Sie sind auf Seite 1von 124

LEGISLAO PATRIMONIAL Profa.

TEREZA SIMIS

VIOLLET -LE DUC


"A palavra e o assunto so modernos. Restaurar um edifcio no mantlo, repar-lo ou refaz-lo, restabelec-lo em um estado completo que pode no ter existido nunca em um dado momento." (VIOLLET-LE-DUC, 2000, p. 29)

Na segunda metade do sculo XVIII, a Europa passa por uma grande reforma: o Iluminismo. Uma revoluo em todos os campos. Um novo estado de esprito se formava, onde o sentimento se sobrepunha razo, e o corao ao crebro. Contrrio a esse sentimento de razo absoluta, o Romantismo surgiu e teve suas primeiras manifestaes na Alemanha e Inglaterra.

Era do Iluminismo (ou simplesmente Iluminismo ou Era da Razo) foi um movimento cultural de elite de intelectuais do sculo XVIII na Europa, que procurou mobilizar o poder da razo, a fim de reformar a sociedade e o conhecimento prvio. Promoveu o intercmbio intelectual e foi contra a intolerncia e os abusos da Igreja e do Estado. Originrio do perodo compreendido entre os anos de 1650 e 1700, o Iluminismo foi despertado pelos filsofos Baruch Spinoza (1632-1677), John Locke (1632-1704), Pierre Bayle (1647-1706) e pelo matemtico Isaac Newton (1643-1727). Prncipes reinantes, muitas vezes apoiaram e fomentaram figuras do Iluminismo e at mesmo tentaram aplicar as suas ideias de governo. O Iluminismo floresceu at cerca de 1790-1800, aps o qual a nfase na razo deu lugar ao nfase do romantismo na emoo e um movimento Contra-Iluminismo ganhou fora. O centro do Iluminismo foi a Frana, onde foi baseado nos sales e culminou com a grande Encyclopdie (1751-1772) editada por Denis Diderot (1713-1784)e Jean Le Rond d'Alembert com contribuies de centenas de lderes filosficos (intelectuais), tais como Voltaire (1694 1778) e Montesquieu (1689-1755). Cerca de 25.000 cpias do conjunto de 35 volumes foram vendidos, metade deles fora da Frana. As novas foras intelectuais se espalharam para os centros urbanos em toda a Europa, nomeadamente Inglaterra, Esccia, os estados alemes, Pases Baixos, Rssia, Itlia, ustria e Espanha, em seguida, saltou o Atlntico em colnias europeias, onde influenciou Benjamin Franklin e Thomas Jefferson, entre muitos outros, e desempenhou um papel importante na Revoluo Americana. Os ideais polticos influenciaram a Declarao de Independncia dos Estados Unidos, a Carta dos Direitos dos Estados Unidos, a Declarao Francesa dos Direitos do Homem e do Cidado e a Constituio Polaco-Lituana de 3 de maio de 1791.

O romantismo foi um movimento artstico e intelectual ocorrido na Europa na literatura e filosofia, que se estendeu, aproximadamente, de 1800 a 1850, para alcanar as artes plsticas posteriormente. Diante do racionalismo anterior revoluo, ele propunha a elevao dos sentimentos acima do pensamento. A arquitetura do romantismo foi definitivamente historicista. No incio do sculo XIX, deu-se o movimento do ressurgimento das formas clssicas, chamado de neoclassicismo; mais tarde, apareceram as manifestaes neogticas, consideradas ideais para igrejas e castelos e, em determinados casos, como na Inglaterra, para edifcios governamentais. Esse reaparecimento de estilos mais antigos teve relao com a recuperao da identidade nacional.

Viollet-le-Duc
Eugne Emannuel Viollet-le-Duc (Paris, Frana, 27 de Janeiro de 1814 - Lausanne, Sua, 17 de Setembro de 1879) foi um arquiteto ligado arquitetura revivalista do sculo XIX e um dos primeiros tericos da preservao do patrimnio histrico. Pode ser considerado um precursor terico da arquitetura moderna. O seu trabalho foi desenvolvido, sobretudo, na rea de restauro (catedrais e castelos medievais). A sua inclinao e o seu gosto arquitectnico foram desde cedo para o Gtico. Para ele, o valor das obras medievais residia na sua honestidade em relao expresso dos materiais e dos processos construtivos.

Como terico estava interessado na procura de um estilo prprio para o Sc. XIX, apostando assim nas novas tcnicas de construo e na importncia da mquina (isto estava associado aos novos desenvolvimentos como a eletricidade, o vapor, a velocidade, o ferro e outros novos materiais e tcnicas). O seu pensamento foi de certa forma visionrio, embora restrito s possibilidades do momento. Previu a construo de arranha-cus: grandes estruturas de ferro revestidas de pedra. Ao longo de toda sua carreira, permaneceu num impasse a respeito da propriedade da combinao de metal e pedra na construo de um edifcio.

Famoso pela restaurao de monumentos como a Sainte-Chapelle e a catedral de Notre-Dame, em Paris, Viollet-le-Duc supervisionou ainda a recuperao de inmeros prdios medievais, como a catedral de Amiens, as muralhas de Carcassonne e a igreja de SaintSernin, em Toulouse. De incio, limitava-se a restaurar as formas originais dos monumentos. Mais tarde, porm, passou a acrescentar aos edifcios elementos de autoria prpria, o que comeou a ser visto com reservas por arquitetos e arquelogos do sculo XX. Parte de seu prestgio deve-se aos livros que escreveu, entre os quais Entretiens sur l'architecture (1858-1872; Discursos sobre arquitetura) e duas enciclopdias sobre arquitetura francesa.

Le Duc considerava vlido restaurar edifcios a um estado de completude que no foi conhecido mesmo por seus criadores originais e aplicou suas teorias em Notre Dame, em Carcassone e na Sainte-Chapelle, onde no hesitou em substituir elementos originais da cantaria medieval. Sua abordagem lgica do gtico estava em flagrante contraste com as origens romnticas do movimento, e foi considerada por alguns como um preldio para a honestidade estrutural tpica do modernismo.

