Sie sind auf Seite 1von 24

Acadmicas: Janice Silvana Kierepka Rose Fenner

O crescimento dos grandes centros urbanos determinado pelo crescimento populacional acarreta uma maior produo de resduos slidos, gerando a problemtica da disposio final desses resduos, tornando-se necessrio o destino correto e seu reaproveitamento racional. Uma alternativa eficaz encontrada pelo homem para reduzir a quantidade de lixo o processo de compostagem, que proporciona o reaproveitamento dos resduos orgnicos, transformando em adubo orgnico.

um processo biolgico em que microrganismos transformam a matria orgnica, como estrume, folhas, papel e restos de comida num material semelhante ao solo.
Esse material utilizado como adubo, melhorando suas caractersticas fsicas, fsico-qumicas e biolgicas.

Os microrganismos normalmente so encarados e lembrados


de forma pejorativa, como causadores de doenas, por exemplo.

Porm, a compostagem um indicativo de que os microrganismos so importantes para a manuteno da vida, medida que so necessrios para a reciclagem dos nutrientes do solo. Nesse sentido, preciso relativizar ao criticar a existncia dos microrganismos, considerando tambm seus benefcios.

CARACTERSTICAS DO PROCESSO DE COMPOSTAGEM A compostagem um processo muito vantajoso, pois no exige grandes investimentos financeiros e nem grande conhecimento tcnico ou equipamentos tecnolgicos. O processo todo pode ser realizado manualmente e ocorre no ambiente. A manipulao pelo ser humano visa acelerar esse processo de decomposio atendendo aos interesses do homem.

A compostagem ocorre na presena de oxignio, sendo desta forma um processo realizado por microrganismos aerbios ou anaerbios facultativos. A oxidao da matria orgnica at gs carbnico (CO2) faz com que ocorra a disponibilizao de nutrientes na massa que est sendo composta. Os principais produtos da compostagem so gs carbnico (CO2), gua (H2O), ons minerais e matria orgnica estabilizada (hmus).

A decomposio da matria orgnica pelo metabolismo microbiano ocorre pela ao de enzimas, como as proteases, lpases, pectinases ou celulases, que reduz em at 50% o volume inicial do material compostado. Os materiais inoculantes, como estercos, resduos de frigorficos, que so ricos em bactrias e fungos, por isso a necessidade de um destes materiais estar presente na compostagem.

Trs mtodos de compostagem: a) Compostagem aerbia a compostagem comumente utilizada, caracterizando-se pela presena de ar no interior do material orgnico, altas temperaturas decorrentes da liberao de gs carbnico, vapor de gua e rpida decomposio da matria orgnica. Neste processo ocorre a eliminao de organismos, mau odor e moscas. b) Compostagem anaerbia Processo mais lento em comparao ao aerbio ocorrendo sob menores temperaturas e ausncia de oxignio devido fermentao. Neste processo ocorre desprendimento de gases como o metano e sulfdrico, que exalam mau cheiro, no h iseno de microrganismos indesejadas. c) Compostagem mista A compostagem submetida a uma fase aerbia e outra anaerbia.

FATORES QUE INFLUENCIAM NO PROCESSO DE COMPOSTAGEM


Temperatura, umidade, aerao, pH, relao C/N (carbono/nitrognio). O monitoramento da massa orgnica deve ser realizado diariamente, com medio diria da temperatura, controle da aerao, verificao do grau de umidade, anlise de slidos volteis, anlise de macronutrientes e metais pesados.

Os principais materiais ricos em carbono so os materiais lenhosos como a casca de rvores, as podas dos jardins, folhas e galhos das rvores, palhas e papel. Entre os materiais nitrogenados incluem-se as folhas verdes, estrumes animais, urinas, solo, restos de vegetais hortcolas, erva.

Os materiais que so compostados tambm precisam ser considerados na relao C/N, que deve permanecer entre 25:1 e 35:1. Caso isso no ocorra, na compostagem com carbono em excesso, a atividade biolgica diminui sensivelmente, por causa da deficincia de nitrognio, que reciclado das clulas de bactrias mortas. Com o excesso de nitrognio, por sua vez, este eliminado na forma de amnia.
A relao C/N (3:1) importante para que o processo de compostagem ocorra sem formao de compostos indesejveis ou se torne demorado.

O controle da temperatura importante por garantir o desenvolvimento de uma populao microbitica diversificada e eliminar os microrganismos patognicos. A aerao controlada garante o no desenvolvimento de microrganismos anaerbios e a atividade tima dos aerbios. So necessrios tambm padres adequados de umidade, pois altos teores de umidade causam anaerobiose no meio, e baixos teores de umidade inibem a atividade microbiolgica, diminuindo a taxa de estabilizao. Nesse sentido, como o processo de compostagem gera calor, isso leva a evaporao da gua. Assim, no incio do processo de compostagem conveniente comear com altos padres de umidade, devendo-se regar se no chover. O pH deve permanecer entre 6,5 e 7,5 para atender s necessidades tanto de bactrias, quanto de fungos.

Materiais que devem ser evitados na compostagem


Importncia da separao do lixo seco e orgnico. Os materiais para compostagem no devem conter vidros, plsticos, tintas, leos, metais, pedras, um excesso de gorduras, ossos inteiros, somente modos. A carne deve ser evitada nas pilhas de compostagem porque pode atrair animais. O papel pode ser utilizado, mas no deve exceder 10% da pilha.

necessrio que se tome cuidado na deposio dos materiais orgnicos quando sua dimenso. As partculas devem ter entre 1,3 cm e 7,6 cm. Os materiais devem ser triturados a partculas pequenas, pois estas tm uma superfcie especfica maior.

