Sie sind auf Seite 1von 34

Apresentao da atividade de Tecnologia da Construo

ESTACA ESCAVADA MEGA

HISTRICO
As estaca mega so consideradas screw piles (estacas aparafusadas) de nova gerao (Bustamante & Gianeselli, 1998). As screw piles so estacas em que a perfurao feita por um trado de forma cnica, que perfura o solo como um parafuso, com deslocamento lateral de solo. A estaca mega foi o aperfeioamento da estaca atlas, no fim do sculo xx pelo professor Van Impe. Comercialmente, as estacas mega foram introduzidas no mercado europeu no ano de 1995, primeiramente na Blgica pela empresa Socofonda. No Brasil, estas estacas, surgiram em 1997. Devido s suas caractersticas, provavelmente seu uso se disseminar pelo pas e se tornar bem mais popular do que hoje em dia.

PROCESSO EXECUTIVO
A ESTACA MEGA uma estaca com o fuste moldado no solo. Durante a sua implantao no solo, dispositivos especiais no trado do processo provocam uma ao dupla de deslocamento do solo, inicialmente durante a fase de perfurao e posteriormente durante a fase de concretagem do fuste. No h escavao (retirada do solo) durante a execuo dessa estaca.

A PONTA PARAFUSO MEGA

A ponta da hlice mega consiste de um longo parafuso de ao de dimetro incrementado descontinuamente no topo, com variados graus de inclinao, para cada dimetro diferente.

A PONTA PARAFUSO MEGA

A forma do parafuso foi desenvolvida de tal maneira que o volume de solo transportado entre as ps da hlice mega pode ser armazenado em cada nvel para as diferentes sees da hlice parafuso. Por exemplo, o volume entre as ps da seo VI VI igual ao volume entre as ps da seo V - V. Este solo deslocado at atingir o nvel do dimetro nominal, sendo ento compactado lateral do furo. Todo material que, eventualmente, desmorona do furo da estaca sobre a parte superior do parafuso, transportado pelas ps superiores em sentido ponta, sendo posteriormente, compactado lateralmente at atingir o nvel do dimetro nominal.

a seguinte legenda se aplica: 1) seo vazada do tubo por onde desce o concreto. 2) tubo de ao. 3) p da hlice superior. 4) abas ou aletas metlica. 5) Seccionamento do dimetro. 6) dimetro nominal; 7) p da hlice mega; 8) ngulo de transio (marca a mudana de dimetro); 9) tampa metlica provisria.

Metodologia Executiva
A metodologia executiva da estaca mega similar da hlice contnua. Ambas so executadas em trs etapas (perfurao, concretagem e armao), diferenciando-se basicamente na etapa de perfurao.

Perfurao
A perfurao executada por cravao do parafuso da mega no terreno por rotao, como um processo de aparafusamento da hlice mega no solo. Pode ser empregada a mesma maquina utilizada para estaca hlice, com um torque apropriado, para que o parafuso vena a resistncia do solo.

Perfurao
necessrio um torque mais elevado para a sua perfurao em relao hlice continua. Eventualmente uma fora de pull-down (cravao) acionada. Isto oferece uma grande dificuldade para a sua execuo em solos mais resistentes. Usualmente, como limite de resistncia para a hlice parafuso, so especificados solos com valores de Nspt em torno de 40. Existe na face inferior da hlice uma tampa metalica provisria, que expulsa na fase da concretagem. Essa tem o objetivo de impedir a entrada de solo e gua durante a perfurao

Concretagem
O processo de concretagem muito similar ao da hlice contnua. Na extrao do trado, o giro mantido lento e no mesmo sentido da perfurao, garantindo o deslocamento do solo. O concreto injetado sob presso positiva da ordem de 50 a 100 kPa

Concretagem
A presso positiva visa garantir a continuidade e a integridade do fuste da estaca. Como possui hlice com ps, e no retira solo durante a sua execuo, esta estaca dispensa o limpador mecnico para as ps da hlice. Tambm no haver o problema de subida de concreto pelas ps. O consumo de cimento de 400 a 450 kg/m e o fator gua cimento em torno de 0,53 a 0,56. O uso de aditivos plastificantes comum.

Colocao da armadura
A colocao da armadura nestas estacas pode ser feita aps a concretagem, ou concomitante concretagem. As armaduras podem ser instaladas por gravidade, por compresso de um pilo ou por vibrao.

