Sie sind auf Seite 1von 14

P R I N C I P I O D E F U N C I O N A M E N TO

iniciado pela abertura do arco eltrico entre um eletrodo e uma pea metlica. Um fundente ento adicionado ao arco, de modo que,uma vez fundido,forme uma camada de escria que sirva de resistncia eltrica e proteja a poa de fuso contra a contaminao pela atmosfera. Quando a poa de escria atinge um tamanho suficiente , o arco extinto e a corrente eltrica flui atravs do eletrodo e da escria. Gerando calor suficiente para a fuso dos eletrodos e das superfcies das peas que sero unidas.

TIPOS DE OPERAO

Com fio-eletrodo Com fita-eletrodo Com guia consumvel Com guia no consumvel Com guias nuas (necessita de revestimentos e plugs)

E Q U I PA M E N TO S
O equipamento o mesmo para ambos os mtodos do processo ESW, exceto o projeto do tubos-guia dos eletrodos e as exigncias para o deslocamento vertical. A seguir esto listados os componentes mais importantes de equipamentos de solda eletroescria: (1) Alimentao de potncia (2) Alimentador do fio e oscilador (3) Tubo-guia do eletrodo (4) Controles da solda (5) Cabeote de solda (6) Sapatas de reteno (barragens)

APLICAES

Construes metlicas: Soldas em chapas grossas de topo. Construo naval: Solda de sees do navio e laterais de tanques. Construo de recipientes, vasos de presso: Costuras longitudinais e circulares.

Tcnica nuclear: Partes de componentes para usinas nucleares.


Construo de mquinas: Carcaas para turbinas, cilindros, eixos, bases para mquinas.

Construo de vages ferrovirios: superfcies de rolamento, jogos de rodas .

L I M I TA E S
Gerao de calor muito alta , o que resulta em taxa de refrigerao muito lenta,provocando dessa forma reaes na metalurgia dos materiais, como: estrutura grosseira no metal de solda com propriedades mecnicas anisotrpicas solidificao induzida pela alta textura de granulometria do material e segregao de elementos que provocam trincas a quente no centro da solda granulometria grosseira na ZTA que mais susceptvel a fratura frgil

Alguns materiais sensveis ao calor no podem ser soldados, devido a alta gerao de calor associada ao processo ESW.
O processo ESW no pode ser usado para materiais com espessuras muito finas in (19 mm).

Juntas devem ser soldadas na posio vertical ou prximo da posio vertical.


A velocidade de enchimento da junta mais baixo, quando comparado com o processo SAW para soldar chapas com espessura de 1 in (38 mm). Qualquer interrupo durante a soldagem no processo ESW considerado crtico, pois uma vez que o processo reiniciado pode provocar defeitos na solda. Reparos de solda no processo ESW, requer a utilizao de outro processo de soldagem para realizar a recuperao.

VA N TA G E N S

Preparao do chanfro a baixo custo, por meio de oxicorte, pois no h tolerncias crticas a serem consideradas. O processo lento de solidificao favorvel, do ponto de vista metalrgico, para as reaes qumicas na poa de fuso. O metal depositado bem desgaseificado e livre de poros, tampouco mostra endurecimento, conferindo alta qualidade da junta soldada. Devido ao resfriamento lento surgem tenses prprias da solda consideravelmente mais baixas do que em soldas executadas por outros processos. Solda sem distores, o que evita trabalhos, de ajustamento, muito onerosos.

D E S VA N TA G E N S

Granulao grosseira, com baixa resistncia ao impacto, sendo necessrio tratamento trmico posterior. Alto custo dos dispositivos de soldagem. Mo de obra especializada recomendada na operao. A soldagem s pode ser feita na posio vertical ascendente, e tem que ser iniciada preferencialmente a soldagem uma nica vez. Solda sees acima de 19 mm, tecnicamente falando de 20 75 ou um pouco a mais de 75 mm.

TIPO DE CORRENTE

As fontes de energia tpicas para o processo so similares as utilizadas no arco submerso. com ciclo de trabalho de 100%, com tenses em vazio da ordem de 60 V e tenses de trabalho de 30 a 55 V. A soldagem por eletroescria pode ser realizada com corrente alternada ou contnua Algumas vezes usa-se corrente alternada. Uma tenso de soldagem mais alta provoca uma maior penetrao na face. Com o aumento do avano do eletrodo aumenta a corrente, a profundidade da poa de fuso e a potncia de fuso. Com velocidade pendular mais alta, a formao da microestrutura ser melhor.

