Sie sind auf Seite 1von 34

____ ____ ___ ____ ___ __ ____ __ _________ ___ ____ ___ ____ ___ __________________ ___ __

LENDA DO CAF
Diz a lenda que h mais de 1.300 anos, nas montanhas de Abissnia, hoje Etipia, no nordeste da frica, um jovem pastor rabe chamado Kaldi, certa noite, ele ficou ansioso quando suas cabras no retornaram ao rebanho.

Quando saiu para procur-las, encontrou-as saltitando prximo a um arbusto cujos frutos estavam mastigando o que obviamente foi o que lhes deu a estranha energia que Kaldi nunca tinha visto antes. Ento, ele mesmo resolveu experimentar alguns frutos e descobriu que eles o enchiam de energia, como tinha acontecido com o seu rebanho.

Kaldi, evidentemente, levou essa maravilhosa "ddiva divina" ao mosteiro local, mas as reaes no foram favorveis e ele ateou fogo nos frutos, dizendo serem "obra do demnio". O aroma exalado pelos frutos torrados nas chamas atraiu todos os monges para descobrir o que estava causando aquele maravilhoso perfume e os gros de caf foram rastelados das cinzas e recolhidos. O abade, ento, mudou de ideia. Sugeriu que os gros fossem esmagados na gua para ver que tipo de infuso eles davam, e os monges logo descobriram que o preparado os mantinha acordados durante as rezas e perodos de meditao. E notcias dos maravilhosos poderes da bebida espalharam-se de um monastrio a outro e aos poucos se espalharam por todo mundo.

As evidncias botnicas sugerem que a planta originria do caf vem da Etipia Central, onde ainda hoje faz parte da vegetao natural. Tambm sabido que foi cultivado no Imen (antes conhecido como Arbia), com a aprovao do governo, aproximadamente na mesma poca.

Meados do sculo XV

Sulto em Meca, bebendo caf

Antigos instrumentos rabes para preparo de caf

No mundo rabe, o fruto cafeeiro era chamado de QUAHWAH, cujo significado quer dizer fora e vigor. Posteriormente os Turcos e outros orientais passaram a pronunciar CABEUH, cuja palavra adaptou-se ao francs sem a demasiada inspirao dos HH, vindo essa palavra a dar origem a palavra CAF no Portugus, Francs, Italiano e espanhol; COFFEE em Ingls; KAFFE em Alemo; KAVE no Hngaro; KOHI no Japons e KIAFEY no Chins.

OS PRIMEIROS CULTIVOS DE CAF


O caf tornou-se de grande importncia para os rabes, que tinham completo controle sobre o cultivo e preparao da bebida. Na poca, o caf era um produto guardado a sete chaves pelos rabes.

Colheita de caf - quadro de Johann Moritz Rugendas

Mercadores de caf - sculo XVI

Era proibido que estrangeiros se aproximassem das plantaes, e os rabes protegiam as mudas com a prpria vida.

A partir de 1615 o caf comeou a ser saboreado no Continente Europeu, trazido por viajantes em suas frequentes viagens ao oriente.

Foram os holandeses que conseguiram as primeiras mudas e as cultivaram nas estufas do jardim botnico de Amsterd.
Pelas mos dos colonizadores europeus, o caf chegou ao Suriname, So Domingos, Cuba, Porto Rico e Guianas

Muda de caf cultivada no Jardim Botnico de Amsterd

Foi por meio das Guianas que chegou ao norte do Brasil.

AS CAFETERIAS
Foi em Meca que surgiram as primeiras cafeterias, conhecidas como Kaveh Kanes.

Cidades como Meca, eram centros religiosos para reza e meditao e a religio muulmana proibia o consumo de qualquer tipo de bebida alcolica. Desta forma, os Kaveh Kanes se transformaram em casas onde era possvel se passar tarde conversando, ouvindo msica e bebendo caf.

Preparo da bebida caf

Transporte de caf entre cidades rabes

Casa de caf em Constantinopla

Casa de caf na Turquia - incio do sculo XVIII

Comrcio de caf entre rabes e europeus - 1690

Hbito de consumo de caf se espalha pela Europa - 1730

Cafeteria - Europa, sculo XIX

Caf em Veneza

Nos ltimos anos, houve uma onda provocada pelas modernas mquinas de caf expresso, que revolucionaram o hbito do cafezinho, permitindo um crescimento vertiginoso das cadeias de lojas de caf. A tcnica de gerenciamento por meio do sistema de licena da marca tambm permitiu um rpido desenvolvimento dessas lojas especiais, voltadas para um mercado mais exigente, o de caf Gourmet.

O caf chegou ao norte do Brasil, mais precisamente em Belm, em 1727, trazido da Guiana Francesa para o Brasil pelo Sargento-Mor Francisco de Mello Palheta a pedido do governador do Maranho e Gro Par.

Devido s nossas condies climticas, o cultivo de caf se espalhou rapidamente, com produo voltada para o mercado domstico.

Desenvolveu-se com total independncia, ou seja, apenas com recursos nacionais, sendo, afinal, a primeira realizao exclusivamente brasileira que visou a produo de riquezas.

O caf passou pelo Maranho, Bahia, Rio de Janeiro, So Paulo, Paran e Minas Gerais.

