletas) Beto ama os animais. Ama os macacos, lees, onas e __________. (tigres) Beto tambm ama pardais e __________. (andorinhas)

Objetivo:

Atividade 4

1- Dizer o que est errado na frase, ou seja, qual a palavra que no combina com o contexto da frase, oralmente. A quantidade de elementos da frase varia conforme o desempenho da

Conscincia de Palavras
Material: Frases
Mame foi ao cabeleireiro e cortou os cabelos, fez o caf.
Sugestes de atividades a partir das msicas
1. A criana diz o que est errado na frase, aps a exemplificao do adulto. 2. Explorar tudo o que se pode fazer no cabeleireiro. 3. A criana deve fazer uma frase colocando alguma palavra que no combina com esta situao.

e o p.

Ex: Eu fui ao cabeleireiro. Apaguei a lousa e fiz as unhas

Rima - Atividade 1
Material: P de cachimbo Hoje domingo Pede cachimbo Cachimbo de barro Bate no jarro O jarro de ouro Bate no touro O touro valente Chifra a gente A gente fraco Cai no buraco Buraco fundo Acabou-se o mundo

Rima - Atividade 1
Sugesto: - Bater palma quando ouvir palavras que terminem com o mesmo som que foi sugerido pelo adulto. Ex.: bater palma quando ouvir palavras que rimem com /arro/

Jarro Tesoura Carro

Barro Anel Cachimbo

Rima - Atividade 1
- Falar o nome de uma parte do corpo que tambm termina com /ENTE/ - Falar o contrrio da palavra frio e que termina com /ENTE/ - Falar o nome de um meio de transporte que termina com /ARRO/

Rima - Atividade 2
Material: O pato tira retrato O pato ganhou sapato Foi logo tirar retrato O macaco retratista Era mesmo um grande artista. Disse ao pato: No se mexa Para depois no ter queixa E o pato, duro e sem graa Como se fosse de massa!

Olhe pra c direitinho: Vai sair um passarinho.


O passarinho saiu, Bicho assim nunca se viu, Com tres penas no topete E no rabo apenas sete.

Rima - Atividade 2
Sugestes: - Ex.: bater palma quando ouvir palavras que terminem com /ETE/: Sete Oito Nove Dezessete Bete Dezesseis
- Falar palavras que rimem com: Sapato Retratista Graa ...

Rima - Atividade 2
- Mostrar a figura do SAPATO quando ouvir uma palavra que termine com ATO e mostrar a figura do PASSARINHO quando ouvir uma palavra que termine com INHO.

Vizinho Mato Bonitinho Rato

Pato Sapatinho Gato Fernandinho

Rima - Atividade 2
- Separar 3 caixas, desenhar ao lado de fora de cada uma delas algo que represente a terminao da rima a ser trabalhada.
Caixa 1 Caixa 2

SETE CHICLETE

MATO PATINETE

PATO RETRATO

Rima - Atividade 3
Material: Joaninha Oi, joaninha, Mas que gracinha, A sua capinha De poazinha! preto no branco, E branco no preto, E tem vermelhinho Em fundo marinho No seu casaquinho.

Oi, joaninha, Que coisa mais linda te ver ainda Tal um boto Na palma da mo!

Rima - Atividade 3
Sugestes: - Rima ou no rima? Joaninha Capinha Linda ainda
Boto - relgio Boto cho

- Falar outras palavras que rimem com: /INHA/ /DA/ /O/

Rima - Atividade 4
Material: Jogo de Bola
A bela bola Rola: A bela bola do Raul. Bola amarela A da Arabela. A do Raul, Azul. Rola a amarela E pula a azul A bola mole mole e rola. A bola bela bela e pula.

bela, rala e pula, mole, amarela e azul.


A do Raul de Arabela A de Arabela de Raul.