Obras restauradas:

A capela superior da Sainte Chapelle, restaurada por Eugne Viollet-le-Duc, no sculo XIX .

PARIS (Frana): Catedral de Notre-Dame. Ergue-se na Ile de la Cit. A sua construo iniciou-se em 1163 de acordo com o projeto do bispo Maurice de Sully. Depois de quase destruda durante a revoluo, foi restaurada em 1841-64 pelo arquitecto Viollet-le-Duc.

Muralhas de Carcassone - Sculo XII/XV Restaurada por Viollet-Le-Duc no sculo XIX

OBRAS ESCRITAS:
Entre as suas obras escritas, conta-se o Dictionnaire raisonn de l'architecture franaise du XIe au XVIe sicle, em 10 volumes, publicado entre 1854 e 1858, onde a entrada Restauration corresponde a um extenso texto onde expe as suas idias sobre o restauro arquitetnico. Outras obras: Projet de restauration de Notre-Dame de Paris, 1843. Du style gothique au dix-neuvime sicle, 1846. Description du chteau de Pierrefonds, 1857. Dictionnaire raisonn du mobilier franais de l'poque carlovingienne la Renaissance, 1858-1870. Entretiens sur l'architecture, 1858-1872. Description du chteau de Coucy, 1875. De la dcoration applique aux difices, 1888.

SOBRE TCNICAS E CONCEITOS DE RESTAURAO.


Ao mesmo tempo em que seu reconhecimento crescia por sua atuao no campo da restaurao, sua obra terica tambm tomava corpo, discorrendo sobre o papel do arquiteto e suas condies de trabalho e elaborando documentos tcnicos que ensinavam desde tcnicas medievais de entalhe de pedra e rejunte, at formas de levantamento, verificao e anlise de patologias e indicao de tcnicas de restauro.

Nesses escritos demonstrava grande conhecimento sobre arquitetura e construo, especialmente da arquitetura medieval, e uma forte preocupao com a adequao de formas, materiais, funes e estruturas que, na concepo de um projeto de restauro, deveriam formar um sistema lgico, perfeito, e fechado em si (p. 17) de forma a estabelecer o modelo ideal e retornar o edifcio a um estado completo que pode no ter existido nunca em um dado momento (p. 29).

Para isso, fazia uma anlise profunda de como teria sido feito o projeto original se detivesse todo o conhecimento e experincia da poca da concepo. Concebia o modelo ideal e impunha sobre a obra esse esquema j montado. Por isso, em sua obra, muitas vezes percebe-se a falta de respeito pela matria e pelas modificaes sofridas pelo edifcio ao longo do tempo, pois acertava os defeitos buscando a pureza de estilo atravs da retomada do projeto original ou, como aconteceu em diversas obras, reconstitua edifcios inteiros a partir desse modelo ideal, resultando em um edifcio completamente diferente do original.

Exemplo de restaurao segundo Viollet Le Duc

A pedra utilizada tem, em geral, reduzidas caractersticas de durabilidade; a escola de Viollet-le-Duc marcou a histria da conservao e condiciona a prtica e os gostos atuais; O gosto pelo aspecto novo, traduzido em operaes, por vezes sistemticas, de substituio de elementos ptreos e por operaes de limpeza, gerou radicais opes clara pelas questes de autenticidade esttica. Viollet-le-duc, por exemplo, removeria qualquer vestgio de ptina sobre a pedra, deixando-a com aparncia de nova, recm colocada, ou at mesmo, substituiria a pedra patinada por uma pedra semelhante nova, apagando os vestgios de passado sobre a obra, e imprimindolhe novamente o seu estilo original.

CONCLUSO:

Percebe-se ento, na obra de Viollet-le-Duc a atualidade de muitas das suas formulaes e sua aplicabilidade nas intervenes de restauros atuais: a restaurao tanto da funo do edifcio, como de sua aparncia, o estudo do projeto original como fonte de conhecimento para resoluo de problemas estruturais, a importncia dos levantamentos detalhados da condio existente, a reutilizao do edifcio para sua sobrevivncia e, principalmente, a atuao baseada em circunstncias e especificidades de cada projeto. restaurar no apenas uma conservao da matria, mas de um esprito da qual ela suporte. (Beatriz Mugayar Kl)

REFERNCIAS:

www.memoriaviva.org www.wikipedia.com.br www.vitruvius.com.br VIOLLET-LE-DUC, Eeugne Emmanuel. RESTAURAO, 2000, So Paulo)

CIAM CONGRESSO INTERNACIONAL DE ARQUITETURA MODERNA


OS OBJETIVOS DOS CIAM SO: FORMULAR O PROBLEMA ARQUITETNICO CONTEMPORNEO; APRESENTAR A IDIA ARQUITETNICA MODERNA; FAZER ESSA IDIA PENETRAR NOS CRCULOS TCNICOS, ECONMICOS E SOCIAIS; ZELAR PELA SOLUO DO PROBLEMA DA ARQUITETURA.

OS CONGRESSOS DO CIAM
Desde o momento de sua fundao os CIAM, avanaram pelo caminho das realizaes prticas: TRABALHOS COLETIVOS; DISCUSSES; RESOLUES; PUBLICAES.

OS TEMAS DOS CIAM


1928 Primeiro congresso, La Sarraz - Fundao dos CIAM; 1929 Frankfurt (Alemanha) Estudo da moradia; 1930 Bruxelas - Estudo do loteamento racional; 1933 ATENAS ANLISE DE 33 CIDADES ELABORAO DA CARTA DO URBANISMO. 1937 Paris Estudo do problema moradia e lazer;

OS TEMAS DOS CIAM


1947 Bridgwater Reafirmao dos objetivos dos CIAM; 1949 Brgamo Execuo da carta de atenas, nascimento da ciam de urbanismo; 1951 Hoddesdon Estudo do centro, do corao da cidade; 1953 Aix-en-Provence, estudo do habitat humano; 1956 Dubrovnik Estudo do Habitat natural.

CARTA PATRIMONIAL

Foi a partir dos tericos estudados que em plena virada do SCULO XIX / XX, a CONSERVAO e a RESTAURAO tornou-se disciplina. Objetivo das cartas: Recomendaes, resultantes de encontros e/ou congressos internacionais - com relao preservao, conservao e restaurao do Patrimnio Cultural, execuo dos inventrios, a participao da comunidade e a divulgao dos resultados das pesquisas.

