Sie sind auf Seite 1von 18

Tcnico em Eletromecnica

Prof.: Jos Adelson Alunos: Adolfo Alex Cardoso Alex Martins Gilmar Lucas.

Motores Sncronos e Assncronos

Motores Eltricos

uma mquina que converte a energia eltrica em energia mecnica (movimento rotativo), possui construo simples e custo reduzido, alm de ser muito verstil e no poluente.
A finalidade bsica dos motores o acionamento de mquinas, equipamentos mecnicos, eletrodomsticos, entre outros, no menos importantes.

Diferenas Entre Sncronos e Assncronos


Sncrono

Tem sua rotao fixa (sincronizada) ou seja a rotao e a frequncia trabalham em sincronismo. Muito semelhante ao sncrono no seu aspecto geral, mas sendo que sua rotao no trabalha em sincronismo com a frequncia, causando uma perca ou escorregamento.

Assncrono

Graus de Proteo

Os invlucros dos equipamentos eltricos, conforme as caractersticas do local em que sero instalados e de sua acessibilidade devem oferecer um determinado grau de proteo. Por exemplo, um equipamento a ser instalado num local sujeito a jatos de gua deve possuir um invlucro capaz de suportar tais jatos sob determinados valores de presso e ngulo de inclinao sem que haja penetrao de gua. As normas IEC e ABNT NBR 6146 definem os graus de proteo dos equipamentos eltricos por meio das letras caractersticas IP seguidas por dois algarismos. As combinaes entre dois algarismos, isto , entre os dois critrios de proteo indicada pelo IP da mquina. Estas combinaes podem ser de muitas maneiras, mas os mais usuais para geradores abertos so IP 21 e IP 23, para aplicaes mais rigorosas como ambientes empoeirados temos IP 54, e nos casos onde os equipamentos so lavados periodicamente com mangueiras (fbrica de papel, indstrias alimentcias, indstrias de tinturaria, etc.) temos o IP 55.

Graus de Proteo

1 Algarismo indica o grau de proteo contra penetrao de corpos slidos estranhos e contato acidental. 0 Sem proteo; 1 Corpos estranhos com dimenses acima de 50 mm; 2 Corpos estranhos com dimenses acima de 12 mm; 4 Corpos estranhos com dimenses acima de 1 mm; 5 Proteo contra acmulo de poeiras prejudiciais ao gerador; 2 Algarismo Indica o grau de proteo contra penetrao de gua no interior do gerador. 0 Sem proteo; 1 Pingos de gua na vertical; 2 Pingos de gua na inclinao de 15 com a vertical; 3 gua da chuva na inclinao de 60 com a vertical; 4 Respingos de gua em todas as direes; 5 Jatos de gua em todas as direes; 6 gua de vagalhes (BALDE); 7 Imerso temporria; 8 Imerso permanente.

Motores Sncronos

O motor sncrono um tipo de motor eltrico muito til e confivel. Entretanto, pelo fato do motor sncrono ser raramente usado em pequenas potncias, muitos que se sentem bem acostumados com o motor de induo, por causa de suas experincias com acionadores menores, se tornam apreensivos quando se deparam com a instalao de um motor sncrono nos seus sistemas

Constituio do Motor sncrono

Carcaa - Sua funo principal apoiar e proteger o motor, alojando tambm o pacote de chapas e enrolamento do estator Estator - Constitudo por um pacote laminado de chapas de ao silcio de alta qualidade, com ranhuras para alojar o enrolamento do estator, que opera com alimentao de potncia em corrente alternada para gerar o campo magntico girante. Rotor - O rotor a parte mvel, pode ser construdo com polos lisos ou salientes dependendo das caractersticas construtivas do motor e da aplicao.

Constituio do Motor sncrono

Principio de Funcionamento
Os

motores sncronos possuem o estator e os enrolamentos de estator (armadura) bastante semelhante aos dos motores de induo trifsicos. Assim como no motor de induo, a circulao de corrente no enrolamento distribudo do estator produz um fluxo magntico girante que progride em torno do entreferro.

