Sie sind auf Seite 1von 26

MOTIVAO E EMOO

Introduo
Primeiro preciso perguntar o que pensamos ser a motivao e a emoo. Seria a motivao o mesmo que desejo, sentimento, um processo ou conjunto de processos? Uma necessidade ou um conjunto de necessidades? A compreenso dos fenmenos conhecidos como motivao e emoo requer que percorramos um longo caminho. O estudo desses fenmenos nos permite compreender melhor o que leva as pessoas a serem do jeito que so, por que queremos as coisas que desejamos. A partir de tal entendimento podemos ver os acontecimentos de uma outra perspectiva, ampliando nosso auto-conhecimento e as chances de tecer melhores relaes.

As teorias motivacionais nos fornecem elementos para melhor compreendermos a natureza humana, o empenho por realizao, afiliao e poder, o desejo biolgico e psicolgico de intimidade, emoes como a raiva e o medo, o que leva algum a desenvolver talentos, interesses e competncias, estabelecendo planos e objetivos. Alm disso importante saber de onde vem a motivao, por que as vezes ela muda, sob quais condies ela aumenta ou diminui, quais os aspectos motivacionais podem ser modificados e os que no podem e, principalmente, os tipos de motivao que promovem crescimento, satisfao e bem estar. Desta forma, podemos estimular os empregados, treinar os atletas, assessorar nossos clientes, educar nossos filhos, desenvolver o potencial dos nossos alunos e modificar o prprio modo com que pensamos, sentimos e nos comportamos

Reflexo Prtica
Para melhor compreendermos, pensemos no que leva algum a querer se exercitar. De onde vem essa necessidade? Por que em algumas circunstncias as pessoas se mostram mais propensas a se exercitar do que em outras? Por que se exercitar quando a vida oferece tantas outras coisas interessantes?

Por que no se exercitar?

Exemplos de razes motivacionais para se fazer exerccios fsicos.


Por que se exercitar? Fonte de motivao Exemplo

Para nos divertirmos

Motivao Intrnseca

Crianas se exercitam espontaneamentecorrendo, pulando. Fazem isso pelo simples prazer que essas atividades lhes do. Perder peso ou fortalecer o corao. As vezes os exerccios so um evento social, um tempo simplesmente dedicado a se divertir com os amigos. Atletas iniciam um programa de exerccios por determinao do tcnico.

Por que algo que nos de utilidade Encontrar amigos

Valor Socializao

Para atender as expectativas que os outros tem de ns.

Motivao extrnseca

Quem poder dizer quais dessas razes so vlidas e quais no o so? O Objetivo das pesquisas sobre motivao investigar um fenmeno (assim como os exerccios fsicos) e construir teorias e testar hipteses que expliquem como a motivao funciona de modo a produzir o fenmeno em questo.

Embora

tenhamos

vrias

opinies

pessoais

(intrnsecas) do que pode levar algum a querer se exercitar, as teorias que explicam a origem e o

desenvolvimento

dos

processos

motivacionais

se

baseiam em hipteses que precisam ser testadas e comprovadas para que possam obter mrito cientfico.

Uma teoria uma trama intelectual que usada para


identificar e explicar nos as relaes que ocorrem (Fiske, naturalmente fenmenos observveis

2004).
Quando validadas, as teorias se tornam a base das recomendaes e das intervenes clnicas e sociais.

Questes relevantes
O que provoca (incita) um comportamento? O que leva um comportamento a variar em intensidade?

Para melhor respondermos a primeira pergunta necessrio fazer outras cinco questes interrelacionadas:
Por que um comportamento tem inicio (por que comeo a ler um livro em vez de praticar um esporte)? Por que, quando comeado, um comportamento se mantm ao longo do tempo (o que me leva a passar da primeira pgina ou do primeiro captulo)? Por que um mesmo comportamento se dirige para alguns objetivos e se afasta de outros?

Por que um comportamento pode modificar a sua direo (paro de ler o livro)?
Por que um comportamento pode parar?