CARTA DE ATENAS - 1933 CIAM


A Carta de Atenas foi elaborada por um grupo internacional de arquitetos depois de uma srie de congressos nos quais se discutiu como o paradigma da arquitetura moderna poderia responder aos problemas causados pelo rpido crescimento das cidades, causado, entre outros fatores, pela mecanizao na produo e as mudanas no transporte. No IV Congresso do CIAM, este grupo de profissionais e visionrios finalizou a Carta de Atenas, depois de haver analisado 33 cidades das mais diversas latitudes e climas no planeta. Portanto, suas observaes e recomendaes tinham um sentido bastante universal.

CARTA DE ATENAS - 1933 CIAM


Pela primeira vez so includas recomendaes relativas ao patrimnio histrico num documento. Principais pontos: Prope a proteo dos valores arquitetnicos, das obras que so testemunhos preciosos do passado, e respeitados por seu valor histrico e sentimental (edifcios isolados ou conjuntos urbanos). Traa limites para seleo de obras a serem preservadas seguindo parmetros do funcionamento da cidade e noes de justia social. Conjuntos urbanos como obstculos ao crescimento de uma cidade.

CARTA DE ATENAS - 1933 CIAM

A esttica e a preocupao com a ambincia so considerados secundrios em relao as questes de salubridade. Transplantao de elementos incmodos por sua situao, mas que merecem ser conservados por seu alto significado esttico ou histrico.

Prioridade ao monumento isolado.


Posio indita de levar em conta o ambiente natural dentro do contexto urbano (parmetros do zoneamento funcional relacionados ao lazer).

LEGISLAO PATRIMONIAL

As cartas patrimoniais so documentos, cujo contedo interessa a todos envolvidos com o patrimnio: proprietrios e moradores de bens tombados, advogados, professores, estudantes, detentores do poder local nos stios histricos, organizaes governamentais ou no, afins ao IPHAN, etc. As cartas em ordem cronolgica, permite uma leitura, da evoluo do pensamento preservacionista atravs dos tempos ou at para rebatimento nas questes contempornea. As cartas so consideradas ferramentas de trabalho.

LEGISLAO PATRIMONIAIS
Nas primeiras cartas patrimoniais, evidente a preocupao em definir a prpria noo de monumento e de seu entorno. - Dcada de 30. Depois foi estendida aos conjuntos arquitetnicos, depois ao urbanismo, ao uso, integrao da preservao em todos os planos de desenvolvimento. Outros documentos foram especificamente voltados para arqueologia, o comercio de bens, e a restaurao. Qualidade de vida, proteo do meio ambiente, aparecem nos anos 70. Dcada de 80, constata-se que os fatos culturais estavam ligados aos recursos naturais. Hoje, a ao preservacionista, mostra a preocupao como os contextos culturais em que os bens preservados se inserem, criando significados. Autenticidade , cultura popular e patrimnio imaterial , e que tambm levem em considerao os valores e as referncias locais, alm das universais.

LEGISLAO PATRIMONIAL
LEIS FEDERAIS LEI No 10.257, DE 10 DE JULHO DE 2001 - Regulamenta os arts. 182 e 183 da Constituio Federal, estabelece diretrizes gerais da poltica urbana e d outras providncias. LEI N 4.717, DE 29 DE JUNHO DE 1965 - Regula a ao popular. LEI No 7.347, DE 24 DE JULHO DE 1985. - Disciplina a ao civil pblica de responsabilidade por danos causados ao meio-ambiente, ao consumidor, a bens e direitos de valor artstico, esttico, histrico, turstico e paisagstico (VETADO) e d outras providncias. Constituies da Repblica Federativa do Brasil Normas Nacionais Normas relativas a Entrada e Sada de Bens Agenda 21 Proteo do Patrimnio Histrico e Artstico Nacional LEIS ESTADUAIS LEI ROBIN HOOD - Dispe sobre a distribuio da parcela de receita do produto da arrecadao do ICMS pertencente aos Municpios, de que teta o inciso II do pargrafo nico do art. 158 da Constituio Federal, e d outras Providncias. *Tambm existem Leis Municipais que so regulamentadas de acordo com as necessidades de cada municpio. So aprovadas, em plenrio, pelas Cmaras Municipais e sancionadas pelo poder Executivo.

LEGISLAO PATRIMONIAL
CARTAS PATRIMONIAIS A coleo dos principais documentos, recomendaes e cartas conclusivas das reunies relativas proteo do patrimnio cultural, ocorridas em diversas pocas e partes do mundo, sempre foi uma aspirao dos que trabalham com o tema. O contedo delas, chamado de Cartas Patrimoniais, interessa a todos os que lidam na rea patrimonial: proprietrios e moradores de bens tombados, advogados, professores, estudantes, detentores do poder local nos stios histricos, organizaes governamentais ou no, afins ao Iphan e at mesmo meros curiosos. At hoje foram feitas 42 Cartas Patrimoniais. As de maior importncia so as de Atenas, Veneza e Washington. A ntegra de todas elas pode ser lida no site do www.iphan.com.br

LEGISLAO PATRIMONIAL
Relao das Cartas Patrimoniais 1- Carta de Atenas - Sociedade das Naes - outubro de 1931 Concluses Gerais e Deliberaes da Sociedade das Naes, do Escritrio Internacional dos Museus, de outubro de 1931. 2- Carta de Atenas - CIAM - novembro de 1933 Generalidades, diagnsticos e concluses sobre os problemas urbansticos das principais e grandes cidades do mundo, apurados pelo Congresso Internacional de Arquitetura Moderna, em Atenas, novembro de 1933. 3- Recomendao de Nova Delhi 9 Sesso da Conferncia Geral das Naes Unidas, ocorrida em 05 de novembro de 1956. 4- Recomendao Paris 1962 12 Sesso da Conferncia Geral das Naes Unidas, de 09 de novembro a 12 de dezembro de 1962. 5- Carta de Veneza II Congresso Internacional de Arquitesto e tcncios de Monumentos Histricos, em maio de 1964.

