Sie sind auf Seite 1von 15

UNIVERSIDADE PAULISTA

CAMPOS:BRASLIA DISCIPLINA:LITERATURA PORTUGUESA PROSA PROFESSORA: UREA OLIVEIRA ALUNO:YARA GREYCK PEREIRA DA SILVA RA:A45IJH0 TURMA:LL3P30

Parlendas

Parlendas- So versos infantis com rimas, criados para as mais diferentes finalidades, entre elas divertir, acalmar, ajudar a decorar nmeros ou escolher quem deve iniciar uma brincadeira. Como variam bastante, cada pessoa pode conhec-la de um modo diferente.

Exemplos de parlendas
Jacar foi ao mercado no sabia o que comprar comprou uma cadeirinha para comadre se sentar A comadre se sentou A cadeira esborrachou Jacar chorou, chorou O dinheiro que gastou
A galinha do vizinho Bota ovo amarelinho Bota um, bota dois Bota trs, bota quatro Bota cinco, bota seis Bota sete, bota oito Bota nove, bota dez

Trava-lnguas

Trava-lnguas- so parlendas que ajudam na dico. Requerem habilidade ao falar rpido as palavras, pois a lngua "se embola toda", parece que trava da o nome. uma brincadeira com as palavras, um jogo verbal que consiste em dizer com clareza e rapidez os versos ou frases formados com os mesmos sons, mas em ordens diferentes.

Exemplos de trava-lnguas
O caju do Juca E a jaca do caj. O jac da Juju E o caju do Cac.

E era o sapo dentro do saco E o saco com o sapo dentro E o sapo fazendo papo E o papo fazendo vento.

Parbola

Parbola: deriva do grego parabole (narrativa curta). uma narrao alegrica que se utiliza de situaes e pessoas para comparar a fico com a realidade e atravs dessa comparao transmitir uma lio de sabedoria (a moral da histria). - A parbola transmite uma lio tica atravs de uma prosa metafrica, de uma linguagem simblica. - Diferencia-se da fbula e do Aplogo por ser protagonizada por seres humanos. - Gnero muito comum na Bblia: As parbolas de Jesus.

Nas profundezas do oceano vivia uma vez uma tartaruga de um olho s, que no tinha as pernas e no podia nadar bem. Ademais, seu estmago era quente como ferro em brasa e suas costas frias como gelo. Assim a tartaruga sempre dizia consigo mesma: "Ah! Como gostaria de refrescar meu estmago que to quente e aquecer minhas costas que so to frias." A nica maneira de realizar seu desejo seria a tartaruga poder flutuar na superfcie da gua e se deitar sobre a cavidade de um tronco de sndalo, para que o sndalo pudesse refrescar seu estmago e o sol pudesse aquecer suas costas.

Exemplos de parbolas budistas: A TARTARUGA DE UM OLHO S

Este, porm, era um desejo muito difcil de realizar. Ela poderia flutuar uma vez a cada 1000 anos e, mesmo que pudesse, fracassaria em encontrar o tronco de sndalo apropriado para seu tamanho, e, o mais difcil, subir nele sendo que no tinha pernas. Aqui, o tronco de sndalo indica a Lei Mstica exposta pelo Buda, o oceano mostra o mundo atual cheio de sofrimentos e a tartaruga de um olho s pode ser comparada s pessoas comuns.
Ausncia de pernas simboliza a pessoa sem boa sorte, o estmago quente mostra Ira e as costas frias, Fome. Viver no fundo do mar por mil anos significa a pessoa viver muito nas trs condies inferiores (inferno, ira e animalidade) e venc-las para poder ser feliz.