Rima - Atividade 4
Sugestes: - La = - A criana dever descobrir as palavras substituindo os sinais pelas slabas correspondentes. = Bo = Ve = Te = Ma

Rima - Atividade 4
- Pintar de verde as trs ultimas letras das palavras nos quadros. Observar que apresentam a mesma terminao.
ARABELA BELA AMARELA

- Pitar de vermelho.
BOLA ROLA COLA

Rima - Atividade 5
Material: Cantiga Popular Carneirinho, carneiro Carneirinho, carneiro Neiro, neiro Olhai pro cu Olhai pro cho Pro cho, pro cho Manda o rei Nosso Senhor Senhor, Senhor Para todos se levantarem - = o

Aliterao - Atividade 1

Objetivo: Mostrar s crianas que existem vrias palavras que comeam com o mesmo som.

Qual a letra?
Editorial, 1998
A a letra de Avio De Amarelo E de Ateno. De Automvel E Assombrao...

De Ruth Rocha Retirado do Livro: Palavras, muitas palavras Quinteto

Com B se escreve: Banana e Bala, Bigode e Belo, Barulho e Bule, Balo e Briga, Bolacha e Bolo, Boliche e Bola, Burro e Barriga.

C de Casa C de Cola, De Coruja e de Cartola. C de Cobra, E de Chinelo*, De Camelo e de Castelo.

* O adulto dever retirar este verso ao ler em voz alta para a criana, por Chinelo ter o som de |X|

Qual a letra?
Editorial, 1998

De Ruth Rocha Retirado do Livro: Palavras, muitas palavras Quinteto

O Rato Roeu A Roupa Do Carro Do Rei Da Rssia O Rato Morreu De dor De barriga...

A Enchente

De Ceclia Meireles Retirado do livro: Ou isto, ou aquilo Editora Nova Fronteira, 1990

Chama o Alexandre! Chama! Olha a chuva que chega! a enchente. Olha o cho que foge com a chuva. Olha a chuva que encharca a gente. Pe a chave na fechadura, Fecha a porta por causa da chuva. Enquanto chove, bota a chaleira no fogo.

Olha a chuva! Olha a chama! Olha a chispa! Olha a chuva nos feixes da lenha!

Vamos tomar ch, pois a chuva tanta que nem de galocha se pode andar na rua cheia. Chama o Alexandre! Chama!

ATIVIDADE 2 - Aliterao

Objetivo: Fazer agrupamento de palavras que comecem com o mesmo som.

O violo e o vilo
Nova Fronteira, 1990

De Ceclia Meireles Retirado do Livro: Ou isto, ou aquilo Editora

Havia a viola da vila A viola e o violo Do vilo era a viola E da Olvia o violo. O violo da Olvia dava Vida vila, vila dela. O violo duvidava Da vida, da viola e dela. No vive Olvia na vila Na vila nem na viola.

O vilo levou-lhe a vida Levando o violo dela. No vale, a vila de Olvia Vela a vida No seu violo vivida E por um vilo levada. Vida de Olvia levada Por um avio violento. Violeta violada Pela viola do vento.

O violo e o vilo
Nova Fronteira, 1990

De Ceclia Meireles Retirado do Livro: Ou isto, ou aquilo Editora

VIOLA
VILO

VILA
VIDA

VIOLO
VIVIDA

VIOLENTO VIOLETA VIOLADA

Continuao da proposta do texto


Adivinhe: O que , o que ...quando entra em casa fica fora?
O que , o que ...pe-se na mesa, corta-se e no se come?
Mais adivinhas: www.eusoudamamae.hpg.ig.com.br

Continuao da proposta do texto

Tiras de palavras nas caixas


BALA BOCA BOLO BON BOLADA BORRACHA VIDRO VINHO VIDRAA VITAMINA VISO

BALAO BARRIGA
BALEIA

BATATA BANANA BALANO

BONECA
BOLICHE

VITROLA
VINAGRE

Tiras de figuras nas caixas

ATIVIDADE 3 - Aliterao

Objetivo: 1. Mostrar s crianas que palavras com o mesmo som inicial tm a mesma representao grafmica. 2. Mudar o incio da palavra mantendo o seu som inicial, formando, assim, novas palavras.

Qual a letra?
Editorial, 1998

De Ruth Rocha Retirado do Livro: Palavras, muitas palavras Quinteto

C de Casa C de Cola, De Coruja e de Cartola. C de Cobra, E de Chinelo*, De Camelo e de Castelo. Galo com dor de Garganta Gargareja Depois canta.

