Sie sind auf Seite 1von 8

O Que Pesquisa?

? um conjunto de investigaes, operaes e trabalhos intelectuais ou prticos, que objetiva descobrir novos conhecimentos, inventar novas tcnicas e explorar ou criar novas realidades. Procedimento racional e sistemtico que tem como objetivo proporcionar respostas aos problemas que so propostos.
Para Que Serve a Pesquisa? Investigar assunto de interesse e relevncia. Observar os acontecimentos. Conhecer com profundidade. Utilizar mtodos cientficos. Responder s questes que surgem no decorrer do estudo. Descobrir respostas. Ter curiosidade constante... Busca!

Quais as Modalidades de Pesquisa?

bibliogrfica, pesquisa de campo, pesquisa documental, pesquisa-ao.

2-Para Tozoni-Reis (2008), a leitura uma tcnica de pesquisa, porque fundamental para o desenvolvimento dos trabalhos em pesquisa e exige do leitor/pesquisador habilidade, disciplina e competncia. Andrade (1999): prope algumas diretrizes para a leitura, descreva-as: -Leitura prvia ou de contato: consiste em procurar, no ndice ou no sumrio, os ttulos, os subttulos, o importante que o leitor tenha a preocupao de encontrar unidades de leitura importantes para a pesquisa. -Leitura seletiva: constitui uma leitura mais aprofundada dos contedos selecionados na leitura prvia. -Leitura crtica/analtica: leitura mais atenta e demorada, que visa a compreenso do texto e apreenso de seu contedo.

2-continuidade -Leitura interpretativa: aps a compreenso e anlise do texto lido, segue-se a interpretao, neste momento o estudioso procura estabelecer relaes e contextos que sero submetidos anlise interpretativa. -Leitura problematizadora: segundo Tozoni-Reis (2008), pode-se dizer que esta a etapa cuja criatividade do pesquisador participa da elaborao do conhecimento, a problematizao. Sntese: o ltimo nvel da leitura, ainda conforme a autora citada acima, trata-se de um novo texto, com redao prpria, resultado de um estudo aprofundado dos temas e conjecturas tratados no estudo do texto.

3-A leitura est mais fortemente ligada pesquisa bibliogrfica, (embora no esteja exclusivamente ligada a ela), por sua vez a observao uma tcnica ligada (igualmente de maneira no exclusiva) pesquisa de campo e exige uma sistematizao. Comente sobre os tipos de observao:23 sistemtica: quando planejada, estruturada; assistemtica: no-estruturada; participante: quando o observador participa dos fatos; no-participante: o pesquisador limita-se observao dos fatos individual: realizada por um pesquisador apenas em equipe: pesquisa desenvolvida por uma equipe de trabalho na vida real: os fatos so observados "em campo", no ambiente natural onde ocorrem; em laboratrio: os fatos so observados em laboratrios, salas, ou seja, em ambiente artificial, embora o pesquisador procure reproduzir o ambiente natural do fato estudado.

4-Segundo a Associao Brasileira de Normas Tcnicas, o que uma citao?


meno no texto de uma informao extrada em outra fonte (NBR10520 item 3.1). 5-E as citaes so utlizadas para que? Para apoiar uma hiptese, sustentar uma idia ou ilustrar um raciocnio atravs de transcries ou parfrases de trechos citados na bibliografia consultada. 6-Que nome se d para a apropriao de idias de outras pessoas sem a indicao do autor e da fonte de onde foi consultada? Constitui plgio e desonestidade intelectual

7-Como as citaes podem aparecer? Descreva-as: a) No texto; b) Em notas de rodap para notas explicativas. 8-Como Fazemos a Referncia de Uma Citao? a) Autoria entre parnteses deve ser em letras maisculas; b) Autoria na sentena deve ser em letras maisculas e minsculas.

9-As Citaes Sem Indicao De Autoria Ou Responsabilidade, de acordo com (Nbr 10520 Item 6.3. B), devem ser feitas de que forma? Devem contar pela primeira palavra do ttulo seguida de reticncias, seguida da data de publicao do documento e da(s) pgina(s) da citao, no caso da citao direta, separados por vrgula e entre parnteses.

10-A Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT) estabelece 3 tipos de citao. Descreva-as: Citao direta- aquela que reproduz as palavras ou trecho(s) de uma fonte consultada. Citao indireta - o tipo de cito que reproduz de forma livre as informaes de uma fonte consultada. a reproduo literal ou livre de palavras ou trechos de um documento no qual voc no teve acesso ao original, mas que conheceu por citao em uma outra obra. 11- Conforme a (NBR 10520 item 5.2), como deve ser uma redao de uma citao quando tiver at trs linhas Aparece fazendo parte normalmente do texto. Devem estar contidas entre aspas duplas. As aspas simples so utilizadas para indicar citao no interior da citao.

Das könnte Ihnen auch gefallen