Sie sind auf Seite 1von 28

Imunobiolgicos Especiais

Kelianny Pinheiro Bezerra

Imunobiolgicos Especiais
Vacina Inativada contra Poliomielite (VIP):
Composio

e apresentao: Trata-se de vacina trivalente de potncia aumentada, que contm poliovrus dos tipos 1, 2 e 3 obtidos em cultura celular e inativados por formaldedo. apresentada sob a forma de soluo injetvel, em doses individuais ou frascos multidoses. Dose, Via de administrao: 2 meses de idade por via intramuscular em dose de 0,5mL. Esquemas: Esquema bsico: trs doses com intervalo de 60 dias (intervalo mnimo = 30 dias) a partir dos 2 meses de idade. Reforos: O primeiro, seis meses a um ano depois da terceira dose; o segundo, trs a cinco anos depois do primeiro reforo.

Indicaes: 1. Crianas imunodeprimidas (congnita ou adquirida); 2. Crianas que estejam em contato domiciliar ou hospitalar com pessoa imunodeprimida; 3. Pessoas submetidas a transplante de rgos slidos ou de medula ssea; 4. Recm-nascidos que permaneam internados em unidades neonatais por ocasio da idade de incio da vacinao; 5. Crianas com histria de paralisia flcida associada vacina, aps dose anterior de VOP. 6. Crianas filhos de me HIV+ antes da definio diagnstica Contra-indicaes: Reao grave dose anterior de VIP. Eventos adversos:Locais: eritema discreto no local da aplicao.Sistmicos: febre moderada. Alrgicos: raros.

Vacina Inativada contra Poliomielite (VIP):

Vacina contra Hepatite A

Composio e apresentao: So preparadas a partir de culturas celulares em fibroblastos humanos, sendo inativadas pela formalina.

Dose, via de administrao: 2 doses de 0,5mL, IM. Esquemas: A partir de 1ano ou 2 anos de idade; em duas doses, deve ter um intervalo de 06 meses entre as doses (de acordo com laboratrio). Algumas Indicaes: Hepatopatias crnicas; portadores crnicos do vrus da Hepatite B; Crianas menores de 13 anos com HIV/aids; Coagulopatias; Adultos com HIV/aids que sejam portadores do VHB ou VHC, transplantados entre outras.

Vacina contra Hepatite A


Contra-Indicaes:quando houver histria de reao anafiltica; gestao.

Eventos adversos Locais: so os mais comumente registrados. Dor, eritema ou edema ocorrem entre 20 a 50% dos vacinados, sendo leves e transitrios. Sistmicos: febre e fadiga ocorrem em menos de 5% dos vacinados. Alrgicos: raros.

Vacina contra Varicela(VZ):


Composio e apresentao: vrus vivos atenuados e podem conter gelatina e traos de antibiticos. Doses, vias de administrao: a partir dos 12 meses de idade. Dose de 0,5mL e via Subcutnea. Esquemas: Depende do fabricante, geralmente, entre 12 meses e 12 anos de idade, uma dose de 0,5mL, por via subcutnea. Em pessoas com 13 anos de idade ou mais, duas doses, com intervalo de quatro a oito semanas. Intervalo de trinta dias com relao a outras vacinas virais vivas.

Vacina contra Varicela(VZ):


Indicaes: pr-exposio- leucemia linfoctica aguda; profissionais de sade, pessoas e familiares suscetveis doena; candidatos a transplante de rgos 3 meses antes da cirurgia; doenas nefropatias crnicas. ps-exposio - controle de surto em ambiente hospitalar e contatos. Contra-Indicaes: Gestao; Reao anafiltica a dose anterior da vacina; Eventos adversos:Locais; Sistmicos e Alrgicos, todos muito raros.

Vacinas contra Pneumococo


Tipos : Pn23 - apresentada em frascos com doses individuais com 23 sorotipos Polissacardeos de pneumoccico purificado(23 sorotipos). Administrada a partir de 2 anos. Via intramuscular. Dose nica. A revacinao indicada uma nica vez, devendo ser realizada de 3 a 5 anos aps a dose inicial. Eventos adversos: Locais: eritema, endurao e dor. Sistmicos: febre baixa, astenia, cefalia e mialgia.

