Sie sind auf Seite 1von 16

A IMPORTNCIA DO PENSAMENTO SOCIOLGICO DE MAX WEBER, HERBERT SPENCER, MILE DURKHEIM E FLORESTAN FERNANDES

Emir Collar, Jos Leandro M. Tavares, Pierre Collar, Ubiratan de Oliveira Collar Prof. Dr. Gilmar Ferreira de Moraes

Centro Universitrio Leonardo da Vinci UNIASSELVI Histria (HID 0325) Seminrio da Prtica Mdulo I 19/08/2013

RESUMO Este paper atravs das principais correntes sociolgicas tem como objetivo, situar o inicio da sociologia no mundo, sua compreenso atravs do pensamento dos socilogos Max Weber, Herbert Spencer, mile Durkheim e Florestan Fernandes, bem como a importncia destas perspectivas. O presente estudo busca descrever sobre o significado da sociologia, contextualizar o desenvolvimento da sociologia atravs dos pensadores pesquisados, analisar sua importncia e influencia no mundo entre o perodo dos sculos XIX e XX. Palavras-chaves: Sociologia. Pensadores. Perspectiva. Importncia

INTRODUO A Sociologia surgiu com a necessidade de entender a sociedade, suas transformaes ao redor do mundo e as modificaes ocorridas na Europa em meados dos anos de 1800 a 1980. Dentro deste contexto, torna-se necessrio desenvolver o entendimento desta cincia, bem como explanar sobre o pensamento e opinio dos pensadores daquela poca. O termo Sociologia muito abrangente, surgiu em meados do sculo XIX, porem, muitos dos conceitos elaborados pelos pensadores deste perodo ainda hoje se faz presente na atualidade, sem, contudo, representar unanimidade entre os socilogos. Busca-se com este trabalho, apresentar e analisar separadamente cada socilogo aqui pesquisado. Como objeto de pesquisa e material de coleta de dados, no se encontrou facilmente a literatura necessria, foram utilizados vrios autores para compor este paper. Desta forma, a importncia deste trabalho se d em apresentar quatro socilogos reunidos em um mesmo lugar, possibilitando ao leitor uma rpida anlise e comparao de pontos de vista acerca do pensamento sociolgico.

A pesquisa em questo busca fazer uma contextualizao e descrio da importncia do pensamento sociolgico de Max Weber, Herbert Spencer, milie Durkheim e Florestan Fernandes nos sculos XIX e XX, mais precisamente entre os anos de 1800 e 1980. Desta forma, ser possvel realizar uma anlise de cada pensamento sobre o que sociologia e o seu grau de importncia na sociedade, vistos atravs destes socilogos. Assim, o objetivo geral desse estudo se d na contextualizao, descrio e anlise dos pontos de vistas sob a perspectiva vivida por cada socilogo pesquisado a cerca do seu entendimento sobre Sociologia, tendo como objetivos especficos, o impacto desde pensamento no mundo e o seu desenvolvimento atravs dos tempos. O presente estudo optou por uma apresentao da sociedade, da sociologia, seu desenvolvimento, e como cada pensador a interpretou. Em um primeiro momento descreverei a sociedade, o surgimento da sociologia, os pensadores abortados juntamente com suas impresses obtidas e o grau de relevncia na sociedade sob sua tica, dado o pas, e o perodo em que viveram.

A SOCIEDADE Quando nascemos, estamos inseridos na primeira sociedade ou grupo social, a famlia, e, dentro desta perspectiva, nos moldamos e assimilamos os conhecimentos adquiridos dentro dela. Segundo Spencer (1879) apud Birnbaum e Chazel (1977) uma sociedade no mais do que um nome coletivo empregado para designar certo nmero de indivduos.. Para Alvin (1962),
[...] a sociedade um todo, formada de partes os indivduos, os grupos familiares, sociais, econmicos, profissionais, polticos, etc., verdadeiras clulas sociais. Cada clula tem sua vida prpria, autnoma. Constitui um todo, componente de um todo maior. Assim, como estas clulas sociais existem, as Instituies, igualmente, existem e so verdadeiras realidades sociais[...].

De acordo com Dymetmann (2007), a sociedade inicia desta forma:


Do momento em que nascemos, somos criados por nossos pais, pela famlia e, depois, pela escola, pelo grupo de amigos e assim por diante, de forma que ao longo de toda a nossa vida, estamos num processo contnuo e constante no qual a sociedade entra em ns, no qual interioriza mos vrios aspectos da cultura que vivemos e dos grupos a que pertencemos. Esse processo contnuo e constante que nos torna e nos reafirma como seres sociais a socializao.

