Sie sind auf Seite 1von 47

Fsica II

Ementa:
- Fluidos - Oscilaes - Temperatura e Calor - Teoria Cintica dos Gases - Entropia e 2a Lei da Termodinmica - Ondulatria

FSICA II
AULA 1

FLUIDOS

Definio de fluidos. Massa especfica. Presso. Fluidos em repouso: Princpio de Stevin. Princpio de Pascal. Medidores de Presso. Princpio de Arquimedes. Dinmica dos Fluidos: Linhas de Corrente e a Equao da continuidade. Equao de Bernoulli.

O que um fluido?

Um fluido, em contraste com um slido, uma substncia que pode escoar (lquidos e gases).
Os fluidos se moldam aos contornos de qualquer recipiente onde so colocados. Os fluidos desempenham um papel central na nossa vida diria:

Ns os respiramos e bebemos, um fluido vital circula no sistema cardiovascular humano. Existe o fluido dos oceanos, os da atmosfera e nas profundezas da Terra o magma fluido.

Onde existe fluido em um carro?

Por que agrupar lquidos e gases sob o mesmo nome: fluidos? Afinal, gua no estado lquido to diferente do vapor quanto do gelo.
Na verdade, no . Gelo, como outros slidos cristalinos, constitudo de tomos organizados em um arranjo tridimensional, razoavelmente rgido, chamado de rede cristalina. Nem no vapor dgua nem na gua lquida existe qualquer arranjo de grande alcance.

No caso dos fluidos (sem forma definida) nos interessam propriedades que podem variar de um ponto a outro. Assim, em vez de tratar de massa e fora mais til falar em massa especfica e presso.

Massa Especfica
Para determinar a massa especfica de um fluido em um certo ponto do espao, isolamos um pequeno elemento de volume DV em torno do ponto e medimos a massa Dm do fluido contido nesse elemento de volume. A massa especfica dada por:

Dm DV

Massa especfica uniforme: a mesma em todos os pontos de uma amostra.

m V
onde m e V so a massa e o volume da amostra.

Unidade no SI: kg/m3


Unidade usual: g/cm3

1 g/cm3 = 1000 kg/m3

Tabela Massas Especficas

Presso
Considere um pequeno sensor de presso suspenso em um recipiente cheio de fluido. O sensor formado por um mbolo de rea DA que pode deslizar no interior de um cilindro fechado que repousa sobre uma mola. Um mostrador registra o deslocamento sofrido pela mola(calibrada) ao ser comprimida pelo fluido, indicando o mdulo DF da fora normal que age sobre o mbolo.

Definimos a presso do fluido sobre o mbolo como

DF p DA

Teoricamente, a presso em qualquer ponto no fluido o limite dessa razo quando a rea DA de um mbolo com o centro nesse ponto tende a zero. Se a fora uniforme em uma superfcie plana de rea A:

F p A
A unidade de presso no SI o pascal, Pa (N/m2). Algumas unidades usadas para medida da presso:

1atm 1,01 10 5 Pa 760 torr 14 ,7lbf / in 2 .


lbf / in 2
= psi (pound-force per square inch)

MANMETRO

Medidores de presso
A relao entre presso e profundidade muito utilizada em instrumentos que medem presso. Exemplos so o manmetro com tubo fechado e o de tubo aberto. A medida feita comparando-se a presso em um lado do tubo com uma presso conhecida (calibrada) no outro lado. Um barmetro tpico de mercrio um manmetro de tubo fechado. A parte fechada prxima a presso zero, enquanto que o outro extremo aberto atmosfera, ou conectada aonde se quer medir uma presso.

Manmetro de tubo fechado:

p = gh

Em um manmetro de tubo aberto, um extremo do tubo aberto para a atmosfera, e est portanto presso atmosfrica. O outro extremo est sob a presso que deve ser medida. Novamente, se existe uma diferena de presso entre os dois extremos do tubo, se formar uma coluna dentro do tubo cuja altura (h) proporcional diferena de presso.

Manmetro de tubo aberto:

p = patm + gh

A presso p conhecida como presso absoluta (total). A diferena de presso entre a presso absoluta p e a presso atmosfrica conhecida como presso de calibre (ou manomtrica). Muitos medidores de presso s informam a presso de calibre.