Vacinas contra Pneumococo


Pnc7- Frascos com doses individuais contm 07 sorotipos de pneumococo conjugado. A partir de 2 meses. 2 a 6 meses- 3 doses (0/2/4 meses); 7 a 11 meses- 2 doses (0/2 meses); 12 a 23 meses 2 doses (0/2 meses); indicada somente para < 5 anos de idade. Eventos adversos: Locais: rubor, endurao e dor de intensidade leve. Sistmicos: irritabilidade, sonolncia e choro excessivo so descritos, porm de intensidade leve. Alrgicos: raros. Indicaes para as duas vacinas: 1. HIV/aids; 2. Pneumopatias crnicas, exceto asma; 3.Asma grave em usos de corticide em dose imunossupressora; 4. Cardiopatias crnicas;

Vacinas contra Pneumococo


5. Nefropatias crnicas/hemodilise/sndrome nefrtica; 6. Transplantados de rgos ou medula ssea; 7. Imunodeficincia devido a cncer ou imunossupresso teraputica; 8. Diabetes mellitus; entre outros. Contra-Indicaes Pn23 e Pnc7: reao anterior de hipersensibilidade imediata vacina.

Vacina trplice acelular(DTPa):


Composio e apresentao: Existem vrios tipos de vacinas produzidas por diversos laboratrios. Apresentadas em forma de suspenso, em seringas ou ampolas unidose. Dose, via de administrao: Dose de 0,5mL. a partir dos 2 meses de idade, sendo a idade mxima em< 7 anos. Via Intramuscular Profunda. Esquemas- O esquema de vacinao aos 2, 4 e 6 meses, com um reforo aos 15 meses e outro entre 4 e 6 anos. A criana dever receber simultaneamente vacina contra Haemophilus influenzae tipo b, trs doses.

Vacina trplice acelular(DTPa):


Indicaes: Convulso febril ou afebril nas primeiras 72 horas aps vacinao da tetravalente ou DTP; Sndrome hipotnica hiporresponsiva nas primeiras 48 horas aps vacinao; Doena convulsiva crnica; Cardiopatias ou pneumopatias crnicas em menores de 2 anos; Doenas neurolgicas crnicas incapacitantes; RN prematuro extremo (menor de 1.000g ou 31 semanas).

Vacina trplice acelular(DTPa):


Contra-Indicaes: choque anafiltico por vacina tetravalente ou vacinas antitetnicas; encefalopatia instalada no perodo de at sete dias depois da aplicao da vacina. Eventos Adversos: Locais e sistmicos: so os mesmos das vacinas celulares s que menos frequentes.

Vacina contra meningococo conjugada C (MncC)Composio e apresentao: Cada dose corresponde a 0,5mL de suspenso, de polissacardeo meningoccico do grupo C conjugado a protenas. Dose, via de administrao: A partir dos 2 meses de idade, por via IM, em dose de 0,5mL.

Vacina contra Meningococo Conjugada C (MncC)Esquemas: A partir de 2 meses de idade, 2 ou 3 doses no 1 ano de vida, de acordo com as indicaes do fabricante, com 1 dose de reforo a partir dos 12 meses de vida. Em crianas > de 12 meses e adultos, dose nica. Indicaes: 1. Imunodeficincias congnitas aps indicao; 2. Pessoas menores de 13 anos com HIV/aids; entre outras. Contra-Indicaes Pacientes com hipersensibilidade. Eventos adversos Locais: eritema, endurao e dor. Sistmicos: febre baixa e irritabilidade. Alrgicos: anafilaxia rara.

Vacina contra a Raiva Humana

Composio e apresentao: Constituda por suspenso de vrus rbicos inativados e purificados. Frascos unidose, lifilo. Indicao: Profilaxia da raiva humana em indivduos expostos ao vrus: mordedura, lambedura de mucosa ou arranhadura, provocadas por animais transmissores da raiva. Contra-indicao: No tem contra-indicao. O esquema de administrao: diferenciado para a psexposio, para a reexposio e para a preexposio. Via de administrao e dose: via intramuscular- deltoide e vasto lateral da coxa em crianas. Dose: 1 ml ou dependendo do peso do vacinado.

