Sie sind auf Seite 1von 22

Profuncionrio

Pro uncionrio
Poltica de formao inicial, que foi implementada pela Educao Profissional na oferta de cursos na rea Tcnica em Nvel Mdio, possibilitada pela instituio legal da 21 rea Profissional de Servios de Apoio Escolar - Resoluo n. 04/05 e Parecer n. 16/05 - do Conselho Nacional de Educao.

Pro uncionrio
Hoje esta rea denominado de Eixo Tecnolgico de Apoio Educacional, conforme Catlogo Nacional de Cursos Tcnicos, regulamentado pela Portaria n. 870, de 16 de julho de 2008, e pela poltica de valorizao desses profissionais, entendendo o seu importante papel no contexto da escola pblica, na atualidade.

Pro uncionrio
Os eixos que norteiam a Proposta Pedaggica so: o Trabalho, o Tempo, a Cultura, a Cincia e a Tecnologia. A base das prticas educacionais o desenvolvimento de processos de formao humana integral, articulada com o contexto scio-histrico, oportunizando aos educandos a preparao para o mundo do trabalho.

IDENTIFICAO DOS CURSOS DO EIXO TECNOLGICO DE APOIO EDUCACIONAL

Tcnico em Nvel Mdio de:

Secretaria Escolar; Multimeios Didticos; Biblioteconomia Alimentao Escolar Infra-estrutura Escolar;.

Pro uncionrio
EIXO TECNOLGICO: Apoio Educacional. CARGA HORRIA TOTAL : 1260 horas. MODALIDADE DE OFERTA:

A distncia (semi-presencial).

Pro uncionrio

REGIME DE FUNCIONAMENTO : o curso realizado em regime modular, na forma subsequente, sendo 30% da carga horria realizada presencialmente e 70% realizada a distncia, como segue:

Pro uncionrio
a) Os encontros presenciais acontecem aos sbados, no turno da manh; b) A carga horria presencial tem um total de 288 horas, de carter obrigatrio por se constituir no momento de orientao para o desenvolvimento da carga horria realizada a distncia. c)A Prtica Profissional Supervisionada tem carga horria de 300 horas e realizada paralelamente ao desenvolvimento do curso conforme matriz e orientao da SEED.

Pro uncionrio
d) Os estudos realizados a distncia so cumpridos de forma individualizada, com os respectivos registros no MEMORIAL, que se constitui no registro da trajetria do cursista em sua profissionalizao, totalizando 672 horas; e) A carga horria dos professores pedagogos tutores de 20h e dos professores do eixo de formao especfica de 10h.

CRITRIOS PARA ACESSO AOS CURSOS


Escolaridade: para matrcula o aluno dever ter o Ensino Mdio completo e atender ao Edital de Seleo.
Regime de matrcula: a matrcula acontecer no incio do curso( Bloco I) , para os estudos que compreendem o Eixo da Formao Pedaggica e, ao trmino deste, realizar nova matrcula ( Bloco II), para realizao dos estudos referentes ao Eixo da Formao Especfica. Perodo de integralizao do curso: mnimo de 18 meses e mximo de 36 meses.

BLOCO I EIXO DE FORMAO PEDAGGICA:

Comum s quatro habilitaes. Constitui-se de 6 (seis) mdulos de 60h cada, e 100h de aulas de prticas profissionais supervisionadas, num total de 460h.

Bloco II Eixo de Formao Especfica

Constitui-se de 10 (dez) mdulos de 60h cada, sendo que 3 mdulos so comuns s 4 habilitaes, e 200h de aulas de Prtica Profissional Supervisionada, num total de 800h.