O QUE SIGNIFICAM OS NMEROS DE UMA MEDIDA DE PRESSO ARTERIAL?


Significam uma medida de presso calibrada em milmetros de mercrio (mmHg).

O primeiro nmero, ou o de maior valor (sistlico), corresponde presso da artria no momento em que o sangue foi bombeado pelo corao. O segundo nmero, ou o de menor valor (diastlico), corresponde presso na mesma artria, no momento em que o corao est relaxado aps uma contrao.
Em termos gerais, diz-se que o valor de 120/80 mmHg o valor considerado ideal. Contudo, medidas at 140 mmHg para a presso sistlica, e 90 mmHg para a diastlica, podem ser aceitas como normais. Quanto mais elevada estiver a presso mnima, maior a resistncia vascular e maior o esforo que o corao tem que fazer para bombear o sangue e manter a circulao estvel.

Fluidos em repouso
Em um fluido esttico, sob a ao da gravidade terrestre, as foras so perpendiculares superfcie terrestre.
A fora aplicada em um ponto de um corpo rgido acaba sendo distribuda a todas as partes do corpo. J em um fluido isto no acontece, pois as foras entre as molculas (ou um conjunto delas) so muito menores.

Caso exista uma fora resultante em uma poro do fluido, esta poro do fluido entrar em movimento.

Logo, a presso a uma mesma profundidade de um fluido deve ser constante ao longo do plano paralelo superfcie. Supondo que a constante da gravidade local, g, no varie apreciavelmente dentro do volume ocupado pelo fluido, a presso em qualquer ponto de um fluido esttico depende apenas da presso atmosfrica no topo do fluido e da profundidade do ponto no fluido. Se o ponto 2 estiver a uma distncia vertical h abaixo do ponto 1, a presso no ponto 2 ser maior.

Para calcular a diferena de presso entre os dois pontos basta imaginar um volume cilndrico, cuja altura h seja ao longo da vertical superfcie com as bases contendo os pontos 1 e 2, respectivamente. A rea das bases, A, pode ser qualquer: desde que elas estejam dentro do fluido.
F1

P
F2

F1
h P F2

Como o volume cilndrico esttico, a fora na base de baixo deve ser igual fora na base de cima somada forca peso devido ao volume de gua dentro do cilindro.

F2 - F1 P = 0
F2 - F1 = P

= m/V
m = V

F2 - F1 = mg

m = (Ah)
onde A a rea da base e h a altura.

Assim

F2 - F1 = Ahg

Dividindo esta equao por A obtemos que a presses nos pontos 1 e 2 esto relacionadas por

p2 = p1 + gh

(Princpio de Stevin)

Quando queremos saber o valor da presso absoluta (total) de um certo ponto do fluido (nvel 2) em relao a superfcie do lquido (nvel 1), temos:

p = p0 + gh
onde p0 a presso atmosfrica.

Princpio de Pascal
Quando voc espreme um tubo de pasta de dente, assiste ao Princpio de Pascal em ao. O Princpio de Pascal nos diz que:

Uma variao da presso aplicada a um fluido incompressvel contido em um recipiente transmitida integralmente a todas as partes do fluido e s paredes do recipiente.

O Princpio de Pascal e o Elevador Hidrulico


O princpio de Pascal pode ser usado para explicar como um sistema hidrulico funciona. Um exemplo comum deste sistema o elevador hidrulico usado para levantar um carro do solo.

Se um carro est sobre um grande pisto, ele pode ser levantado aplicando-se uma fora F1 relativamente pequena, de modo que a razo entre a fora peso do carro (F2) e a fora aplicada (F1) seja igual razo entre as reas dos pistes.

p1 = p2

F1 F2 A1 A2
Em um elevador hidrulico uma pequena fora aplicada a uma pequena rea de um pisto transformada em uma grande fora aplicada em uma grande rea de outro pisto.