O que ? O que ? Comea com Q Acaba com . a voz do pato Qu-r-Qu-Qu

Continuao da proposta do texto


C de (CASA COLA CORUJA)
G de (GALO GARGANTA) Q de (QU-QU)

Continuao da proposta do texto


ASA COLA OLA ARTOLA OBRA OLEGA ALO

U-

Continuao da proposta do texto

ATIVIDADE 4 - Aliterao

Objetivo: Enfatizar o reconhecimento de rimas, ou seja, de palavras que tenham a mesma terminao; e de palavras que apresentem o mesmo som inicial.

Como mesmo?
Objetivo, 1987
Quem vende leite leiteiro. Quem vende livro livreiro, E sorvete sorveteiro. Quem vende carne carneiro? No no! aougueiro. Quem vende po padeiro e pipoca, pipoqueiro e verdura, verdureiro. Quem vende sal saleiro? comerciante, vendeiro. Queria aumentar a lista mas perdi minha caneta. Vou comprar no... canetista? Ou ser que caneteiro? No pode ser canetetra... Como o nome verdadeiro? Dou uma bela caneta a quem responder primeiro.

De Teresa Noronha Retirado da Apostila: Portugus 1 srie

Continuao da proposta do texto

Continuao da proposta do texto


LIVREIRO SORVETEIRO AOUGUEIRO PADEIRO
PIPOQUEIRO VERDUREIRO

CANETINHA CALO CANECA CADEADO


CUBO CAMA

Atividade 1 - Conscincia de Slabas


-

Material - Abecedrio da XuXa


A de amor B de baixinho C de corao D de docinho E de escola F de feijo G de gente H de humano I de igualdade J juventude L liberdade M molecagem N natureza O obrigado P proteo Q de quero-quero R de riacho S saudade T de terra U de universo V de vitria X o que que ? Xuxa!!! e Z zum zum zum zum zum

Sugestes
1.cantar a msica 2.separar as palavras sublinhadas em slabas,batendo palma para cada uma das slabas. 3. o adulto fala a palavra e a criana repete batendo palma para cada uma das slabas oralizadas nas oalavras.

Sugestes
4.colar as figuras no quadro, de acordo com a quantidade de slabas. Assim:
1 2 A - MOR 3 4

Sugestes
5.usar a estrutura da msica abecedrio da xuxa substituindo as palvras por nomes. A de Alexandre B de Bete C de Carol F de Ftima L de Lilian ...

Atividade 2 Conscincia de slabas


Material
Lindo Balo Azul De Guilherme Arantes
Eu vivo sempre no mundo da lua. Porque sou um cientista O meu papo futurista! luntico Eu vivo sempre no mundo da lua Tenho uma alma de artista Sou um gnio sonhador E romntica Eu vivo sempre no mundo da lua Porque sou aventureiro Desde o meu primeiro passo Pro infinito Eu vivo sempre no mundo da lua Porque sou inteligente (...)

Sugestes
1.cantar a msica 2.pegar quatro caixas e colocar uma figura do lado de fora de cada uma delas,com diferena no nmero de slabas da palavra.

BO-LA

CA-NE-TA

BI-CI-CLE-TA

Sugestes
3. dizer cada uma das palavras da msica e bater palmas de acordo com o nmero de slabas Assim:
EU- 1 slaba (bater palmas uma vez) VIVO- 2 slabas (bater palmas duas vezes)

Atividade 3 Conscincia de slabas


Material : Cruzadinhas 1. Pintar os quadrinhos de acordo com o nmero de slabas da resposta pergunta realizada oralmente. Assim: O contrrio de sim

(NO)
O contrrio de triste

(ALEGRE)

H perguntas em que a criana poder achar mais de uma resposta. a) O que tomamos com leite
(Caf) (Chocolate)

b) Objetos da sala
(Sof) (Televiso)

Atividade 4

Conscincia de slabas e sntese silbica


A galinha fez coc No chinelo da menina
A menina ficou brava E gritou para a galinha: - Ora v fazer coc No poleiro da vizinha. A galinha fez: c c! A menina fez x x! Cada uma foi prum lado E acabou-se a historinha.

