Sie sind auf Seite 1von 24

Manual de Segurana para PONTES ROLANTES

Segurana na Utilizao de Ponte Rolante


manual tem como objetivo instruir o operador de Ponte Rolante quanto a necessidade de minimizar ao mximo possibilidades de acidentes durante seu manuseio.

Ponte Rolante
Ponte Rolante um equipamento utilizado para movimentao de cargas e materiais. A Ponte Rolante um equipamento areo que acoplado sobre trilhos capaz de movimentar grandes cargas.

Movimentos e Acessrios da Ponte Rolante


A Ponte Rolante tem a propriedade de deslocar cargas no sentido Horizontal, Vertical e Longitudinal. A Ponte Rolante munida de alguns acessrios: Holofotes auxiliares; Buzina ou Sirene; Megafone e Extintor.

Qual a Linga para Qual Aplicao?


Para movimentar cargas com meios de elevao so utilizados lingas e dispositivos de movimentao. As Lingas so, por exemplo: cabos, correntes, cintas e laos sintticos. Por meio delas que fazemos o acoplamento da carga ao meio de elevao. Dispositivos de movimentao so aqueles que fazem um acoplamento direto ou mesmo atravs de uma Linga carga. So considerados dispositivos de movimentao: ganchos e garras especiais, suportes para eletroims, travesses, etc. A escolha da Linga deveria ser feita pela engenharia de produo ou pelo planejamento, mas na maioria das vezes, quem tem de escolher o prprio movimentador.

Aplicveis so:

Cabos de Ao: para cargas com superfcie lisa, oleosa ou escorregadia, assim como laos de cabo de ao com ganchos para aplicao nos olhais da carga.

Correntes: para materiais em altas temperaturas e cargas que no tenham chapas ou perfis. Lingas de corrente com gancho podem ser acoplados aos olhais da carga. Cintas e Laos Sintticos: para cargas com superfcies extremamente escorregadias ou sensveis, como por exemplo, cilindros de calandragem, eixos, peas prontas e pintadas.

Cordas de Sisal e Sintticas: para cargas com superfcie sensvel, de baixo peso, como tubos, peas de aquecimento e refrigerao ou outras peas passveis de amassamento. Combinao Cabo e corrente: para o transporte de perfis e trefilados. Neste caso a corrente deve ficar na rea de desgaste onde possivelmente existam cantos vivos e o cabo fica nas extremidades exercendo funo de suporte e facilitando a passagem da Linga por baixo das cargas.

No aplicveis so:

Cabos de Ao: para materiais com cantos vivos ou em altas temperaturas. Correntes: para cargas com superfcie lisa ou escorregadia.
Cintas e Laos Sintticos: para cantos vivos e cargas em altas temperaturas.

Manutenes
Toda e qualquer manuteno ser realizada em Ponte Rolante, deve ser feito por profissional especializado.

Antes da realizao de qualquer tipo de manuteno, deve-se verificar que o equipamento esteja desenergizado, garantindo que permanea assim at o trmino da manuteno.
Fixar placa de aviso ou outro alerta de segurana no quadro de energia onde est ligada a Ponte Rolante, evitando assim que a energia seja restabelecida acidentalmente ou ocorra por falta de sinalizao.

Manuteno Preventiva
Afim de evitarmos acidentes e outras problemas, correto que executemos manutenes preventivas necessrias nas Pontes Rolantes. Quando realizarmos manutenes preventivas devemos abservar alguns tpicos bsicos, so eles: Comandos / Condio eltrica; Cabos e acessrios; Basculamento / Elevao; Trilhos e Roldanas; Freios; Lubrificao geral

Inspees Dirias
Antes de utilizar a Ponte Rolante devemos realizar uma Inspeo afim de assegurar a total confiabilidade para utilizao da Ponte Rolante em condies seguras observando: cabos, se observar alguma anormalidade comunicar imediatamente a chefia. Podemos realizar Inspees:

Visuais: Deve ser realizada antes que se coloque o equipamento em uso,, cabos auxiliares, ganchos, botoeiras, travas e vazamentos. Funcionais: Deve ser realizada durante a utilizao do equipamento, observando: freios, sirenes, comandos, trepidaes, etc?