O problema essencial na anlise motivacional do comportamento compreender como a motivao participa, influencia e auxilia uma pessoa a manter o fluxo de um comportamento. Alm disso, a motivao e a emoo no influenciam apenas o comportamento, elas tambm influenciam nossos pensamentos, sentimentos, sonhos e aspiraes. Assim , possvel perceber a importncia da segunda questo fundamental: Por que a motivao varia em sua intensidade? Oras, o desejo forte e resiliente, oras fraco e frgil. Oras escolhemos uma coisa em uma dada situao, e, posteriormente, em uma situao semelhante, escolhemos outra.

A variao da intensidade do comportamento ocorre tanto intra psiquicamente como entre os indivduos

Quando a motivao varia em sua intensidade, o comportamento tambm se modifica, e podemos mostrar maior ou menor comprometimento e persistncia em uma mesma tarefa, isso faz com que seja necessrio entendermos os fatores que levam a variao da intensidade motivacional.
Entre as pessoas a motivao varia, embora expressemos as mesmas emoes bsicas, como o medo, a raiva, a fome. Alguns motivos so relativamente fortes para algumas pessoas e pouco apelativos para outras. Algumas pessoas buscam avidamente algumas sensaes, como os praticantes de esportes radicais, enquanto outras evitam se aproximar das mesmas atividades. H aqueles que so mais competitivos e buscam sempre atividades em que h vencedores e perdedores, h outros que facilmente cedem s provocaes e manifestam comportamento de raiva, enquanto h pessoas que raramente se deixam irritar. Portanto, cabe investigar o que leva a tais diferenas atravs de uma teoria da motivao que explique o que d energia e direo a um dado comportamento.

Logo, o estudo da motivao se concentra em compreender o que fornece ao comportamento energia e direo.
Quando falamos em energia, nos referimos ao fato de o comportamento ter fora (fora, persistncia e intensidade), e por direo nos referimos a propsito, finalidade.

Os processos que energizam e dirigem o comportamento so provenientes do prprio indivduo e do ambiente.


As experincias internas necessidades, cognies e emoes geram no indivduo tendncias de aproximao ou de afastamento.

Os eventos externos so as propostas oferecidas pelo ambiente social e cultural que atraem ou repelem o indivduo, convidando-o ou afastando-o , levando-o a se comprometer com certas situaes ou a evit-las.

Motivos Internos
Como foi dito os motivos so processos internos que energizam e dirigem o comportamento. Esse termo identifica um conjunto de elementos comuns que so as necessidades, cognies e emoes, diferindo dos mesmos apenas pelo nvel de anlise, ou seja, as necessidades, cognies e emoes so apenas trs tipos especficos de motivos.
As necessidades so condies internas essenciais para a manuteno da vida e para a aquisio de crescimento e bem-estar. Podem ser biolgicas, como a fome e a sede, ou psicolgicas, como a competncia e o pertencimento.

As necessidades psicolgicas so essenciais para lidarmos com o ambiente e para o estabelecimento das relaes interpessoais, sendo, portanto igualmente relevantes para o crescimento e o bem-estar.

Hierarquia das quatro fontes de motivao

As cognies so eventos mentais pensamentos, crenas, expectativas e auto-conceito. Quando executamos uma tarefa, temos um plano e um objetivo, alimentamos crenas sobre as nossas competncias e temos expectativas de sucesso ou de fracasso e formas para explicar tais ocorrncias que so diretamente associadas ao entendimento que temos de quem somos e de quem queremos ser.

Os Acontecimentos Externos
Os eventos externos so de cunho ambiental, social e cultural,
so fontes motivacionais que tm a capacidade de energizar e direcionar nossos comportamentos. Podem ser estmulos especficos (dinheiro) ou acontecimentos (ser elogiado). As fontes ambientais tambm se manifestam sob a forma de situaes gerais ou em climas especficos (clima escolar, estilo parental), ou sob a forma do modelo cultural em que estamos inseridos.

