Sie sind auf Seite 1von 85

Modal Dutovirio

CARACTERSTICAS OPERACIONAIS DO MODAL DUTVIARIO

COMPARAES ESTATSTICAS

Unused Section Space 1 Unused Section Space 2

ESTRUTURA DE CUSTOS

Unused Section Space 4

Unused Section Space 5 Unused Section Space 6

Unused Section Space 7

ndice
1- CARACTERSTICAS OPERACIONAIS DO MODAL DUTVIARIO 2- ESTRUTURA DE CUSTO FIXO E CUSTO VARIVEL 3- COMPARAES ESTATSTICAS 4- PERFIL DO PRODUTO DO MODAL DUTVIARIO

5- INVESTIMENTO NO SETOR DUTVIARIO


6- CONSIDERAES FINAIS

Histrico
Tubulaes j eram conhecidas como meio de transporte para produtos lquidos desde a antiguidade. Podem ser citados os casos de tubulaes construdas com bambus na China, com materiais cermicos por egpcios e astecas e com chumbo por gregos e romanos.

Histrico
Com o crescimento das cidades houve uma forte necessidade de uma infra-estrutura bsica para a sobrevivncia da populao, e uma delas era o contnuo abastecimento de gua. O transporte dutovirio surgiu para suprir o abastecimento de gua nos grandes centros urbanos.

Histrico
Rio de Janeiro, o aqueduto da Carioca Arcos da Lapa foi construdo em 1750 para fornecer gua do Morro de Santa Tereza para o Chafariz da Carioca, e ligar o Morro de Santa Tereza ao Morro de Santo Antnio.

Introduo
O transporte de cargas neste modal, ocorre no interior de uma linha de tubos ou dutos e o movimento dos produtos se d por presso ou arraste destes por meio de um elemento transportador.

Introduo
Uma das diferenas deste modal com os demais, que o veculo que efetua o transporte fixo enquanto que o produto a ser transportado o que se desloca, no necessitando assim, na maior parte dos casos, de embalagens para o transporte. Algumas caractersticas so atribudas ao transporte dutovirio como, agilidade, segurana, baixa flexibilidade e capacidade de fluxo.

Dutos
Duto a designao genrica de instalao constituda por tubos ligados entre si, destinada movimentao de petrleo e seus derivados (oleodutos), gs natural (gasodutos), etanol, minerao (mineroduto), saneamento (aquaduto), entre outros. Denominado de poliduto quando transporta vrios tipos de produtos. A dutovia composta, basicamente, por trs elementos: os terminais, que fazem a propulso dos produtos; os tubos e as juntas que unem estes.

Dutos - quanto ao produto transportado:

Oleoduto
Oleodutos, cujos produtos transportados so, em sua maioria: petrleo, leo combustvel, gasolina, diesel, lcool, GLP, querosene e nafta, e outros.
Oleoduto de Angra dos Reis Duque de Caxias Fonte: http://www.cralmeida.com.br/projetos-obras.html

Gasoduto
Gasodutos, cujo produto

transportado
natural.

gs

Gasoduto de Ilha Comprida Rio de Janeiro Fonte: http://www.flickr.com/photos/pacgov/

Minerodutos
Minerodutos, cujos produtos

transportados
Minrio Concentrado
Mineroduto em Itabirico Minas Gerias Fonte: http://www.hidrothermengenharia.com.br/

so:
f

Sal-gema,
erro e

de

Fosftico.

Aquaduto
Aquadutos esgoto. ou

Saneamento: gua ou

Aquaduto dos Peges - Portugal Fonte: http://www.geocaching.com

Dutos - quanto ao meio que atravessam:

Dutos de Transporte

O sistema de transporte de produtos se caracteriza por levar o produto por grandes distncias e de forma que chegue ao ponto final.

Dutos de Transferncia

O sistema de transferncia de produtos est caracterizado por moviment-lo por pequenas distncias, geralmente dentro da planta de uma indstria, refinaria, entre outros.

Dutos - quanto ao transporte:

Sistema Forado
de fora para

O qual utiliza um elemento movimentar produto dentro do duto.

