Sie sind auf Seite 1von 36

Curso de Educao Medinica

Estudo I Energias e Passes


Grupo Fraternal Allan Kardec
http://grupofraternalallankardec.blogspot.com/ gfakardec@gmail.com

5 Aula
a) Subida Vibratria com reativao dos centros de fora b) Contedo da aula Teoria
1. 2. 3. 4. Sistema Esqueltico Sistema Muscular Sistema Reprodutor Classificao dos Passes

Prtica
5. Passe Preparatrio para Adultos 6. Passe preparatrio para Gestantes 7. Passe preparatrio para Crianas

c) Vibraes d) Prece de encerramento

1. Sistema Esqueltico

Funes

Manter a forma do corpo e fornecer-lhe sustentao; proteger os rgos internos; fixar os msculos e dar-lhes apoio; armazenar certos nutrientes, como o clcio e o fsforo; produzir os glbulos vermelhos e alguns glbulos brancos.

Constituio
O esqueleto humano dividido em cabea, tronco e membros. A cabea inclui o crnio e a face. O tronco compreende o pescoo, o trax (peito) e o abdome ou ventre. Os membros so os braos, os antebraos, as mos, as coxas, as pernas e os ps.

Constituio
O esqueleto do tronco inclui a coluna vertebral, as costelas e o esterno. A coluna vertebral ou espinha dorsal constituda por 24 (vinte e quatro) ossos chamados vrtebras, empilhadas umas sobre as outras, formando um tubo oco que abriga a medula espinal. dividida em 3 (trs) regies: cervical (7 vrtebras que formam o esqueleto do pescoo), torcica (12 vrtebras poro posterior do trax) e lombar (5 vrtebras atrs do abdome).

Constituio
Alm dos ossos, fazem parte do esqueleto cartilagens, ligamentos e articulaes.

2. Sistema Muscular

Conceito de msculos

Tecido formado por clulas alongadas chamadas fibras musculares ou miofibrilas, que tm a capacidade de contrair-se e relaxar-se, produzindo dessa forma os movimentos do corpo.

Tipos de msculos

Estriados, voluntrios ou esquelticos recobrem o esqueleto humano, contraem-se ou no, dependendo da nossa vontade; Lisos ou involuntrios so controlados pelo sistema nervoso autnomo, formam os rgos do nosso corpo; Cardaco tipo especial de msculo estriado que s encontrado no corao, sendo controlado pelo sistema nervoso. No se cansa nunca: contrai-se cerca de 70 (setenta) vezes por minuto durante toda a vida.

Sistema Muscular esqueltico


Constitui a maior parte da musculatura do corpo, formando o que se chama popularmente de carne. Essa musculatura recobre totalmente o esqueleto e est presa aos ossos, sendo responsvel pela movimentao corporal.

3. Sistema Reprodutor
3.1 Sistema Reprodutor Masculino
Constituio Testculos, epiddimos, canais deferentes, vesculas seminais, prstata, ureter, pnis.

3.2. Sistema Reprodutor Feminino


Constituio Ovrios, trompas de Falpio ou tubas uterinas, tero, vagina e vulva.

3.3. Fecundao
o processo de penetrao do espermatozide no vulo e a fuso dos ncleos masculino e feminino, formando a clula-ovo ou zigoto. Aps a fecundao, o zigoto origina um pequeno embrio que percorre a tuba uterina e se instala no endomtrio (camada interna do tero), ali permanecendo durante os 9 meses de gravidez onde completar seu processo de desenvolvimento e conseqente sada do tero atravs do parto.

4. Classificao dos Passes

4.1. Quanto origem dos fluidos administrados


Os passes, quanto origem dos fluidos administrados durante o atendimento espiritual, podem ser divididos em dois grupos:

1 - Passes Materiais (Magnticos) Consistem na transmisso de diversos tipos de fluidos, do corpo fsico dos mdiuns passistas para o assistido. Os passes materiais tendem a normalizar o ritmo das correntes vitais do organismo. So aplicados por mdiuns passistas que possuem a capacidade natural de doar fluidos magnticos, fluidos estes que so combinados, potencializados e direcionados pelos Mentores responsveis do atendimento.

2 - Passes Espirituais Nos passes espirituais, o Esprito transmite uma combinao de fluidos, inclusive emanaes de si prprio e o poderoso influxo de sua mente, elementos estes que combinados com a intensa vibrao do amor dos mdiuns passistas, na corrente, possuem grande poder de auxlio. So realizados pelos Benfeitores Espirituais, atravs de mdiuns passistas, ou diretamente sobre o perisprito dos assistidos (passe coletivo). O que se transfere para o assistido so fluidos mais finos e mais puros, movimentados pelos Espritos operantes.

Importante:
Para todos os efeitos, fica estabelecido que os passes magnticos se referem ao auxlio material e os espirituais s perturbaes de origem ou fundo espiritual.

4.2. Quanto quantidade de assistidos atendidos

Passes Individuais Quando as aplicaes so feitas para cada assistido individualmente. Os passes padronizados so deste tipo. Passes Coletivos Quando as aplicaes so feitas diretamente pelo Plano Espiritual sobre os assistidos. So utilizados nos dias de Estudos e, nos dias em que no h mdiuns passistas em nmero suficiente para atender a todos os assistidos.

