Sie sind auf Seite 1von 34

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

Escola Politcnica
Departamento de Engenharia Mecnica

Instrumentao e Controle
Noes bsicas de automao e controle de processos
ENG 233 Ter. e Qui. - 19:00-21:00 Sala 07.03.02

Professor

Geraldo Natanael
Salvador-Ba 2010.2

Sumrio
Plano de Curso Contedo Programtico 1. Conceito bsicos. 2. Controle de Processo.

3. Presso.
4. Temperatura. 5. Nvel. 6. Vazo. 7. Controle.

8. Transmisso.
9. Noes de projeto.

Medio de Temperatura

Medio de temperatura - Conceitos


Medidores de temperatura: os mais comuns so os sensores do tipo termopares, os termmetros baseados em bimetal e as termorresistncias, que servem para a transmisso do sinal de temperatura atravs dos sistemas de controle de processos. Podemos classificar os instrumentos de medio de temperatura em dois nveis: 1 nvel: so instrumentos em que o sensor est em contato com o meio a ser medido. Termmetros dilatao de slido. Termmetros par termo eltrico. Termmetros resistncia eltrica. Termmetros dilatao de lquido ou gs 2 nvel: o elemento sensvel no est em contato com o meio a ser medido. Pirmetros de radiao total.

Pirmetros de radiao parcial (monocromticos).

Sensores e Medidores - Bimetlicos


Sensores e medidores baseados no princpio bimetlico.
Princpio de funcionamento: a dilatao linear dos metais quando esses submetidos ao calor,cada metal possui um determinado coeficiente de dilatao linear. formado por uma lmina composta de dois metais diferentes. Os coeficientes de dilatao linear dos dois metais so diferentes e quando ocorre o aquecimento da barra, a dilatao linear dos metais no sendo iguais, faz com que a lmina se curve. O encurvamento da lmina proporcional temperatura aplicada na barra.

Sensores e Medidores - Bimetlicos


Alarme contra incndio: Uso de lminas bimetlicas em aparelhos que efetuam automaticamente a abertura e o fechamento de um circuito eltrico onde a comutao pode ocorrer para valores preestabelecidos de temperatura.

Sensores e Medidores - Bimetlicos


Interruptores de pulsao automtica (intermitentes): O ligar e desligar de uma ou mais lmpadas so comandados por uma lmina bimetlica aquecida por um resistor de resistncia R em srie com a lmpada.
Exemplo: nas decoraes de natal mediaes de rvores ante pequenas lmpadas, uma das lmpadas usa o prprio calor dissipado em seu funcionamento para acionar um interruptor bimetlico, em srie.

Exemplo: os termo-reguladores ou termostatos e os interruptores automticos de sobrecarga funcionam sob este princpio bsico das lminas bimetlicas.

Sensores e Medidores - Bimetlicos


Termmetro: o mais usado o de lamina helicoidal, e consiste em um tubo bom condutor de calor, no interior do qual fixado um eixo que por sua vez recebe um ponteiro que se desloca sobre uma escala. Normalmente usa-se o invar (ao com 64% Fe e 36% Ni) com baixo coeficiente de dilatao e o lato como metal de alto coeficiente de dilatao. A faixa de trabalho dos termmetros bimetlicos vai aproximadamente de -50 a 800 oC, sendo sua escala bastante linear. Possui exatido na ordem de +/- 1%.

Na prtica a lamina bimetlica enrolada em forma de espiral ou hlice, o que aumenta bastante a sensibilidade.

Sensores e Medidores - Bimetlicos

10

Sensor de temperatura - Termopar


Sensor baseado em termopar.
Termopar: se baseiam na propriedade onde dois metais dissimilares unidos em uma juno, chamada de junta quente, geram uma fora eletromotriz, de alguns milivolts, na outra extremidade submetida a uma temperatura diferente da primeira juno. A medio de temperatura feita pela obteno de uma fora eletromotriz gerada quando dois metais de natureza diferente tem suas extremidades unidas e submetidas temperaturas distintas.

11

Sensor de temperatura - Termopar


Isto ocorre devido aos metais distintos possurem densidades de eltrons livres especficos e quando unidos em suas extremidades provocar migrao desses eltrons do lado de maior densidade para o de menor densidade ocasionando uma diferena de potencial entre os dois fios metlicos. A diferena de potencial no depende nem da rea de contato e nem de sua forma, mas sim da diferena de temperatura entre as extremidades denominadas juno quente e fria. Esses sensores so chamados de termopares.