Quanto menor for o tamanho das partculas, maior a sua superfcie especfica, e, portanto, mais fcil o ataque microbiano ou a disponibilidade biolgica das partculas, mas, em contrapartida, aumentam os riscos de compactao e de falta de oxignio.

MICRORGANISMOS NO PROCESSO DE COMPOSTAGEM


Os principais microrganismos responsveis pela transformao da matria orgnica crua em hmus atravs do consumo de micro e macronutrientes so as bactrias, fungos e actinomicetos. importante ressaltar que somente os microrganismos so capazes de transformar biologicamente a matria orgnica crua em hmus tendo em vista que nenhum processo, quer laboratorial ou industrial, conseguiu produzir hmus sinttico.

As bactrias que esto presentes no material compostado so importantes principalmente na fase termfila, decompondo acares, amidos, protenas e outros compostos orgnicos de fcil digesto. Sua funo decompor a matria orgnica animal ou vegetal aumentar a disponibilidade de nutrientes, agregar partculas ao solo e fixar o nitrognio. Nesse sentido, conclui-se que o nitrognio necessrio estar presente para ser fixado pelas bactrias e tambm pelos fungos. Estes, por sua vez, tm funo de decomposio em alta temperatura de adubao e fixao de nitrognio. So microrganismos filamentosos, heterotrficos, que se desenvolvem em baixas e altas faixas de pH.

FASES DO PROCESSO DE COMPOSTAGEM:

A compostagem dividida em duas fases: fase de degradao ou


bioestabilizao e fase de maturao ou humificao.

A proliferao dos microrganismos ocorre logo aps a deposio da

pilha inicial. Inicialmente, na fase mesfila, predominam bactrias e fungos mesfilos produtores de cidos, correspondente fase de degradao. O pH situa em torno de 5,5. A elevao da temperatura, que ocorre com o calor liberado conforme vo ocorrendo as reaes de biodegradao, diminui a populao de mesfilos, proliferando-se com mais intensidade os termfilos.

Assim, aproximando-se da fase termfila, a populao predominante ser de actinomicetes, bactrias e fungos termfilos. O aumento da temperatura nesta fase, podendo superar 70C, influenciado pela maior disponibilidade de oxignio, promovida pelo revolvimento da pilha inicial.

Quando a maior parte do substrato orgnico for transformada, o

composto vai perdendo calor e os mesfilos voltam a se instalar, retornando fase mesfila. A bioestabilizao dura aproximadamente 90 dias. Alm da mxima degradao, nesta fase objetiva-se a eliminao de microrganismos patognicos pela ao da temperatura. H grande consumo de oxignio, necessitando assim de grande aerao. A aerao importante, pois os microrganismos so anaerbios facultativos, podendo realizar anaerobiose e levar proliferao de microrganismos patognicos.

Finalmente inicia a fase de maturao, na qual a degradao e a eliminao de patognicos continuam. A humificao dos materiais ocorre atravs de transformaes qumicas, observando-se baixa atividade microbiolgica, necessitando-se assim de menor aerao. As caractersticas que definem o final da compostagem a colorao escura do composto, uniformidade do tamanho das partculas, cheiro caracterstico e temperatura abaixo de 35 oC. O pH atinge 8,5, terminando com a fase crifila quando a temperatura do composto se iguala temperatura ambiente. A maturao tem a durao de aproximadamente 30 dias. O perodo total pode chegar at os 100 a 120 dias. Deve ser tomado cuidado especial quanto maturao do composto, pois quando imaturo e aplicado como adubo, pode ser txico e levar proliferao de microrganismos patognicos, favorecidos pelas condies de anaerobiose

CONSIDERAES FINAIS
A compostagem uma alternativa apropriada de disposio final de
resduos slidos orgnicos, pois proporciona o seu reaproveitamento e a reciclagem da matria orgnica. Importncia da separao do lixo seco e orgnico. A regulagem adequada dos fatores fsico-qumicos necessria para a eficcia do processo de compostagem, proporcionando a eliminao de microrganismos patognicos. O exemplo da compostagem um forte indicativo da importncia dos microrganismos, muitas vezes encarados de forma pejorativa, como causadores de doenas. A compostagem ocorre naturalmente, mas o homem faz de forma controlada para produzir compostos orgnicos para a agricultura. Acredito que o processo de compostagem, alm de ser economicamente e ecologicamente favorvel, evita a degradao do meio ambiente com a adubao qumica.

REFERNCIAS
FILHO, Edimar Teixeira Diniz; et al. A prtica da compostagem no manejo sustentvel de solos. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentvel. Disponvel em: http://gvaa.org.br/revista/index.php/RVADS/article/viewFile/41/41. Acesso em: 17 jan. 2014. HEIDEMANN, Brbara R.; et al. Compostagem acelerada: anlise microbiolgica do composto. Revista Brasileira de Cincias Ambientais. Disponvel em: < http://www.rbciamb.com.br/images/online/08_artigo_5_artigos127.pdf>. Acesso em: 17 jan. 2014. OLIVEIRA, Emdio Cantdio Almeida de; SARTORI, Raul Henrique; GARCEZ, Tiago B. Compostagem. So Paulo, 2008. SYMANSKY, Caroline Seitenfus. Caracterizao de bactrias mesfilas presentes em processo de compostagem. Dissertao de Mestrado. Programa de Ps-graduao em microbiologias agrcola e do meio ambiente. UFRGS, 2005. Disponvel em: < http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/12872/000635332.pdf?sequence= 1>. Acesso em: 17 jan. 2014.

Das könnte Ihnen auch gefallen