Sie sind auf Seite 1von 8

MAMOGRAFIA

HISTRIA MAMOGRAFIA:H dezoito anos aps a descoberta dos raios X comearam-se a serem feitas radiografias de leses mamrias.
Em 1913 - Primeira radiografia mamria feita por Albert Salomon, cirurgio Alemo, ele radiografou peas cirrgicas, obtidas de cirurgias de mastectomia e encontrou pequenos pontos denominados de microcalcificaes. Em 1930 - Foi feita a primeira mamografia na incidncia mdio-lateral in vivo, por Stafford Warren, em Nova York Em 1950- O mdico radiologista uruguaio Raul Leborgne, descobre a importncia de um melhor posicionamento e a necessidade da compresso. Ele concluiu que comprimindo-se a mama obtm-se uma melhor qualidade de imagem. Foi o primeiro mdico a associar cncer de mama a microcalcificaes ao encontr-las em 30% de uma quantidade de casos radiografados. A compresso e um fator importantssimo para uma boa imagem radiogrfica. Diminuindo- se a espessura da mama, a paciente receber menor dose de radiao, alm de reduzir a indefinio causada pelo movimento. Em 1960 - Robert Egan, descobre que baixo KV e alto mAs, aumentam a resoluo da imagem. Tendo Robert publicado em 1962, 53 casos de carcinoma oculto detectados em 2000 exames de mamografia e criou uma equipe de mdicos e tcnicos treinados e especializados em mamografia. Em 1963 - Gerald Dodd, foi o primeiro a realizar a localizao de uma leso no palpvel. Tornando as retiradas de tecido mamrio menor. Em 1963-1966 Phillip Strax , Louis Venet e Sam Shapiro, observaram a reduo de mortalidade em 1/3, rastreando as pacientes com exames clnicos e radiolgicos.

Em 1966 - A GE cria a primeira mquina para realizar mamografia. Era um trip com uma cmara especial. Em 1967 - Uma equipe da GE projeta uma unidade bsica, incorporando um espectro de raios X mais especfico , e um tubo para obter melhor foco no tecido. Por meio da implementao de um filtro de molibdnio, um componente metlico resistente essa maquina que era composta por um tubo e uma lente apoiados em um trip, produziu imagens de melhor qualidade do que as mamografias improvisadas que eram obtidas por aparelhos de raios X da poca. Em 1971- Gallager e Martin, foram os primeiros a reconhecer que uma neodensidade na mamografia poderia ser um sinal precoce da existncia de tumor na mama. Em 1977- Nordestron do Instituto Karolinkas de Estocolmo, Sucia desenvolveu o primeiro sistema de estereotaxia . Em 1980 - A GE desenvolveu os primeiros equipamentos motorizados para compresso. Infelizmente a compresso e desconfortvel, mais necessria para reduzir a espessura do tecido mamrio, reduzindo tambm o tempo de exposio e aumentando a resoluo. Em 1989 - Azevedo e Svane(Sucia) publicam os primeiros casos, utilizando a puno por agulha fina orientada pela estereotaxia. Em 1992- A GE lanou em seus equipamentos um filtro de rdio, um elemento usado no tubo de raios-X que permite melhor penetrao no tecido mamrio, com menos exposio. A tecnologia do rdio especialm-ente til em mamas densas. Em 1996 - Lana o primeiro sistema de biopsia a vcuo MAMMOTOME, desenvolvido por Parker e associados, permitindo excelentes resultados na obteno de amostra de tecidos para estudo histopatolgicos. Em 1998- Desenvolve-se um cassete nico, que permite a troca de imagem de cassete(em filme ecrans) para ponto digital em uma maquina.

APARELHO
Em um monitor pode-se revisar as imagens em termos de pontos digitais, viso ampliada, localizao de agulha e aquisio de imagem estereottica bidimensional para a orientao nas intervenes. PRIMEIRO MAMGRAFO PROTTIPO DE 1965

RADIOGRAFIA DE MAMA
RADIOGRAFIA DA MAMA ADQUIRIDA EM MEADOS DE 1927

POSICIONAMENTO MAMGRAFO
Posicionamento de Leborgne da paciente para um mamografo crnio- caudal."Observe as caracteristicas do cone e do coxim de compresso colocada entre ele e a mama. 1967- Uma equipe de pesquisa projetou uma unidade bsica, incorporando um espectro de Raios-X mais especfico e um tubo para obter melhor foco no tecido mamrio e na cavidade torcica. Atravs de um projeto dedicado e da implementao de molibdnio, um componente metlico resistente, essa mquina (composta por um tubo e uma lente apoiados em um trip) produziu imagens de melhor qualidade do que as mamografias improvisadas, obtidas por equipamentos de radiografia convencional da poca.

O primeiro modelo comercial do "Senographe" (pintura do seio, em francs), como foi denominado, foi lanado em 1966.

1 MAMGRAFO BRASIL 1971

EQUIPAMENTO ATUAL

Das könnte Ihnen auch gefallen