Sie sind auf Seite 1von 31

Geologia para cursos tcnicos

Mdulo: Introduo geologia

INTRODUO MINERALOGIA E PETROLOGIA

Objetivos
1) Conhecer os conceitos de minerais e rochas; 2) Obter noes bsicas de cristalografia; 3) Reconhecer as diferentes propriedades dos minerais; 4) Conhecer os diferentes tipos de rochas e entender os processos genticos das mesmas; 5) Estudar o ciclo das rochas; 6) Obter noes bsicas das caractersticas dos tipos de rochas;
geologiaparatecnicos.blogspot.com 2

Georg Bauer, Georgious Agricola (1490-1555) iniciou a sistematizao dos conhecimentos minerais, embora no ser gelogo, considerado o pai da mineralogia.

Mineral um corpo natural slido e cristalino formado em resultado da interao de processos fsico-qumicos em ambientes geolgicos. Rocha um agregado slido que ocorre naturalmente e constitudo por um ou mais minerais ou mineralides.
geologiaparatecnicos.blogspot.com 3

O que so minerais e rochas?

geologiaparatecnicos.blogspot.com

O que so minerais e rochas?

geologiaparatecnicos.blogspot.com

Sistemas de cristalizao
Os minerais ocorrem geralmente na forma cristalizada. Todos os materiais cristalizados possuem arranjo tridimensional ordenado e regular dos tomos ou ons constituintes, formando retculos atmicos e inicos (veja figura no prximo slide). Conforme o arranjo ordenado, cada cristal apresenta planos de cristalizao especficos.

geologiaparatecnicos.blogspot.com

Sistemas de cristalizao

Ilustrao esquemtica de estrutura cristalina de diamante (A, B, C) e grafita (D, E, F). geologiaparatecnicos.blogspot.com

Sistemas de cristalizao
Veja abaixo os seis prinicipais sistemas de cristalizaes existentes e alguns exemplos de minerais

geologiaparatecnicos.blogspot.com

Sistemas de cristalizao
Ilustrao esquemtica de forma fundamental dos seis sistemas cristalinas: A) isotrpico; B) tetragonal; C) ortorrmbico; D) monoclnico; E) triclnico; F) hexagonal.

geologiaparatecnicos.blogspot.com

Propriedades fsicas dos minerais


Cada mineral possui suas propriedades fsicas especficas. As propriedades fsicas podem ser examinadas com auxlio de instrumentos simples, tais como lupa, canivete, agulha, im, etc. Desta forma, so importantes para a identificao rpida de minerais. Algumas das principais propriedades fsicas dos minerais
geologiaparatecnicos.blogspot.com

so: 1) Clivagem 2) Fratura 3) Dureza 4) Peso especfico 5) Brilho 6) Trao ou risca 7) Magnetismo
10

Clivagem e fratura
Quando minerais so submetidos a uma fora externa destrutiva, como um forte impacto por um martelo, estes se rompem. Existem vrias maneiras de rompimento fsico, ou seja desintegrao mecnica, no qual, clivagem, partio e fratura so tpicos.

Quatro diferentes tipos de clivagem e seus exemplos de minerais


11

geologiaparatecnicos.blogspot.com

Clivagem e fratura

Ao lado: Ilustrao esquemtica de clivagem desenvolvida em: A) uma direo de muscovita; B) duas direes de ortopiroxnio; C) trs direes de calcita.

geologiaparatecnicos.blogspot.com

12

Dureza
A dureza no sentido mineralgico corresponde a um parmetro de resistncia mecnica da superfcie dos minerais. Quanto maior for fora de interligao entre os tomos constituintes, tanto maior ser a dureza. A dureza do mineral definida atravs de ensaios de risco entre dois minerais, isto , quando a superfcie de um mineral riscada por um outro mineral ou no. Em 1832, Mohs apresentou uma escala com 10 minerais padres, denominada de escala Mohs.
geologiaparatecnicos.blogspot.com 13

Dureza

geologiaparatecnicos.blogspot.com

14

Brilho
O brilho a aparncia geral na superfcie dos minerais luz refletida. Esta propriedade fcil de ser observada olho nu ou lupa. As expresses mais utilizadas so brilho metlico e no metlico

Pirita: exemplo de brilho metlico

geologiaparatecnicos.blogspot.com

15 Quartzo: exemplo de brilho no-metlico

Trao ou Risca
A cor de trao aparece quando o mineral a ser examinado esfregado sobre uma superfcie bruta (no polida e no coberta) de uma placa de porcelana. O trao a cor do risco que fica sobre a porcelana.

geologiaparatecnicos.blogspot.com

16

Peso especfico
O peso especfico (g/cm3) tambm chamado de densidade relativa - de cada mineral depende da sua composio qumica e estrutura cristalina.

geologiaparatecnicos.blogspot.com

17

Magnetismo
Minerais magnticos so minerais que, em seu estado natural, so atrados por um im. Normalmente em rochas gneas e metamrficas. A Magnetita (Fe3O4) - xido de ferro e a Pirrotita (Fe(1 - x)S) so os dois minerais magnticos comuns.

geologiaparatecnicos.blogspot.com

Magnetita

18

As rochas
Existem trs tipos de rochas, de acordo com sua gnese (modo como se formaram):

Rochas gneas (ou Magmticas); Rochas Metamrficas; Rochas Sedimentares.