LEGISLAO PATRIMONIAL
Relao das Cartas Patrimoniais 6- Recomendao Paris 1964 13 Sesso da Conferncia Geral das Naes Unidas, em 19 de novembro de 1964. 7- Normas de Quito Reunio sobre Conservao e Utilizao de Monumentos e Lugares de Interesse Histrico e Artstico em nov/dez de 1967. 8- Recomendao Paris 1968 15 Sesso da Conferncia Geral das Naes Unidas, de novembro de 1968. 9- Compromisso Braslia 1970 I Encontro de Governadores de Estado, Secretrios Estaduais da rea Cultural, Prefeitos de Municpios Interessados e Presidentes e Representantes de Insituies Culturais, de abril de 1970. 10- Compromisso Salvador II Encontro de Governadores para a Preservao do Patrimnio Histrico, Artstico e Arqueolgico e Natural do Brasil de outrubro de 1971. 11- Carta do Restauro Carta do Restauro, do Ministrio da Instruo Pblica do Governo da Itlia, de 06 de abril de 1972.

LEGISLAO PATRIMONIAL
Relao das Cartas Patrimoniais 12- Declarao de Estocolmo Assemblia Geral das Naes Unidas de 05 a 16 de junho de 1972. 13- Recomendao Paris 1972 Conveno sobre a Proteo do Patrimnio Mundial, Cultural e Natural de 16 de novembro de 1972. 14- Resoluo de So Domingos I Seminrio Interamericano sobre Experincias na Conservao e Restaurao do Patrimnio Momumental dos Perodos Colonial e Republicano, pela OEA, de dezembro de 1974. 15- Declarao de Amsterd Congresso do Patrimnio Arquitetnico Europeu de outubro de 1975. 16- Manifesto Amsterd Carta Europia do Patrimnio Arquitetnico - Ano do Patrimnio Europeu, outubro de 1975.

17- Carta do Turismo Cultural Seminrio Internacional de Turismo em 8 e 9 de novembro de 1976.

LEGISLAO PATRIMONIAL
Relao das Cartas Patrimoniais 18- Recomendaes de Nairbi 19 Sesso da UNESCO ocorrida em novembro de 1976. 19- Carta de Machu Picchu Encontro Internacional de Arquitetos ocorrido em dezembro de 1977. 20- Carta de Burra Conselho Internacional de Momunmentos e Stios, realizado na Austrlia, em 1980. 21- Carta de Florena Conselho Internacional de Monumentos e Stios, em maio de 1981. 22- Declarao de Nairbi Assemblia Mundial dos Estados de 10 a 18 de maio de 1982, no Qunia. 23- Declarao Tlaxcala 3 Colquio Interamericano sobre a Conservao do Patimnio Monumental de outubro de 1982. 24- Declarao do Mxico Conferncia Muncial sobre as Polticas Culturais, de 1982.

LEGISLAO PATRIMONIAL
Relao das Cartas Patrimoniais 25- Carta de Washington 1986 Carta Internacional para a Salvaguarda das Cidades Histricas de 1986. 26- Carta Petrpolis 1 Seminrio Brasileiro para Preservao e Revitalizao de Centros Histricos, em 1987. 27- Carta de Washington 1987 Carta Internacional para a Salvaguarda das Cidades Histricas de 1997.

28- Carta de Cabo Frio Encontro de Civilizaes nas Amricas, em outubro de 1989.
29- Declarao de So Paulo Por ocasio da Jornada Comemorativa do 25 aniversrio da Carta de Veneza em 1989. 30- Recomendao Paris 1989 25 Sesso da Conferncia Geral da UNESCO - Recomendao sobre a Salvaguarda da Cultura Tradicional e Popular de 15 de novembro de 1989. 31- Carta de Lausanne Carta para Gesto e Proteo de Patrimnio Arqueolgico, de 1990. 32- Carta do Rio Conferncia Geral das Naes Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento de 13 a 14 de junho de 1992.

LEGISLAO PATRIMONIAL
Relao das Cartas Patrimoniais 32- Carta do Rio Conferncia Geral das Naes Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento de 13 a 14 de junho de 1992. 33- Conferncia de Nara Conferncia sobre a autenticidade em relao Conveno do Patrimnio Mundial, de 06 de novembro de 1994. 34- Carta Braslia 1995 Documento Regional do Cone Sul sobre Autenticidade, em 1995. 35- Recomendao Europa de 1995 Recomendao Europa de 11 de setembro de 1995, sobre a conservao integrada das reas de paisagens culturais como integrantes das polticas paisagsticas, adotada pelo Comit de Ministros por ocasio do 543 encontro de vice-ministros. 36- Declarao de Sofia Declarao de Sofia de 09 de outubro de 1996, elaborada durante a XI Assemblia Geral do ICOMOS. 37- Declarao de So Paulo II Recomendaes brasileiras XI Assembleia Geral do ICOMOS, de 1996.

LEGISLAO PATRIMONIAL
Relao das Cartas Patrimoniais 38- Carta de Fortaleza Seminrio: Patrimnio Imaterial - Estratgias e Fomas de Proteo, ocorrido de 10 a 14 de novembro de 1997. 39- Carta de Mar del Plata Documento do Mercosul sobre Patrimnio Intangvel, de junho de 1997. 40- Cartagenas de ndias - Colmbia Deciso 460 sobre proteo, recuperao de bens culturais do patrimnio arqueolgico, histrico, etnolgico, paleantolgico e artstico da Comunidade Andina, de 25 de maio de 1999. 41 - Recomendao Paris 2003 32 Sesso da Conferncia Geral das Naes Unidas, de 17 de outubro de 2003 Conveno para Salvaguarda do Patrimnio Cultural Imaterial. 42 - Carta de Pero Vaz de Caminha Primeira obra litetria brasileira. Relata o descobrimento e descreve os primeiros contatos com a terra e seus habitantes.