Colocao da armadura
No Brasil, usualmente, a armadura est sendo instalada posteriormente a concretagem e a opo de golpes de pilo tem sido a mais utilizada na prtica. Quando a instalao feita durante a concretagem , a armadura instalada por dentro do tubo antes da concretagem, e a medida que este extrado durante a concretagem a armadura vai sendo instalada. Esse mtodo favorvel a armaduras de grande comprimento A armao das estacas, para facilitar a sua colocao, devem ser formadas por barras grossas e estribos circular soldados na armadura longitudinal

Colocao da armadura
Para armaduras longas, recomenda-se o uso de estribo espiral soldado. Quando a cota de arrasamento profunda e abaixo do nvel da gua, recomenda-se que a concretagem seja levada at prximo do nvel do terreno, evitando que caia terra dentro da cava antes da colocao da armadura, contaminando o concreto. O tempo entre o final da concretagem e o inicio da colocao da armadura deve ser mnimo. A colocao de armadura por gravidade s se faz com armaduras de at 12 metros, para comprimentos maiores utiliza-se pilo ou vibrador.

Tipos de colocao de Armadura

Monitoramento As estacas hlice contnua e estacas mega so monitoradas na execuo por meio de um sistema computadorizado especfico. O equipamento utilizado para a monitorao destas estacas o mesmo.

Monitoramento
.O equipamento mais comum usado no Brasil o aparelho chamado Taracord, lembrando- se que existem outros. Estes equipamentos permitem a obteno dos seguintes dados: profundidade, tempo, inclinao da torre, velocidade de penetrao do trado, velocidade de rotao do trado, torque, velocidade de retirada (extrao) da hlice, volume de concreto lanado, e presso do concreto.

Aspectos relevantes da execuo


Em funo do tamanho e porte dos maquinrios necessrios para a execuo destas estacas, h necessidade de avaliao de possveis trajetos e itinerrios para acesso ao local da obra e instalaes. Verificar a acessibilidade e deslocamentos da perfuratriz dentro das instalaes da prpria obra, e de capacidade de suporte do terreno mediante o equipamento. Estudar a programao de fornecimento do concreto, de forma a evitar-se quaisquer atrasos e conseqentes interrupes ou impedimentos conduo otimizada dos trabalhos.

Aspectos relevantes da execuo


Controle de concretagem o fator que tem causado os maiores problemas em estacas na prtica, no s por dificuldades de se obter um concreto de qualidade devido ao processo executivo, mas tambm, em razo do concreto no ser de responsabilidade da empresa executora da estaca, e sim da concreteira (fornecedora de concreto), que normalmente contratada pela construtora da obra, e no pela empresa executora das fundaes. Efeito bucha no concreto.

Aspectos relevantes da execuo


Presso de Injeo A presso de injeo do concreto influncia na homogeneidade e integridade da estaca. A presso de injeo do concreto pode influir na capacidade de carga das estacas. Possivelmente, leva a um maior confinamento lateral no fuste da estaca e a um maior atrito lateral na mesma. A presso normalmente utilizada de 1 a 2 bar, sendo zero para os casos de execuo em camadas de argilas moles ou solos muito fracos.

Aspectos relevantes da execuo


Presso de Injeo As estacas mega normalmente necessitam de uma maior presso na injeo do concreto (74% a 134% maior para a estaca mega, em comparao com a hlice contnua). A presso pode ser fator limitante ao processo em solos resistentes e rochas brandas.

Aspectos relevantes da execuo


Presso de Injeo

Presso mdia de injeo de concreto Fonte: ALBUQUERQUE (2001)

Aspectos relevantes da execuo


Sistema de injeo de concreto Perfeito estado do sistema de injeo. Limpeza da rede (limpeza do sistema de injeo do concreto). Obs: de suma importncia a presena do responsvel tcnico (engenheiro) na fase de execuo da estaca. Pois, mesmo possuindo um grande controle tecnolgico, erros podem ser evitados ou solucionados mais rapidamente pelo profissional.

Aspectos geotcnicos
Solos muito resistentes: A maior dificuldade para a estaca mega a perfurao do solo, uma vez que a aplicao do torque maior que na execuo de estaca hlice. Dessa forma, Um solo muito resistente dificulta a execuo do mega. Alm do mais, no h o recurso de aliviar o solo para auxiliar na perfurao, como feito para a hlice contnua. Camada de argila mole confinada : A execuo problemtica em relao a um elevado sobreconsumo de concreto e ruptura do solo em razo da presso do concreto. Na concretagem, considerando a fragilidade do solo, tem que haver um controle rigoroso da subida do trado, para garantir o sobreconsumo e a integridade da estaca. Normalmente, concreta-se sob presso nula nesta camada.