Esquema Vacinal ps-exposio da Raiva Humana


Natureza da agresso Animal clinicamente sadio (co e gato) Animal clinicamente suspeito no momento da agresso

Contato indireto
Acidentes leves Ferimentos superficiais, pouco extensos, nicos em torncos e membros(exceto mos e polpas digitais e plantas dos ps) por arranhadura ou mordedura. Lambedura em pele lesada.

Lavar com gua e sabo. No tratar e no tratar


Lavar c gua e sabo Observar o animal durante 10 dias aps a exposio; se o animal permanecer sadio, encerrar o caso; se o animal adoecer, morrer ou desaparecer durante a observao, administrar 5 doses de vacina (dias 0, 3, 7, 14 e 28).

Lavar com gua e sabo. No tratar.


Lavar com gua e sabo Iniciar ttt com 2 doses, (dias 0 e 3); Observar por 10 dias Se descartar suspeita, suspender ttt e encerrar caso; Se animal morre, adoece ou desaparece: completar esquema com 5 doses. Aplicar uma dose entre o 7 e 10 dias e uma dose nos dias 14 e 28

Esquema Vacinal ps-exposio da Raiva Humana


Acidentes graves Lambedura em mucosa. Mordedura na cabea, face,pescoo, mos, polpa digital e/ou plantas dos ps. Mordedura mltipla e/ou profunda em qualquer parte do corpo. Arranhadura profunda provocada por unha Lambedura de mucosas e pele com leso grave Lavar com gua e sabo Observar o animal durante 10 dias aps a exposio; Iniciar ttt: uma dose da vacina no dia 0 e outra no dia 3; se o animal estiver sadio durante a observao, encerrar caso se o animal adoecer, morrer ou desaparecer durante a observao, aplicar o soro e completar a vacinao completando as 5 doses. Aplicar uma dose entre o 7 e 10 dia e uma dose nos dias 14 e 28. Lavar com gua e sabo; Iniciar o tratamento com soro e 5 doses diria de vacina (dias 0, 3, 7, 14 e 28); Observar o animal durante 10 dias aps a exposio; Se a suspeita de raiva for descartada, suspender ttt e encerrar o caso.

Esquema Vacinal ps-exposio da Raiva Humana


Natureza da agresso Co ou gato raivoso, desaparecido ou morto; animais silvestres (inclusive os domiciliados), animais domstico de interesse econmico ou de produo Lavar com gua e sabo. No tratar. Lavar com gua e sabo Iniciar ttt com 5 doses (dias 0, 3, 7, 14 e 28).

Contato indireto Acidentes leves Ferimentos superficiais, pouco extensos, nicos em torncos e membros(exceto mos e polpas digitais e plantas dos ps) por arranhadura ou mordedura. Lambedura em pele lesada.

Esquema Vacinal ps-exposio da Raiva Humana


Natureza da agresso Co ou gato raivoso, desaparecido ou morto; animais silvestres (inclusive os domiciliados), animais domstico de interesse econmico ou de produo Lavar com gua e sabo Iniciar ttt com soro e 5 doses (dias 0, 3, 7, 14 e 28).

Acidentes graves Lambedura em mucosa. Mordedura na cabea, face,pescoo, mos, polpa digital e/ou plantas dos ps. Mordedura mltipla e/ou profunda em qualquer parte do corpo. Arranhadura profunda provocada por unha Lambedura de mucosas e pele com leso grave

Esquema vacinal na Pr-exposio e Re-exposio:

No caso de reexposio, ou seja, no caso da pessoa entrar em contato novamente com o vrus rbico, o esquema indicado depende da quantidade de doses recebidas anteriormente, conforme a norma tcnica j referida.

Vacina contra a Febre Tifide


Composio e Apresentao: Vacina parenteral polissacardeo capsular Vi purificado, extrado de Salmonella; Vacina oral - cepa atenuada da Salmonella typhi. Dose e volume: A oral corresponde a uma dose, ou seja, trs cpsulas, a partir dos cinco anos de idade. Cada cpsula administrada em dias alternados: no primeiro, terceiro e no quinto dias. A cada cinco anos feita uma dose de reforo. A injetvel uma dose de 0,5 ml, a partir dos dois anos de idade. Com reforo aos trs anos.

Via de administrao: Oral ou intramuscular.