ORGANIZAES BRASILEIRAS IPHAN - Instituto do Patrimnio Histrico e Artstico Nacional http://www2.iphan.gov.br/ MinC - Ministrio da Cultura http://www.minc.gov.br

ORGANIZAES INTERNACIONAIS
UNESCO - United Nations Educational, Scientific and Cultural Organizations http://www.unesco.org Documentao e instrumentos legais; "O Correio da Unesco" (ingls, francs e espanhol); publicaes; endereos de outras entidades internacionais. ICCROM - International Centre for the Study of the Preservation and Restoration of Cultural Property http://www.iccrom.org Entidade fundada em 1956, com mais de 90 pases associados. Cursos sobre conservao e restaurao de bens culturais; boletim tcnico; publicaes; endereos de outras entidades. ICOMOS - International Council of Monuments and Sites http://www.icomos.org Endereos de representaes nacionais.

ICOM - The International Council of Museums http://www.icom.org WHIN - World Heritage Information Network http://www.unesco.org/whin Endereo para pesquisa sobre o Centro do Patrimnio Mundial (WHC World Heritage Centre), da Unesco. OVPM - Organisation des Villes du Patrimoine Mondial (Organizao das Cidades do Patrimnio Mundial) http://www.ovpm.org Congrega as cidades reconhecidas como patrimnio mundial pela Unesco, atravs da Conveno de Paris (1972). Informaes sobre essas cidades, planos e propostas de conservao. Inclui o "Guia de Gesto para as Cidades do Patrimnio Mundial", elaborado por Herbert Stovel. WCMC - World Conservation Monitoring Centre http://www.wcmc.org.uk/index.html docomomo - International Working Party for Documentation and Conservation of Buildings, Sites and Neighbourhoods of the Modern Movement http://www.ooo.nl/docomomo/general.htm

ORGANIZAES DE OUTROS PASES Argentina NAYA - Noticias de Antropologia y Arqueologia - Equipo NAyA http://www.naya.org.ar/index.htm Estados Unidos National Trust for Historic Preservation http://www.nationaltrust.org Chicago Landmarks http://www.ci.chi.il.us/Landmarks Endereo da entidade oficial de preservao do patrimnio cultural da cidade de Chicago (Illinois, EUA). Legislao de proteo e incentivo; planos de revitalizao urbana; inventrio e fichas dos bens mais significativos. Landmarks Preservation Commission http://www.ci,nyc.nt.us/html/lpc/home.html Endereo da entidade oficial de preservao do patrimnio cultural da cidade de New York (New York, EUA). Legislao de proteo e incentivo; planos de revitalizao urbana; inventrio e fichas dos bens mais significativos; boletim da entidade.

ORGANIZAES DE OUTROS PASES


Argentina NAYA - Noticias de Antropologia y Arqueologia - Equipo NAyA http://www.naya.org.ar/index.htm Estados Unidos National Trust for Historic Preservation http://www.nationaltrust.org Chicago Landmarks http://www.ci.chi.il.us/Landmarks Endereo da entidade oficial de preservao do patrimnio cultural da cidade de Chicago (Illinois, EUA). Legislao de proteo e incentivo; planos de revitalizao urbana; inventrio e fichas dos bens mais significativos. Landmarks Preservation Commission http://www.ci,nyc.nt.us/html/lpc/home.html Endereo da entidade oficial de preservao do patrimnio cultural da cidade de New York (New York, EUA). Legislao de proteo e incentivo; planos de revitalizao urbana; inventrio e fichas dos bens mais significativos; boletim da entidade.

BANCOS DE ENDEREOS SOBRE PATRIMNIO CULTURAL Arts Policy and Management Departament - City University - Inglaterra http://www.city.ac.uk/artspol/index2.html#welcome Organizado por Patrick Boylan com indicao de mais de 180 endereos sobre cultura, arte e patrimnio em geral. Preserve/Net - The Preservationist's Resource - Estados Unidos http://www.preservenet.cornell.edu/pnetlink.htm Legislao americana; snteses de aes judiciais; extensa indicao de endereos sobre cultura e histria, principalmente dos Estados Unidos e Canad. The Getty Information Institute - Los Angeles - Estados Unidos http://www.gii.getty.edu/ Thesaurus de arte e arquitetura; banco de dados sobre artistas e arquitetos; boletim da entidade. Internet-based Heritage & Preservation Resources - Estados Unidos http://www.sphpc.org/other/resource.htm Organizado pela Southwestern Pennsylvania Heritage Preservation Commission. Internet Resources for Heritage Conservation, Historic Preservation and Archaeology http://www.cr.nps.gov/ncptt/irg/welcome:html#top Compilado e mantido pelo National Center for Preservation Technology and Training, do Servio de Parques Nacionais dos Estados Unidos. Extenso banco de endereos, dividido em 11 sees temticas, com destaque para a Seo 1 - World Wide Web and Gopher Servers. The Conservation Glossary - Inglaterra http://monitor.trp.dundee.ac.uk/research/glossary/glossary.html Glossrio de termos empregados nas reas de conservao, preservao e restaurao do patrimnio cultural

A noo de patrimnio est intrinsecamente ligada aos conceitos de tempo, espao e valor.

TEMPO, ESPAO, VALOR E PATRIMNIO

O tempo um elemento criado pelo homem, que tem acompanhado a evoluo da humanidade; um referencial imprescindvel para que se desenvolva uma rede de relaes sociais.

Para as civilizaes antigas, a passagem do tempo estava associada aos movimentos dos astros, aos ciclos naturais, ao momento de plantar e de colher.

Na concepo moderna, o tempo entendido como um movimento constante atravs do qual o presente se torna passado e o futuro se torna presente.