Poema Historinha
De Carlos Queiroz Telles

Sugesto:
- Ler slaba por slaba de cada uma das palavras do texto; as crianas devem descobrir qual a palavra que est sendo lida. Assim:
/GA/ (pausa) /LI/ (pausa) /NHA/ (pausa)

Texto:
Adivinhao De Maria Lcia Godoy Verde por fora, Vermelha por dentro, linda de se ver, Fresquinha de comer, redonda e barriguda, Tem caroos bem pretinhos, Uf, Uf, que calor, D-me logo uma fatia, Desta boa __________

1. Deixar que as crianas descubram a pegadinha.

Atividade 5 - Conscincia de slabas adio e subtrao de slabas


Tirar slabas das palavras sugeridas e formar vocbulos novos oralmente. Assim: [sabicho] [sa]= bicho [pintadinha] [dinha]= pinta [camaleo] [cama]= leo [camisinha] [mi]= [roupo] [rou]= [camisinha] [ca] [si]=

Acrescentar slabas nas palavras e formar novos vocbulos.

Assim: [bicho] + [sa] no comeo = sabicho [leo] + [cama] no comeo = camaleo [ver] + [de] no final = verde [rou] + [po] no final = [linha] + [amare] no comeo =

Atividade 6 - Conscincia de slabas


O que o que ?
pata ou tapa? topa ou pato? lobo ou bolo? capa ou paca? Sabe o que ? a pata que topa com o pato, que d um tapa no lobo, que joga o bolo na capa da paca.

Sugestes 1.Inverter as slabas das palavras sublinhadas do jogo anterior e formar novas palavras oralmente. Assim: Palavra Inverter Nova palavra PATA TA-PA
TOPA LOBO CAPA TAPA PATO BOLO PA-TO BO-LO PA-CA PA-TA TO-PA LO-BO

Identidade Fonmica
da Passarada ABC
Andorinha Bem-te-vi Coleirinha Dorminhoco Ema Falco Grana Harpia Inhambu Jacutinga Lindo-Azul Mana Noivinha Oitib Pintassilgo Quiriri Rolinha Sbia Tico-tico Uiarapuru Viuvinha Xexu Zabel

Prolongamento /F/(Falco) FFalco /J/(Jacutinga)- JJacutinga /M/(Main) MMain /N/-(Noivinha)- NNoivinha /S/-(Sabi)- SSabi /V/-(Viuvinha)-VVivinha /X/-(Xexu)-XXexu /z/- (Zabel)- ZZabel

Ta-hi Conscincia fonmica


Ta-hi Eu fiz tudo Pra voc gostar de mim meu bem no faz assim comigo no Voc tem, voc tem Que me dar o seu corao

O Susto

(Conscincia Fonmica)

Um Hipoptamo turista(Durista) estranho mas verdade(Ferdade) saiu da selva e foi ao dentista(Tentista) no centro da cidade.
A recepcionista ficou louca(Bouca) Fugiu toda a clientela E quando o bicho abriu a boca(Bota) O dentista saltou pela janela(saldou)

Caranguejo

(Conscincia Fonmica)

Caranguejo no peixe, Caranguejo peixe Caranguejo s peixe Na enchente da mar Ora palma, palma, palma Ora p, p, p Ora roda, roda, roda Caranguejo peixe !

Caranguaja na a paixa Caranguaja paixa Caranguaja s paixa Na anchanta da mar...

Conscincia Fonmica/Anlise de Fonemas

Adivinhas Populares
O que , O que ? Corre sempre atrs do tempo Mesmo preso sabe andar Vive parado e se mexe Sem dormir pode acordar? O que , o que ? Vive em cima da mesa Costuma matar a fome Ningum mastiga, nem come?

Choradeira- Pedro Bandeira


(Conscincia fonmica, sntese de fonemas)

Bu; bu! O meu cachorro acaba em Bu; bu! O meu carneiro chore em Bu;bu! O sagi tem choro em i Bu;bu! O meu vizinho chora em Buu,buu! O meu irmozinhu chora em U

Que palavras posso formar?