Sistema de Gravidade

O qual faz uso apenas da fora da gravidade para movimentar o produto do duto.

Sistema Forado x Sistema por Gravidade

sistema o

por sistema

gravidade forado,

apresenta uma vez

vantagens que no

sobre

precisa
que como apenas no

de

fora motriz mecnica


gasto a com energia,

que faz
porm

com

haja

possui

limitao produtos

possibilidade

de

transportar

fluidos pouco

viscosos.

Dutos quanto:
ao material: Metlico; No-metlico.
rigidez: Rgido; Flexvel. temperatura de operao: Normal; Aquecido

Dutos - quanto localizao:


Enterrado; Areo; Submarino; Flutuante.

Dutos - quanto construo:

Terrestre

Subterrneo (invisvel); Aparente (visvel);

Areo; Submarino.

Dutos Terrestres Visveis


Os dutos aparentes (visveis) so comumente utilizados em chegadas e sadas das estaes de bombeio, nas estaes de carregamento e descarregamento e nas estaes de lanamento/recebimento de PIGs (equipamentos utilizados na limpeza e deteco de problemas).

Dutos Terrestres Invisveis


Os dutos terrestres subterrneos (invisveis) so protegidos contra intempries, contra acidentes e vandalismo, esto mais seguros contra vazamentos nos casos de ruptura.

Dutos Areos
Os dutos ditos areos esto acima do solo, necessrios para vencer grandes vales, cursos dgua, pntanos ou terrenos muito acidentados.

Dutos Submarinos

Os dutos submarinos so assim denominados devido que a maior parte da tubulao est submersa no fundo do mar.

Vantagens
1) no h transporte; 2) no necessidade de se usar embalagens de h necessidade de viagem de retorno;

3) o processo no sofre influncia do congestionamento ou dificuldades fsicas a transpor, como por exemplo longas reas ridas ou congeladas; 4) um meio obra; de transporte que demanda pouca mo-de-

Vantagens
5) em geral a segurana nas dutovias superior de outros meios de modais; 6) baixo custo de operao;

7) independncia em relao s condies do t empo na sua


operao; 8) funo de armazenagem em consequncia do seu longo tempo total de trnsito;

Desvantagens
1) necessita de grande investimento de capital;

2) inflexibilidade
3) no adequado estejam sujeitas carregamento;

quanto

rota

de

distribuio;
que de

ao transporte a mudanas

de mercadorias de padro

4). seu uso s pode ser estendido a certos grupos de mercadorias dentro de um mesmo duto.

Modal Dutovirio x Demais modais


CARACTERSTICAS OPERACIONAIS FERROVIRIO RODOVIRIO HIDROVIRIO EREO DUTOS

Velocidade Disponibilidade Confiabilidade Capacidade Freqncia Resultados

3 2

2 1

4 4

1 3

5 5

3
2

2
3

4
1

5
4

1
5

4
14

2
10

5
18

3
16

1
17

O menor valor indica a melhor classificao

Modal Dutovirio x Demais modais


O modal dutovirio considerado o mais consistente e freqente de todos os modais. Isso ocorre porque a varincia no tempo de transporte mnima (maior consistncia) e as dutovias funcionam 24 horas por dia (freqncia).
Por outro lado, o modal que apresenta menor velocidade, menor capacidade (uma vez que muito especializado, transporta pequena variedade de produtos) e menor disponibilidade, afinal, est presente em poucas regies.

Modal Dutovirio x Demais modais

Modal Dutovirio x Demais modais


Embora o modal dutovirio possua as menores tarifas de transporte e seja um dos mais seguros, ainda modesta sua utilizao no Brasil. Desde a dcada de 1980 que no ocorrem expanses substanciais na participao ou na extenso da malha dutoviria. O transporte dutovirio no pas movimenta 33,3 mil TKU, ou 4,2% do total, tendo uma participao na matriz de transporte de cargas brasileira superior apenas ao aerovirio.