Tempo Uma categoria construda para auxiliar a compreenso da mudana;


uma medida linear, contnua, sem interrupo;

Para sua representao existe o relgio e o calendrio e, essa necessidade de represent-lo ou traduzi-lo em termos fsicos ou palpveis, gerada pela necessidade humana de ter um referencial para organizar a sua vida em sociedade;

Alm de servir como uma referncia externa, no que diz respeito a sua funo de permitir a organizao da vida social, ele tambm um referencial interno, individual, que possibilita a cada pessoa ter a noo de sua evoluo ao longo da vida;

Para Milton Santos, o espao um conjunto inseparvel de objetos (formas, territrios) e aes (processos, imaterialidade, sociedade);

MILTON de Almeida SANTOS 1926 1991

Enquanto o tempo uma medida linear, o espao tridimensional e pode ser mensurado por um sistema matemtico que trabalha com as coordenadas x, y e z;

A geometria est para o espao, assim como o relgio e o calendrio esto para o tempo; Para se compreender o espao foram criadas as noes de proximidade e distncia, tudo diretamente ligado s relaes entre os corpos;

O valor, que tambm uma construo humana, difere das categorias tempo e espao por no ter uma representao quantitativa como o calendrio, o relgio ou os sistemas de medio;

Os valores so construdos a partir de consensos, acordos entre os homens, sendo uma categoria puramente histrica, que d sentido ao tempo e ao espao;

A noo de patrimnio surge quando conferimos valor aos bens produzidos pelo homem no tempo e no espao;

O patrimnio, portanto, pode conter em si uma significao cultural mltipla, envolvendo valores estticos, histricos, cientficos, sociais, espirituais (Carta de Burra, 1980) e tantos outros quantos cada sociedade na sua vivncia cotidiana a ele atribuir;

Tratando de patrimnio estaremos tratando tambm de valores . a conservao do patrimnio cultural em suas diversas formas e perodos histricos fundamentada nos valores atribudos a esse patrimnio (Carta de Nara, 1994);

VALORAO
VALORES

REMEMORAO
ANTIGUIDADE

SIMBLICO RELIGIOSO ECONMICO SENTIMENTAL SOCIAL


ARTSTICO HISTRICO CULTURAL

ESTTICO DE ARTE

CIENTFICO
ARQUITETNICO

VALORES

LOCAL

VALORAO

VALORES

REGIONAL

VALORES

NACIONAL

VALORES MUNDIAL

VALOR NO ATRIBUDO

O termo patrimnio, em sua origem, est ligado ideia de herana e posse, que transmitida de pai para filho;

PATRIMNIO: O CONCEITO NO TEMPO


O patrimnio entendido como bem cultural de uma coletividade (sociedade) s surge no sculo XV;

Nesse momento, o surgimento da noo de patrimnio histrico estava profundamente vinculado construo, por parte da sociedade moderna nascente, de uma imagem de si mesma, enriquecida por dados genealgicos vinculados antiguidade;

Os conceitos ligados conservao do patrimnio cultural e natural, esto mais fortemente relacionados com o desenvolvimento do pensamento moderno no sculo XIX, vinculados ao processo de construo das naes, a partir das revolues industrial e francesa;

PATRIMNIO: O CONCEITO NO TEMPO O patrimnio passa a ser visto como direito de memria, registrando a materialidade do passado e estabelecendo uma identidade nacional;

Esta renovao cultural impressa pelo Iluminismo defendia a permanncia do patrimnio histrico no contexto cultural especfico ao qual pertencia, sob pena de perder seu significado real e verdadeiro;

Aes de tutela e conservao comearam a ser desenvolvidas e j no sculo XIX a poltica preservacionista assume status de lei;

Em 1931, os pases europeus organizaram uma conferncia sobre o tema e elaboraram o primeiro documento internacional que trata de polticas de preservao do patrimnio, a Carta de Atenas.

Apesar da proteo institucional do patrimnio surgir na Frana j no sculo XIX, a preocupao s se torna um assunto internacional no final da Primeira Guerra Mundial, devido necessidade de restaurar o patrimnio destrudo;

A partir da, uma srie de outras cartas patrimoniais so publicadas e se pode perceber uma clara transformao no tempo do entendimento de patrimnio, inicialmente voltado apenas para as obras monumentais, que passa a englobar conjuntos urbanos, exemplares da arquitetura verncula e a paisagem;

Hoje esse conceito foi ainda mais ampliado e incorpora tambm a dimenso imaterial, expressa por meio das prticas sociais e das manifestaes culturais;

Se por um lado ocorreu uma expanso das tipologias de bens passveis de serem consideradas patrimnio, no sculo XX ocorre tambm outra forma de expanso em relao ao patrimnio: a do seu pblico;

(...) o grande projeto de democratizao do saber, herdado das Luzes e reanimado pela vontade moderna de erradicar as diferenas e os privilgios na fruio dos valores intelectuais e artsticos, aliado ao desenvolvimento da sociedade de lazer e de seu correlato, o turismo cultural dito de massa, est na origem da expanso talvez mais significativa, a do pblico dos monumentos histricos. (...) os monumentos e o patrimnio histrico adquirem dupla funo obras que propiciam saber e prazer, postas disposio de todos; mas tambm produtos culturais, fabricados, empacotados e distribudos para serem consumidos; (Franoise Choay)

A compreenso da evoluo da noo de patrimnio demonstra claramente a forma como as sociedades ocidentais se relacionaram com a temporalidade e construram sua identidade desde o sculo XV at os dias atuais;

No primeiro momento, essa sociedade buscava no patrimnio uma imagem de si num passado clssico para esquecer as trevas do passado medieval, depois busca nele uma forma de fortalecer as identidades nacionais, para finalmente se tornar, nos dias atuais, uma expresso da cultura do lugar e, em certas situaes, um ativo cultural, a ser vendido e consumido por um maior nmero possvel de pessoas;

PATRIMNIO

Novo Dicionrio Aurlio


Patrimnio. [Do lat. Patrimoniu.] S.m. Herana paterna, Bens de famlia. Riqueza: patrimnio moral, cultural, intelectual. Complexo de bens, materiais ou no, direitos, aes, posses e tudo o mais que pertena a uma pessoa ou empresa ...