1.Sons no inicio ____ORO ____OLA ____ALA
2. Sons no final BU__ TE__ ME_ CO__

3. Som no meio B__LE BA__A MA__A FO__A

Conscincia Fonmica,anlise e contagem de fonemas - Atividade 1 Material:


- Poema da atividade 29 ( palitos de sorvete) Vocbulos sugeridos: - EU-D-UMA-DIA-AS-SE-DO-SOL-MEFUTEBOL-VIDA-FADA-LUA-RUAVENENO-CHAVE-SOF

Utilizar esta seqncia:


Adulto fala Criana repete Quantos

palitos(criana)

/ME/

/M/prolongado /E/prolongado

Conscincia Fonmica, Sntese fonmica Atividade 2 Material:


- Textos, msicas e frases, utilizados na atividade 22

- Sugestes de atividades a partir do texto: 1. Utilizar o texto de eva furnari da atividade 22. 2. Falar as palavras do texto em duas partes para a criana juntar.

Adulto
/CH/ prolongado(pause de um segundo) +INELO

Criana CHINELO

/X/ prolongado(pausa de um segundo)+ANDE XANDE


/CH/ prolongado(pause de um segundo) +ATO
/CH/ prolongado(pause de um segundo) +UL

CHATO
CHUL

/CH/ prolongado(pause de um segundo) +EIROSO

CHEIROSO

Conscincia Fonmica,Sntese fonmica


3. Cantar as msicas da atividade 22,Soa o sino e Vai ver ViVi, uma de cada vez. 4. Repetir o procedimento da atividade 22, utilizando as palavras das msicas Soa o sino e Vai ver ViVi.

Adulto
/S/ prolongado(pausa de um segundo)+OA
/S/ prolongado(pause de um segundo) +INO /M/ prolongado(pause de um segundo) +ANSINHO /S/ prolongado(pause de um segundo) +AUDANDO /S/ prolongado(pause de um segundo) +EMPRE

Criana SOA SINO MANSINHO SAUDANDO

SEMPRE
CIDADE

/C/ prolongado(pause de um segundo) +IDADE

Para a msica Vai ver Vivi:


Adulto
/V/ prolongado(pausa de um segundo)+AI
/V/ prolongado(pause de um segundo) +ER /V/ prolongado(pause de um segundo) +IVI /V/ prolongado(pause de um segundo) +OV /V/ prolongado(pause de um segundo) +OU

Criana
VAI VER VIVI VOV VOU

5. Ler as frases da atividade 22,falando as palavras destacadas das frases em duas partes para a criana juntar. Ex:
Ffbio ffoi ao ffutebol com seu ffilho Ffelipe

Adulto
/F/ prolongado(pausa de um
segundo)+BIO /F/ prolongado(pause de um segundo) +OI /F/ prolongado(pause de um segundo) +UTEBOL /F/ prolongado(pause de um segundo) +ILHO /F/ prolongado(pause de um segundo) +ELIPE

Criana FBIO
FOI FUTEBOL

FILHO
FELIPE

Zzz e Zzizi falaram em coro:Zzoolgico,Zzumbido,Zzelador e Zzangado

Adulto
/Z/ prolongado(pausa de um segundo)+EZ
/Z/ prolongado(pause de um segundo) +IZI /Z/ prolongado(pause de um segundo) +OOLGICO

Criana ZEZ ZIZI ZOOLGICO

/Z/ prolongado(pause de um segundo) +UMBIDO


/Z/ prolongado(pause de um segundo) +ELADOR /Z/ prolongado(pause de um segundo) +ANGADO

ZUMBIDO
ZELADOR ZANGADO

Em jjulho,JJoo caiu no ggelo


Adulto
/J/ prolongado(pausa de um
segundo)+ULHO /J/ prolongado(pause de um segundo) +OO

Criana JULHO
JOO GELO

/G/ prolongado(pause de um segundo) +ELO

Conscincia Fonmica,Sntese fonmica Atividade 3 Material: Msica abecedrio da xuxa,utilizado na Atv. 15


A msica inventada pela criana ou por voc, mas com a mesma estrutura da primeira.

Sugestes de atividades a partir da msica


1. Cantar a msica: Abecedrio da Xuxa. 2. Cantar assim : O adulto fala: /A/ de /A/-/M/-/O/-/R/, colocando uma pausa de um segundo entre um som e outro e as crianas falam: AMOR. 3. Cantar uma msica inventada por voc ou pela criana, utilizando a mesma estrutura da msica do Abecedrio da Xuxa.