Vacina contra a Febre Tifide

Indicao: indicada para pessoas sujeitas exposio excepcional por suas ocupaes ou viagens e, ainda, para quem vive em reas onde a incidncia da doena comprovadamente alta. No necessrio seu uso em enchentes pela baixa resposta imunolgica.

Soros Heterlogos e Imunoglobulinas Humanas: Soro antitetnico (SAT)

Indicao: O soro antitetnico (SAT) indicado para a preveno e o tratamento do ttano. Composio e Apresentao: O SAT uma preparao purificada, obtida a partir do soro de eqinos hiperimunizados com o toxide tetnico. Forma lquida, em ampolas de 5,0 ml. Dose e volume: depende do motivo que justificou a sua indicao: se para uso teraputico ou profiltico. Depende da prescrio mdica, idade e extenso da leso. Via de administrao: Via Intramuscular ou de acordo com prescrio mdica.

Imunoglobulina Humana Hiperimune Antitetnica

Indicao: A imunoglobulina humana hiperimune antitetnica (IGHAT) indicada para o tratamento de casos de ttano, em substituio ao soro antitetnico. Imunodeprimidos ou reao alrgicas ao soro. Composio e apresentao: constituda por imunoglobulinas da classe IgG que neutralizam a toxina produzida pelo bacilo do ttano. Forma lquida ou liofilizada, em frasco ampola de 1,0 ml ou 2,0 ml. Dose e volume: Esquema a ser adotado depende do motivo que justificou a indicao, de acordo com prescrio. Dose nica geralmente e agendar vacinao. Via de administrao: Exclusivamente intramuscular. Contra-Indicaes: reao alrgica a dose anterior.

Soro anti-rbico (SAR):

Indicao: profilaxia da raiva humana aps exposio ao vrus rbico. Composio e Apresentao: soluo de anticorpos obtidos a partir do soro de eqinos imunizados com antgenos rbicos. Forma lquida, em frasco-ampola de 5.0 ml. Dose e volume: A dose do soro anti-rbico varia de 40 UI para cada quilo de peso. A dose mxima de 3.000 UI. Via de administrao: Via intramuscular. Contra- indicao: Reao anafiltica a dose anterior de outro soro ou do SAR.

Imunoglobulina humana anti-rbica:


Composio e Apresentao: Imunoglobulinas especficas contra o vrus da raiva, do plasma de doadores selecionados. Apresentada sob forma liofilizada, em frascosampola com 150UI (1mL), 300UI (2mL) e 1.500UI (10mL). Dose, Via de Administrao: A dose nica de acordo com prescrio. A maior parte da imunoglobulina deve ser administrada dentro ou ao redor do ferimento. Intramuscular. Indicaes 1. Indivduos com hipersensibilidade aps a utilizao de soro heterlogo (antitetnico, anti-rbico, antidiftrico, antiofdico, etc.); 2. Indivduos que no completaram esquema anti-rbico por eventos adversos vacina; 3. Indivduos imunodeprimidos na situao de psexposio, sempre que houver indicao de vacinao antirbica.

Soro antidiftrico (SAD)


Indicao: tratamento da difteria. Composio e apresentao: Lquida, em ampolas de 10 ml. A mesma composio dos demais soros heterlogos. Dose e volume: Intramuscular ou endovenosa (raro). 1. Formas leves (nasal, cutnea, amigdaliana): 40.000 UI, por via intramuscular,; 2. Formas laringoamigdalianas ou mistas: 60.000 a 80.000 UI, por via endovenosa; 3. Formas graves ou tardias (quatro dias da doena): 80.000 a 120.000 UI, por via endovenosa, conforme prescrio mdica.

Imunoglobulina Humana Anti Varicela Zoster

Composio e apresentao: obtida de plasma humano contendo ttulos altos de IgG contra o vrus da varicela. contm 125 unidades por frasco, com o volume variando de 1,25 a 2,5mL. Doses, vias de administrao: Intramuscular, DOSE NICA, de acordo com a prescrio mdica. Indicaes: a)Pessoas imunodeprimidas sem histria bem-definida da doena e/ou de vacinao anterior; b) Pessoas com imunossupresso celular grave independentemente de histria anterior. c) Contato significativo com o vrus varicela zoster;

Das könnte Ihnen auch gefallen