Para Rodrigues (2001), a famlia tambm vista como a primeira sociedade em que nos inserimos. Esta sociedade se molda e se transforma acompanhando o tempo. Ele a classifica como um complexo de fatos sociais, onde os agentes (sujeitos) interagem entre si e desta forma se estruturam.

A SOCIOLOGIA A sociologia, conforme Martins (1997) surge como uma resposta inteligente para compreender os acontecimentos e as revolues provocadas pela revoluo industrial. Para ele, neste momento, surge tambm alm da classe social propriamente dita, a classe trabalhadora, bem como as cidades fabris. Para Birbaum e Chazel (1977), se traduz como a compreenso do comportamento social de alguns indivduos em relao a outros. Cumpre o seu papel de agente transformador entre as relaes que vo surgindo ao longo das mudanas de cenrio e conflito de classes. J, Alvim (1962), assim a denomina A sociologia uma cincia, porque um conjunto de verdades demonstradas. E stas verdades so formuladas pelas Leis Sociolgicas, que so princpios certos, gerais e universais.

Conforme relata Castro e Dias (1992):


As transformaes econmicas e sociais que assinalaram a primeira metade do sculo XIX e o desenvolvimento do mtodo cientfico em outros setores do conhecimento humano, paralelos sociologia, criaram, a esse tempo, as condies prticas e tericas, histricas e filosficas para a organizao da sociologia como disciplina e, s nesse quadro, ligando a evoluo intelectual s condies sociais da liquidao do ancien regime e da inaugurao da era industrial, possvel entender o momento histrico em que a sociologia comeou a destacar-se como setor especializado de conhecimento, sistematizando-se como cincia.

OS PENSADORES Alvim (1962) explica que:


Para melhor conhecimento da Sociologia, temos um precioso elemento, que o estudo do seu desenvolvimento histrico atravs dos seus precursores; fundadores, e dos verdadeiros realizadores desta cincia social. Temos que estudar as grandes civilizaes e os principais vultos que as iluminaram, com o esplendor do seu gnio [...]

Segundo Martins (1997) A sociologia o resultado da tentativa de compreenso de situaes sociais radicalmente novas, criadas pela ento nascente sociedade capitalista. A trajetria desta cincia tem sido uma constante tentativa de dialogar com a civilizao capitalista, em suas fases. E, dentro deste contexto, ele refora a busca de conhecimento atravs dos pensadores mais ativos em suas pocas. Em sua concepo de raciocnio, Martins (1997), relata que nos pases onde surgem as periferias excludas do meio capitalista, onde a dominao do poder mais evidente, ai surgem tambm os pensadores com uma sociologia mais questionadora frente a esta desigualdade social.

De acordo com Costa Pinto (1965) apud Castro e Dias (1992), a necessidade de acompanhar as modificaes e transformaes que o mundo estava passando no campo industrial, surgem os socilogos e suas teorias:
Traduzindo a relao que existe entre o pensamento e a organizao social, sofrendo as influncias particulares das sociedades em que viviam e da posio que dentro de cada sociedade assumiam e, dos pontos de partida filosficos em que se fundava, os criadores da cincia da sociedade conseguiram lanar as bases de uma nova cincia na proporo em que refletiam, em suas obras, os problemas de seu tempo.

Para Dymetman (2007), a Revoluo Industrial ocorrida na Inglaterra, proporcionou ao homem, uma nova fase laboral, a liberdade de trocar sua mo de obra por um salrio, algo diferente dos sculos anteriores. Entretanto, junto com a fase da Revoluo, surge o Capitalismo, e este impe condies bem desfavorveis e visivelmente desiguais entre aquele que produz e aquele que se beneficia desta produo. Neste via, surgem os pensadores, buscando compreender e explicar esta relao, servindo esta anlise como base para a sociologia.

1.Max Weber De acordo com Dymetman (2007), Weber, sendo contemporneo a Marx, e tambm de origem alem, tinha outro foco de estudo. Embora tambm estudasse o capitalismo, seu interesse era voltado para compreender os atores sociais. Conforme a autora, seu ponto de vista buscava a sociologia compreensiva atravs do modo de ser do capitalista. J Castro e Dias (1992), apontam seu nascimento em 1864 em Erfurt (Turngia), e morte em 1920 em Munique. Dentro deste perodo, descrevem os fatos e acontecimentos, como: a fundao da Associao Internacional dos trabalhadores, a Formao da Triplice Aliana com a adeso italiana aliana austro-alem, vrias guerras como a sino-japonesa, a anglo-boer, a balcnica, a revoluo na China, a guerra mundial. Para Weber, a sociologia vista como uma cincia que pretende entender a conduta humana. Alvin (1962), descreve Weber desta forma um grande animador, do mtodo cientfico em Sociologia, atribuindo, a esta cincia a interpretao e compreenso dos fatos sociais*...+ Na concepo de Martins (1997), o pensador descrito desta forma:
A inteno de conferir sociologia uma reputao cientfica encontra na figura de Max Weber (1864-1920) um marco de referncia. Durante toda a sua vida, insistiu em estabelecer uma clara distino entre o conhecimento cientfico, fruto de cuidadosa investigao, e os julgamentos de valor sobre a realidade. Com isso, desejava assinalar que um cientista no tinha o direito de possuir, a partir de sua profisso, preferncias polticas e ideolgicas. No entanto, julgava ele, sendo todo cientista tambm um cidado, poderia ele assumir posies apaixonadas em face dos problemas econmicos e polticos, mas jamais deveria defend-los a partir de sua atividade profissional.