Sugestes de atividades a partir da msica


O adulto fala: /A/ de /A/-/V/-/E/, colocando uma pausa de um segundo entre um som e outro,e as crianas falam: AVE. O adulto fala: /B/ de /B/-/O/-/L/-/A/, colocando uma pausa de um segundo entre um som e outro, e as crianas falam: BOLA. E assim por diante... 4. Levar a criana a unir os fonemas sem dicas contextuais, utilizando palavras descontextualizadas e pseudopalavras.

Sugestes de atividades a partir da msica


O adulto fala:/S/ de /S/-/O/-/F/-/A/, colocando uma pausa de um segundo entre um som e outro, e as crianas falam:SOF
Palavras sugeridas:CHAVE-CHUVA-FEIOCU-FOFO-VOV

Conscincia fonmica,adio e subtrao de fonemas - Atividade 4


TEXTO Soltando os bichos, de paulinho Pedra Azul
Do pescoo da girafa Me contaram uma estria Engoliu uma garrafa Se no me falha a memria Depois de tanto tossir A cabea espichou A garrafa voou longe E o pescoo assim ficou

Palavra

Qt. De palitos silabas

Qt. De Prolonga palitos mento do fonemas fonema

Tirar

ENGOLI R
ESPICHO U

3
3 2 2

7
8 5 4

FICOU VOOU

/E//N//G /R/ //O//L//I ENGOLI //R/ /E//S//P/ /U/ /I//C//H/ ESPICH /O//U/ O /F//I//C/ /U/ /O//U/ FICO /V//O//O /U/ //U/ VOO

Palavra

Qt. De palitos silabas

Qt. De palitos fonemas

Prolongam ento do fonema

Adicionar o /S/

CABEA

/C//A// CABEAS B//E// //A/ /P//E// PESCO S//C//O OS ////O/ /S/

PESCO O

Conscincia fonmica, contagem e manipulao de fonemas - Atividade 5


Msicas folclricas O cravo e a Rosa Ciranda, cirandinha Teresinha de Jesus

Sugesto de atividade a partir das msicas



Cantar as msicas. A criana dever escolher oralmente uma palavra de uma das msicas. Assim: SACADA Dividir a palavra em fonemas, prolongando-os. Assim: /S/ - prolongado /A/ - prolongado /C/ - prolongado /A/ - prolongado /D/ - prolongado /A/ - prolongado

Sugesto de atividade a partir das msicas

Colocar um palito de sorvete para cada fonema: /S/ /A/ /C/ /A/ /D/ /A/ l l l l l l Uma outra criana retira um fonema da palavra e vai dizer como fica: SACADA Retirando o /S/,do incio do vocabulrio,fica: ACADA

Sugesto de atividade a partir das msicas


6. Uma outra criana acrescenta um fonema palavra, mostrando o lugar que ocorrer o acrscimo e dizendo como ficou o vocabulrio: SACADA Acrescentando o /S/, no final do vocabulrio, fica: SACADAS

Conscincia fonmica, inverso de fonemas - Atividade 5 Material:

- Palitos de sorvete - Letras Mgicas, De Jos Paulo Paes - Retirado do Livro: Poemas para Brincar -Editora tica

Sugestes de atividades a partir do texto


Ler o texto para as crianas. Oferecer algumas palavras simples para as crianas, de dois a trs fonemas, e exemplificar a inverso apenas oralmente. Se necessrio, utilizar a representao com palitos ou formas geomtricas. Palavras sugeridas: AVE SOL AV UVA UFA P P F S AS

Dizer as palavras na ordem correta, utilizando os seguintes recursos:


Qt. palitos Slabas Qt. palitos Fonemas Prolongamento do fonema Ordem Correta

Palavra

RATO

/R//A//T//O/

RATO

Atividade de leitura Decifrao do cdigo escrito Correspondncia som-grafema Atividade 1

Objetivo: Utilizar cdigos para descobrir a mensagem, com o auxlio do adulto.