12

Sensor de temperatura - Termopar


Efeito Seebeck: foi descoberto em 1821 pelo fsico alemo T. J. Seebeck quando ele observou em suas experincias que em um circuito fechado formado por dois fios de metais diferentes ocorre uma circulao de corrente enquanto existir uma diferena de temperatura entre suas junes, e que sua intensidade proporcional diferena de temperatura e natureza dos metais utilizados. Em 1887, Le Chatelier (fsico Francs), utilizou pela primeira vez na prtica essa descoberta ao construir um termopar a partir de fios de platina e platina-rhodio a 10% para medir temperatura. Esse termopar ainda hoje utilizado, em muitos laboratrios, como padro de referncia.

13

Sensor de temperatura - Termopar


Efeito Peltier: em 1834, Peltier descobriu que, dado um par termoeltrico com ambas as junes mesma temperatura, se, mediante uma fonte externa, produz-se uma corrente no termopar, as temperaturas das junes variam em uma quantidade no inteiramente devido ao efeito Joule. A esse acrscimo de temperatura foi denominado efeito Peltier. O coeficiente Peltier depende da temperatura e dos metais que formam uma juno e no depende da temperatura de outra juno. O efeito Peltier no tem aplicao prtica nos termopares e sim na rea de refrigerao com a utilizao de semicondutores especiais.

14

Sensor de temperatura - Termopar


Efeito Thomson: em 1854, Thomson concluiu, que a conduo de calor ao longo dos fios metlicos de um termopar, que no transporta corrente, origina uma distribuio uniforme de temperatura em cada fio e, quando existe corrente, modifica-se em cada fio a distribuio da temperatura em uma quantidade no somente devido ao efeito Joule. A essa variao adicional na distribuio da temperatura denominou-se efeito Thomson.
Termopar Convencional (Nu): o tipo mais simples de termopar consiste em unir dois fios de diferentes naturezas por uma de suas extremidades.

15

Sensor de temperatura - Termopar


Mtodo de confeco dos termopares: onde a, b e c indicam a forma de juno de medio.

16

Sensor de temperatura - Termopar


Termopar com Isolao Mineral: consiste de 3 partes bsicas, sendo um ou mais pares de fios isolados entre si, um material cermico compactado para servir de isolante eltrico e uma bainha metlica externa. Garante maior estabilidade e resistncia mecnica.

17

18

Sensor de temperatura - Termopar

19

Sensor de temperatura - Termopar

20

Sensor de temperatura - Termopar

21

Sensor de temperatura - Termopar

22

Sensor de temperatura - Termopar

Poos: so recomendados para a proteo de sensores sujeitos a ambientes agressivos. Eles so usinados interna e externamente a partir de barras de metal, o que garante maior resistncia e durabilidade.

23

Sensor de temperatura - Termorresistncia


Sensor baseado em termorresistncia.
Termorresistncias (RTD): usam o princpio da alterao da resistncia eltrica dos metais com a temperatura. Os metais mais usados so o fio de platina, Pt100, e o de nquel, Ni120, assim chamados por apresentarem resistncias de 100 e 120 ohms, respectivamente, temperatura de zero grau Celsius. O Pt100 opera na faixa de -200 a 850C, enquanto o Ni120, -50 a 270C.

24

Sensor de temperatura - Termmetro


Sensor baseado na dilatao de lquido (termmetro).
Termmetros de dilatao de lquidos: baseia-se na lei de expanso volumtrica de um lquido com a temperatura dentro de um recipiente fechado.

Termmetro Lquido - vidro


Termmetros de dilatao de lquido em recipiente de vidro: constitudo de um reservatrio, cujo tamanho depende da sensibilidade desejada, soldada a um tubo capilar de seo, mais uniforme possvel fechado na parte superior.
O reservatrio e parte do capilar so preenchidos com lquido. Na parte superior do capilar existe um alargamento que protege o termmetro no caso da temperatura ultrapassar seu limite mximo. Aps a calibrao, a parede do tubo capilar graduada em graus ou fraes deste, a medio de temperatura se faz pela leitura da escala no ponto em que se tem o topo da coluna lquida. Lquidos mais usados: mercrio, tolueno, lcool e acetona. Nos termmetros industriais, o bulbo de vidro protegido por um poo metlico e o tubo capilar por um invlucro metlico.

25

Termmetro Lquido - vidro


LQUIDO PONTO DE SOLIDIFICAO (C) -39 PONTO DE EBULIO (C) +357 FAIXA DE USO (C) -38 a 550

26

Mercrio

lcool Etlico
Tolueno

-115
-92

+78
+110

-100 a 70
-80 a 100

O termmetro de mercrio o mais comum de todos, que consiste basicamente num bulbo cheio de mercrio ligado a um tubo capilar, ambos contidos num recipiente de vidro de forma tubular e graduado. Ao ser aquecido e dilatar-se, o mercrio sobe pelo capilar. O contrrio ocorre ao ser resfriado. mais comum em laboratrios ou em indstrias, com a utilizao de uma proteo metlica.