PERFIL PROFISSIONAL E MATRIZ CURRICULAR DOS CURSOS OFERTADOS PELO PROFUNCIONRIO:

TCNICO EM NVEL MDIO DE SECRETARIA ESCOLAR


O Tcnico em Secretaria Escolar dever auxiliar na administrao da escola, atuando como educador e gestor dos espaos e ambientes de comunicao e tecnologia na escola, com capacidade para construir, propor, participar, interferir, conduzir, refletir, mediar e dialogar com a comunidade escolar na perspectiva de emancipao do exerccio da cidadania e da responsabilidade social coletiva. Ver Matriz no Arquivo observar a carga horrio do Mdulo e da PPS

TCNICO EM NVEL MDIO DE MULTIMEIOS DIDTICOS


O Tcnico em Multimeios Didticos dever se apropriar, decodificar e mediar o uso dos recursos pedaggicos e tecnolgicos na prtica escolar. Dever agir como educador, buscando a ampliao do conhecimento do educando, sua emancipao e autonomia , facilitados pelo uso dos recursos disponveis na escola. Ver Matriz no Arquivo observar a carga horrio do Mdulo e da PPS

TCNICO EM BIBLIOTECONOMIA
O Tcnico em Biblioteconomia dever atuar no tratamento, recuperao e disseminao da informao em ambientes fsicos ou virtuais, executando atividades auxiliares, especializadas e administrativas, relacionadas rotina de bibliotecas ou dos centros de documentao e informao, quer no atendimento ao aluno, na administrao do acervo ou na manuteno de banco de dados, alm de colaborar no controle e na conservao de documentos e equipamentos. Ver Matriz no Arquivo observar a carga horrio do Mdulo e da PPS

TCNICO EM NVEL MDIO DE ALIMENTAO ESCOLAR


O Tcnico Alimentao Escolar dever preparar, selecionar, e preservar os alimentos, valorizando a cultura alimentar local, programando e diversificando a merenda escolar. Atuar como educador junto comunidade escolar, mediando e dialogando sobre as questes de higiene, lixo e poluio, do uso da gua como recurso natural esgotvel, de forma a contribuir na construo de bons hbitos alimentares e ambientais. Ver Matriz no Arquivo observar a carga horrio do Mdulo e da PPS

TCNICO EM NVEL MDIO DE INFRAESTRUTURA ESCOLAR

O Tcnico em Infra-estrutura escolar dever preservar, refletir, valorizar e integrar o ambiente fsico escolar, bem como o patrimnio como espao educativo, agindo educador na construo de hbitos de preservao e manuteno do ambiente fsico , do meio-ambiente e do patrimnio escolar.
Ver Matriz no Arquivo observar a carga horrio do Mdulo e da PPS

CRITRIOS DE AVALIAO DA APRENDIZAGEM Avaliao da Formao Pedaggica: Memorial (momentos presenciais e a distncia).

Avaliao da Prtica Profissional Supervisionada: anotaes da prtica, Fichas de Frequencia e Relatrio Final.

RECUPERAO DE ESTUDOS
A recuperao de estudos um dos aspectos da aprendizagem que leva em conta a necessidade de retomada de saberes no apreendidos pelos cursistas, com formas diferenciadas e individualizadas de orientao e de acompanhamento, concomitantes ao desenvolvimento dos mdulos.

Pro uncionrio
- Comisso Estadual do ProFuncionrio:
Tem a funo de coordenar a implantao, acompanhamento, organizao, planejamento e avaliao do Programa no Estado do Paran.

- Comisso de ProFuncionrio:

Casos

Especiais

do

Tem a funo de avaliao e orientao dos procedimentos relacionados a alunos em situaes especficas do Programa no Estado do Paran.

Profuncionrio Equipe Tcnico Pedaggica:


Cristiane Prendin - Coordenadora Executiva prendacristi@pr.gov.br Berenice Teodorovicz - Tcnico Pedaggica berenicepedagoga@seed.pr.gov.br
Jacqueline Tomen Machado - Tcnico Pedaggica jakepedagoga@seed.pr.gov.br

Fone: (41) 3340 1677 0800 643 3340 opo 2 profuncinrio_pr@yahoo.com.br

Das könnte Ihnen auch gefallen