Tipos de Motores sncronos

Mquina sncrona convencional com excitatriz interna: Os enrolamentos de campo so alimentados com corrente contnua a partir de um gerador interno tambm conhecido por excitatriz, acoplado diretamente ao eixo da mquina. Neste tipo de mquina no h escovas reduzindo ento as manutenes. Mquina sncrona com m permanente: No h enrolamentos de campo, que so substitudos por ms permanentes de alto produto energtico. No possui igualmente escovas ou fonte de tenso contnua, reduzindo com isto manutenes, aumentando o rendimento e com melhor relao torque. Mquina sncrona de relutncia: Neste tipo de mquina, no h enrolamentos de campo. O rotor construdo com salincias (polos salientes) que, devido ao efeito da mnima relutncia, giram em sincronismo com o campo girante do estator.

Aplicaes
Os

motores sncronos so fabricados especificamente para atender as necessidades de cada aplicao. Citamos aqui alguns locais onde se usam motores sncronos:

Siderurgia - (laminadores, ventiladores, bombas, compressores);


Qumica e petroqumica-(compressores, ventiladores, exaustores);

Motores Assncronos

O motor assncrono constitudo basicamente pelos seguintes elementos: um circuito magntico esttico, constitudo por chapas ferromagnticas empilhadas e isoladas entre si, ao qual se d o nome de estator; por bobinas localizadas em cavidades abertas no estator e alimentadas pela rede de corrente alternada; por um rotor constitudo por um ncleo ferromagntico, tambm laminado, sobre o qual se encontra um enrolamento ou um conjunto de condutores paralelos, nos quais so induzidas correntes provocadas pela corrente alternada das bobinas do estator.

Princpios de Funcionamento

A partir do momento que os enrolamentos localizados nas cavidades do estator so sujeitos a uma corrente alternada, gera-se um campo magntico no estator, consequentemente, no rotor surge uma fora eletromotriz induzida devido ao fluxo magntico varivel que atravessa o rotor. Como podemos constatar o princpio de funcionamento do motor de induo baseia-se em duas leis do Eletromagnetismo, a Lei de Lenz e a Lei de Faraday. Faraday: "Sempre que atravs da superfcie abraada por um circuito tiver lugar uma variao de fluxo, gera-se nesse circuito uma fora eletromotriz induzida. Se o circuito fechado ser percorrido por uma corrente induzida". Lenz: "O sentido da corrente induzida tal que esta pelas suas aes magnticas tende sempre a opor-se causa que lhe deu origem".

Tipos de motores Assncronos

Gaiola de Esquilo - Este o motor mais utilizado na indstria atualmente. Tem a vantagem de ser mais econmico em relao aos motores monofsicos tanto na sua construo como na sua utilizao. Alm disso, escolhendo o mtodo de arranque ideal, tem um leque muito maior de aplicaes. O rotor em gaiola de esquilo constitudo por um ncleo de chapas ferromagnticas, isoladas entre si, sobre o qual so colocadas barras de alumnio (condutores), dispostos paralelamente entre si e unidas nas suas extremidades por dois anis condutores, tambm em alumnio, que curto-circuitam os condutores.

Tipos de Motores Assncronos

Bobinado: permite acesso aos enrolamentos rotricos atravs de anis coletores para realizao de, por exemplo, controle de velocidade do motor; O enrolamento do induzido constitudo por condutores de cobre isolados entre si e montados nas ranhuras do rotor. O conjugado no arranque, deste tipo de motor, bem melhor porque podemos inserir resistores em srie com as fases do enrolamento do rotor. H tipos em que os resistores so montados no rotor e eliminados quando a mquina atinge a sua velocidade normal, atravs de mecanismos centrfugos.

Aplicaes

O motor assncrono tem atualmente uma aplicao muito grande tanto na indstria como em utilizaes domsticas, dada a sua grande robustez, baixo preo, arranque fcil (pode mesmo ser direto, em motores de baixa potncia). No possui coletor (rgo delicado e caro) tratando-se de um gaiola de esquilo; no produz fascas e tem portanto uma manuteno muito mais reduzida do que qualquer outro motor.

Aplicaes
Na figura seguinte visualiza-se um organograma da utilizao de motores Assncronos.

Concluso
Como

foi visto os motores eltricos so indispensveis em nosso dia a dia, seja em casa ou na indstria, e com a elaborao desse trabalho, alcanamos um conhecimento mais profundo, sobre o funcionamento dos motores sncronos e Assncronos, suas aplicaes, tipos e diferenas entre eles.

Das könnte Ihnen auch gefallen