Estrutura de Custo

Custo fixo mais elevado

Custo fixo mais elevado direito de acesso construo requisitos para controle das estaes

capacidade de bombeamento

Porm...

o valor investido na construo de dutos e tubulaes tem rpido retorno em relao ao capital investido, por meio da economia gerada por esse tipo de transporte, alm de causar poucos impactos ambientais.

Custo varivel mais baixo

TBG - Transportadora Brasileira Gasoduto Bolvia-Brasil S.A. Localizao: Sta Cruz de La Sierra (Bolvia) - Campinas (Brasil) Extenso: 3.150 km (2.593 km Corumb(MS) at Campinas (SP) Trecho Sul: Campinas (SP) - Porto Alegre (RS) Espessura: 32 e 24 (81,3 - 61,0 cm) Capacidade: 30 milhes m3 por dia Custo: US$ 2 bilhes (set 1997 - dez 1998) Trecho Sul: mar 2000

Comparaes Estatsticas
Mundialmente falando Os dutos no formato atual, com tubos fechados de metal e mecanismos de bombeamento para impulsionar produtos como petrleo e gs, os dutos apareceram em 1865, nos Estados Unidos (EDWARD et al, 2007).

COMPARAES ESTATSTICAS PASES


Mundialmente falando:

Os dutos no formato atual, com tubos fechados de metal e mecanismos de bombeamento para impulsionar produtos como petrleo e gs, os dutos apareceram em 1865, nos Estados Unidos (EDWARD et al, 2007).

Hoje representam um sistema de transporte indispensvel economia mundial. O total da malha mundial ultrapassa 3,5 milhes de quilmetros o equivalente nove vezes a distncia entre a Terra e Lua (EDWARD et al, 2007).

Malha dutoviria brasileira

Quanto ao Brasil sua extenso, em 1995 era de 4.918 Km, oito anos depois, passou a ter 12.382Km. Sendo que 9.789Km so operados pela Transpetro e 2.593Km pelo TBG. No ano de 2007 os dutos brasileiros passaram a ter 20.000Km, e logo em 2009 atingiu os 22.000Km aps a inaugurao do gasoduto Rio de Janeiro Belo Horizonte Gasbel II. A malha atual composta por 569 dutos, desses 434 dutos ou aproximadamente 7.876 km, so utilizados para no transporte de petrleo e derivados.

Dutos que ligam Brasil e outros pases

A TSB - Transportadora Sul brasileira de Gs foi criada em 23 de maro de 1999, sendo o consrcio responsvel pela construo e administrao do Gasoduto Uruguaiana-Porto Alegre, com 615Km de extenso. Sua construo teve como objetivo principal o de suprir a necessidade de gs natural do Estado do Rio Grande do Sul e interligar os sistemas de gasoduto do Brasil, Argentina e Bolvia, beneficiando tambm as regies Sul e Sudeste do territrio nacional.

Dutos que ligam Brasil e outros pases

A TBG - Transportadora Brasileira Gasoduto Bolvia-Brasil S/A, tambm conhecida como GASBOL, foi constituda em 18 de abril de 1997, sendo a responsvel pela administrao nacional do Gasoduto Bolvia-Brasil, o maior da Amrica Latina, com 2.593Km de extenso em solo brasileiro e 557Km, na Bolvia . Possui capacidade de at 30 milhes de m de gs por dia e sua segurana realizada atravs de monitoramento por 24 horas via satlite (VAZ). A construo transportar o Mato Grosso do Grande do Sul, Minas Gerais. aconteceu com o principal objetivo de gs natural da Bolvia para os Estados do Sul, So Paulo, Paran, Santa Catarina e Rio beneficiando indiretamente Rio de Janeiro e

Comparao com os Estados Unidos

Enquanto nos Estados Unidos h uma malha de transporte por meio de dutos de 440 mil quilmetros, no Brasil, a malha de apenas 22 mil quilmetros.

Comparao com os Estados Unidos


Nos dados referentes ao Brasil, esto includos volumes de minerodutos que no constam das estatsticas dos EUA. Sem isso, a participao dos dutos cairia para 3,7%, isto , cinco vezes inferior participao percentual do mesmo modal nos Estados Unidos.

