Sie sind auf Seite 1von 38

Universidade Federal de Gois Antropologia Urbana

Faculdade de Cincias Sociais Prof. Dr. Gabriel Omar Alvarez

A sala de aula e o bvio Relato de auto-observao


Marcelo Barros de Carvalho Jnior

Dezembro.2013

Goinia, GO

memria de Glicrio de Campos Monteiro.

Comunidade de comunicao: constituda por indivduos de um grupo cultural qualquer, desde que estejam inseridos em um mesmo jogo de linguagem (Cardoso de Oliveira, 2006) Lev Vigotski (1896-1934): terico bielo-russo multidisciplinar. Estudos sobre o desenvolvimento intelectual das crianas em funo das interaes sociais e condies de vida. Teoria das Emoes. Psicologia da Arte. Teoria Vigotskiana: considera o crebro um rgo de grande plasticidade, admitindo que seu desenvolvimento se d atravs das relaes sociais mediadas por instrumentos e smbolos culturalmente desenvolvidos pelo grupo no qual o indivduo est inserido (Vigotski in Kohl de Oliveira).

As palavras, portanto, os signos mediadores na relao do homem com o mundo so, em si, generalizaes: cada palavra refere-se a uma classe de objetos, consistindo num signo, numa forma de representao dessa categoria de objetos, desse conceito. (Vigotski)

Pensamento sincrtico: amontoado de objetos sem relao factual ou concreta. Aproximao de um significado comum pela semelhana nas impresses que o indivduo tem.

Pensamento por complexos: ligaes concretas e factuais produzidas pela experincia com o mundo social.

Enquanto um conceito agrupa um conjunto de objetos de acordo com determinado atributo, um complexo composto pelas diversas relaes possveis entre os elementos (excesso de conexes). > Gera uma base para generalizaes posteriores.

Sendo assim, quais as possibilidades e recorrncias numa sala de aula de um curso universitrio?

Quais os desdobramentos que tais vivncias tm nas interaes extraclasse?

Victor Turner (1920-1983): eminente antroplogo escocs, amplamente conhecido por seu trabalho com smbolos, rituais e ritos de passagem (Wikipdia).

Ritual: meio que revela e tem potencial de resoluo de conflitos sociais // reafirmao ou transformao de estruturas sociais (Turner, 1974). Communitas: regras sociais baseadas numa srie de oposies (binrias) perdem a razo de ser entrelugar. Se na sociedade reina a diferena individualizante, na communitas prevalecem os laos totalizantes e indiferenciados (Turner in Satn, 2011). Anti-estrutura: afastamento fornece ao indivduo conhecimento revela a arbitrariedade das convenes.

TURNER, GEERTZ, VIGOTSKI, conceitos: unificao/condensao de significados. Pontos de unio entre o saber universal e os encontros na sala de aula. Identidade: bssolas que orientam as relaes sociais // construes ideolgicas // posio na estrutura social (Damatta). O caminho para o diploma: Auto-atribuio / atribuio por outros (Barth, 2000).
Quanto maior a frequncia da relao entre smbolo e significado, mais intenso se torna o vnculo; emoes e memria (Vigotski).

Prof. Jos da Silva Ribeiro: Portugal, sonoridades urbanas, histrias contadas em canes, histria local e suas transformaes encontradas em expresses culturais, conflitos expressos atravs de canes.

Relaes interpessoais: formao de vnculos afetivos e profissionais. Agrupamento de indivduos ao redor de interesses comuns.

Whyte e Velho: a possibilidade de observao de comportamentos de grupos, maior compreenso da dinmica das relaes, concepo de indivduos enquanto atores sociais, redes de relaes e hierarquia, iniciao ideia de trabalho de campo. Leitura dos textos: relao ambgua e conflituosa, custo monetrio, investimento de tempo/disciplinas concorrentes, outras possibilidades e preferncias. Fluxo de informao: de acordo com a abertura de quem est recebendo (Ferreira de Freitas, Arantes e Aguiar, 2013) (notas de aula?). Compartilhamento de informao entre alunos/alunosprofessor. Contedo multimdia: poderosas ferramentas comunicacionais!

