Sie sind auf Seite 1von 41

SEGURANA EM INSTALAES E SERVIOS COM ELETRICIDADE NR 10

MDULO I SEGURANA EM INSTALAES E SERVIOS COM ELETRECIDADE


Curso NR 10

Aspectos de segurana em instalaes eltricas Muitas vezes, os perigos da energia eltrica so subestimados porque eles no so visveis nem apalpveis. Cuidados nas instalaes eltricas

Para prevenir riscos de acidentes com eletricidade, algumas providnias devem ser tomadas: No deixar fios, partes metlicas e objetos energizados expostos ao contato acidental; Proteger os equipamentos eltricos de alta tenso por meio de guardas fixas como telas; Proteger as instalaes eltricas, usando fusveis e disjuntores devidamente dimensionados; Verificar se a tenso da linha de fornecimento de energia corresponde necessidade especifica do equipamento que dever ser ligado rede eltrica a fim de evitar sobrecarga.

Curso NR 10

RISCOS EM INSTALAES E SERVIOS COM ELETRECIDADE


Choque eltrico Arcos eltricos Campo eletromagntico

Curso NR 10

CHOQUE ELTRICO

A passagem de corrente eltrica pelo corpo humano produz um efeito o qual chamamos de choque eltrico. Se a passagem da corrente atravs do corpo for de ordem muito pequena, o choque no produz dano, mas se a corrente atingir um certo valor poder causar danos irreparveis ou mesmo a morte.

Curso NR 10

ARCOS ELTRICOS

DEFINIO: Quando dois materiais possuem grande diferena de cargas eltricas, ou seja, diferena de potencial entre os mesmos, havendo um pequeno distanciamento entre os materiais, pode-se assim existir a ruptura dieltrica entre os materiais, ocasionando assim a formao do arco eltrico. Arco eltrico a descarga eltrica que se estabelece, em condies apropriadas, num gs ou vapor, e na qual a densidade de corrente elevada e a tenso eltrica relativamente baixa. Nesta dscarga, a densidade de corrente diminui, entre certos limites, quando a tenso cresce, tambm entre certos limites

Curso NR 10

CAMPO ELETROMAGNTICO

O ambiente eletromagntico em sistemas de energia consiste basicamente de dois componentes, um campo eltrico e um mantico. Em geral, para campos variantes no tempo, esses dois campos so acoplados. Entretanto, para a frequncia de operao de linhas de transmisso e distribuio e equipamentos eletrodomsticos ( 60 Hz ) os campos eltricos e magnticos podem ser considerados independentes e desacoplados.

Curso NR 10

MEDIDAS DE CONTROLE DO RISCO ELTRICO


Proteo Contra Contatos Diretos

So as medidas de controle de risco eltrico visando o impedimento de contatos acidentais com as partes energizadas de circuitos eltricos.

Podemos caracterizar como proteo contra contatos diretos:


Desenergizao; Proteo dos elementos energizados existentes na zona controlada;

Curso NR 10

Instalao da sinalizao de impedimento de energizao; Barreiras e invlucros; Proteo por isolao; Proteo por meio de obstculos; Distncias de Segurana ou Distncias para Trabalho Proteo parcial por colocao fora de alcance; Proteo Contra Contatos Indiretos.

Curso NR 10

DESENERGIZAO
o conjunto de procedimentos visando a segurana pessoal envolvidos ou no em sistemas eltricos. Sendo realizada por no mnimo duas pessoas. O procedimento de desenergizao est discriminado abaixo: Desligamento; Seccionamento; Impedimento de reenergizao; Constatao de ausncia da tenso; Aterramento temporrio;

Curso NR 10

PROTEO DOS ELEMENTOS ENERGIZADOS EXISTENTES NA ZONA CONTROLADA

Proteo dos elementos energizados existentes na zona controlada; Zona controlada definida como o entorno da parte condutora energizada no segregada, acessvel de dimenses estabelecidas de acordo com o nvel de tenso, cuja aproximao s permitida a profissionais autorizados. Zona de risco definida como o entorno da parte condutora energizada no degregada, acessvel inclusive acidentalmente de dimenses estabelecidas de acordo com o nvel de tenso, cuja aproximao s permitida a profissionais autorizados e com a adoo de tcnicas e instrumentos apropriados de trabalho.

Curso NR 10

INSTALAO DA SINALIZAO DE IMPEDIMETO DE ENERGIZAO

Este tipo de sinalizao utilizado para diferenciar os equipamentos energizados dos no energizados, afixando-se no dispositivo de comando do equipamento principal avisando que o mesmo est
impedido de ser manobrado.

Curso NR 10

BARREIRAS E INVLUCROS

So destinados a impedir todo contato com as partes vivas da instalao eltrica, ou melhor, as partes vivas devem estar no interior de invlucros ou atrs de barreiras.