A MULHER BELA E RICA E SUA IRM FEIA E POBRE


Certa vez, uma mulher bela e bem trajada visitou uma casa. O dono da casa lhe perguntou quem era e ela respondeu que era a deusa da fortuna. Mais que depressa o dono da casa acolheu respeitosamente essa mulher bela e rica e a tratou muito bem. Logo depois, uma mulher feia e pobremente vestida bateu mesma porta. O dono da casa perguntou-lhe quem era e a mulher lhe respondeu que ela era a deusa da pobreza. O dono da casa, assustado, tentou por a mulher feia e pobre para fora de casa, mas ela recusou-se a sair, dizendo: "A deusa da riqueza minha irm. H um acordo tcito entre ns, segundo o qual nunca devemos viver separadamente; se voc me enxotar, ela ir comigo." Era a pura verdade. Assim que a horrenda mulher saiu, a outra, bela e rica, desapareceu. O nascimento acompanha a morte. A fortuna acompanha o infortnio. As ms coisas seguem as boas coisas. Os seres humanos deveriam compreender isso. Os tolos temem o infortnio e lutam para conseguir a felicidade, mas aqueles que buscam a iluminao devem transcender a ambos e estar livres de todos os apegos mundanos.

Barba Ruiva

Lendas Brasileiras

Aqui est a lagoa de Paranagu, limpa como um espelho e bonita como noiva enfeitada. Espraia-se em quinze quilmetros por cinco de largura, mas no era, tempo antigo, assim grande, poderosa como um brao de mar. Cresceu por encanto, cobrindo mato e caminho, por causa do pecado dos homens. Nas salinas, ponta leste do povoado de Paranagu, vivia uma viva com trs filhas. O Rio Fundo caa numa lagoa pequena no meio da vrzea. Um dia, no se sabe como, a mais moa das filhas da viva adoeceu e ningum atinava com a molstia. Ficou triste e pensativa. Estava esperando menino e o namorado morrera sem ter ocasio de levar a moa ao altar. Chegando o tempo, descansou a moa nos matos e, querendo esconder a vergonha, deitou o filhinho num tacho de cobre e sacudiu-o dentro da lagoa. O tacho desceu e subiu logo, trazido por uma Me Dgua, tremendo de raiva na sua beleza feiticeira. Amaldioou a moa que chorava e mergulhou. As guas foram crescendo, subindo e correndo, numa enchente sem fim, dia e noite, alagando, encharcando, atolando, aumentando sem cessar, cumprindo uma ordem misteriosa. Tomou toda a vrzea, passando por cima das carnaubeiras e buritis, dando onda como mar em enchente na lua. Ficou a lagoa encantada, cheia de luzes e de vozes. Ningum podia morar na beira porque, a noite inteira, subia do fundo dgua um choro de criana nova, como se chamasse a me para amamentar. Ano vai e ano vem, o choro parou e, vez por outra, aparecia um homem moo, airoso, muito claro, menino de manh, com barbas ruivas ao meio dia e barbado de branco ao anoitecer. Muita gente o viu e tem visto. Foge dos homens e procura as mulheres que vo bater roupa. Agarra-as s para abraar e beijar. Depois, corre e pula na lagoa, desaparecendo. Nenhuma mulher bate roupa e toma banho sozinha, com medo do Barba Ruiva. Homem de respeito, doutor formado, tem encontrado o filho da Me Dgua, e perde o uso de razo, horas e horas. Mas, o Barba Ruiva no ofende a ningum. Corre sua sina nas guas da lagoa de Paranagu, perseguindo mulheres e fugindo dos homens. Um dia desencantar. Se uma mulher atirar na cabea dele gua benta e um rosrio indulgenciado. Barba Ruiva pago, e deixa de ser encantado sendo cristo. Mas no nasceu ainda essa mulher valente para desencantar o Barba Ruiva. Por isso ele cumpre sua sina nas guas claras da Lagoa de Paranagu.