Mtodo de exposio: como surge o interesse do aluno? (Transformar o desejvel em obrigatrio e o obrigatrio em desejvel...)

Trabalho acadmico: processo que permite aos alunos desenvolverem suas percepes do contedo compartilhado em sala de aula; a aula no mais se restringe ao espao da universidade (assim como a leitura dos textos). Performance: exposio sequencial de smbolos; entendimento mtuo do contedo apresentado (ideal). Ritual: aps a apresentao, os alunos retornam s suas cadeiras, mas no so mais os mesmos (transformao nos papis). Durante as performances h a possibilidade de interferncia do professor. Evidncias de trajetrias individuais: temas, vivncias, opes por objetos de estudo. Nome-smbolo: atribuio de significados na esfera acadmica.

Prof. Maria Elizabeth Lucas: etnomusicologia, os dados de campo falam, o campo fala, o papel dos sons nos rituais (jovens cientistas do sculo XXI). Sem msica no h ritual.

Sala de aula: vozes, presena constante da fala (exceo: avaliaes escritas), porta fechada (reduo da interferncia sonora do ambiente externo fluxo da realidade -, perturbao s performances), animais e avies, celulares no silencioso, transmisso oral do conhecimento (desde o primeiro momento).
O comportamento no ambiente em questo tem regras prprias.

Posio das cadeiras: lugares ocupados mudam ao longo do sistema de aulas; regies ocupadas na sala vnculos sociais/afetivos; compartilhamento de narrativas individuais. Adornos/vestimentas: identificao com grupos, matrizes culturais, reao do outro comunicao pela moda; conflitos. Reagregao: no-participao nos trabalhos e atividades em grupo - isolamento do indivduo na comunidade? (Turner in Alvarez, 2002 pg 140) Temas de pesquisa/trabalho/interesses: escolha do aluno, orientao ou mero acaso (?). Necessidades individuais X Necessidades do grupo

Prof. Mariano Baez Landa: Mxico, diversidade, processos comunicativos,questes indgenas, interculturalidade.
nonstop de narrativas paralelas Ferramentas: mtodos formando interaes sociais e sendo formados pelas mesmas.

Auto-conscincia: quem sou eu enquanto ator social? Como minha produo material afetada pela/afeta a dinmica das relaes? (Vigotski+Turner?) Narcisismo: no necessariamente patolgico - promove a constituio de uma imagem de si unificada (Houser, 2006); integrao de uma figura positiva e diferenciada do outro.

A mesa, o quadro e a bolsa: lugares reservados para convidados aos encontros; performance daqueles que j tm uma trajetria no sistema de rituais acadmicos (projetos de pesquisa, graduaes, mestrados, doutorados, especializaes etc); trabalhos projetados (multimdia!), possveis dificuldades de acompanhamento por diferenas lingusticas ressoam palavras especficas (Vigotski). Carol, Anita, Maiara: compartilhando trajetrias e razes. Ocupei um lugar numa mesa ao lado: rituais em srie/construo de identidades/communitas.

Certificado de horas: obrigaes acadmicas; incentivo (?) participao em atividades extraclasse. Simpsios/colquios/congressos: rituais de alta carga informacional; denso compartilhamento de informaes, frutos de pesquisas, surgimento de novas ramificaes, entrelace de narrativas novas possibilidades. Como o conhecimento adquirido afeta as aes e relaes dos atores na comunidade local?

Manuteno na hierarquia O poder nos discursos (Foucault?)

Ritual: legitimao da presena de novos atores. Performance: tempo utilizado por/cedido a cada ator para transmitir sua mensagem; performances coletivas reao do grupo, reao de atores individuais edio coletiva da narrativa (perguntas, consideraes). Repetio em diferentes escalas: (auto)negao de pertencimento?

Tradio//sutis (?) mecanismos de coero.

Tcnicas institucionais: modelos de avaliaes, modelos de trabalho citaes de tericos (evocao/construo de identidades) vnculos no tempo e espao; relevncia e recorrncia, hierarquia quem pode ser citado?

