Sie sind auf Seite 1von 18

FUNDAMENTAO TERICA

Reviso de Literatura

Mostrar a importncia da reviso de literatura no processo de pesquisa; identificar os passos para a elaborao de uma reviso de literatura. Prof. Dr. Jlio Cesar de Sales

INTRODUO

literatura. A reviso de literatura refere-se fundamentao terica que voc ir adotar para tratar o tema e o problema de pesquisa. Por meio da anlise da literatura publicada voc ir traar um quadro terico e far a estruturao conceitual que dar sustentao ao desenvolvimento da pesquisa. A reviso de literatura resultar do processo de levantamento e anlise do que j foi publicado sobre o tema e o problema de pesquisa escolhidos. Permitir um mapeamento de quem j escreveu e o que j foi escrito sobre o tema e/ou problema da pesquisa.

INTRODUO

Para Luna (1997), a reviso de literatura em um trabalho de pesquisa pode ser realizada com os seguintes objetivos: determinao do estado da arte: o pesquisador procura mostrar atravs da literatura j publicada o que j sabe sobre o tema, quais as lacunas existentes e onde se encontram os principais entraves tericos ou metodolgicos; reviso terica: voc insere o problema de pesquisa dentro de um quadro de referncia terica para explic-lo. Geralmente acontece quando o problema em estudo gerado por uma teoria, ou quando no gerado ou explicado por uma teoria particular, mas por vrias;

INTRODUO

reviso emprica: voc procura explicar como o problema vem sendo pesquisado do ponto de vista metodolgico procurando responder: quais os procedimentos normalmente empregados no estudo desse problema? Que fatores vm afetando os resultados? Que propostas tm sido feitas para explic-los ou control-los? Que procedimentos vm sendo empregados para analisar os resultados? H relatos de manuteno e generalizao dos resultados obtidos? Do que elas dependem?; reviso histrica: voc busca recuperar a evoluo de um conceito, tema, abordagem ou outros aspectos fazendo a insero dessa evoluo dentro de um quadro terico de referncia que explique os fatores determinantes e as implicaes das mudanas.

INTRODUO

Para elaborar uma reviso de literatura recomendvel que voc adote a metodologia de pesquisa bibliogrfica. Pesquisa Bibliogrfica aquela baseada na anlise da literatura j publicada em forma de livros, revistas, publicaes avulsas, imprensa escrita e at eletronicamente, disponibilizada na Internet. A reviso de literatura/pesquisa bibliogrfica contribuir para: obter informaes sobre a situao atual do tema ou problema pesquisado; conhecer publicaes existentes sobre o tema e os aspectos que j foram abordados;

INTRODUO

verificar as opinies similares e diferentes a respeito do tema ou de aspectos relacionados ao tema ou ao problema de pesquisa. Para tornar o processo de reviso de literatura produtivo, voc dever seguir alguns passos bsicos para sistematizar seu trabalho e canalizar seus esforos. Os passos sugeridos por Lakatos e Marconi (1991) so:

ESCOLHA DO TEMA

O tema o aspecto do assunto que voc deseja abordar, provar ou desenvolver. A escolha do tema da reviso de literatura est vinculada ao objetivo da prpria reviso que voc pretende fazer. A reviso de literatura dever elucidar o tema, proporcionar melhor definio do problema de pesquisa e contribuir na anlise e discusso dos resultados da pesquisa. Em funo da exploso da informao, voc dever definir para onde ele ir dirigir e concentrar seus esforos na reviso de literatura, porque s assim no ficar perdido no emaranhado das publicaes existentes. Pesquisadores experientes sabem que o risco de perder tempo e o rumo podem ser fatais neste processo. Alm de atravancar todo o desenvolvimento das etapas da pesquisa, pode at impedir sua realizao.

ELABORAO DO PLANO DE TRABALHO

Para evitar disperso e perda de tempo no processo de leitura de textos, importante levantar os aspectos que sero abordados sobre o tema. Para isso voc deve elaborar um esquema provisrio de sua reviso de literatura, onde listar de forma lgica as abordagens que pretende fazer referentes ao tema ou problema de sua pesquisa. O esquema servir de guia no processo de leitura e na coleta de informaes nos textos. Veja o exemplo na pesquisa indicada abaixo: Exemplo ROCHA, Simone Karla da. Qualidade de vida no trabalho: um estudo de caso no setor txtil. 1998. Dissertao (Mestrado em Engenharia de Produo) - Programa de Ps-Graduao em Engenharia de Produo, UFSC, Florianpolis. Nesta pesquisa a autora escolheu para realizao de sua reviso de literatura:

ELABORAO DO PLANO DE TRABALHO

TEMA Pressupostos bsicos que permeiam a qualidade de vida no trabalho. ESTRUTURA (esquema mostrando os tpicos que seriam abordados) EVOLUO DAS TEORIAS ADMINISTRATIVAS O ENFOQUE DA QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO A origem e a evoluo dos estudos de qualidade de vida no trabalho Os conceitos de qualidade de vida no trabalho Os modelos para avaliao da qualidade de vida no trabalho: Modelos de Hackman e Oldham; Modelo de Westley; Modelo de Werther e Davis; Modelo de Walton.

