Sie sind auf Seite 1von 42

Gustavo T. B.

Fernandes

Matheus B. Schmitt

Introduo Engenharia Mecnica 2011.2 UFSC-CTC-EMC

FREIOS

O que so freios?
Freios so dispositivos que regulam, moderam ou fazem cessar o movimento de mquinas e veculos, de modo a retardar ou parar seu movimento.

A Histria dos Freios


Com o surgimento das carroas e carruagens, devido aos inmeros acidentes e necessidade de interromp-las, desenvolveram-se os primeiros sistemas de freios. Primeiros freios eram rudimentares, dotados de alavancas e sapatas de madeira

Freios de Cinta
Uma roda era fixada no centro do eixo traseiro do veculo e ao redor dela havia uma cinta de material atritante. Sistema de acionamento: manual atravs de alavanca

Freios de Cinta
Uso atualmente: motosserras, bicicletas... Vantagens: So simples, compactos, podem gerar uma grande fora apenas com um leve acionamento. Desvantagens: Esforo mecnico do condutor, desgaste das cintas, sistema aberto.

Freio a Tambor
Inventado em 1902 pelo francs Louis Renault em um Mayback 1901 Primeiro freio em sistema fechado O primeiro carro fabricado em srie - Ford T possua freios a tambor no eixo traseiro

Freio a Disco
Patenteado por Frederick Lanchester e aplicado no Lanchester 1910, carro com 20 HP

Freios Automotivos

Freios Automotivos
Quando o pedal pressionado, o sistema transmite a fora dos ps para os freios, atravs de um fluido. Os freios transmitem a fora aos pneus atravs do atrito e os pneus, ao solo, tambm pelo atrito. Como necessria uma fora muito maior do que a exercida pelos ps, a fora multiplicada de duas maneiras: vantagem mecnica e multiplicao de fora hidrulica.

Multiplicao da fora
Vantagem mecnica O pedal projetado de tal maneira que pode multiplicar a fora da sua perna diversas vezes antes mesmo que qualquer fora seja transmitida ao fluido de freio.

Multiplicao da fora
Sistemas hidrulicos A fora aplicada em um ponto transmitida a um outro ponto usando um fluido incompressvel, quase sempre algum tipo de leo.

Sistema de Freio Simples

Cilindro-Mestre

Cilindro-Mestre
A funo do cilindro mestre de abastecer o sistema de freio com fluido de freio, vindo do reservatrio, e gerar presso hidrulica. atravs do cilindro mestre que o processo de frenagem iniciado e controlado, visto que, ao acionar o pedal de freio, o pisto do cilindro mestre comprime o fluido que se encontra na cmara, gerando presso em todo o circuito hidrulico do sistema.

Cilindro-Mestre
http://static.hsw.com.br/flash/masterbrake.swf

Tipos de Cilindro-Mestre
Cilindro-Mestre Simples Possui uma cmara de presso que alimenta os freios das quatro rodas do veculo Havendo vazamento, perde-se a presso nos freios das quatro rodas do veculo Cilindro-Mestre Duplo Possui duas cmaras de presso independentes, e cada cmara alimenta duas rodas do veculo Havendo vazamento, perde-se a presso somente nos freios de duas rodas do veculo, possibilitando, assim, que os freios das outras duas rodas continuem operando normalmente

Vazamento em um Cilindro-Mestre Duplo

Freios a Disco

Freios a Disco
Funo: receber a presso hidrulica gerada pelo cilindro mestre, transformando-a em calor atravs do atrito entre as pastilhas e o disco de freio Geralmente, encontra-se nas rodas dianteiras O tipo mais comum nos carros modernos o de pina flutuante de um pisto Os principais componentes de um freio a disco so: o As pastilhas de freio o A pina, que contm um pisto o O disco, que montado no cubo

Freios a Disco

Freio a Disco com ventilao


O atrito entre as pastilhas e o disco de freio gera calor, por isso a maioria dos discos de freio so ventilados.