PATRIMNIO HERITAGE = HERANA Cidade Patrimnio Mundial World Heritage City

TCNICAS RETROSPECTIVAS
INTERVENES EM REAS HISTRICAS

CONCEITOS DE PRESERVAO, CONSERVAO E RESTAURO

CONCEITOS
CULTURA o conjunto de conhecimentos de um grupo, de uma sociedade ou de um povo > o saber, as crenas, o comportamento poltico e social, as atividades intelectuais, o "fazer" do Homem;

TCNICAS RETROSPECTIVAS
INTERVENES EM REAS HISTRICAS

CONCEITOS DE PRESERVAO, CONSERVAO E RESTAURO

CONCEITOS
CULTURA o conjunto de conhecimentos de um grupo, de uma sociedade ou de um povo > o saber, as crenas, o comportamento poltico e social, as atividades intelectuais, o "fazer" do Homem; HISTRIA

o conjunto de conhecimentos adquiridos atravs da tradio e/ou por meio de documentos relativos evoluo do passado de um grupo, de uma sociedade ou de um povo;

TCNICAS RETROSPECTIVAS
INTERVENES EM REAS HISTRICAS

CONCEITOS DE PRESERVAO, CONSERVAO E RESTAURO

CONCEITOS
CULTURA o conjunto de conhecimentos de um grupo, de uma sociedade ou de um povo > o saber, as crenas, o comportamento poltico e social, as atividades intelectuais, o "fazer" do Homem; HISTRIA

o conjunto de conhecimentos adquiridos atravs da tradio e/ou por meio de documentos relativos evoluo do passado de um grupo, de uma sociedade ou de um povo;
Histria o passado cultural do Homem;

TCNICAS RETROSPECTIVAS
INTERVENES EM REAS HISTRICAS

CONCEITOS DE PRESERVAO, CONSERVAO E RESTAURO

CONCEITOS
PATRIMNIO CULTURAL A idia de Histria est intimamente ligada ao significado de memria > e sendo Memria basicamente recordao, na medida que o Homem adquire e retm as idias, os conhecimentos, o fazer, ele constituiu um patrimnio, o seu Patrimnio Cultural;

TCNICAS RETROSPECTIVAS
INTERVENES EM REAS HISTRICAS

CONCEITOS DE PRESERVAO, CONSERVAO E RESTAURO

CONCEITOS
PATRIMNIO CULTURAL Constituio Federal, 1988 : constituem o patrimnio cultural brasileiro os bens de natureza material e imaterial, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referncia identidade, ao, memria dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira, nos quais se incluem: I - as formas de expresso; II - os modos de criar, fazer e viver; III - as criaes cientficas, artsticas e tecnolgicas; IV - as obras, objetos, documentos, edificaes e demais espaos destinados s manifestaes artstico-culturais; V - os conjuntos urbanos e stios de valor histrico, paisagstico, artstico, arqueolgico, paleontolgico, ecolgico e cientfico.

TCNICAS RETROSPECTIVAS
INTERVENES EM REAS HISTRICAS

CONCEITOS DE PRESERVAO, CONSERVAO E RESTAURO

CONCEITOS
PATRIMNIO CULTURAL 'Recomendao sobre a Proteo no mbito Nacional, do Patrimnio Cultural e Natural > UNESCO, Paris, 1972 como patrimnio cultural e natural se consideram as obras que representam um valor de grande importncia e os demais elementos mais modestos que adquiriram com o tempo um valor do ponto de vista da cultura e da natureza;

TCNICAS RETROSPECTIVAS
INTERVENES EM REAS HISTRICAS

CONCEITOS DE PRESERVAO, CONSERVAO E RESTAURO

CONCEITOS
PATRIMNIO CULTURAL Conveno para a Proteo do Patrimnio Mundial, Cultural e Natural > UNESCO, 1972 Para os fins da presente Conveno so considerados patrimnio cultural: - os monumentos: obras arquitetnicas, esculturas ou pinturas monumentais, objetos ou estruturas arqueolgicas, inscries, grutas e conjuntos de valor universal excepcional do ponto de vista da histria, da arte ou da cincia,

TCNICAS RETROSPECTIVAS
INTERVENES EM REAS HISTRICAS

CONCEITOS DE PRESERVAO, CONSERVAO E RESTAURO

CONCEITOS PATRIMNIO CULTURAL

Conveno para a Proteo do Patrimnio Mundial, Cultural e Natural > UNESCO, 1972
Para os fins da presente Conveno so considerados patrimnio cultural: - os conjuntos: grupos de construes isoladas ou reunidas, que, por sua arquitetura, unidade ou integrao paisagem, tm um valor universal excepcional do ponto de vista da histria, da arte ou da cincia;

TCNICAS RETROSPECTIVAS
INTERVENES EM REAS HISTRICAS

CONCEITOS DE PRESERVAO, CONSERVAO E RESTAURO

CONCEITOS PATRIMNIO CULTURAL

Conveno para a Proteo do Patrimnio Mundial, Cultural e Natural > UNESCO, 1972
Para os fins da presente Conveno so considerados patrimnio cultural: - os stios: obras do homem ou obras conjugadas do homem e da natureza assim como reas, incluindo os stios arqueolgicos, de valor universal excepcional do ponto de vista histrico, esttico, etnolgico ou antropolgico;

TCNICAS RETROSPECTIVAS
INTERVENES EM REAS HISTRICAS

CONCEITOS DE PRESERVAO, CONSERVAO E RESTAURO

CONCEITOS
PATRIMNIO CULTURAL Obras do homem ou obras conjuntas do homem e da natureza que tenham um valor excepcional do ponto de vista da histria, da arte, da cincia, da esttica, da antropologia ou da etnologia.;

