Sie sind auf Seite 1von 12

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

GESTO 1

Gesto Escolar e Construo da cidadania


Tutor: Paulo Fernando

Alunas: Anna Caroline de Lima Loureno Ayla de Cssia Franco Bragana Juliana Viviane de Abreu Carneiro

DIREITOS UNIVERSAIS DAS CRIANAS - ONU 1959


Aps a Primeira Guerra Mundial (1914-1918) percebeu-se a necessidade de criar mecanismos que defendessem os direitos de todo e qualquer ser humano. Em janeiro de 1919 em Genebra na Sua foi organizado um evento onde seria fundada a Liga das Naes, justamente para implementar tais mecanismos em carter mundial, atravs da mediao e arbitragem entre as mesmas em uma organizao, manter a paz e a ordem no mundo inteiro, evitando assim conflitos desastrosos como os da guerra que recentemente havia devastado a Europa. Mas tarde em 25 de abril a 26 de junho de 1945 a Carta das Naes Unidas foi elaborada pelos representantes de 50 pases presentes Conferncia sobre Organizao Internacional, que se reuniram em So Francisco. As Naes Unidas, entretanto, comearam a existir oficialmente em 24 de outubro de 1945, aps a ratificao da Carta pela China, Estados Unidos, Frana, Reino Unido e a ex-Unio Sovitica, bem como pela maioria dos signatrios. Em 24 de outubro comemorado em todo o mundo como o Dia das Naes Unidas. Em 1953, a Assembleia Geral transformou o UNICEF em uma organizao permanente de ajuda s crianas, para melhorar as indescritveis condies miserveis nas quais centenas de milhares de crianas vivem nos pases em desenvolvimento. Desde ento, o Fundo tem estado na vanguarda do compromisso do Sistema da ONU com as crianas com sua sobrevivncia, proteo e desenvolvimento. O trabalho da UNICEF orientado pela Conveno sobre os Direitos da Criana, e seus objetivos tm o apoio da famlia ONU: desde o foco da UNESCO sobre a educao, dos esforos da OIT para abolir o trabalho infantil, ao representante especial sobre a situao das crianas na guerra; da ajuda proveniente do Programa Mundial de Alimentos (PMA) campanhas de erradicao de doenas pela Organizao Mundial de Sade (OMS).

DIREITOS UNIVERSAIS DAS CRIANAS - ONU - 1959


Direito igualdade, sem distino de raa, religio ou nacionalidade. Direito educao e a cuidados especiais para a criana fsica ou mentalmente deficiente. Direito ao amor e compreenso por parte dos pais e da sociedade. Direito educao gratuita e ao lazer. Direito a crescer dentro de um esprito de solidariedade, compreenso, amizade e justia entre os povos.

Gesto Participativa e escola


Construo de um espao no qual as crianas tenham seus direitos conhecidos e respeitados. Por meio de: aperfeioamento de recursos humanos; projetos pedaggicos elaborados coletivamente a partir do perfil da unidade escolar, sem perder de vista as condies da rede e a poltica educacional.

A cidadania

Cidadania definida como um dos princpios bsicos da vida, onde o cidado possa exercer seu papel na construo da democracia social. (CF 88)

A cidadania nova viso


...cidadania moderna um cidado sempre alerta e bem informado, crtico, criativo, capaz de avaliar suas condies sociais, econmicas, dimensionar sua participao histrica, reconstruir suas prticas participar decisivamente da sociedade e da economia... (Demo, 2002)

A gesto escolar: participao

A participao um acontecimento voluntrio no qual quem participa se sente reconhecido em seus interesses e expectativas. Participar requer escuta e valorizar o saber do outro.

O papel da escola na gesto


A instituio escolar tem de se transformar em um espao de participao genuna, onde os diferentes atores sociais intervenham de forma ativa, voluntria e equitativa nos assuntos que interessam a eles e os preocupam.

Concluso
possvel ensinar e buscar formas de participao social que ajudem na construo de uma cidadania, constituda de pessoas ativas, conscientes de seus deveres e comprometidas com a conquista dos direitos humanos.

Referncias Bibliogrficas
FONTOURA, Helena Amaral da. Gesto 1. v.1. 2012. Rio de Janeiro: Fundao Cecierj, 152p.

Obrigada pela ateno!!!


A tendncia democrtica de escola no pode consistir apenas em que um operrio manual se torne qualificado, mas em que cada cidado possa se tornar governante. Antonio Gramsci

Das könnte Ihnen auch gefallen