Disco de Freio
Fixado na roda do veculo Feito geralmente de ferro fundido ou compostos cermicos (como carbono, kevlar e slica) Deve resistir a altas temperaturas (at 800C), a fadiga trmica e a grande quantidade de calor

Freios a Disco auto-ajustveis


A pina capaz de deslizar de um lado para o outro e se move para o centro cada vez que os freios so usados. Considerando ainda que no h mola para afastar as pastilhas do disco, elas sempre ficam em leve contato com ele (a vedao de borracha do pisto e qualquer empeno no disco podem afastar as pastilhas a uma pequena distncia do disco). Isso importante porque os pistes nos freios tm dimetro muito maior do que os do cilindro-mestre.

Manuteno dos Freios a Disco


O tipo de necessidade mais comum na manuteno de freios a troca das pastilhas. As pastilhas do freio a disco normalmente tm uma pea de metal chamada indicador de desgaste. Quando o material de atrito est gasto, o indicador de desgaste vai contatar o disco e produzir um som agudo. Isso significa que hora de trocar as pastilhas.

Freios a Tambor
Funcionamento Sapatas exercem presso contra uma superfcie giratria

Freios a Tambor
Funcionamento Sapatas exercem presso sobre o tambor (Geralmente nas rodas traseiras)

Regulador de Freio a Tambor


As sapatas de freio devem permanecer perto do tambor sem toc-lo. Se elas se afastarem demais, o pisto necessitar de mais fluido para cobrir essa distncia. Por isso, a maioria dos freios a tambor tem regulagem automtica.

Freio de Estacionamento
Tambm chamado de freio de mo ou freio de estacionamento Acionado por uma fonte de fora diferente do sistema de freios primrio, o cabo acionado manualmente.

Manuteno dos Freios a Tambor


A manuteno mais comum exigida pelos freios a tambor a troca das lonas de freio. Alguns freios a tambor tm um furo de inspeo na parte de trs para voc verificar quanto material resta na lona sem precisar remover o tambor. Ela deve ser trocada quando chegar a 1 mm dos rebites.

Freios a Tambor
Vantagens: mais baratos e incorporam facilmente um mecanismo de freio de estacionamento Desvantagens: tm mais peas que os freios a disco, portanto so mais difceis de serem reparados

Freios a Disco
Vantagens: Devido ao seu projeto, no esto sujeitos a certos tipos de defeitos normalmente associados aos sistemas de freio a tambor (causados por sujeira, lama, gua etc.) refrigerao muito maior , dissipando o calor rapidamente e dificultando que o material de atrito (pastilhas de freio) venha a perder sua eficincia por excesso de calor, quando o freio for muito solicitado

Os primeiros sistemas ABS foram desenvolvidos para aeronaves Foi criado pela empresa alem Bosch, tornando-se disponvel para uso em 1978, com o nome "Antiblockiersystem" A verso atual do sistema (8.0) eletrnica e pesa menos que 1,5 kg, comparado com os 6,3 kg da verso 2.0, de 1978.

Freio ABS

Funcionamento do Freio ABS


Atravs dos sensores, monitora a rotao de cada roda e a compara com a velocidade do carro Quando a velocidade da roda cai muito em relao do carro, ou seja, na iminncia do travamento, o sistema envia sinais para vlvulas e bombas no sistema de leo do freio, aliviando a presso No Brasil apenas 13% dos carros so equipados com ABS

Vlvula Combinada

Vlvula Combinada
Funo: alertar o motorista se houver algum problema no sistema de freios e realizar outras funes para tornar o carro mais seguro. encontrada, geralmente, em carros com freios a disco na dianteira e freios a tambor na traseira. Possui trs sees:
- Vlvula de presso residual - Interruptor de diferencial de presso - Vlvula de corte

Vlvula de presso residual necessria para carros que tm freios a disco nas
rodas dianteiras e freios a tambor nas traseiras.