Tabela 01- Matriz de Transporte do Brasil e EUA (2000)

Comparao com os Estados Unidos


Em pases onde o transporte dutovirio utilizado largamente, os gastos com a logstica so mais baixos, fazendo com que a cadeia produtiva seja mais competitiva.
Tabela 2 Preos Relativos dos diferentes Modais (em US$ por 100 tonquilmetro)

Comparao com os Estados Unidos

Figura 01 Matriz de transporte de carga: Brasil x EUA. Fonte: Ilos, 2002.

As empresas buscam suprir no exterior as limitaes internas decrescimento, j que, no Pas, os dutos perdem para as rodovias, ferrovias e hidrovias em preferncia dos investidores.

Comparao com outros pases

Em relao quilometragem:

EUA 440.000 quilmetros Rssia 300.000 quilmetros Canad 240.000 quilmetros China 55.000 quilmetros

Mxico 42.000 quilmetros


Brasil 22.000 quilmetros

Transporte de petrleo por oleodutos por milhares de toneladas, ano de 2009.

Figura 2 -Transporte de petrleo por oleodutos em pases da Europa. Fonte: http://w3.unece.org/pxweb/quickstatistics/readtable.asp?qs_id=56&lang=1

Transporte de petrleo por meio de dutos por milhares de toneladas, Pas e Ano.

Figura 3 - Transporte de petrleo por oleodutos. Fonte: http://w3.unece.org/pxweb/dialog/Saveshow.asp?lang=1.

Rotas de dutos na ex-Unio Sovitica

Rotas de dutos entre Rssia e China

Projetos de oleodutos propostos por Rssia, Turquia e Ir

Principais gasodutos europeus

Novas rotas e propostas abrangendo dutos na Rssia, China e Ir

Principais oleodutos e gasodutos na Europa

Dutos na Frana

Dutos existentes e propostos

Curiosidades Mundiais
MAIOR GASODUTO DO MUNDO COMEA A FUNCIONAR NA CHINA

O maior gasoduto do mundo, com 8704 km, entrou em funcionamento entre Horgos, na fronteira chinesa com o Cazaquisto, e as cidades costeiras de Xangai, Canto e Hong Kong. Segundo a Companhia Nacional de Petrleo da China (CNPC), o gasoduto formado por uma linha central que se ramifica em oito canais regionais, e permitir a chegada de gs natural desde a sia Central at vrias metrpoles da China. A linha contar com uma capacidade de transporte de 30 mil milhes de metros cbicos por ano.

Foram investidos 14.2200 milhes de yuan (17.256 milhes de euros) no gasoduto, que vai abastecer uma rea habitada por cerca de 500 milhes de pessoas.

Curiosidades Mundiais
CHINA SE TORNAR O TERCEIRO MAIOR PRODUTOR DE GS NATURAL DO MUNDO EM 2035, INFORMA A IGU (14 de setembro de 2013).

A China prev um grande aumento na produo de gs natural e ocupar o terceiro lugar mundial at 2035. As estatsticas mostram que o volume de produo de gs natural aumentou 6,7% anualmente e chegou a 106,7 bilhes de metros cbicos no ano passado. A extenso total de gasoduto de gs natural ultrapassou os 55 mil quilmetros. A China planeja destinar 460 bilhes de yuans (US$ 75 bilhes) para construir 65 mil quilmetros de dutos at 2015, incluindo 41 mil quilmetros de gasoduto de gs natural.

Curiosidades Mundiais
TECHNIP BATE DOIS RECORDES EM INSTALAO DE DUTOS

A Technip, estabeleceu dois novos recordes em guas profundas, com sua atuao no Campo de Perdido da Shell, no Golfo do Mxico, operado em conjunto com as parceiras Chevron e BP. Os recordes dizem respeito a instalao da flowline (duto lanado no fundo do mar, que permite o transporte da produo de leo/gs ou a injeo de fluidos), a maior profundidade sob uma lmina dgua de 2.961 metros, e do riser de ao em catenria a maior profundidade sob uma lmina dgua de 2.469 metros. Este campo est localizado aproximadamente a 320 km ao sul de Freeport, no Texas. A instalao dos dutos foi concluda em janeiro de 2009 e o comprimento total do conjunto de 13,2 km.