Aspectos geotcnicos
Camada de argila mole superficial Peso do equipamento excessivo para a capacidade de suporte do terreno. Pode ser necessria a escavao da camada superficial at se atingir uma camada de maior capacidade de carga. A concretagem no pode ser feita com presso, levandose em conta a fragilidade da camada. Por isso, recomendase armar a estaca ao longo de toda camada mole. A concretagem deve ser feita at se atingir a cota do terreno, para evitar desmoronamento de solo e contaminao do concreto da cabea da estaca. Garantir que o topo do trado sempre esteja acima da cota superior da argila mole, evitando-se que a prolonga (regio sem trado) atinja esta camada, e devido a ausncia de trado sem solo, crie um alvio.

VANTAGENS DO PROCESSO COM ESTACAS MEGA -Alta produtividade usual: 20 estacas/dia -Ausncia de vibrao -Execuo monitorada eletronicamente -Perfurao e extrao sem escavar e sem remover solo significativamente, no havendo necessidade de mquinas auxiliares de terraplanagem e caminhes para remoo -Deslocamento lateral eficiente do solo -Reduo do volume do concreto - Colocao de armadura antes do lanamento do concreto

DESVANTAGENSDO PROCESSO COM ESTACAS MEGA -Dificuldade na instalao de

armaduras mais profundas, quando so instaladas aps concretagem; -Necessita de maquinas com elevado torque, dificultando ou at mesmo impedindo sua execuo em solos resistentes e para grandes dimetros -Sua qualidade na execuo esta sujeita a sensibilidade e experincia do operador da perfuratriz -Dificuldade de controle da qualidade do concreto.

Aspectos DA NBR 6122


Torque compatvel com o dimetro da estacas e caractersticas do terreno, sendo de no mnimo de 200kNm; Os dimetros usuais das estacas hlice de deslocamento so:310 mm, 360 mm, 410 mm, 510 mm e 610 mm;
Estacas com espaamento mnimo de 5 dimetros em intervalo inferior a 12 horas. Esta distncia refere-se estaca de maior dimetro; O concreto deve satisfazer as seguintes exigncias: consumo de cimento no inferior a 400 kg/m3; abatimento ou "slump test" igual a 22 3 cm segundo ABNT NBR 7223; fator gua I cimento = 0,6; agregados devem ser areia e pedrisco; 55% de argamassa em massa; trao tipo bombeado.

DIMENSIONAMENTO
FATORES CONSIDERADOS:
Caractersticas geomecnicas do subsolo. Posio do nvel d'gua. Eventual alterao das caractersticas dos solos (expansivos, colapsveis, etc.) devido a agentes externos (encharcamento, contaminao, agressividade, etc.).

Eventual ocorrncia de solicitaes adicionais como atrito negativo e esforos horizontais devidos a carregamentos assimtricos. Geometria do elemento de fundao.
Recalques admissveis.

DIMENSIONAMENTO
AES: Aes permanentes provenientes da superestrutura
Aes decorrentes do terreno: empuxos de terra e empuxos de sobrecargas atuantes no solo; atrito negativo e carregamentos laterais devidos a sobrecargas assimtricas. Aes decorrentes da gua superficial e subterrnea Aes excepcionais: trfego de veculos pesados e equipamentos de construo; carregamentos especiais de construo; exploso, incndio, coliso de veculos, enchentes, sismos, etc. Aes dos ventos

DIMENSIONAMENTO
ESTADO LIMITE LTIMO A grandeza fundamental para o projeto de fundaes profundas por estacas a carga admissvel ou carga resistente de projeto. A carga admissvel ou resistente de projeto deve ser determinada a partir da carga de ruptura, resultado da utilizao e interpretao de um ou mais dos seguintes procedimentos: Prova de carga; Mtodos estticos; Determinao da carga admissvel ou carga resistente de projeto a partir do estado limite de servio; Mtodos dinmicos; Frmulas dinmicas; Ensaios de carregamento dinmico

DIMENSIONAMENTO
ESTADO LIMITE DE SERVIO
Ed Cd

Para as verificaes do ELS, os fatores de ponderao de cargas e parmetros geotcnicos devem ser iguais a 1.
Os limites de servio a serem considerados so: Recalques excessivos; Levantamentos excessivos decorrentes, por exemplo, de expanso do solo, ou outras causas; Vibraes inaceitveis.

FIM

Das könnte Ihnen auch gefallen