PROTEO POR ISOLAO

A isolao destinada a impedir todo contato com as partes vivas da instalao eltrica. As partes vivas devem ser completamente recobertas por uma isolao que s possa ser removida atravs de sua destruio.

Curso NR 10

PROTEO POR MEIO DE OBSTCULOS

Os obstculos so destinados a impedir os contatos acidentais com partes vivas, mas no os contatos voluntrios por uma tentativa deliberada de contorno do obstculo.

PROTEO PARCIAL POR COLOCAO FORA DE ALCANCE

A colocao fora de alcance somente destinada a impedir os contatos involuntrios com as partes vivas.
Curso NR 10

DISTNCIAS DE SEGURANA OU DISTNCIAS PARA TRABALHO

Podemos considerar para trabalhos prximos a linhas energizadas a distncia mnima de segurana aceitvel para trabalharmos prximos mesma, sendo a mesma determinada pelo valor de tenso da linha energizada.

Curso NR 10

PROTEO CONTRA CONTATOS INDIRETOS


So as medidas de controle de risco eltrico que visam a minimizar as consequncias de falhas de isolao ou de energizao de carcas metlicas. Podemos caracterizar como proteo contra contatos indiretos: Aterramento; Ligao Terra; Aterramento funcional (FE); Aterramento do condutor neutro; Aterramento de proteo (PE); Aterramento por Razes Combinadas de Proteo e Funcionais (PEN).

Curso NR 10

EQUIPOTENCIALIZAO

Podemos definir equipotencializao como o conjunto de medidas que visa minimizar as diferenas de potenciais entre componentes de instalaes eltricas de energia e de sinal (telecomunicaes, rede de dados, etc.), prevenindo acidentes com pessoas, e baixando nveis aceitveis os danos tanto nessas instalaes quanto nos equipamentos a elas conectados.

Curso NR 10

DISPOSITIVO DR

O dispositivo DR usado para detectar a corrente residual de um circuito, ou seja, o monitor de corrente terra que atua to logo a corrente para a terra atinja seu limiar de disparo (sensibilidade). O dispositivo DR tem como funo a proteo s pessoas ou do patrimnio contra falta a terra. Os mesmos no substituem os disjuntores, pois os mesmos no protegem o circuito contra sobrecargas e curtos-circuitos, devendo assim, serem associados dispositivos apropriados para a proteo (disjuntores, fusveis).

Curso NR 10

NORMAS TCNICAS BRASILEIRAS NBRs ABNT

NBR 5410 INSTALES ELTRICAS DE BAIXA TENSO

NBR 14039 INSTALAES ELTRICAS DE MDIA TENSO

Curso NR 10

NBR 5410 INSTALAES ELTRICAS DE BAIXA TENSO

Esta norma fixa as condies a que devem satisfazer as instalaes eltrica, afim de garantir seu funcionamento adequado, a segurana de pessoas e animais domsticos e a conservao dos bens. Esta norma aplica-se s instalaes eltricas alimentadas sob uma tenso nominal igual ou inferior a 1000V em corrente alternada, com frequncia inferior a 400Hz, ou a 1500V em corrente contnua. Sua aplicao considerada a partir da origem da instalao.

Curso NR 10

NBR 14039 INSTALAES ELTRICAS DE MDIA TENSO

Esta Norma fixa os mtodos de projeto e execuo de instalaes eltricas de mdia tenso, com tenso nominal de 1,0 kV a 3,6 kV, a frequncia industrial, de modo a garantir segurana e continuidade de servio. Sua aplicao considerada a partir de instalaes alimentadas pelo concessionrio, o que corresponde ao ponto de entrega definido atravs da legislao vigente emanada da ANEEL. Esta Norma tambm se aplica a instalaes alimentadas por fonte prpria de energia em mdia tenso.

Curso NR 10

NORMA REGULAMENTADORAS DO MTE NR 10

Esta NR fixa as condies mnimas exigveis para garantir a segurana dos empregados que trabalham em instalaes eltricas, em suas diversas etapas, incluindo projeto, execuo, operao, manuteno, reforma e ampliao e, ainda, a segurana de usurios e terceiros.