4.3. Quanto ao mtodo empregado


a) Passes Padronizados Foram estudados e recomendados pela Espiritualidade Maior e implantados pelo Comandante Edgard Armond, tendo em vista resolver as seguintes dificuldades: Grupos Espritas de grande movimento, onde passes feitos de forma pessoal pelos mdiuns passistas ou espritos desencarnados, no encontram possibilidade de aplicao; A multiplicidade de maneiras de aplicao dos passes, para evitar formas arbitrrias dos mdiuns passistas, que utilizam gestos e processos de cunho pessoal; No h necessidade de incorporao de espritos para estes passes, porque os mesmos dependem, mais do que tudo, da natureza e da qualidade dos fluidos em movimento nos dois planos.

4.3. Quanto ao mtodo empregado


b) Passes Livres No utilizados em nossos trabalhos: aplicados sem mtodo, com cada mdium passista agindo a seu modo, impossibilitam, assim, o aperfeioamento dos trabalhos, e o que pior, favorecem a indisciplina e o aparecimento de outros vcios e defeitos mais graves a influenciar negativamente na transmisso do passe.

4.4. Consideraes Gerais

Nos Passes Espirituais, o mdium passista age como intermedirio do Plano Espiritual, porm conscientemente ligado tarefa. Os Passes devem ser aplicados com segurana em si mesmo e confiana no Plano Espiritual, sem se deixar envolver pelo aspecto, atitudes e fluidos dos assistidos. O mdium passista no deve falar com o assistido dando sugestes, conselhos etc., nem se incomodar com a posio assumida pelo mesmo: maneira de sentar-se ou de ficar em p, posio das mos etc. Em nenhum dos movimentos deve-se tocar no corpo do assistido. Quando houver dois ou mais mdiuns passistas, procurar iniciar e terminar os movimentos ao mesmo tempo. Ao final, no fazer nenhuma recomendao ao assistido. Apenas dar Graas a Deus, em voz baixa. Para que isto acontea, o aplicador, sempre ligado aos Benfeitores Espirituais, mentaliza um jato de luz aplicando-o suave e lentamente no assistido. No apressar a sada do assistido. Esperar alguns segundos. Todos os Passes so sempre aplicados de olhos abertos. Em hiptese alguma aplicar os Passes fora do Grupo Esprita.

5. Passe Preparatrio para Adultos


5.1. Finalidade do Passe Preparatrio e quando se aplica

O Passe Preparatrio tem por finalidade evitar que qualquer influenciao espiritual negativa venha perturbar a harmonia dos trabalhos de um Grupo Esprita e para que os assistidos possam assimilar com maior proveito os ensinamentos da palestra e o atendimento que iro receber. O Passe Preparatrio aplicado a todas as crianas a partir de 8 anos, jovens e adultos que adentrarem ao Grupo Esprita. O Passe Preparatrio para trabalhadores do Grupo chama-se Auto-passe, porque aplicado por eles mesmos (este Passe ser estudado na 6. Aula).

5.2. Como se aplica


a) Ligao Concentrar-se e ligar-se amorosamente com as equipes responsveis pelo Passe. b) Captao Levantar os braos, bem acima da cabea, com as mos estendidas para o alto, para captar energias. Aguardar alguns segundos para sentir a ligao. c) Imposio de mos Descer a mo direita aberta sobre o alto da cabea do assistido (coronrio), enquanto a mo esquerda desce fechada para impedir a perda da energia captada e permanece ao lado do corpo do mdium passista. A imposio de mo por alguns segundos visa agir diretamente sobre a mente do assistido desligando-a da mente do obsessor, neutralizando a ao deste.

5.2. Como se aplica

d) Transversal Cruzado

Deve ser feito altura da face, do trax e do abdome, repetindo esta seqncia at completar trs vezes. Fechar as mos no ar, abrindo-as ao cruzar os braos em direo s trs regies mencionadas. O cruzamento dos braos deve ser alternando o direito sobre o esquerdo e o esquerdo sobre o direito, com contato dos punhos entre si. Com os transversais cruzados projetamos sobre o perisprito dos encarnados, fluidos que iro produzir um choque, visando desarticular as ligaes fludicas do obsessor com o assistido, movimentando os aglomerados fludicos pesados.

5.2. Como se aplica

e) Transversal Simples Ao terminar os movimentos do transversal cruzado, colocar as mos abertas em frente s trs regies visadas (face, trax e abdome) e ali fechar as mos para retirar os fluidos negativos jogando-os para baixo, abrindo as mos. Fazer este movimento tambm trs vezes. Quando estender as mos para o transversal simples, elas devem encostar-se, uma outra, estabelecendo assim o contato dos dois plos - o direito positivo e o esquerdo negativo - fechando o circuito. Com os transversais simples retiramos os fluidos negativos que envolvem o assistido.

