Sie sind auf Seite 1von 12

AUTISMO/ASPERGER E PERTURBAES EMOCIONAIS

O QUE AUTISMO?

O autismo um transtorno do desenvolvimento, que se manifesta tipicamente antes dos 3 anos de idade. Este transtorno compromete todo o desenvolvimento psico-neurolgico, afectando a comunicao, (fala e entendimento) e o convvio social, apresentando em muitos casos um retardo mental. Segundo as pesquisas, cerca de 60% dos indivduos autistas apresentam epilepsias.

SNDROME DE ASPERGER
Por ainda no ter uma causa especfica definida, chamado de Sndrome (= conjunto de sintomas) e foi primeiro classificado em 1943 por Leo Karner. Hans Asperger pesquisou e em 1944 classificou a Sndrome de Asperger, um dos espectros mais conhecidos do Autismo, a grosso modo, um autismo brando. Ao conjunto de determinadas variaes, chamamos de Espectro do Autismo, pois somam-se as caractersticas autistas, outras especficas de cada grupo de outros sintomas.

DIFERENAS ENTRE ESTES SNDROMES

Autismo

Asperger

AUTISMO
Coeficiente

intelectual geralmente abaixo do normal; Normalmente o diagnstico realiza-se antes dos 3 anos; Atraso no aparecimento da linguagem; Cerca de 25% so no verbais; Gramtica e vocabulrio limitados; Desinteresse geral nas reaces sociais. No desejam ter amigos; Um tero apresenta convulses; Desenvolvimento fsico normal; Nenhum interesse obsessivo de alto nvel; Os pais detectam problemas por volta dos 18 meses de idade; As queixas dos pais so os atrasos da linguagem.

ASPERGER

Coeficiente

intelectual geralmente acima do normal; Normalmente o diagnstico realiza-se depois dos 3 anos; Aparecimento da linguagem em tempo normal; Todos so verbais; Gramtica e vocabulrio acima da mdia; Interesse geral nas reaces sociais. Desejam ter amigos e sentem-se frustrados pelas suas dificuldades sociais;

ASPERGER

Incidncia de convulses igual que o resto da populao; Um tero apresenta convulses; Interesses obsessivos de alto nvel; Os pais detectam problemas por volta dos dois anos e meio; As queixas dos pais so os problemas de linguagem, ou em socializao e conduta;

ESTRATGIAS
Em geral, a colocao de um aluno autista numa classe regular recebida com cepticismo. Observou-se que essas crianas obtinham melhores resultados do que os atingidos por autistas doutras reas escolares que frequentavam classes distintas. Portanto, separar crianas autistas do meio normal parece resultar na intensificao dos seus problemas. Em termos de educao, a nfase devia ser posta em ajudar crianas autistas a aprender meios de comunicar e formas de estruturar o seu meio, de modo a que este seja consistente e previsvel.

O professor pode ajudar facultando calendrios e tabelas, assim como fotos ou imagens de actividades ou eventos, antes de estes ocorrerem. O ensino eficaz implica que seja prestada ateno a planos de comportamento, ao controlo positivo do comportamento, bem como a expectativas claras e a regras. O aluno autista necessita de saber quais as expectativas que o professor tem e quais as consequncias que da advm.

PERTURBAES EMOCIONAIS

PERTURBAES EMOCIONAIS

Incapacidade inexplicvel para a aprendizagem, que no pode ser explicada por factores intelectuais, sensoriais e de sade; Incapacidade para iniciar ou manter relaes interpessoais satisfatrias com os seus pares e professores; Comportamentos ou emoes inapropriadas em circunstncias normais; Estado geral de infelicidade ou de depresso; Tendncia para desenvolver sinais fsicos ou medos associados ao pessoal ou aos problemas da escola.

Realizado por: Maria Paulo Tnia

Das könnte Ihnen auch gefallen