Quem pode operar Pontes Rolantes?


Apenas um operador treinado pode operar o equipamento, ele deve ser devidamente treinado e habilitado, deve obter conhecimento tcnico e funcional do equipamento. Tambm o responsvel direto pela segurana da operao, pessoas e outros bens interligados. Os Operadores de Pontes Rolantes devem ser submetidos a exames mdicos especficos e s podero exercer a atividade caso estejam aptos. Qualquer pessoa pode operar uma Ponte Rolante, mas somente um profissional devidamente capacitado ser capaz de executar essa tarefa com responsabilidade e segurana.

SEGURANA RESPONSABILIDADE DE TODOS

Movimentao de Cargas
Aproxime-se da carga; Avalie peso e demais condies da carga; Conhea a capacidade da Ponte Rolante; Selecione o cabo de ao auxiliar de acordo com o tipo de carga e peso. Verifique ngulo dos cabos. Consulte a tabela de pesos e capacidade dos cabos; Fixe a carga adequadamente; Proceda o iamento lentamente e com cuidado; Use velocidade reduzida; Redobre a ateno ao operar da cabine e com ajudante.

Elevao de Cargas
Certifique-se que h espao suficientemente para levantar a carga; Tome cuidado especial com as instalaes areas, tais como, tubulaes de gua, gs, eltricas, etc... Observe se a carga est segura, especialmente no caso de peas soltas; Levante a carga um pouco, se ela inclinar para um dos lados, abaixe-as e acerte o balanceamento; No passe com a carga sobre pessoas e nem permita que elas passem sob a carga.

Cuidados Especiais
Antes de levantar a carga, verifique sempre se os cabos ou correntes no esto cruzados; No posicione as mos / ps debaixo da carga; Evitar o esmagamento de correntes / cabos ao abaixar a carga; Utilizar protetores para os cabos quando estes estiverem em contato com cantos vivos; fundamental o conhecimento do peso e do centro de gravidade da carga a ser suspensa; Nem sempre o centro gravitacional da carga o mesmo da Ponte Rolante.

Certo ou Errado?
CERTO Verifique se no h ningum sob a carga a ser transportada.

CERTO Ao subir e descer a carga, realize movimentos vagarosos.

Certo ou Errado?

ERRADO

evite distraes enquanto opera a Ponte Rolante.

ERRADO Evite trancos enquanto opera a talha com cargas.

Certo ou Errado?

ERRADO Evite balanos enquanto opera a talha com cargas.

ERRADO Evite pancadas enquanto opera a talha com cargas.

Certo ou Errado?

ERRADO No utilize o gancho para levantar ou arrastar a carga.

ERRADO Evite ngulo ao elevar a carga.

Certo ou Errado?

ERRADO Nunca deixe as correntes frouxas.

ERRADO Nunca pegue carona com a carga

FINALIZAO
SE VOC TIVER NA DVIDA DE ESTAR AGINDO CERTO OU ERRADO, NO FAA, CONSULTE UM OPERADOR MAIS EXPERIENTE, SEU LIDER OU A SEGURANA DO TRABALHO, UNS MINUTOS QUE VOC PERDE BUSCANDO A INFORMAO CERTA PODE FAZER A DIFEREN NUM ACIDENTE. E LEMBRE-SE

VERGONHA NO PERGUNTAR VERGONHA SABER QUE VOC FOI O RESPONSVEL POR UM ACIDENTE QUE NO TERIA ACONTECIDO SE VOC TIVESE BUSCADO INFORMAO CORRETA.

OBRIGADO

Das könnte Ihnen auch gefallen