O ponto de partida das grandes plantaes foi o Rio de Janeiro, com as matas da Tijuca tornando-se grandes cafezais. O caf estende-se para Angra dos Reis, Parati e chegou a So Paulo por Ubatuba. Em pouco tempo, o vale do rio Paraba se tornou a grande regio produtora da lavoura cafeeira no Brasil. Esta regio com altitude e clima excelentes para o cultivo, possibilitou o surgimento de uma rea centralizadora de culturas e populao. Subindo pelo rio, o caf invadiu a parte oriental da provncia de So Paulo e a regio da fronteira de Minas Gerais. Na poca o Rio de Janeiro era o porto de escoamento do produto e centro financeiro .

Fazenda de caf - Brasil, final do sculo XVIII

Armazenagem de caf - Brasil, sculo XIX

Vale do Paraba
O Vale do Paraba uma regio scioeconmica que abrange parte do leste do estado de So Paulo e oeste do estado do Rio de Janeiro.
Grande parte dos fazendeiros que desbravaram o Vale do Paraba em princpios do sculo XIX era oriunda da regio mineradora de Minas Gerais, onde se dedicavam ao comrcio. Outra parte destes senhores era formada por imigrantes portugueses. A fora de trabalho era constituda, na maior parte, por negros escravizados e uma parcela menor de mestios incluindo ndios.

As circunstncias que atraram homens e mulheres para as lavouras de caf do Vale do Paraba eram muitas, principalmente pelo motivo do enriquecimento atravs de bons negcios ligados ao caf e ao prestgio que s a posse da terra podia proporcionar

A valorizao do preo do caf no mercado europeu fez com que a procura por terras incultas no Vale do Paraba fosse mais intensa, a partir de meados do sculo XIX.

A forma equivocada de plantio do caf em fileiras verticais nos morros, ao invs de curvas de nvel, condenou o Vale do Paraba cafeeiro total decadncia econmica em um prazo curto de tempo, inviabilizando por dcadas qualquer forma de agricultura na regio.

Devido ao desgaste da terra, a cultura cafeeira migrou para um outro local, o oeste da provncia de So Paulo, centralizando-se em Campinas e estendendo-se at Ribeiro Preto.

Campinas passou a ser ento o grande plo produtor do pas. As culturas estendiam-se em largas superfcies uniformes, cobrindo a paisagem a perder de vista, formando os famosos "mares de caf". Na regio, os cafezais sofriam menos com esgotamento dos solos pela superfcie plana da regio, que facilitava ainda a comunicao e o transporte e proporcionava uma concentrao da riqueza.

O enriquecimento provocado pelo caf e a constante chegada de imigrantes italianos, portugueses, espanhis, japoneses e rabes ao Estado, alm do desenvolvimento de uma grande rede frrea, trazem prosperidade a So Paulo.

Consequncias do Ciclo do Caf - A economia brasileira ficou muito dependente das exportaes de caf. Quando o preo do produto caia, o governo brasileiro comprava estoques e queimava para aumentar o preo (poltica de valorizao do caf). - Concentrao do poder poltico e econmico na regio Sudeste. - Aumento do desenvolvimento industrial e urbano no Sudeste. - Imigrao europeia para as lavouras de caf e indstrias do Sudeste. - Construo de ferrovias para escoar a produo de caf do interior de So Paulo para o porto de Santos.

O CAF BRASILEIRO NA ATUALIDADE


Atualmente o Brasil o maior produtor mundial de caf, sendo responsvel por 30% do mercado internacional, volume equivalente soma da produo dos outros seis maiores pases produtores.

As reas cafeeiras esto concentradas no centro-sul do pas, onde se destacam quatro estados produtores: Minas Gerais, So Paulo, Esprito Santo e Paran. A regio Nordeste tambm tem plantaes na Bahia, e da regio Norte pode-se destacar Rondnia.

A planta do caf uma cultura perene que explorada por 25 anos ou mais. Um brasileiro consome, em mdia, 1.200 xcaras de caf ao ano

O senso comum diz que o caf causa gastrite, mas na verdade a gastrite provocada por uma bactria chamada Helicobacter pylori, que causa certa acidez no estmago. O consumo de caf estimula a acidez da bactria, porm no a causa da inflamao.

O Caf a segunda bebida mais consumida no mundo, fica atrs somente da gua mineral

Dentre as duas espcies comerciais de caf (Arbica e Robusta), a Arbica possui metade do teor de cafena da Robusta.

Uma xcara de 50 ml de caf tem menos cafena que uma lata de refrigerante cola ou uma xcara de ch preto. O p de caf usado (borra) bom para retirar a oleosidade. Pode ser utilizado para lavar galheteiros, pias e utenslios com excesso de gordura

A bebida pode reduzir o colesterol, auxilia no combate a doenas coronarianas, proporciona efeitos antidepressivos, reduz o risco do Mal de Parkison, protege contra o diabetes do tipo 2, desenvolve ao antioxidante e auxilia na preveno de alguns tipos de cncer (clon e reto). Em pacientes alcolatras o consumo de caf ajuda a manter a remisso do alcoolismo, evitando um grave problema, a cirrose.

Estudos dizem que crianas que tomam caf com leite uma vez ao dia tm menos chance de desenvolver depresso do que aquelas que no consomem a bebida e que substncias presentes no caf podem prevenir demncias e Alzheimer.

Das könnte Ihnen auch gefallen