Embora a fora aplicada (F1) seja bem menor que a fora peso (F2), o trabalho (W = F.d) realizado o mesmo. Logo, se a fora no pisto maior (peso) for 10 vezes maior do que a fora no pisto menor (aplicada), a distncia que ela percorre ser 10 vezes menor. Isto se deve conservao de volume:

V1 = V2 d1 . A1 = d2 . A2

A1 d 2 A2 d1

1
2

F1 d1 F2 d 2
Uma fora aplicada ao longo de uma distncia pode ser transformada em uma fora maior aplicada ao longo de uma distncia menor.

Princpio de Arquimedes
Princpio de Arquimedes: Um objeto que est parcialmente ou completamente submerso em um fluido, sofrer uma fora de empuxo (E) igual ao peso do fluido deslocado pelo objeto.

Arquimedes (282-212 AC).

Um corpo mergulhado num fluido, parcial ou totalmente, sofre presses em toda a extenso de sua superfcie em contato com o fluido. Ento, existe uma resultante das foras aplicadas pelo fluido sobre o corpo que chamada de empuxo. Essa fora direcionada verticalmente para cima e ope-se ao da fora-peso que atua no corpo. A fora deve-se diferena de presso exercida na parte de baixo e na parte de cima do objeto.

E = Pfluido

E = mfluido . g
E = fluido . Vdeslocado . g

Para um objeto flutuante, a parte que fica acima da superfcie est sob a presso atmosfrica, enquanto que a parte que est abaixo da superfcie est sob uma presso maior porque ela est em contato com certa profundidade do fluido, e a presso aumenta com a profundidade.
Para um objeto completamente submerso, a parte de cima do objeto no est sob a presso atmosfrica, mas a parte de baixo ainda est sob uma presso maior porque est mais fundo no fluido.

O fluido deslocado o volume do fluido que caberia dentro da parte imersa no fluido, estando ele totalmente ou parcialmente imerso, como mostra figura abaixo.

Obs.: As foras laterais-horizontais diametralmente opostas, anulam-se duas a duas.


Portanto, a resultante horizontal das foras exercidas pelo fluido nula.

Quando um corpo est totalmente imerso em um fluido, podemos ter as seguintes condies:
Se ele permanece parado no ponto onde foi colocado: A intensidade da fora de empuxo igual intensidade da fora peso (E = P).
c

= f , o corpo encontra-se em equilbrio.

Se ele afundar: A intensidade da fora de empuxo menor do que a intensidade da fora peso (E < P).
c

> f , o corpo desce em movimento acelerado.

(FR = P E)

Se ele for levado para a superfcie : A intensidade da fora de empuxo maiorr do que a intensidade da fora peso (E > P).
c

< f , o corpo sobe em movimento acelerado.

(FR = E P)

Flutuao
Para um corpo flutuando em um lquido, temos as seguintes condies: 1) Ele encontra-se em equilbrio: E = P 2) O volume de lquido que ele desloca menor do que o seu volume: Vdeslocado < Vcorpo 3) Sua densidade menor do que a densidade do lquido: corpo < lquido 4) O valor do peso aparente do corpo nulo: Paparente = P E = O

PESO APARENTE
Quando um corpo mais denso que um lquido totalmente imerso nesse lquido, observamos que o valor do seu peso, dentro desse lquido, aparentemente menor do que no ar. A diferena entre o valor do peso real e do peso aparente corresponde ao empuxo exercido pelo lquido:

Paparente = Preal - E

E = Preal - Paparente

Dinmica dos Fluidos


O movimento de fluidos reais bastante complicado, assim vamos discutir apenas o movimento de um fluido ideal que satisfaz quatro requisitos, que esto relacionados com o seu escoamento:

1. Escoamento laminar: a velocidade do fluido em um ponto fixo qualquer no varia com o tempo, nem em mdulo nem em orientao.

2. Escoamento incompressvel: sua massa especfica tem um valor uniforme e constante.

3. Escoamento no-viscoso: a viscosidade de um fluido uma medida da resistncia que o fluido oferece ao escoamento. Assim, um objeto imerso em um fluido no-viscoso no experimenta uma fora de arrasto viscoso e se move com velocidade constante atravs do fluido.

4. Escoamento irrotacional: no gira em torno do eixo que passa pelo seu centro de massa, embora possa girar em torno de um outro eixo qualquer.