A pastilha do freio a disco fica em contato com o disco e as sapatas dos freios a tambor ficam afastadas do tambor. Devido a isso, os freios a disco atuam mais rapidamente do que os freios a tambor quando o pedal pressionado. A vlvula de presso residual compensa isso, fazendo com que o os freios a tambor sejam acionados ligeiramente antes dos freios a disco. A vlvula no permite qualquer presso nos freios a disco at que uma presso-limite seja atingida. A presso-limite baixa em comparao com a presso mxima do sistema de freios, de modo que o efeito frenante dos freios a tambor vem um pouco antes dos freios a disco.

Interruptor de diferencial de presso


A vlvula diferencial de presso um dispositivo que alerta voc se houver um vazamento em seu circuito de freio. A vlvula tem um pisto com um perfil especial no meio de um cilindro. Cada lado do pisto exposto presso de um dos circuitos de freio. Enquanto a presso em ambos os circuitos for igual, o pisto permanecer centralizado em seu cilindro. Mas se houver um vazamento em um dos lados, a presso cair nesse circuito, forando o pisto para fora do centro. Isso fecha um interruptor, que ativa uma lmpada no painel de instrumentos do carro.

Vlvula de corte
Reduz a presso dos freios traseiros. No importa o tipo de freio que o carro possua, os freios traseiros exigem menos fora do que os freios dianteiros. A maioria dos carros tem mais peso sobre as rodas dianteiras porque onde est localizado o motor. A vlvula de corte permite que somente parte da presso v para as rodas traseiras, de modo que as rodas dianteiras recebem maior fora de frenagem.

Servofreio
Objeto grande, preto e circular localizado na parte de trs do compartimento do motor. O servofreio usa vcuo do motor para multiplicar a fora que seu p aplica ao cilindro-mestre.

Servofreio
Em carros com servofreio a vcuo, o pedal do freio empurra uma haste, que passa atravs da cmara de vcuo para o cilindro-mestre, acionando o seu ou os seus pistes. O motor cria um vcuo parcial dentro da cmara de vcuo, em ambos os lados do diafragma. Quando pisamos no pedal do freio, a haste abre uma vlvula, permitindo a entrada do ar na cmara em um lado do diafragma, enquanto este isola o vcuo. Isto aumenta a presso no outro lado do diafragma, ajudando a empurrar a haste, que por sua vez empurra o pisto no cilindro-mestre. Quando o pedal do freio liberado, a vlvula isola o suprimento de ar externo, enquanto reabre a vlvula a vcuo. Isso restaura o vcuo em ambos os lados do diafragma, permitindo que tudo retorne sua posio original.

O servofreio em ao

Freios no currculo
Fase 06 Obrigatria EMC5335 Elementos de Mquinas

Referncias Bibliogrficas
http://www.verbetes.com.br/def:105335:Freio http://www.samco.com.br/samco/origemdofreio_historia.htm NICHOLSON, Geoffrey. Facts about friction - A friction material manual. 1.a Edicao. Croydon, PA: P&W Price Enterprises, Inc., 1995 http://www.roymech.co.uk/Useful_Tables/Drive/Band_Brakes.html http://www.tomorrowstechnician.com/Article/806/fact_or_friction_a_historical_pers pective_of_brake_material.aspx http://carros.hsw.uol.com.br/freios-a-tambor.htm http://carros.peugeot.com.br/cuide-dos-farois-do-seu-carro/#faq-2 http://www.bosch.com.br/br/autopecas/produtos/freios/cilindro_mestre.asp http://www.bosch.com.br/br/autopecas/produtos/freios/freio_disco.asp http://carros.hsw.uol.com.br/cilindro-mestre-valvula2.htm http://carros.hsw.uol.com.br/freios-a-disco4.htm http://sobrecarros.com.br/o-que-e-pastilha-de-freio/ http://www.caculadepneus.com.br/site/oficina-e-pecas/pastilhas-de-freio http://carros.hsw.uol.com.br/freios-a-tambor.htm

Das könnte Ihnen auch gefallen