Sie sind auf Seite 1von 69

Princpios de Composio Plstica

Disciplina: Arte Prof. Magno Anchieta

Introduo
Perspectiva um termo de significado amplo que possui diversas acepes, ainda que elas sejam bastante relacionadas umas com as outras. Nas artes pictricas ela o principal artifcio usado para o efeito de profundidade, podendo ser intensificado pelos efeitos de claro-escuro nos diferentes tons da imagem.

Perspectiva (Fsica tica)


Vem do latim spec, que significa viso e perspicere (ver atravs de). um aspecto da percepo visual do espao e dos objetos nele contidos pelo olho humano. Depende de um determinado ponto de vista e das condies do observador. A perspectiva, neste caso, corresponde a como o ser humano apreende visualmente seu ambiente, sendo confundida com a iluso de tica.

Por exemplo, as linhas paralelas de uma estrada, relativamente a um observador nela situado, parecero afunilar-se e tendero a se encontrar na linha do horizonte.
Eucaliptos na Estrada de Mirinzal MA. Foto: Magno Anchieta, 2007.

Perspectiva (Grfica)
um campo da Geometria Descritiva, muito adotado nas artes visuais.
a representao dos objetos, em um plano bidimensional (como o papel), da forma como eles aparecem a nossa vista, com trs dimenses.

Conhecida desde a Antigidade, dividese em vrias categorias e foi desenvolvida pelos artistas do Renascimento.

Sem ttulo. Carlos Ribeiro. leo sobre tela (detalhe).

Casares de So Lus, Rua Portugal. Foto: Magno Anchieta, 2007.

A representao do espao tridimensional numa superfcie bidimensional, atravs da perspectiva, vai exigir uma srie de regras e mtodos estabelecidos pela Matemtica e pela Fsica tica para iludir o olhar.

A iluso de perspectiva pode ser causada de duas maneiras principais nas composies de artes visuais. H, portanto dois tipos bsicos de perspectiva grfica. So eles: Perspectiva linear Perspectiva tonal ou atmosfrica (area)

Perspectiva Linear
a projeo feita atravs de linhas, que podem ser paralelas ou convergentes um ou mais pontos de fuga. Nesse caso, temos dois tipos de perspectiva linear: Perspectiva paralela ou cilndrica; Perspectiva cnica.

Perspectiva paralela.

Perspectiva cnica.

Projees Perspectivas Paralelas


Axonomtrica
Isomtrica Dimtrica Militar

Cnicas
1 Ponto de Fuga

Oblqua

Cavaleira

2 Pontos de Fuga

Trimtrica

3 Pontos de Fuga

A Perspectiva Paralela ocorre quando o observador est situado no infinito e, portanto, as retas projetantes so paralelas umas s outras, ou seja, no se cruzam. So divididas em: 1. Axonomtrica
Isomtrica Dimtrica Trimtrica 2. Oblqua

Cavaleira Militar

A perspectiva isomtrica uma perspectiva axonomtrica ortogonal onde a projeo feita sobre um plano perpendicular diagonal de um objeto, e as arestas so paralelas aos trs eixos principais. Para constru-la basta adotar uma nica escala para os trs eixos.

Exemplo de perspectiva isomtrica

Exemplo de perspectiva isomtrica

Age of Empires. Captura da tela do jogo de estratgia.

A perspectiva dimtrica tem a sua construo conduzida da mesma forma que na perspectiva isomtrica, com exceo da mudana de ngulo e escala em um dos eixos. A dimetria d-se quando temos dois ngulos iguais. A face da frente conserva a sua largura, a face de fuga (eixo x) reduzida em 2/3.

Exemplos de perspectiva dimtrica

Exemplos de perspectiva dimtrica

A perspectiva trimtrica tem cada um dos trs eixos principais produzindo ngulos diferentes no plano do desenho. Cada eixo distorcido de modo diferente. a menos utilizada das ortogonais, por ter trs escalas diferentes, sendo morosa e de difcil leitura. tambm usada para comunicao e detalhamento de um projeto.

Exemplos de perspectiva trimtrica

A perspectiva cavaleira um tipo de projeo oblqua, pois pressupe o observador no infinito e utiliza os raios paralelos e oblquos ao plano do quadro. Nesta perspectiva uma das trs faces do objeto conserva a sua forma e as suas dimenses, as demais so reduzidas.

Exemplos de perspectiva cavaleira

Exemplos de perspectiva cavaleira

Exemplos de perspectiva cavaleira

A perspectiva militar, tambm chamada de olho de pssaro, uma perspectiva oblqua onde os eixos x e y formam entre si um ngulo reto. Para constru-la necessrio reduzir as medidas do eixo z (eixo das alturas) em 2/3.

Recebeu o nome de militar pois bastante utilizada para simular situaes de topografia de terreno em mapas destinados a fins de estratgia militar. Desta forma, quem via a perspectiva tinha a sensao de possuir uma viso de "olho-de-pssaro" sobre o terreno representado.

Exemplo de perspectiva militar

Exemplo de perspectiva militar

A Perspectiva Cnica tem como referncia a linha do horizonte e um ou mais pontos de fuga localizados nesta linha para causar o efeito de profundidade.
PF 1 Linha do Horizonte PF 2

Perspectiva linear com 2 pontos de fuga.

Nas artes plsticas e em especial, no desenho artstico a perspectiva cnica a mais utilizada.

Exemplo de perspectiva cnica com dois pontos de fuga

O desenho em perspectiva cnica reproduz o efeito que temos quando observamos o ambiente fsico as imagens se apresentam cada vez menores medida que aumenta a distncia de quem observa.

PF

LH

Ponto de vista do observador

Ponto de vista do observador

Perspectiva cnica com 1 ponto de fuga


(LH)

PF

Exemplo de desenho utilizando a perspectiva com 1 ponto de fuga

PF

LH

QUADRO

Perspectiva cnica com 2 pontos de fuga


PF1 PF2 (LH)

Exemplo de desenho utilizando a perspectiva com 2 pontos de fuga

PF1

LH

PF2

Perspectiva cnica com 3 pontos de fuga


PF1 PF2
(LH)

PF3

Exemplo de desenho utilizando a perspectiva com 3 pontos de fuga

Perspectiva Tonal ou Atmosfrica


Tambm conhecida como perspectiva area*, usa diferentes tonalidades de cores, graduando conforme a distncia que se quer representar.

A Virgem e o Menino com Santa Ana. Leonardo da Vinci, sec. XV (detalhe).

Quanto mais prxima do observador a figura est (1 plano) os tons so mais fortes e quanto mais distante do observador os tons so mais fracos.

Exemplos de desenhos utilizando a perspectiva tonal.

A ltima Ceia. Leonardo da Vinci. Sc. XV (detalhe).

A Virgem e o Menino com Santa Ana. Leonardo da Vinci. Sc. XV (detalhe).

A virgem das Rochas. Leonardo da Vinci. Sc. XV (detalhe).

Leda e o Cisne. Leonardo da Vinci. Sc. XV (detalhe).

Monalisa. Leonardo da Vinci. Sc. XV (detalhe).

Atividade
Material: papel sem pauta, rgua, esquadros, lpis grafite, borracha, compasso ou transferidor, lpis de cor ou giz de cera, hidrocor.

Exerccio 1
Faa a projeo da figura abaixo em perspectiva cnica com 1, 2 e 3 pontos de fuga.

Exerccio 2
Produza um desenho livre utilizando o recurso da perspectiva cnica. Seja criativo

Exerccio 3
Produza desenho ou pintura utilizando o recurso da perspectiva tonal. Seja criativo.

Das könnte Ihnen auch gefallen