Fonte dos Amores

Onde se estende o Passeio Pblico, do Rio de Janeiro, refletiam-se ao sol as guas estagnadas da lagoa do Boqueiro, terrenos do Campo da Ajuda, com orla de lama e orquestra de sapos. Para o alto, na direo do morro de Santa Tereza, erguia-se uma casinha romntica, ao lado de uma palmeira ornamental. Morava a a linda Suzana, a moa mais bonita e mais pobre dos arredores, com sua velha av. Suzana era noiva de Vicente Peres, auxiliar de botnica de Frei Conceio Veloso, apaixonado e ciumento. Dom Luiz de Vasconcellos e Souza, dcimo-segundo Vice-rei do Brasil, governava. Vez, por outra, passeando, o futuro Conde de Figueir encontrava Suzana, parando para admir-la. E acabou desejando por sua a menina carioca, descuidada e simples, moradora na solido da lagoa sinistra. Cheio de planos de reforma, Dom Luiz fazia-se acompanhar pelo seu executor fiel nas construes e sonhos, Valentim da Fonseca e Silva, Mestre Valentim, mestio, fusco e genial, cujos modelados orgulham a torutica brasileira. O Vice-rei e Mestre Valentim, ocultos numa touceira de bambus, espreitavam Suzana, surpreendendo-a em idlio com o enamorado Vicente Peres. O noivo soubera dos encontros com Dom Luiz, e lamentava a traio ingrata da futura esposa. A menina defendia-se, defendendo o Vice-rei, to longe e to prximo. - No deve acusar nem desconfiar de mim. Dom Luiz um corao de ouro, pai dos pobres, justiceiro e valente. Nunca oprimiu nem perseguiu ningum. Deus o protege porque ele forte e generoso. Em vez de voc pensar que ele est contra a nossa felicidade, deve, bem antes, procur-lo e pedir-lhe a proteo. Estou convencida de que tudo ficar melhor para ns. Tenha confiana nele como eu tenho... Dom Luiz, bem contra a sua vontade, enterneceu-se. Jurou mentalmente, que faria melhor servio a Deus, protegendo um casalzinho jovem, que conquistando uma mocinha pobre. Sem fazer rumor, sempre com Mestre Valentim, recuou, ganhou o piso sinuoso da estrada, montou a cavalo e voltou para o Pao, sonhando as compensaes que Vicente Peres merecia.

No outro dia mandou-o chamar. Nomeou-o secretrio de Frei Veloso, que estava classificando o material brasileiro da Flora Fluminense, e mais uma cargo na Alfndega; quando terminasse a tarefa. E, meses depois, acompanhou Suzana e Vicente ao altar, na manh do casamento, como padrinho e protetor. A lagoa do Boqueiro foi vencida pelos trabalhos que Mestre Valentim chefiava, sob a palavra animadora do Vice-rei. Sobre o terreno consolidado plantou-se um horto, e dezenas de rvores cobriram de sombra agasalhadoras o que dantes era lodo e cisco. Nascera, por mais de cem anos, o mais popular e querido dos logradouros do Rio de Janeiro. Mestre Valentim, sob comando, concebeu e realizou uma fonte monumento, a FONTE DOS AMORES, nome de mistrio que a lembrana de Suzana presidia e explicava. Acostada ao muro do lado do mar, via-se uma cascata. No cimo, alta e esguia, subia uma palmeira de bronze, representando aquela que cobrira a choupana desaparecida. Entre as pedras, irregulares e artsticas, pisavam trs garas de bronze, leves, airosas, ignorantes do perigo oculto, materializado em dois grandes jacars, de caudas entrelaadas, fauces abertas, de onde caa, em continuidade sonora, as guas lmpidas. As garas eram Suzana, Vicente e a avozinha. Os dois jacars personalizavam o prprio Vice-rei e seu companheiro, o modelador do fontenrio, inaugurado em 1783. O tempo derrubou a palmeira de bronze, lembrana da tranquilidade primitiva e buclica. As trs garas, memria das vidas doces e confiadas, desapareceram. Quem for visitar o Passeio Pblico, e olhar a Fonte dos Amores, ver que somente os dois jacars, smbolo da cobia astuciosa, resistiram e esto vivendo, mandbulas abertas, atravs dos sculos...