DECIFRAO DO CDIGO ENIGMTICO


Decifre o cdigo para descobrir o nome de uma planta brasileira e o nome do principal produto que ela d. Essa planta atinge at 40 metros de altura. Um leo extrado de suas sementes para fabricar tintas e vernizes.

Descubra as palavras

ATIVIDADE 2

Objetivo: Descobrir que palavras esto escritas no texto, a partir dos recursos desenvolvidos em todas as atividades anteriores.

DECIFRAO DO CDIGO ENIGMTICO


Histrias de livros, por exemplo, da Coleo Gato e Rato, da Editora tica. Sugestes:

1. Leitura da histria pelo adulto. 2. Leitura desenvolvida em coro, vrias vezes, sem esquecer do auxlio das figuras apresentadas no livro da histria. 3. Leitura em coro das crianas, at que se chegue leitura individual.

ATIVIDADE 3

Objetivo: Realizar a correspondncia somgrafema

CORRESPONDNCIA SOMGRAFEMA
Textos diversos, a serem escolhidos pelo adulto + alfabeto (letras maisculas e minsculas) A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
a b c h i j o p q v w x d k r y e f g l m n s t u z

Sugestes de atividades
1. Ler o alfabeto minsculo, apresentado em letras cursiva e de imprensa 2. Ler o alfabeto maisculo, apresentado em letras cursiva e de imprensa 3. Dizer o nome das letras do alfabeto e o seu respectivo som. 4. Escolher um texto e trabalhar as letras fazendo uma correspondncia com cores. Assim: Para os pares |d| e |t| A criana dever assinalar todas as palavras com |d| e |t|, utilizando as cores correspondentes: |d| - vermelho |t| - azul

Sugestes de atividades
5. Seguindo o exemplo da atividade anterior, sugerimos a utilizao de formas geomtricas para o trabalho com as slabas. Assim: A criana dever fazer um crculo vermelho nas slabas DA DE DI DO DU DO, que aparecem nas palavras do texto, e um quadrado azul nas slabas TA TE TI TO TU TO. 6. Copiar apenas aquelas palavras do texto que contenham |d| e |t|. 7. Faa um ponto embaixo de cada uma das letras das palavras selecionadas por voc, no texto. Assim: Se a palavra selecionada, por exemplo, for TESOURA: T E S O U R A

. . . . . . .

Sugestes de atividades
1. Ler o alfabeto minsculo, apresentado em letras cursiva e de imprensa 2. Ler o alfabeto maisculo, apresentado em letras cursiva e de imprensa 3. Dizer o nome das letras do alfabeto e o seu respectivo som. 4. Escolher um texto e trabalhar as letras fazendo uma correspondncia com cores. Assim: Para os pares |d| e |t| A criana dever assinalar todas as palavras com |d| e |t|, utilizando as cores correspondentes: |d| - vermelho |t| - azul

Sugestes de atividades
8. Em seguida, falar o nome, letra por letra da palavra, chegando sempre ao vocbulo: T E S O U R A (te) (e) (esse) (o) (u) (erre) (a) que igual a TESOURA 9. Falar o nome de cada som da palavra, associando-o ao vocbulo: T E S O U R A /T/ /E/ /S/ /O/ /U/ /R/ /A/ que igual a TESOURA 10. a) Repetir as atividades 9 e 10, mas separando as slabas do vocbulo. Assim: T E igual a TE S O U igual a SOU R A (te) (e) (esse) (o) (u) (erre) (a)

Sugestes de atividades
11. Proponha um exerccio de completar, sendo que as lacunas devem ser preenchidas com as letras trabalhadas. Assim: seguindo o exemplo, neste caso |d| e |t|: __ESOURA 12. Escolher 5 palavras do texto que contenham as letras ou slabas trabalhadas e fazer uma frase oralmente com cada uma delas. 13. Dizer quantas palavras utilizou em cada uma de suas frases. 14. O adulto e a criana, em conjunto, escrevem as frases faladas, separando em quadrados cada palavra que foi utilizada na frase.

O
15.

dedo

quebrou

Fazer o mesmo das atividades anteriores, com os pares sugeridos: |p b| |k g| |f v| |s z| |ch j|

MUITO OBRIGA DO!

Das könnte Ihnen auch gefallen