Dinmica dos Fluidos


Linhas de Corrente e a Equao da continuidade
Voc deve ter notado que pode aumentar a velocidade da gua que sai de uma mangueira de jardim fechando parcialmente a abertura da mangueira com o dedo.
B C

Uma linha de corrente o caminho traado por um pequeno elemento de fluido, que podemos chamar de partcula de fluido. Enquanto esta se move, sua velocidade pode variar em mdulo e direo. Seu vetor velocidade em qualquer ponto ser sempre tangente linha de corrente naquele ponto. Linhas de corrente nunca se cruzam! Se o fizessem, uma partcula de fluido ao passar pela interseo teria de assumir duas velocidades diferentes simultaneamente, o que impossvel.
B C

Em B, o fluido se move com velocidade v1 por um pequeno intervalo de tempo Dt. Durante este intervalo, uma partcula de fluido se mover de uma pequena distncia v1. Dt e um volume DV de fluido, dado por:

Dx v1 Dt

Dx v1.Dt

DV A1.Dx

DV A1.v1.Dt

O fluido incompressvel e no pode ser criado nem destrudo. Assim, no mesmo Dt, o mesmo volume de fluido tem que passar por C. Se a velocidade em C v2, ento:

DV A1.v1.Dt A2 .v2 .Dt

B C

A1.v1. A2 .v2

Assim, temos que

Rv = A.v = constante

(equao da continuidade)

onde Rv a vazo ou taxa de escoamento volumtrica (Unidade no SI: m3/s)

uma expresso da lei da conservao da massa em uma forma til para a mecnica dos fluidos.
Multiplicando a equao pela densidade do fluido (suposta constante) obtemos a taxa de escoamento de massa Rm:

Rm = .A.v = constante

(Unidade no SI: kg/s)


B C

A massa que flui em B a cada segundo igual massa que flui em C a cada segundo.

Equao de Bernoulli
A figura abaixo representa um tubo atravs do qual um fluido ideal escoa com uma vazo constante. Durante um intervalo de tempo, o volume de fluido que sai igual ao que entra (lquido incompressvel), com uma densidade constante.

Aplicando ao fluido a lei da conservao da energia obtemos a seguinte relao:

p1 + v12 + gh1 = p2 + v22 + gh2

p + v2 + gh = constante
Esta a equao de Bernoulli. Ela implica que, se um fluido estiver escoando em um estado de fluxo contnuo, ento a presso depende da velocidade do fluido. Quanto mais rpido o fluido estiver se movimentando, tanto menor ser a presso mesma altura no fluido. A equao s vlida para fluidos ideais. Se foras de viscosidade estiverem presentes, ocorrer dissipao trmica.

Fluido em repouso (v1 = v2 = 0)

p2 p1 g ( y1 y2 )

Altura no varia (y1 = y2 = 0) p1 + v12 = p2 + v22

Aplicaes da equao de Bernoulli


Avies: A asa de um avio mais curva na parte de cima. Isto faz com que o ar passe mais rpido na parte de cima do que na de baixo. De acordo com a equao de Bernoulli, a presso do ar em cima da asa ser menor do que na parte de baixo, criando uma fora de empuxo que sustenta o avio no ar.

Vaporizadores: Uma bomba de ar faz com que o ar seja empurrado paralelamente ao extremo de um tubo que est imerso em um lquido. A presso nesse ponto diminui, e a diferena de presso com o outro extremo do tubo empurra o fluido para cima. O ar rpido tambm divide o fluido em pequenas gotas, que so empurradas para frente.

Chamin: O movimento de ar do lado de fora de uma casa ajuda a criar uma diferena de presso que expulsa o ar quente da lareira para cima, atravs da chamin.

Medidores de velocidade de um fluido: Na figura abaixo, se existir ar em movimento no interior do tubo, a presso P menor do que P0, e aparecer uma diferena na coluna de fluido do medidor.
Conhecendo a densidade do fluido do medidor, a diferena de presso, P - P0 determinada. Da equao de Bernoulli, a velocidade do fluido dentro do tubo, v, pode ser determinada.

Das könnte Ihnen auch gefallen