IDENTIFICAO

Aps a definio do que ser abordado na reviso de literatura e a elaborao de um esquema com os aspectos a serem abordados que servir de guia para organizao do processo de leitura, voc deve identificar o material. A identificao implica fazer um levantamento bibliogrfico para recuperar as informaes sobre o que j foi publicado sobre o tema e os aspectos que constam no esquema/sumrio dos tpicos. Esse processo requer o uso de obras de referncia para minimizar esforos e recuperar a maior quantidade de informao possvel. Obras de referncia, usadas para levantamento bibliogrfico, so organizadas especialmente para facilitar a consulta de itens especficos de informao. Possuem, geralmente, ndices de autores e assuntos/palavras-chave que remetem s informaes arranjadas em itens numerados para facilitar a recuperao.

IDENTIFICAO

Bibliografias e Abstracts so publicaes disponveis em papel para consulta. Bases de dados so disponveis em meio digital, em CD-ROM ou eletrnico via internet. Outra forma de fazer levantamento bibliogrfico usando as ferramentas de busca da internet, como por exemplo: Altavista, Excite, Infoseek, Lycos, Yahoo, Radar Uol, Cad, as bibliotecas virtuais e os catlogos on-line de bibliotecas disponibilizados na rede. Tambm no devem ser desprezadas as indicaes bibliogrficas feitas em artigos ou livros disponveis e lidos sobre o tema da pesquisa.

LOCALIZAO E COMPILAO

Realizada a identificao (o levantamento bibliogrfico), necessrio que voc obtenha os materiais considerados teis realizao da pesquisa. preciso, ento, localiz-los. Deve-se comear pela Biblioteca que est mais prxima e, se essa no possuir, podem-se consultar outras no Pas ou no mundo. Veja como proceder para localizao dos materiais na Aula 6. Para fazer a compilao, reunio sistemtica dos materiais selecionados e localizados, os seguintes recursos: fotocpias, impresses e a prpria aquisio, quando for indispensvel.

FICHAMENTO

Os materiais selecionados para leitura sero analisados e fichados. O Fichamento permite que voc rena as informaes necessrias e teis elaborao do texto da reviso. Podem ser elaborados diversos tipos de fichas, como: bibliogrfica: com dados gerais sobre a obra lida; citaes: com a reproduo literal entre aspas e a indicao da pgina da parte dos textos lidos de interesse especfico para a redao dos tpicos e itens da reviso;

FICHAMENTO

resumo: com um resumo indicativo do contedo do texto; esboo: apresentando as principais idias do autor lido de forma esquematizada com a indicao da pgina do documento lido; comentrio ou analtica: com a interpretao e a crtica pessoal do pesquisador com referncia s idias expressas pelo autor do texto lido. O Fichamento ir permitir: identificao das obras lidas, anlise de seu contedo, anotaes de citaes, elaborao de crticas e localizao das informaes lidas que foram consideradas importantes.

ANLISE E INTERPRETAO

De posse dos Fichamentos voc far ento, a classificao, a anlise, a interpretao e a crtica das informaes coletadas.

REDAO

Na redao do texto final voc deve observar os seguintes critrios: objetividade, clareza, preciso, consistncia, linguagem impessoal e uso do vocabulrio tcnico (ver Aula 7). Recomendaes importantes: o texto deve ter comeo, meio e fim. faa um texto introdutrio explicando o objetivo da reviso de literatura; reviso de literatura no fazer colagem de citaes bibliogrficas; ento:

REDAO

faa uma abertura e um fecho para os tpicos tratados; preencha as lacunas com consideraes prprias; crie elos entre as citaes. Citao, segundo a Associao Brasileira de Normas Tcnicas (2001, p.1), a Meno, no texto, de uma informao extrada de outra fonte.

REDAO

Os tipos de citaes que podem ser utilizadas no texto, segundo a NBR 10520:2001, so: citao direta: transcrio textual dos conceitos do autor consultado; citao indireta: transcrio livre do texto do autor consultado; citao de citao: transcrio direta ou indireta de um texto em que no se teve acesso ao original.

Das könnte Ihnen auch gefallen