Os trabalhos acadmicos tem um estilo


O conhecimento sagrado: a responsabilidade do grupo pela correo a equvocos; indivduos se formam simultaneamente; compartilhamento de significados um ncleo mnimo de concordncia?

Smbolos: a perpetuao de significados para alm das aulas; construo inesgotvel (?) da linguagem; retorno a Vigotski sincretismo no conhecimento? (complexos mltiplas conexes).

Como lidar com os dados colhidos em campo? [interpretao (...?)]


Identidades: necessidade de perpetuao do grupo monitoria, pesquisa; o que retorna sociedade; comunidades imaginadas, comunidades de comunicao/hierarquia vnculos sociais e afetivos (o tabuleiro maior ).

Fator poltico em todas as aes/interaes?


A fome, o corpo: perturbao do desempenho dos participantes dos encontros.

Ampliao do leque de possibilidades. Trajetrias diversas: por onde caminhar?

(medo da autoenganao...)

Da interpretao dos dados: o significado ento conectado consumao de um processo, vinculado ao encerramento, em certo sentido, morte, o significado de qualquer fator dado num processo no pode ser acessado at que todo o processo tenha se dado (Turner, 1985).

Gestalt E.H.F. Durante o processo de percepo, a mente forma ou cria uma experincia completa. Desse modo, a percepo no uma impresso passiva e uma combinao de elementos sensoriais... Mas uma organizao ativa dos elementos, de modo que forme uma experincia coerente. Assim, a mente molda e forma os dados originais da percepo. (Schultz e Schultz, 1981)

bibliografia

http://www.holocene.net/sustainability/essays%20and%20e.g.s/are_symbols_about_meaning.htm, Are Symbols about Meaning ? Joanne Tippet, acessado em 12.12.2013 s 21:56) CARDOSO DE OLIVEIRA, Roberto. O trabalho do antroplogo. Editora Paralelo 15: Braslia, 2006. http://pt.slideshare.net/ErnaneOliveira/vygostky-e-a-formao-de-conceitos-martha-kohl, Vygotsky e a formao de conceitos. Edmilson Torusi e Ilaine Campos, acessado em 18.12.2013 s 15:02) DAMATTA, Roberto. Relativizando: uma introduo antropologia social. Editora Rocco: Rio de Janeiro, 1981. BARTH, Fredrik. O Guru, o Iniciador e outras variaes antropolgicas (org. Tomke Lask). Editora Contra Capa: Rio de Janeiro, 2000. FERREIRA DE FREITAS, Ldia dos Santos, ARANTES, Loryane Naciff, AGUIAR, Natlia Nunes. Umbanda, Kardecismo e a Casa Esprita Mensageiros da Caridade: uma introduo. Universidade Federal de Gois, Goinia 2013. WHYTE, William Foote. Sociedade de Esquina. Jorge Zahar Editor: Rio de Janeiro 2005. http://pt.wikipedia.org/wiki/Victor_Turner (acessado em 19.12.2013 s 03:35) http://pt.wikipedia.org/wiki/Narcisismo (acessado em 19.12.2013 s 03:58) ALVAREZ, Gabriel O. Espao pblico ritual do Mercosul in Argentinos e Brasileiros Encontros, imagens e esteretipos (org. Alejandro Frigerio e Gustavo Lins Ribeiro). Editora Vozes: Petrpolis, 2002. SARTN, Philippe Delfino. Sobre Liminaridade: relendo Victor Turner em chave ps-estrutural in Revista de Teoria da Histria, Ano 3, Nmero 6, dez/2011, Universidade Federal de Gois. http://www.academia.edu/1292643/SOBRE_LIMINARIDADE_RELENDO_VICTOR_TURNER_EM_CHAVE_PO S-ESTRUTURAL (acessado em 19.12.2013 s 05:06). SCHULTZ, Duane P. e SCHULTZ, Sydney Elien. Histria da Psicologia Moderna. Editora Cultrix: So Paulo, 1981. MAGRITTE, Ren. As frias de Hegel, 1958. DAK, Marcelo. Tbua Antropolgica #01 a 16, 2013.

Das könnte Ihnen auch gefallen