Curiosidades Mundiais
SISTEMA MINAS-RIO: MAIOR MINERODUTO DO MUNDO EST SENDO CONSTRUDO NO BRASIL (31-12-2012)

Ele faz parte do Sistema Minas-Rio e ligar a mina e unidade de beneficiamento de minrio de ferro da Anglo Ferrous Brazil, em Minas Gerais, ao Porto do Au, no Rio de Janeiro. O maior investimento mundial da mineradora Anglo American atualmente US$ 3,6 bilhes - est localizado no Brasil. Trata-se de um mineroduto com 525 km de extenso, que atravessa 32 municpios mineiros e fluminenses. Em 2012, quando o Sistema Minas-Rio entrar em operao, dever produzir 26,5 milhes toneladas anuais de minrio de ferro.

PERFIL DO PRODUTO DO MODAL DUTOVIRIO

Mineroduto

Gasoduto

Oleoduto

Regulao
competncia da Agncia Nacional de Transportes Terrestres ANTT articular-se com entidades operadoras do transporte dutovirio, para resoluo de interfaces intermodais e organizao de cadastro do sistema de dutovias do Brasil. Outros assuntos relacionados a dutovias so de responsabilidade da Agncia Nacional do Petrleo, Gs Natural e Biocombustveis ANP.

Investimentos no Setor Dutovirio

Retirada de www.cnt.org.br/Paginas/Agencia_Noticia.aspx?n=8413

Exemplo da Liquigs

Retira de www.cnt.org.br/Paginas/Agencia_Noticia.aspx?n=8413

Os caminhes param, os dutos so constantes.

O problema que alm de pouco utilizado pouco conhecido.

A pouca utilizao um problema cultural.

Por que ento investir nos dutos?

Como foi citado, h vrias vantagens neste modal, como a dispensa de armazenamento , a pontualidade, a confiabilidade, porm o custo de implantao alto.

1 km de duto = 8 km de rodovias.

Mas............. o duto compensatrio em grandes distncias.

Sugesto para diminuio de custos

Segundo Guilherme de Melo, da Abemi, deve haver mais continuidade nas obras, ou seja, no pode ter interrupo das mesmas.

O Brasil o 16 em extenso de dutos perdendo para pases menores, como Mxico e Argentina, por exemplo.

E o que o Brasil tem feito para melhorar essa posio?


Tem feito pouco em relao ao que se pode fazer!


Iniciado em 1996 o gasoduto Brasil Bolvia saiu do papel e conta com 3150 km. Transporta metade do gs natura do pas.

A Transpetro est controlando o duto de 14000 km que transporta gs e petrleo.

O Plano de Negcios 2012-2016 da Petrobrs gastar R$ 416, 5 bilhes para produo de petrleo e gs natural. Existe a previso de dutos em algumas plataformas.

O Projeto Roncador III na Bacia de Campos no Rio de Janeiro instalar dois oleodutos e um gasoduto. O Mdulo IV instalar um oleoduto e um gasoduto. OBS: Os dois so submarinos.

A Transpetro diz que a Petrobrs quer aumentar a capacidade dos dutos j instalados.

H previso para construo do corredor de etanol para exportao deste combustvel. Os dutos sero ligados hidrovia Tiet-Paran.

Descaso com o modal dutovirio

De acordo com a PNLT, em 2005 o Ministrio dos Transportes queria subir a participao do modal de 3,6% para 5% em 2025.

No mnimo deveria ser de 15 a 20%.

Deve-se lembrar que a demanda por leo no mundo cresce 1,5% ao ano.

Potencial do Brasil

O Brasil tem petrleo, gs e agroindstria como atividades fortes.