Termmetro Lquido - metlico

27

Termmetro de dilatao de lquido em recipiente metlico: o lquido preenche todo o recipiente e sob o efeito de um aumento de temperatura se dilata, deformando um elemento extensvel (sensor volumtrico).
Capilar: as dimenses so variveis, sendo que o dimetro interno deve ser o menor possvel, a fim de evitar a influencia da temperatura ambiente, porm no deve oferecer resistncia a passagem do lquido em expanso.

LQUIDO

FAIXA DE UTILIZAO (C)

Bulbo: as dimenses variam de acordo com o tipo de lquido e principalmente com a sensibilidade desejada.

Mercrio Xileno Tolueno lcool

-35 +550 -40 +400 -80 +100 50 +150

Termmetro Lquido - metlico


Capilar: o elemento usado o Tubo de Bourdon.

28

Materiais mais usados: bronze fosforoso, cobre - berlio , ao inox e ao carbono.

Termmetro Gs
Sensor baseado na presso de gs (termmetro).
Termmetros presso de gs: fisicamente idntico ao termmetro de dilatao de lquido, consta de um bulbo, elemento de medio e capilar de ligao entre estes dois elementos.

29

O volume do conjunto constante e preenchido com um gs a alta presso.


Com a variao da temperatura, o gs varia sua presso conforme, aproximadamente a lei dos gases perfeitos, com o elemento de medio operando como medidor de presso. A Lei de Gay-Lussac, expressa matematicamente este conceito:

Termmetro Gs
As variaes de presso so linearmente dependentes da temperatura, sendo o volume constante, sendo expresso pela frmula: O gs mais utilizado o N2 e geralmente pressurizado com uma presso de 20 a 50 atm, na temperatura mnima a medir. Sua faixa de medio vai de -100 a 600 oC, sendo o limite inferior devido prpria temperatura crtica do gs e o superior proveniente do recipiente apresentar maior permeabilidade ao gs nesta temperatura , o que acarretaria sua perda inutilizando o termmetro.

30

Tipos de gs de enchimento

Gs
Hlio ( He ) Hidrognio ( H2 ) Nitrognio ( N2 ) Dixido de Carbono ( CO2 )

Temperatura Crtica
- 267,8 oC - 239,9 oC - 147,1 oC - 31,1 oC

Termmetro Vapor
Sensor baseado na presso de vapor (termmetro).
Termmetros presso de vapor: sua construo bastante semelhante ao de dilatao de lquidos, baseando o seu funcionamento na Lei de Dalton: A presso de vapor saturado depende somente de sua temperatura e no de seu volume.

31

Portanto para qualquer variao de temperatura haver uma variao na tenso de vapor do gs liquefeito colocado no bulbo do termmetro e, em conseqncia disto, uma variao na presso dentro do capilar.

A relao existente entre tenso de vapor de um lquido e sua temperatura do tipo logartmica e pode ser simplificada para pequenos intervalos de temperatura em:

Termmetro Vapor

32

Lquidos mais utilizados e seus pontos de fuso e ebulio Lquido Cloreto de Metila Butano ter Etlico Ponto de Fuso (oC) - 139 - 135 - 119 Ponto de ebulio (oC) - 24 - 0,5 34

Tolueno
Dixido de enxofre Propano

- 95
- 73 - 190

110
- 10 - 42

33

Referncias Bibliogrficas
ALVES, Jos L., Instrumentao, Controle e Automao de Processos. Rio de Janeiro: LTC, 2006. BEGA, E. A., Instrumentao Industrial, Editora Intercincia, (2003); FIALHO, A. B., Intrumentao Industrial: Conceitos, Aplicaes e Anlises, 2 ed., Editora Erica, (2004); MIYAGI, P. E., Controle Programvel - Fundamentos do Controle de Sistemas a Eventos Discretos, Edgard Blcher, (1996); [629.89 M685C]; RIBEIR, Marco Antnio. Instrumentao - 8a Edio 1999 Tek Treinamentos Lta. CAMPOS, Mario Cesar M. M. & TEIXEIRA, Herbert C. G., Controles Tpicos de Equipamentos e Processos Industriais, So Paulo:Blucher, 2006. CAPELLI, Alexandre. Automao Industrial - Controle do movimento e processos contnuos. BALBINOT, Alexandre; BRUSAMARELLO, Valner Joo. Instrumentao e fundamentos de medidas VOL.1 Editora: LTC BRUSAMARELLO, Valner Joo. Instrumentao E Fundamentos De Medidas. Editora: Ltc SIGHIERI. L.; NISHIARI, A; Controle automtico de processos industriais Instrumentao

34

Referncias Bibliogrficas
http://www.instrumentacao.com - 02.07.09 http://www.levelcontrol.com.br - 02.07.09 http://www.cepa.if.usp.br http://www.feiradeciencias.com.br http://www.instrumentacao.net

Das könnte Ihnen auch gefallen