Curso NR 10

HABILITAO, QUALIFICAO, CAPACITAO E AUTORIZAO DOS PROFISSIONAIS


considerado profissional qualificado aquele que: Comprovar concluso de curso especfico na rea eltrica reconhecido pelo Sitema Oficial de Ensino; Previamente qualificado e com registro no competente conselho de classe; Seja treinado por profissional habilitado e autorizado; Trabalhe sob a responsabilidade de um profissional habilitado e autorizado;

Curso NR 10

EQUIPAMENTOS DE PROTEO COLETIVA


um instrumento de uso coletivo cuja finalidade a de neutralizar, atenuar ou sinalizar determinados riscos de um trabalho executado. Exemplos de EPCs: Conjunto de aterramento; Tapetes de Borracha Isolantes; Cones e bandeiras de sinalizao; Placas de sinalizao; Protetores de Mquinas; Protetores Isolantes de Borracha para Redes Eltricas;

Curso NR 10

EQUIPAMENTOS DE PROTEO INDIVIDUAL


um instrumento de uso pessoal cuja finalidade neutralizar ou atenuar a ao de agentes agressivos que poderiam causar leses ao profissional; Exemplos de EPIs: Capacetes Isolantes de Segurana; culos de Segurana; Mscara / Respiradores; Luvas Isolantes; Calados (Botinas sem biqueira de ao); Cinturo de Segurana; Protetores Auriculares;

Curso NR 10

EQUIPAMENTOS DE MANOBRAS E TESTES DE MDIA TENSO


Basto de Manobra; Detectores de Tenso; Detectores de Tenso por Aproximao; Detectores de Tenso por Contato; Detectores de Fases; Teste de Luvas de Borracha (Inflador de Luvas; Teste de Isolao Eltrica para Bastes;

Curso NR 10

ROTINAS DE TRABALHO

Todos os servios em instalaes eltricas devem ser planejados, programados e realizados em conformidade com procedimentos de trabalho especficos e adequados; Os trabalhos em instalaes eltricas devem ser precedidos de ordens de servio com especificao mnima do tipo de servio, do local e dos procedimentos a serem adotados; Os procedimentos de trabalho devem conter instrues de segurana do trabalho, de forma a atender esta NR.

Curso NR 10

Na liberao de equipamentos, circuitos e interveno devemos seguir os procedimentos:


Instalao Desenergizada; Liberao para servios; Sinalizao; Inspeo de rea; Servios;

Curso NR 10

DOCUMENTAO DE INSTALAES ELTRICAS

Todas as empresas esto obrigadas a manter diagramas unifilares das instalaes eltricas com as especificaes do sistema de aterramento e demais equipamentos e dispositivos de proteo. O pronturio de instalaes eltricas deve ser organizado e mantido pelo empregador ou por pessoa formalmente designada pela empresa e deve permanecer a diposio dos trabalhadores envolvidos nas instalaes e servio em eletricidade. O pronturio de instalao eltrica de ser revisado e atualizado sempre que ocorrem alteraes nos sistemas eltricos; Os documentos previstos no pronturio de instalaes eltricas devem ser elabobrados por profissionais legalmente habilitados. Curso NR 10

RISCOS ADICIONAIS

So considerados como riscos adicionais eltricos, as situaes impostas pelo meio que venham a agravar as consequncias dos acidentes eltricos, ou propiciar os mesmos. Classificao dos Riscos Adicionais: Servios em Altura; Ambientes Confinados; Ambientes de Alto Risco Instalaes Eltricas em Ambientes Explosivos;

Curso NR 10

CONDIOES ATMOSFRICAS, UMIDADE E DESCARGAS ATMOSFRICAS


Umidade: Devemos considerar que todo o trabalho em equipamentos energizados s deve ser iniciados com boas condies meteorolgicas, no sendo assim permitidos os trabalhos sob chuva, neblina densa ou ventos. Podemos determinar a condio de umidade favorvel ou no com a utilizao de termohigrmetro ou umedecendo-se levemente com um pano mido a superfcie de um basto de manobra e aguardar durante aproximadamente 5 minutos, desaparecendo a pelcula de umidade, h condies seguras execuo dos servios.

Curso NR 10

Descargas Atmosfricas (Raios): O raio um fenmeno de natureza eltrica sendo produzido por nuvens do tipo cumulunimbus que tem formato parecido com uma bigorna e chegam a ter 12 Km de altura e vrios quilmetros de dimetro. As tempestades com trovoadas se verificam quando certas condies particulares (temperatura, presso, umidade do ar, velocidade do vento, etc.), fazem com que determinado tipo de nuvem se torne eletricamente carregada internamente. O mecanismo de auto produo de cargas eltricas vai aumentando de tal modo que d origem a uma onda eltrica (raio), que partir da base da nuvem em direo ao solo, buscando locais de menor potencial, definindo assim uma trajetria ramificada e aleatria.

Curso NR 10

SOBRETENSES TRANSITRIAS

As Sobrecargas Transitrias originadas de descargas atmosfricas podem ocorrer de dois modos: Descarga Direta: o raio atinge diretamente uma rede eltrica ou telefnica. Neste caso, o raio tem um efeito devastador, gerando elevados valores de sobretenses sobre diversos circuitos. Descarga Indireta: o raio caindo a uma distncia de at 1 Km de uma rde eltrica. A sobretenso gerada de menor intensidade do que provocada pela descarga direta, mas pode causar srios danos. Essa sobretenso induzida acontece quando uma parte da energia do raio transferida atravs de um acoplamento eletromagntico com uma rede eltrica.