geologiaparatecnicos.blogspot.com

19

Rochas gneas
As rochas gneas (do latim ignis, fogo) so tambm conhecidas como rochas magmticas. Elas so formadas pela solidificao (cristalizao) do magma, que um lquido com alta temperatura, em torno de 700 a 1200oC, proveniente do interior da Terra. As rochas gneas podem conter jazidas de vrios metais (ouro, platina, cobre, estanho, etc.) e trazem superfcie do planeta importantes informaes sobre as regies profundas da crosta e do manto terrestre. O tamanho dos cristais das rochas gneas , em geral, proporcional ao tempo de resfriamento do magma, isto , quanto mais lenta for a cristalizao de um magma, maiores so os cristais formados e vice-versa.
geologiaparatecnicos.blogspot.com 20

Rochas gneas
Magmas cristalizados a grandes profundidades no interior da crosta esfriam lentamente, possibilitando que seus cristais se desenvolvam at atingir tamanhos visveis a olho nu (>> 1 mm). Rochas gneas deste tipo so denominadas rochas plutnicas, como por exemplo o granito. Nos vulces, o magma (lava) atinge a superfcie da crosta e entra em contato com a temperatura ambiente, resfriando-se muito rapidamente. Como a solificao praticamente instantnea, os cristais no tm tempo para se desenvolver, sendo portanto muito pequenos, invisveis a olho nu (<<1mm). Rochas deste tipo so denominadas rochas vulcnicas, como o basalto.
geologiaparatecnicos.blogspot.com 21

Rochas gneas
Diagrama mostrando dois diferentes tipos de rochas gneas: As rochas vulcnicas (ex.: Basalto) e as rochas plutnicas (ex.: Granito)

geologiaparatecnicos.blogspot.com

22

Rochas Sedimentares
As rochas sedimentares so o produto de uma cadeia de processos que ocorrem na superfcie do planeta e se iniciam pelo intemperismo das rochas expostas atmosfera. As rochas intemperisadas perdem sua coeso e passam a ser erodidas e transportadas por diferentes agentes (gua, gelo, vento, gravidade), at sua sedimentao em depresses da crosta terrestre, denominadas bacias sedimentares. A transformao dos sedimentos inconsolidados (p. ex. areia) em rochas sedimentares (p. ex. arenito) denominada diagnese, sendo causada por compactao e cristalizao de materiais que cimentam os gros dos sedimentos.
geologiaparatecnicos.blogspot.com 23

Rochas Sedimentares
As rochas sedimentares fornecem importantes informaes sobre as variaes ambientais ao longo do tempo geolgico. Os fsseis, que so vestgios de seres vivos antigos preservados nestas rochas, so a chave para a compreenso da origem e evoluo da vida. A importncia econmica das rochas sedimentares est em conterem, em determinadas situaes, petrleo, gs natural e carvo mineral, que so as principais fontes de energia do mundo moderno. As rochas sedimentares formadas pela acumulao de fragmentos de minerais ou de rochas intemperizadas so denominadas rochas clsticas ou detrticas, como o arenito. Existem tambm rochas sedimentares formadas pela precipitao de sais a partir de solues aquosas saturadas (p. ex. evaporito) ou pela atividade de organismos em ambientes marinhos (p. ex. calcrio), sendo denominadas rochas no-clsticas ou qumicas.
geologiaparatecnicos.blogspot.com 24

Rochas Sedimentares

geologiaparatecnicos.blogspot.com

25

Rochas Metamrficas
As rochas metamrficas so o produto da transformao de qualquer tipo de rocha, quando esta levada a um ambiente onde as condies fsicas (presso, temperatura) so muito distintas daquelas onde ela se formou. Nestes ambientes, os minerais podem se tornar instveis e reagir formando outros minerais, estveis nas condies vigentes. Como os minerais so estveis em campos definidos de presso e temperatura, a identificao de minerais das rochas metamrficas permite reconhecer as condies fsicas em que ocorreu o metamorfismo.
geologiaparatecnicos.blogspot.com 26

Rochas Metamrficas
O estudo das rochas metamrficas permite identificar grandes eventos geotectnicos ocorridos no passado, fundamentais para o entendimento da atual configurao dos continentes. As cadeias de montanhas (por exemplo Andes, Alpes, Himalaias) so grandes deformaes da crosta terrestre, causados pelas colises de placas tectnicas. As elevadas presses e temperaturas existentes no interior das cadeias de montanhas durante sua edificao so o principal mecanismo formador de rochas metamrficas. O metamorfismo pode ocorrer tambm em outras situaes, ao longo de planos de deslocamentos de grandes blocos de rocha (alta presso) ou nas imediaes de grandes volumes de magmas, devido dissipao de calor (alta temperatura).
geologiaparatecnicos.blogspot.com 27

Rochas Metamrficas

geologiaparatecnicos.blogspot.com

28

Rochas Metamrficas

geologiaparatecnicos.blogspot.com

29

Ciclo das rochas

geologiaparatecnicos.blogspot.com

30

Referncias bibliogrficas
Akirisa Motoki; Mineralogia e Petrologia para iniciantes Universidade Estadual do Rio de Janeiro (apostila didtica de apoio ao curso), 2003 no publicada Press, Siever, Grotzinger e Jordan; Para Entender a Terra - Bookman. Porto Alegre, 2006 http://www.unb.br/ig/glossario Lenz, V. & Amaral, S. E; Geologia Geral - Cia Editora Nacional, 1978

geologiaparatecnicos.blogspot.com

31

Das könnte Ihnen auch gefallen