5.2. Como se aplica

f) Longitudinais Ao final do transversal simples, limpar discretamente as mos (desfazendo-se das energias negativas), fazer nova captao de fluidos, levantando os braos, bem estendidos, com as mos abertas. Descer as mos abertas, iniciando este movimento na testa do assistido, com as palmas das mos voltadas para ele, descendo lentamente at abaixo dos joelhos. As mos vo uma ao lado da outra, sem se tocar. Neste local (abaixo dos joelhos), fechar as mos e abrir os braos por fora do corpo do assistido retornando testa. Em seguida, reiniciar o movimento, abrindo as mos na testa e assim por diante, at completar trs vezes. Com os longitudinais, promovemos a regularidade do fluxo do fluido nervoso em todo o organismo, acalmando, reequilibrando e reordenando toda a circulao fludica e fsica. Para que isso acontea, deve ser aplicado suave e lentamente. Nos longitudinais no se deve seguir o contorno do corpo do assistido com as mos. Da testa, as mos seguem em linha reta at abaixo dos joelhos.

5.2. Como se aplica

g) Encerramento Aps o longitudinal fazer nova captao de fluidos, levantando os braos bem estendidos com as mos abertas. Descer as mos abertas e colocar a mo direita aberta sobre o alto da cabea do assistido (coronrio) e deixar a mo esquerda fechada ao lado do corpo, pedindo que a bno de Deus seja derramada sobre ele. Para que isto acontea, o aplicador, sempre ligado aos Benfeitores Espirituais, mentaliza um jato de luz aplicandoo suave e lentamente no assistido.

6. Passe Preparatrio para Gestantes

igual ao passe preparatrio de adultos, sendo que os movimentos devem ser bem suaves.

7. Passe Preparatrio para Crianas


7.1. O que o passe preparatrio para crianas

o passe preparatrio aplicado a todas as crianas de 0 a 7 (sete) anos completos que adentram ao Grupo Esprita. Deve ser aplicado com movimentos bem suaves.

7.2. Como se aplica

a) Ligao Concentrar-se e ligar-se amorosamente com as equipes responsveis pelo Passe. b) Captao Levantar os braos, bem acima da cabea, com as mos estendidas para o alto, para captar energias. Aguardar alguns segundos para sentir a ligao. c) Imposio de mos Descer a mo direita aberta sobre o alto da cabea da criana (coronrio), enquanto a mo esquerda desce fechada para impedir a perda da energia captada e permanecendo ao lado do corpo do mdium passista. A imposio de mos por alguns segundos visa agir diretamente sobre a mente da criana desligando-a da mente do obsessor, neutralizando a ao deste.

7.2. Como se aplica

d) Transversal Simples Colocar as mos abertas em frente s regies da face e do trax e ali fechar as mos para retirar os fluidos negativos jogando-os para baixo, abrindo as mos. Fazer este movimento trs vezes. Quando estender as mos para o transversal simples, elas devem encostar-se, uma outra, estabelecendo assim o contato dos dois plos - o direito positivo e o esquerdo negativo - fechando o circuito. Com os transversais simples retiramos os fluidos negativos que envolvem a criana.

7.2. Como se aplica

e) Longitudinais Ao final do transversal simples, limpar discretamente as mos (desfazendo-se das energias negativas), fazer nova captao de fluidos, levantando os braos, bem estendidos, com as mos abertas. Descer as mos abertas, iniciando este movimento na testa da criana, com as palmas das mos voltadas para ela, descendo lentamente at abaixo dos joelhos. As mos vo uma ao lado da outra, sem se tocar. Neste local (abaixo dos joelhos), fechar as mos e abrir os braos por fora do corpo da criana retornando testa. Em seguida, reiniciar o movimento, abrindo as mos na testa e assim por diante, at completar trs vezes. Com os longitudinais, promovemos a regularidade do fluxo do fluido nervoso em todo o organismo, acalmando, reequilibrando e reordenando toda a circulao fludica e fsica. Para que isso acontea, deve ser aplicado suave e lentamente. Nos longitudinais no se deve seguir o contorno do corpo da criana com as mos. Da testa, as mos seguem em linha reta at abaixo dos joelhos.

7.2. Como se aplica

f) Encerramento

Aps o longitudinal fazer nova captao de fluidos, levantando os braos bem estendidos com as mos abertas. Descer as mos abertas e colocar a mo direita aberta sobre o alto da cabea da criana (coronrio) e deixar a mo esquerda fechada ao lado do corpo, pedindo que a bno de Deus seja derramada sobre ela. Para que isto acontea, o aplicador, sempre ligado aos Benfeitores Espirituais, mentaliza um jato de luz aplicando-o suave e lentamente na criana.

Reflexo
O homem bom, do bom tesouro do seu corao tira o bem. (Mateus, 6:45)

A boa palavra, o sorriso amigo, as mos que auxiliam, o afeto expresso no olhar, o abrao solidrio, o passe, so vibraes do Amor, transformando vidas.

Referncias

Curso de Educao Medinica Estudo I Energias e Passes (Teoria e Prtica): Fraternidade de Servidores de Jesus. ARMOND, Edgar Passes e Irradiaes Mtodos Esprita de Cura Editora Aliana

Das könnte Ihnen auch gefallen