Expresses da Motivao
Como a motivao se expressa? Como podemos dizer que algum est ou no est motivado? Quando conhecemos certas condies gerais e os antecedentes particulares de uma determinada pessoa, podemos inferir o tipo e a intensidade da motivao, mas isso nem sempre possvel. Assim, a motivao s poder ser inferida atravs dos comportamentos, respostas fisiolgicas e pelo prprio auto-relato da pessoa em questo.

Comportamento
comportamento expressam a presena, a intensidade e a qualidade da motivao: Ateno, empenho, persistncia, latncia, escolha, probabilidade de resposta, expresses faciais e gestos corporais. Quando o comportamento expressa ateno focada na tarefa, empenho intenso, baixa latncia, persistncia prolongada, alta probabilidade de ocorrncia, expressividade facial e corporal, ou quando o indivduo persegue um objetivo especfico em detrimento de outros, temos evidncias para inferir uma motivao relativamente intensa.
Oito aspectos do

Comprometimento
O comprometimento se refere intensidade, qualidade afetiva e investimento pessoal presentes durante uma atividade. Para verificar o grau de comprometimento preciso acompanhar o comportamento, a emoo, a cognio e a voz da pessoa observada. O comprometimento comportamental representado pela extenso da ateno voltada para a tarefa.
O emocional pela expresso de emoes positivas O cognitivo pelo modo com que o indivduo monitora a forma com que os processos esto se desenvolvendo e pelo uso de estratgias de aprendizagem e de resoluo de problemas. A voz revela as necessidades, preferncias e desejos e usada para modificar as circunstncias ambientais para a finalidade almejada.

Quatro aspectos interrelacionados do comprometimento

Auto-relato
Uma forma simples porm no to precisa de conhecermos a existncia, o tipo e a intensidade da motivao pela inquirio (entrevista e questionrio). Por exemplo, podemos indagar o grau de ansiedade que uma pessoa experimenta em determinadas situaes especficas, ou podemos investigar a existncia de sintomas associados ansiedade (dor de estmago, pensamentos de insucesso e fracasso)

Os questionrios apresentam vantagens.

algumas

So fceis de aplicar, podem ser respondidos por vrias pessoas ao mesmo tempo e tm a versatilidade de tratar de informaes especficas.

Entretanto, os questionrios tambm apresentam certas armadilhas, que podem levantar algumas suspeitas quanto sua utilidade. Por exemplo, muitos pesquisadores reclamam da falta de correspondncia entre o que as pessoas dizem e o que elas de fato fazem.

Em virtude das possveis discrepncias, quem pesquisa a motivao geralmente confia e se baseia nas medidas comportamentais e fisiolgicas, mas desconfia das medidas de autorelato, e s se baseia nelas de modo conservador. Portanto, as medidas de auto-relato so utilizadas principalmente para confirmar a validade das medidas comportamentais e fisiolgicas.

As emoes
As emoes so fenmenos subjetivos
fisiolgicos, funcionais e expressivos de curta durao que demonstram como reagimos

adaptativamente aos acontecimentos importantes da vida.

Elas regem e organizam quatro aspectos inter relacionados das nossas experincias:

Sentimentos: so subjetivos, descries verbais da experincia. Prontido fisiolgica como o corpo se mobiliza para dar conta das situaes Funo o que queremos obter especificamente momento em um dado

Expresso como comunicamos nossa experincia emocional publicamente.

Em conjunto, esses quatro aspectos formam um padro coerente, de modo que as emoes nos permitem antecipar e reagir adaptativamente aos acontecimentos relevantes. Quando o nosso bem-estar ameaado, sentimos medo, nosso corao acelera, desejamos escapar e o canto da nossa boca se retrai de modo que outras pessoas podem reconhecer e responder nossa experincia.

Bibliografia
Reeve, J. Motivao e Emoo LTC 2006

Das könnte Ihnen auch gefallen