Fluidez A escria em fuso deve ter fluidez suficiente para provocar conveco MATERIAL DE CONSUMO rpida e boa circulao, necessrias para distribuir o calor atravs da juno Fluxos ESW Resistividade Eltrica da solda.Dependendo principalmente so formulados para Um fluxo de resistncia elevada refinar o metal de solda, puxar menos corrente, resultando de suas caractersticas qumicas e da temperatura operacional. O ponto de revestir a superfcie das em um poo de solda mais frio e fuso de um fluxo deve ser abaixo sapatas de menor penetrao no metal base. daquele do metal base, para que haja reteno e o metal Tambm permitir que o fio refino do poo de solda, e sua soldado completado, e penetre mais profundamente no temperatura de ebulio deve ser mais proteger o material poo. Por outro lado, um fluxo de elevada que a temperatura operacional, a fim de evitar perdas por vaporizao. fundido contra oxidao baixa resistncia pode puxar So invariavelmente corrente excessiva, aumentando a Qualquer perda preferencial alterar a composio do banho, o que pode fundidos em vez de temperatura do banho at o alterar muito a fluidez da escria e a aglomerados.Comparan processo se estabilizar com condutividade eltrica, resultando em do com os fluxos em extenso mais curta do eletrodo.A blindagem inadequada. Fluidez baixa solda a arco, os fluxos resistncia baixa demais, poder tender a capturar incluses de escria para ESW tem maior ocorrer formao de arco entre o no metal de solda; fluidez resistividade, devido ao eletrodo e a superfcie do banho de excessiva provocar vazamento atravs do pequeno espao entre a pea e as fato do arco ser extinto escria, especialmente com sapatas de reteno. Para unir as logo aps o processo se tenses mais elevadas. Menor placas, fluxos de fluidez mais elevadas tornar estvel. resistividade da escria pode so desejveis para obter boa resultar em operar a tenso mais circulao no banho.

CONSUMVEIS

baixa.

Compatibilidade Metalrgica Finalmente, a escria dever ser metalurgicamente compatvel com a liga sendo soldada. Estes xidos componentes desempenham um papel importante na blindagem e no refino do poo de solda. Fluoreto de Clcio (CaF2) adicionado aos xidos ou silicatos bsicos para alcanar resistividade e fluidez apropriadas. Aumento de CaF2 reduz viscosidade, ponto de fuso e resistividade. Adies de TiO2 tambm reduzem a resistividade, enquanto que Al2O3 a aumenta. Entretanto TiO2 tambm aumenta a viscosidade da escria. Aplicaes especiais, tal como controle de incluso ou remoo de enxofre, podem necessitar a adio de compostos de terras raras. A capacidade de desprendimento da escria aps solidificao do metal de solda no constitui problema maior na ESW. A adio de grandes quantidades de TiO2, entretanto, frequentemente resultar em remoo difcil da escria. Adies de fluoretos melhoram o desprendimento da escria.

Eletrodos ESW H vrias tcnicas de ESW disponveis, dependendo do tipo de eletrodo e do mecanismo de alimentao. Os eletrodos podem ser fios slidos, tubulares comncleo de fluxo, eletrodos slidos de larga seo e eletrodos de larga seo com ncleo. As guias ou bicos podem ser consumveis ou no consumveis. O mtodo convencional utiliza guias no consumveis, utilizando um cabeote mvel de alimentao, que levantado verticalmente para corresponder velocidade de deslocamento do poo de solda. Se o mecanismo de alimentao do eletrodo for estacionrio. o bico ser "consumido" . Consequentemente, os materiais utilizados nas guias consumveis geralmente correspondem composio qumica do eletrodo ou do metal base. Uma guia consumvel pode ser um tubo de parede fina ou um conjunto de placas ou hastes com condutos para alimentar o fio do eletrodo. Tubos guia em forma de aletas so preparados soldando tramas a tubos guia de seo circular pra obter aquecimento mais uniforme do poo de solda. Entre os diferentes tipos de eletrodos tipo fio e os eletrodos larga seo com ncleo requerem a utilizao de bicos para levar o eletrodo no gap da raiz. Guias nuas s vezes necessitam isolamento ao longo de suas superfcies laterais, caso no possam ser exatamente alinhadas dentro da juno de solda, sendo solucionado ao inserir plugs em locais crticos do conjunto. Bicos consumveis revestidos com fluxo esto disponveis para minimizar o problema de isolar o conjunto do eletrodo.

Erick G. Miranda Bhrayan A. Sampaio

Das könnte Ihnen auch gefallen