TCNICAS RETROSPECTIVAS
INTERVENES EM REAS HISTRICAS

CONCEITOS DE PRESERVAO, CONSERVAO E RESTAURO

CONCEITOS
PATRIMNIO CULTURAL TANGVEL MONUMENTOS

TCNICAS RETROSPECTIVAS
INTERVENES EM REAS HISTRICAS

CONCEITOS DE PRESERVAO, CONSERVAO E RESTAURO

CONCEITOS
PATRIMNIO CULTURAL TANGVEL CONJUNTOS

TCNICAS RETROSPECTIVAS
INTERVENES EM REAS HISTRICAS

CONCEITOS DE PRESERVAO, CONSERVAO E RESTAURO

CONCEITOS
PATRIMNIO CULTURAL TANGVEL LUGARES

TCNICAS RETROSPECTIVAS
INTERVENES EM REAS HISTRICAS

CONCEITOS DE PRESERVAO, CONSERVAO E RESTAURO

CONCEITOS
PATRIMNIO CULTURAL TANGVEL

TCNICAS RETROSPECTIVAS
INTERVENES EM REAS HISTRICAS

CONCEITOS DE PRESERVAO, CONSERVAO E RESTAURO

CONCEITOS
PATRIMNIO CULTURAL INTANGVEL

TCNICAS RETROSPECTIVAS
INTERVENES EM REAS HISTRICAS

CONCEITOS DE PRESERVAO, CONSERVAO E RESTAURO

CONCEITOS
PATRIMNIO CULTURAL INTANGVEL SABERES > SABER FAZER

TCNICAS RETROSPECTIVAS
INTERVENES EM REAS HISTRICAS

CONCEITOS DE PRESERVAO, CONSERVAO E RESTAURO

CONCEITOS
PATRIMNIO CULTURAL INTANGVEL CELEBRAES

TCNICAS RETROSPECTIVAS
INTERVENES EM REAS HISTRICAS

CONCEITOS DE PRESERVAO, CONSERVAO E RESTAURO

CONCEITOS
PATRIMNIO CULTURAL INTANGVEL CELEBRAES

TCNICAS RETROSPECTIVAS
INTERVENES EM REAS HISTRICAS

CONCEITOS DE PRESERVAO, CONSERVAO E RESTAURO

CONCEITOS
PATRIMNIO CULTURAL INTANGVEL FORMAS DE EXPRESSO

TCNICAS RETROSPECTIVAS
INTERVENES EM REAS HISTRICAS

CONCEITOS DE PRESERVAO, CONSERVAO E RESTAURO

CONCEITOS
PATRIMNIO CULTURAL INTANGVEL LUGARES

TCNICAS RETROSPECTIVAS
INTERVENES EM REAS HISTRICAS

CONCEITOS DE PRESERVAO, CONSERVAO E RESTAURO

CONCEITOS
PATRIMNIO CULTURAL Conveno para a Proteo do Patrimnio Mundial, Cultural e Natural > UNESCO, 1972 Para os fins da presente Conveno so considerados patrimnio cultural: - os stios: obras do homem ou obras conjugadas do homem e da natureza assim como reas, incluindo os stios arqueolgicos, de valor universal excepcional do ponto de vista histrico, esttico, etnolgico ou antropolgico;

TCNICAS RETROSPECTIVAS
INTERVENES EM REAS HISTRICAS

CONCEITOS DE PRESERVAO, CONSERVAO E RESTAURO

CONCEITOS
BEM CULTURAL A palavra 'bem' quer dizer coisa, qualquer coisa, material ou imaterial, mvel, ou imvel, fungvel ou infungvel, permanente ou individual; Ao associarmos o significado da palavra 'bem' com a idia de Cultura, observamos que toda e qualquer manifestao do Homem, tomada isoladamente do seu contexto, um Bem Cultural;

TCNICAS RETROSPECTIVAS
INTERVENES EM REAS HISTRICAS

CONCEITOS DE PRESERVAO, CONSERVAO E RESTAURO

CONCEITOS
IDENTIDADE CULTURAL Cada grupo, sociedade ou povo, possui um conjunto de caracteres, no s fsicos, mas tambm culturais que lhes so prprios e, s vezes, exclusivos; Assim sendo, Identidade Cultural so as propriedades intrnsecas e extrnsecas que algumas manifestaes do Homem tm de marc-las quando esto no contexto de sua produo;

TCNICAS RETROSPECTIVAS
INTERVENES EM REAS HISTRICAS

CONCEITOS DE PRESERVAO, CONSERVAO E RESTAURO

CONCEITOS
ESPAO CULTURAL O "espao" de um Bem Cultural o lugar necessrio onde este manifesta a sua plenitude; Assim, a idia de Espao Cultural indissocivel da noo de Identidade Cultural;

TCNICAS RETROSPECTIVAS
INTERVENES EM REAS HISTRICAS

CONCEITOS DE PRESERVAO, CONSERVAO E RESTAURO

CONCEITOS
MONUMENTO HISTRICO Os grupos, sociedades ou povos nos seus 'fazeres', produzem alguns bens que so notveis pela propriedade de os marcar e os representar. Alguns marcam um fato, um momento, um perodo. Outros representam um comportamento, uma atitude, etc.; Monumento a manifestao, ou Bem Cultural, notvel, que surge como conseqncia do acmulo e da reteno do conhecimento > edificao ou stio histrico de carter exemplar;

TCNICAS RETROSPECTIVAS
INTERVENES EM REAS HISTRICAS

CONCEITOS DE PRESERVAO, CONSERVAO E RESTAURO

CONCEITOS
MONUMENTO HISTRICO INTENCIONAL

CONCEITOS
MONUMENTO HISTRICO NO INTENCIONAL

Remanescente do passado Consagrado com smbolo coletivo Referncia da memria de um povo

PORQUE PRESERVAR

Necessidade de manter ou resgatar o passado; Manter nossas razes culturais; Para as futuras geraes;

PORQUE PRESERVAR Por que preservar Olinda?

PORQUE PRESERVAR
Por que preservar Olinda?
Por ser nossa cidade Por ser nosso referencial Pelo seu valor histrico e cultural

Por ser uma cidade Monumento Nacional

Por ser uma cidade Patrimnio Cultural da Humanidade

COMO PROTEGER UM BEM CULTURAL SCULO XIX

COMO PROTEGER UM BEM CULTURAL SCULO XIX

COMO PROTEGER UM BEM CULTURAL SCULO XIX / XX

COMO PROTEGER UM BEM CULTURAL SCULO XX

COMO PROTEGER UM BEM CULTURAL 1974

COMO PROTEGER UM BEM CULTURAL COMO PROTEGER?

COMO PROTEGER UM BEM CULTURAL COMO PROTEGER? TOMBAMENTO REGISTRO > INSCRIO

COMO PROTEGER UM BEM CULTURAL COMO PROTEGER? EDUCAO PATRIMONIAL E AMBIENTAL

COMO PROTEGER? CONSCIENTIZAO

COMO PROTEGER UM BEM CULTURAL TIRADENTES

Das könnte Ihnen auch gefallen