Sie sind auf Seite 1von 21

Ao Popular

Prof. Me. Fernanda Medeiros

Conceito

o instituto processual, o remdio de constitucional que propicia ao cidado o controle do bem pblico ou mesmo da administrao pblica.

Prof. Fernanda Medeiros

Conceito

o instrumento constitucional colocado disposio de qualquer cidado para obter a invalidao de atos ou contratos administrativos ilegais e lesivos ao patrimnio de autarquias, entidades paraestatais e pessoas jurdicas subvencionadas com dinheiro pblico. Trata-se de defesa da coisa pblica, da coisa do povo.
Prof. Fernanda Medeiros 3

Art. 5, LXXIII

Qualquer cidado parte legtima para propor ao popular que vise a anular ato lesivo ao patrimnio pblico ou de entidade de que o Estado participe. moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimnio histrico e cultural, ficando o autor, salvo comprovada m-f, isento de custas judiciais e do nus da sucumbncia.
Prof. Fernanda Medeiros 4

Evoluo Histrica no Brasil


1824 Constituio Imperial

Omissa
Omissa Qualquer cidado ser parte legtima para pleitear a declarao de nulidade ou anulao dos atos lesivos do patrimnio da Unio, dos Estados ou dos Municpios.
Prof. Fernanda Medeiros 5

1891 1 Constituio Republicana

1934 art. 113, n. 38

1937 suprimiu-a do texto constitucional 1946 recoloca art. 141, 38

qualquer cidado ser parte legtima para pleitear a anulao ou a declarao de nulidade de atos lesivos do patrimnio da Unio, dos Estados, dos Municpios, das entidades autrquicas e das sociedades de economia mista.

1967 mantm 1969 EC n. 1 art. 153, 31

Qualquer cidado ser parte legtima para propor ao popular que vise a anular atos lesivos ao patrimnio de entidades pblicas.
Prof. Fernanda Medeiros 6

Resultado da Evoluo Constitucional

Ao Popular possui, atualmente:


Objeto mais dilatado; Proteo autor para que esse no fique exposto ao risco do nus da sucumbncia e nem da carga das custas processuais; Conseqente incentivo propositura; Restrita ao cidado (qual a definio de cidado?)

Prof. Fernanda Medeiros

Regulamentao Infraconstitucional
A AO POPULAR est regulamentada pela Lei n. 4.717/65

Prof. Fernanda Medeiros

Requisitos
1.

Legitimidade ativa: s pode ser proposta por cidado brasileiro, ou seja, pessoa natural que esteja no gozo de seus direitos polticos;
Sm. 365 STF: no podem propor: estrangeiros, pessoa jurdica, partidos polticos, entidades de classe e inalistveis.

2.

Existncia de ilegalidade ou ilegitimidade do ato impugnado, ou seja, na sua formao ou no seu objeto;
Prof. Fernanda Medeiros 9

3.

Lesividade do ato ao patrimnio pblico;


Ato lesivo: todo aquele que desfalca o errio da administrao, que atinge a moralidade administrativa, o meio ambiente e o patrimnio histrico e cultural;

3.

3.

Ofensa ao patrimnio pblico e/ou moralidade administrativa.


Prof. Fernanda Medeiros 10

Finalidade

Repressiva, Preventiva e Supletiva.


Repressiva: visa corrigir atos danosos consumados. Preventiva: visa agir antes da consumao dos efeitos lesivos do ato, podendo o ato ser suspenso liminarmente, com o escopo de evitar o dano. Supletiva: visa a obrigar a administrao, que est omissa, a atuar para evitar ou reprimir o dano.

Prof. Fernanda Medeiros 11

Objeto

o ato ilegal e lesivo ao patrimnio pblico.

Ato: a lei de efeitos concretos, o decreto, a resoluo, a portaria, o contrato, o ato administrativo, ou seja, toda a manifestao de vontade da administrao danosa aos interesses da comunidade.

Prof. Fernanda Medeiros

12

Competncia

Ser determinada pela origem do ato impugnado e ser SEMPRE em primeiro grau de jurisdio.

Se originando de um funcionrio, rgo ou entidade ligada Unio, ser competente o juiz da Seo Judiciria Federal do local onde o ato foi praticado. Originando-se de funcionrio, rgo ou entidade lidada ao Estado, ser competente o juzo indicado na lei de organizao judiciria estadual. Se a origem do ato for municipal, ser o juiz da comarca onde o ato foi praticado.
Prof. Fernanda Medeiros 13

Preveno do Juzo

A propositura da ao previnir o juzo para todas as aes que forem intentadas contra as mesmas partes, sob o mesmo fundamento.

Prof. Fernanda Medeiros

14

Curiosidades Processuais

No havendo interesse da Unio compete Justia Estadual o julgamento de ao popular movida contra sociedade de economia mista (Sm. 42 do STJ).
A Unio pode ingressar nas aes em que a sociedade de economia mista por ela controlada seja parte, deslocando a competncia para a Justia Federal mesmo que seu interesse seja exclusivamente econmico e indireto.
Prof. Fernanda Medeiros 15

Processo e Procedimento

A Ao Popular segue no Rito Ordinrio; No despacho inicial o juiz ordenar a citao de todos os responsveis pelo ato impugnado; A citao ser pessoal para os que praticaram o ato e por edital aos beneficirios;
Prof. Fernanda Medeiros 16

A intimao do Ministrio Pblico obrigatria; Requisitar os documentos necessrios marcando um prazo de 15 a 30 dias para cumprimento;

Possibilidade de suspenso liminar do ato;


No concedida: agravo de instrumento Concedida: agravo de instrumento, correio parcial e mandado de segurana. Ou pedido de cassao de liminar dirigida ao presidente do Tribunal competente.

Prof. Fernanda Medeiros 17

Nomear curador especial aos citados por edital que forem revis; Prazo para a Contestao: 20 dias prorrogveis por mais 20;
O prazo comum a todos;

Inadmissvel a reconveno;
Prof. Fernanda Medeiros 18

Desistncia do autor: sero publicados editais, ficando assegurado a qualquer cidado ou mesmo ao Ministrio Pblico dar prosseguimento ao processo.

Prof. Fernanda Medeiros

19

Sentena

Procedente:

O juiz dever decretar:


A invalidade do ato; A condenao ao ressarcimento de perdas e danos por parte dos responsveis que tiverem agido com dolo ou culpa, assim como dos beneficirios. Haver ao regressiva contra os responsveis que no integraram a lide. A condenao abrange as custas e os honorrios advocatcios.

Prof. Fernanda Medeiros 20

Sentena

Improcedente:

Autor vencido:
Fica isento das custas; Fica isento do nus da sucumbncia. SALVO se restar comprovada a m-f

Prof. Fernanda Medeiros

21

Das könnte Ihnen auch gefallen