Sie sind auf Seite 1von 8

lvaro Macieira-Coelho

Trabalho realizado por : 72 Escola Bsica Padre Jos Rota Ano letivo 2012/13

ndice
Introduo Biografia Os seus progressos Prmios recebidos Bibliografia Concluso

Introduo
Neste trabalho irei falar de um cientista portugus. Um cientista que pode no ser muito conhecido pelo mundo, mas tambm no menos importante. Vou falar dos seus feitos e dos seus prmios ao longo da sua vida profissional. No fim tambm vou dar a minha opinio sobre o autor. Espero que gostem.

Biografia
lvaro Macieira-Coelho, sobrinho-neto de Egas Moniz, nasceu em Lisboa, em 6/05/1932. Ele era cientista de Biologia Celular e Molecular dos Cancros e do Envelhecimento. Vive em Versailles, Frana, e est reformado. Conjugou a investigao com a docncia ao longo da sua carreira profissional.
Comeou como mdico do Internato Geral no Hospital de Santa Maria em Lisboa. Interrompeu o internato para trabalhar como investigador durante trs anos no Instituto Wistar em Filadlfia. Depois recebeu uma bolsa da Fundao Gulbenkian por um ano e foi trabalhar para o Departamento de Patologia da Universidade de Uppsala. Em 1967 foi convidado para dirigir o Departamento de Patologia Celular no Instituto de Cancerologia de Villejuif em Paris, onde assumiu o posto de director de Investigao no Instituto Nacional de Investigao Mdica (INSERM). Foi convidado a passar trs anos como Professor na Universidade de Linkping na Sucia. Regressou a Frana onde dirigiu o Laboratrio de Biologia Celular do Envelhecimento na Universidade de Paris VI at reformar-se. Apesar de reformado, est a escrever livros e captulos em livros e responsvel de uma srie da editora Springer-Verlag intitulada Progress in Molecular and Subcellular Biology. Pertence ao conselho editorial de uma revista de gerontologia. Publicou 117 artigos como primeiro autor e 49 em participao. Publicou 9 livros.

Os seus progressos
Macieira-Coelho tornou-se conhecido da comunidade cientfica internacional atravs de um conjunto de contribuies: introduo do conceito da incerteza na regulao da diviso celular, demonstrao da dissociao entre inibio por contacto do movimento e da diviso celular, diferena ao longo das espcies na sensibilidade transformao neoplsica, diminuio da incidncia dos cancros com a senescncia, assimetria da separao do DNA durante a diviso celular e as suas implicaes para o envelhecimento, modificao do meio interno do organismo na doena neoplsica, influncia do substrato celular sobre a expresso dos genes, modificaes do DNA e da cromatina durante o envelhecimento celular das clulas mitticas, relao entre recombinaes ao nvel do DNA e o potencial proliferante celular, identificao e purificao de um inibidor da diviso celular, demonstrao de factores Auto crinos na transformao celular por vrus oncognicos.

Prmios recebidos
Recebeu o Prmio Fritz Verzr (Universidade de Viena, Austria), Doutor honoris causa (Universidade de Linkping, Sucia) e Johananof Internacional Professor Visitante (Instituo Mario Negri, Milao, Itlia).

Concluso
Este senhor pode no ter sido um dos melhores cientistas como Einstein, mas fez muitas coisas fantsticas e tambm uma honra para Portugal ter feito tantas coisas e ter recebido tantos prmios.

Bibliografia
http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81lvaro_MacieiraCoelho
http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=22668&op=all

Das könnte Ihnen auch gefallen