1.Herbert Spencer Segundo Alvim (1962), ele nasceu em 1820, em um perodo onde Encontrava -se o mundo empolgado com as teorias Darwinianas e Transformistas, quando Spencer formulou a sua celebre lei da evoluo: passagem do homognio indefinido para o heterognio definido. Esta lei apresentava de incio grande aceitao, uma vez que aparentava estar de acordo com os pensamentos transformistas da poca, entretanto, vista mais de perto, apresentava superficialidade. Ainda de acordo com Alvim (1962), ele no seguiu a linha positivista de Comte. Ao contrrio, o Sistema Spenceriano consiste em uma evoluo natural, do simples ao complexo, do indefinido ao definido, do homognio ao heterognio evoluo esta que Spencer aplica a todos os ramos da cincia.*...+ Conforme apresenta Birbaum e Chazel (1977), Spencer via a sociedade como um organismo vivo em crescente evoluo e modificao. Desta forma, a medida que ela cresce, se difere e se distancia da origem, mas sem perder a ajuda mutua que cada um depende do outro, neste poder de transformao. Reforando esta compreenso, Ferrari (2008), associa a defesa que Spencer propunha da evoluo e do conhecimento constante evoluo da espcie, de Charles Darwin, onde somente os mais fortes sobrevivem. Assim, o estudo da cincia se faria necessrio, tornando os adultos mais competitivos.

1.mile Durkheim Segundo Castro e Dias (1992) nasceu em 1858, Epinal, Loraine na fronteira Nordeste da Frana, sua famlia era de origem judaica. Para este pensador o objetivo da sociedade o de assegurar a cada indivduo o livre exerccio de seus direitos resumindo desta forma o objetivo da sociologia. Sua morte ocorreu em 1917, Paris. Na concepo de Alvim (1962), sua descrio e anlise sobre Durkheim, apresenta-se desta forma:
[...] um dos mais eminentes discpulos de Augusto Comte, e, com ele, o Positivismo atingiu o seu apogeu. Toda preocupao de Durkheim consistiu em emprestar, Sociologia, um carter de absoluta independncia, em relao s demais cincias. Durkheim no aceitou o Positivismo em sua integra. Afastou-se da Teologia de Comte e da Filosofia Positivista de Spencer. verdade que Durkheim afastou-se da Teologia Positivista de Comte, para adotar, ele, Durkheim, uma verdadeira filosofia, uma Religio e uma Moral, porque Durkheim estabeleceu uma filosofia do Universo, cuja cpula era a Sociologia; Uma Religio e Moral social produtos da sociedade.

Para Ribeiro (2013), Durkheim buscou compreender a solidariedade social (e suas diferentes formas) como fator fundamental na explicao da constituio das organizaes sociais, considerando para tanto o papel de uma conscincia coletiva e da diviso do trabalho social. Desta forma, este lao de unio visava aproximar o homem enquanto ser social.

1.Florestan Fernandes Para Borges (2013), a vida de Florestan e a forma como ele se desenvolveu, contribuiu para a formao deste que foi um dos principais expoentes socilogos no Brasil. Ela destaca assim:
[...] nasceu em So Paulo, a 22 de Julho de 1920. Comeou a trabalhar muito cedo, ainda criana, aos seis anos de idade. Em consequncia disso no concluiu o curso primrio, formando-se mais tarde no Curso de Madureza, uma espcie de supletivo. Em 1941, ingressou na Faculdade de Filosofia, Cincias e Letras da Universidade de So Paulo, graduando-se mais tarde, em Cincias Sociais.