Curso NR 10

Sistemas de Proteo contra Descargas Atmosfricas: As medidas utilizadas para minimizar as consequncias das descargas atmosfricas tm como princpio a criao de caminhos de baixa resistncia a terra escoando mesma as correntes eltricas dos raios. Temos como principais componentes de um sistema de proteo contra descargas atmosfricas: Terminais Areos; Condutores de descida; Condutores de Ligao Equipotencial; Supressores de Surto, Varistores, Pra-raios de Linha, Centelhados.

Curso NR 10

ACIDENTES DE ORIGEM ELTRICA

A segurana no trabalho essencial para garantir a sade e evitar acidentes nos locais de trabalho, sendo um tem obrigatrio em todos os tipos de trabalho. Podemos classificar os acidentes de trabalho relacionando-os; com fatores humanos(atos inseguros), e com o ambiente (condies inseguras). Essas causas so apontadas como responsveis pela maioria dos acidentes. No entanto, deve-se levar em conta que, s vezes, os acidentes so provocados pela presena de condies inseguras e atos inseguros ao mesmo tempo.

Curso NR 10

Atos Inseguros: Os atos inseguros so, geralmente, definidos como causas de acidentes do trabalho que residem exclusivamente no fator humano, isto , aqueles que decorrem da execuo das tarefas de forma contrria s normas de segurana. Condies Inseguras: So aquelas que, presentes no ambiente de trabalho, colocam em riscos a integridade fsica e/ou mental do trabalhador, devido possibilidade do mesmo acidentar-se.

Curso NR 10

Causas Diretas de Acidentes com Eletricidade: Podemos classificar como causas diretas de acidentes eltricos, as propiciadas pelo contato direto por falha de isolao; Causas Indiretas de Acidentes com Eletricidade: Podemos classificar como causas indiretas de acidentes eltricos as originadas por descargas atmosfricas, tenses induzidas eletromagnticas e tenses estticas.

Curso NR 10

ACIDENTES ELTRICOS (Estudo de Caso)

O choque eltrico nos canteiros de obras tem sido apontado pelos especialistas da Fundacentro, como uma das principais causas de acidentes graves e fatais na indstria da construo. O motivo a falta de segurana nas instalaes eltricas provisrias que expem os trabalhadores a riscos. Para prevenir estes tipos de acidentes em instalaes eltricas, so exigidos projetos envolvendo o isolamento das reas, sinalizao e o uso de EPIs, como luvas e botas isolantes, capacete e culos de proteo.

Curso NR 10

RESPONSABILIDADES

Gerncia Imediata: Instruir e esclarecer a seus funcionrios sobre as normas de segurana do trabalho e precaues relativas s peculiaridades dos servios executados; Fazer cumprir as normas de segurana do trabalho a que esto obrigados todos os empregados, sem exceo; Designar somente pessoal devidamente habilitado para a execuo de cada tarefa; Manter-se a par das alteraes introduzidas nas normas, transmitindo-as a seus funcionrios. Estudar as causas dos acidentes e incidentes ocorridos e fazer cumprir as medidas que possam evitar sua repetio. Proibir a entrada de menores aprendizes em estaes ou em reas de risco.

Curso NR 10

Supervisores e Encarregados; Certificar-se da colocao dos equipamentos de sinalizao adequados antes do incio de excuo dos servios; Comunicar gerncia imediata irregularidades observadas no cumprimento das normas de segurana do trabalho, inclusive quando ocorrem for a de sua rea de servio; Advertir pronta e adequadamente os funcionrios sob sua responsabilidade, quando deixarem de cumprir as normas de segurana de trabalho; Cooperar com as CIPAs na sugesto de medidas de Segurana do Trabalho;

Curso NR 10

Funcionrios: Observar as normas e preceitos relativos segurana do trabalho, e ao uso correto dos equipamentos de segurana; Alertar os companheiros de trabalho quando estes executarem os servios de maneira incorreta ou atos que possam gerar acidentes; Uso de objetos metlicos de uso pessoal, tais como: anis, correntes, bota com biqueira de ao, isqueiros a gs, etc. no interior das Estaes, a fim de se evitar o agravamento das leses em caso de acidente eltrico; Uso de relgios, exceto quando indispensvel no desempenho de suas funes;

Curso NR 10

Acompanhantes: O funcionrio encarregado de conduzir os visitantes pelas Estaes dever: Dar-lhes conhecimento das normas de segurana; Fazer com que se mantenham juntos do funcionrio; Alertar-lhes para que mantenham a distncia adequada dos equipamentos, no os tocando; Fornecer-lhes EPIs aplicveis (capacetes, protetores auriculares, etc.)

Curso NR 10

Das könnte Ihnen auch gefallen