Contos populares portugueses


A velha e os lobos

Uma velha tinha muitos netos, um dos quais estava ainda por baptizar. Um dia a boa velhinha saiu a procurar um padrinho para o seu netinho e no caminho encontrou um lobo, que lhe perguntou:" -Onde vais tu, velha?"- ao que ela respondeu:"-Vou arranjar um padrinho para o meu neto.""- velha, olha que eu como-te!""- No me comas que quando se baptizar o meu menino, dou-te arroz-doce."Foi mais adiante e encontrou outro loboque lhe fez a mesma pergunta e ela deu-lhe a mesma resposta. Depois encontrou um homem que lhe perguntou o que ela ia fazer e, como ela lhe respondesse que ia procurar um padrinho para o seu neto, ele ofereceu-se logo para isso. Depois a velha contou-lhe o encontro que tinha tido com os lobos e o homem deu-lhe uma grande cabaa e disse-lhe que se metesse dentro dela que assim iria ter a casa sem que os lobos a vissem. A velha meteu-se na cabaa e esta comeou a correr, a correr, at que encontrou um lobo que lhe perguntou: "- cabaa, viste por a uma velha?""- No vi velha, nem velhinha;No vi velha, nem velho;Corre, corre, cabacinhaCorre, corre, cabao."Mais adiante encontrou outro lobo que perguntou tambm:"- cabaa, viste por a uma velha?""- No vi velha, nem velhinha;No vi velha, nem velho;Corre, corre, cabacinhaCorre, corre, cabao.
A velha, julgando que j estava longe dos lobos, deitou a cabea fora da cabaa, mas os lobos, que a seguiam, saltaram-lhe em cima e comeram-na.

A FORMIGA E A NEVE
Uma formiga prendeu o p na neve. neve, tu s to forte que o meu p prendes! Responde a neve: To forte sou eu que o Sol me derrete. Sol, tu s to forte que derretes a neve que o meu p prende! Responde o Sol: To forte sou eu que a parede me impede. parede, tu s to forte que impedes o Sol, que derrete a neve, que o meu p prende! Responde a parede: To forte sou eu que o rato me fura. rato, tu s to forte que furas a parede que impede o Sol, que derrete a neve, que o meu p prende! Responde o rato: To forte sou eu que o gato me come. gato, tu s to forte que comes o rato que fura a parede, que impede o Sol, que derrete a neve que o meu p prende! Responde o gato: To forte sou eu que o co me morde. co, tu s to forte que mordes o gato, que come o rato, que fura a parede, que impede o Sol, que derrete a neve que o meu p prende! Responde o co: To forte sou eu que o pau me bate. pau, tu s to forte que bates no co, que morde o gato, que come o rato, que fura a parede, que impede o Sol, que derrete a neve que o meu p prende!49 Responde o pau: To forte sou eu que o lume me queima.

lume, tu s to forte que queimas o pau, que bate no co, que morde o gato, que come o rato, que fura a parede, que impede o Sol, que derrete a neve que o meu p prende! Responde o lume: To forte sou eu que a gua me apaga. gua, tu s to forte que apagas o lume, que queima o pau, que bate no co, que morde o gato, que come o rato, que fura a parede, que impede o Sol, que derrete a neve que o meu p prende! Responde a gua: To forte sou eu que o boi me bebe. boi, tu s to forte que bebes a gua, que apaga o lume, que queima o pau, que bate no co, que morde o gato, que come o rato, que fura a parede, que impede o Sol, que derrete a neve que o meu p prende! Responde o boi: To forte sou eu que o carniceiro me mata. carniceiro, tu s to forte que matas o boi, que bebe a gua, que apaga o lume, que queima o pau, que bate no co, que morde o gato, que come o rato, que fura a parede, que impede o Sol, que derrete a neve que o meu p prende! Responde o carniceiro: To forte sou eu que a morte me leva.

BIBLIOGRFIA
http://www.abckids.com.br/parlendas http://www.infoescola.com/redacao/fabula-parabolae-apologo Cmara Cascudo.Lendas Brasileiras.Editora:Ediouro Contos populares Portugueses.Adolfo Coelho.Editora:Leya

Das könnte Ihnen auch gefallen