Para transporte destes os dutos seriam a melhor opo. Mas usam os outros modais que nas pocas de superproduo congestionam o trnsito ou as linhas frreas. Os dutos no tem congestionamento, incmodo para populao, eles so silenciosos.

Informaes!

At 2015 o Brasil gastar cerca de US$ 7 bilhes para construo de 6000 km de dutos.

Entre 2025 e 2030 o mundo investir US$4,3 trilhes em petrleo e US$3,9 trilhes em gs natural.

O Brasil investir R$6 bilhes no transporte de etanol.

Concesses no modal dutovirio

Concesso dos dutos de gasolina Petrobrs.

e leo da

Os dutos esto no poder da Transpetro.

Entram na lista os 3 mais lucrativos

Paulnea (SP) Braslia (DF).

Paran Santa Catarina.

Recncavo

Jequi na Bahia.

Objetivo da Petrobrs com a concesso.

Justificativa da empresa.

CONSIDERAES FINAIS
Quando comparado com outros pases de porte semelhante percebe-se que o modal subtilizado no Brasil. A metodologia de mensurao deste modal merece ser revista para que importantes operaes no sejam ignorados e que sejam concentradas em um nico rgo, pois parte ficou com a ANP (Ministrio de Minas e Energia) e parte com o Ministrio dos Transportes. Para que estas estatsticas possam servir ao planejamento estratgico de transportes e energia do pas.

CONSIDERAES FINAIS
Apesar da baixa flexibilidade do modal, j que os pontos de origem e destino so fixos, a eficincia econmica do sistema dutovirio permitiria uma maior parcela do transporte de cargas no pas feita por dutovias. O escoamento de produtos agrcolas, minerais e energticas no pas apresenta grandes entraves logsticos e so esses os produtos que mais se qualificam para o transporte dutovirio, ainda mais quando consideramos as perspectivas de aumento da produo e movimentao de etanol, petrleo e gs natural.

QUIZ

QUIZ

Bibliografia

FLEURY, Paulo. Gesto estratgica do transporte. Disponvel em: <http://www.ilos.com.br/web/index.php?option=com_content&view=article&id=1104%3Aartigosgestao-estrategica-do-transporte&catid=4&Itemid=182&lang=br>. Acesso em: 25 nov. 2013, 18:40. Maior gasoduto do mundo comea a funcionar na China. Disponvel em: <http://www.jn.pt/PaginaInicial/Mundo/Interior.aspx?content_id=2970478>. Acesso em: 24 nov. 2013, 15:30. COMEX. China se tornar o terceiro maior produtor de gs natural do mundo em 2035. Disponvel em: <http://comexdobrasil.com/china-se-tornara-terceiro-maior-produtor-de-gasnatural-mundo-em-2035-informa-igu/>. Acesso em: 24 nov. 2013, 16:00. AGENCIA NAIONAL DO PETRLEO ANP. Malha Dutoviria. Disponvel em <http://www.anp.gov.br/brasil-rounds/round2/Pdocs/Pinfra/Pduto.htm>. Acesso em: 26 de novembro de 2013. VAZ, Alexildo Velozo; OLIVEIRA, Vaz Kelly Nogueira de; DAMASCENO, Pedro Ernesto Gonalves. UFC. Disponvel em: <http://www.academia.edu/446595/O_MODAL_DUTOVIARIO_ANALISE_DA_IMPORTANCIA_E_CONSIDERACOES_ SOBRE_SUAS_PRINCIPAIS_CARACTERISTICAS>. Acesso em: 27 nov. 2013, 18:03.

CNT (Confederao Nacional de Transportes). Agncia CNT de notcias. Disponvel em: http://www.cnt.org.br/Paginas/Agencia_Noticia.aspx?n=8413. Acesso em 26 de novembro s 20:34. Petrobrs prepara concesso de principais dutos. Retirada de http://colunaesplanada.blogosfera.uol.com.br/2013/07/03/petrobras-prepara-concessao-dosprincipais-dutos/. Acesso em 26 de novembro s 23:16.

Das könnte Ihnen auch gefallen