Sie sind auf Seite 1von 19

REENGENHARIA

CONCEITO
A Reengenharia, criada pelos americanos Michael Hammer e James Champy, no incio da dcada de 90, um sistema administrativo utilizado pelas organizaes para se manterem competitivas no mercado e alcanarem suas metas, reformulando o seu modo de fazer negcios, suas atividades e tarefas e/ou processos.

ORIGEM
Nasceu da necessidade que as empresas tinham de se adequar s mudanas tecnolgicas no incio da dcada de 90, pois os computadores eram a ferramenta, mas faltava o principal: procedimentos que se moldassem essa realidade.

As idias chegaram ao papel atravs do best-seller Reenginnering the Corporation publicado em 1993 por Hammer e Champy. Consistia em redesenhar radicalmente as prticas e processos da organizao. No mudar o que j existe e sim, remodelar e reinventar regras e processos.

Mas a Reengenharia veio tambm como resposta ao desenvolvimento tecnolgico dos japoneses, que conseguiram, aps a guerra, se firmar como modelo de administrao e tirar a imagem de imitadores baratos. Os americanos viram nos japoneses uma concorrncia forte e decidiram recuperar o espao perdido.

METODOLOGIA
Para todo e qualquer tipo de mudana, preciso, primeiramente, identificar o problema e encontrar a melhor soluo de resolv-lo. Para isso, a definio de estratgia primordial e esta precisa ser dividida em fases, para uma melhor organizao.

1 Fase Preparao: listar processos, redefinir e verificar recursos; 2 Fase Planejamento: garantir os meios, estruturar equipes e distribuir tarefas; 3 Fase Implementao: analisar, reinventar, avaliar impacto e implementar os processos; 4 Fase Avaliao: medir, comunicar, controlar e gerir o impacto das alteraes.

Aps a definio da estratgia geral, pode-se partir para algo mais especfico:
Organizar os processos com base nos resultados; Colocar aqueles que vo utilizar o resultado do processo a execut-lo; Processamento da informao nas mos de quem a produz; Tratar recursos dispersos como se estivessem centralizados;

Ligar atividades paralelas em vez de integrar apenas os seus resultados; Colocar o ponto de deciso onde o trabalho executado, permanecendo o controle implcito no processo; Recolher a informao apenas uma vez e na fonte nesse caso utiliza-se muito a ajuda da TI, pois temos os cdigos de barra, as bases de dados relacionais e o intercmbio eletrnico de dados.

EXEMPLO:

No fim, a Reengenharia introduz mudanas em trs nveis gerenciais da organizao:


Operacional: equipes multifuncionais, diminuio do excesso de hierarquias; Gesto de Processos: aplicao de inovaes tecnolgicas processos integrados e informatizados; Gesto de Negcios: so as maiores mudanas na empresa - reduo de custos, otimizao de tempo e melhoria na qualidade dos servios.

EXEMPLO DE SUCESSO: FORD


No incio da dcada de 80, a indstria automobilstica americana estava em depresso. A Ford, com o intuito de melhorar seus processos, fez um estudo de caso do processo de compra at o pagamento, e verificou que tudo era muito burocrtico, e decidiu adquirir um novo sistema de computadores, com previso de reduzir at 20% dos custos.

Mas viu que no era tudo, pois sua concorrente, a Mazda, conseguia muito mais atravs de seus procedimentos mais enxutos. E foi o que a Ford fez. Implementou radicalmente um novo processo e conseguiu uma reduo nas despesas de 75% e no mais de 20% como havia previsto no comeo.

Antes:

Depois:

VANTAGENS
Palavras chave: qualidade, inovao e qualidade no servio; Perspectiva funcional; Diminuio nos erros; Rapidez; Processos pr-definidos (auxilia na mudana de funcionrio).

DESVANTAGENS
Quem no tem coragem de arriscar, no deve implementar, pois uma mudana radical; Insegurana e instabilidade nas pessoas; Ter a conscincia de que toda mudana pode dar certo ou no, e estar preparado para arcar com isso.

A Reengenharia ...consiste no repensar fundamental e no redesenhar radical dos processos de trabalho com o objetivo de obter melhorias dramticas nas medidas contemporneas crticas da performance da empresa, seja nos custos, na qualidade, no servio ou no tempo.
(Michael Hammer e James Champy Reenginnering the Corporation)

Das könnte Ihnen auch gefallen