De acordo com Borges, Florestan, sendo de origem humilde e simples, defendia a escola pblica, como forma de produzir acesso aos mais necessitados. E, entre este pensamento e sua inclinao para o combate a classe dominante, foi considerado como o precursor da Sociologia critica no Brasil, modificando a forma de se realizar a investigao sociolgica no Pas. Sua dedicao com a formao e o ensino da sociologia era tanta que, conforme relata Fernandes apud Oliveira (20 10) *....+ ele participa de um projeto editorial preocupado em dotar professores e estudantes de um conjunto completo de instrumentos de trabalho didtico, que lembrar a sua preocupao em enriquecer a os cursos de formao sociolgica. Conforme relata Martins apud Oliveira (2010), uma forte e expressiva caracterstica da Sociologia apresentada por Florestan, dentre as muitas por ele empregada:
[...] a busca das mediaes que definem a riqueza dos processos sociais e do processo histrico, sempre com base numa concepo da realidade social como totalidade, seu objetivo descobrir os nexos visveis e invisveis que tecem a realidade, resultando numa sociologia da dinmica social que tenta identificar os bloqueios que impedem ou retardam o desenvolvimento da sociedade. Florestan pode, com isso, ser considerado um socilogo do reencontro por ter como meta, diminuir ou, se possvel, eliminar a defasagem existente entre o homem concreto e suas possibilidades histricas. Seus estudos vo apontar para o fato de que a verdade sociolgica s pode ser a daqueles que pagam o preo pelo desencontro entre as foras de modernizao e conservao. [...]

Este grande pensador brasileiro deixou, atravs de seus livros e manuscritos, a sua preocupao com o desenvolvimento cultural e educacional no Brasil, suas anlises e ponderaes a cerca da desigualdade social entre os que dispunham de recursos para estudar e aqueles que com muita sorte terminaram o ensino fundamental se tornara evidente em muitos de seus pensamentos.

CONSIDERAES FINAIS
Ao situar, analisar, descrever, contextualizar a sociologia no mundo e apresentar quatro pensadores dentre os vrios existentes, buscouse sem finalizar o assunto, e sem ter a pretenso de tornar esgotado o tema, tambm compreender e contribuir para futuros estudos neste campo, vasto e rico que a Sociologia. Desta forma, ao longo do trabalho, no poderia abordar diretamente a importncia do pensamento sociolgico destes homens, sem antes explicar a origem da sociologia, sua forma de construo, a origem da sociedade e as diversas nuanas de classe que a compunham no inicio de sua formao e seus meios de desenvolvimento atravs dos perodos abordados para o estudo deste trabalho. A complexidade do tema relativamente aceitvel, uma vez que os pensadores abordados viveram em pases diferentes e alguns atravessaram modificaes marcantes em suas pocas, o que apresentava seu ponto de vista diante das transformaes que estavam inseridos. Diante do exposto, espera-se que ao contribuir com este trabalho, ele possa servir como uma fonte de pesquisa e informao para aqueles interessados em aprofundar estudos no campo da sociologia, uma vez que ele apresenta juntos em um s trabalho, quatro nomes de grande formao sociolgica como Max Weber, Herber Spencer, milie Durkheim e Florestan Fernandes.

REFERCIAS ALVIM, Dcio Ferraz. Sociologia Rio de Janeiro: Editora Tecnoprint, Edies de ouro, 1962. BIRNBAUM, Pierre; CHAZEL, Franois. Teoria sociolgica So Paulo: Editora Universidade de So Paulo, 1977. BORGES, Caroline. Sociologia Florestan Fernandes. Disponvel em: <http://www.infoescola.com/sociologia/florestan-fernandes/> Acesso em 07/10/2013. CASTRO, Ana Maria de; DIAS, Edmundo Fernandes. Introduo ao pensamento sociolgico. So Paulo: Editora Moraes, 9 edio, 1992. DYMETMAN, Annie. Sociologia para no-socilogos So Paulo: Editora Universidade So Judas Tadeu, 2007. FERRARI, Marcio. Pedagogia Herbert Spencer. 2008. Disponvel em: <http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/herbert-spencer-307364.shtml> Acesso em 10/10/2013. MARTINS, Carlos Benedito. O que Sociologia So Paulo: Editora Brasiliense, 43 reimpresso, Coleo primeiros passos, 57, 1997. RIBEIRO, Paulo Silvino. mile Durkheim: os tipos de solidariedade social. Disponvel em: <http://www.brasilescola.com/sociologia/Emile-durkheim-os-tipos-solidariedade-social.htm> Acesso em 05/10/2013. RODRIGUES, Jos Albertino. Sociologia mile Durkheim. So Paulo: Editora tica, 9 edio, 2001. OLIVEIRA, Marcos Marques de. Florestan Fernandes Recife: Fundao Joaquim Nabuco. Editora Massangana, 2010.

Das könnte Ihnen auch gefallen