Sie sind auf Seite 1von 17

COLGIO JOS BOTELHO DE ATHAYDE

PROF: MARCO CASTRO - LITERATURA NOES BSICAS:

O QUE LITERATURA?
Arte literria mimese(imitao); a arte que imita pela palavra. (Aristteles,sc.IV a.c.)

Assim:
Literatura como imitao da realidade; Manifestao artstica;

A palavra como matria-prima;


Manifestao da expressividade humana.

FUNES DA LITERATURA: Funo evasiva fuga da realidade; Funo ldica jogo de experincias sonoras e de relaes surpreendentes; Funo de Arte pela arte descompromissada das lutas sociais (Parnasianismo) Funo de literatura engajada comprometida com a defesa de certas idias polticas.

Nosso interesse est na literatura dita canonizada conj. de obras escritas e aceitas como artisticamente valiosas e representativas de nossa herana cultural.
Ex. Dom Casmurro, de Machado de Assis; Vidas secas, de Graciliano Ramos; A Hora da Estrela, de Clarice Lispector, dentre outras.

LITERATURA A ARTE DA LINGUAGEM ESCRITA, QUE EXPLORA TODAS AS POTENCIALIDADES DE COMUNICAO E EXPRESSO E CAPAZ DE TRANSPOR LIMITES DE TEMPO E ESPAO.

DIFERENAS ENTRE UM TEXTO LITERRIO E UM NO-LITERRIO:

Texto Literrio: nfase na expresso;

linguagem conotativa;
linguagem mais pessoal, emotiva; recriao da realidade; ambigidade recurso criativo.

DIFERENAS ENTRE UM TEXTO LITERRIO E UM NO-LITERRIO:

Texto no-literrio: nfase no contedo;

linguagem denotativa;
linguagem mais impessoal; realidade apenas traduzida; Normalmente sem ambigidade ou duplas interpretaes.

Texto 1: Uma nuvem colossal em forma de cogumelo sobre a cidade japonesa de Hiroxima assinala a morte de 80 mil de seus habitantes vtimas do primeiro ataque nuclear do mundo, em 6 de agosto de 1945. O lanamento da bomba, uma das duas nicas do arsenal americano, foi feito para forar os japoneses rendio. Como no houve resposta imediata, os americanos lanaram outro artefato remanescente sobre Nagasaqui e os russos empreenderam a prometida invaso Manchria. Uma semana depois, o governo japons concordou com os termos da rendio e a capitulao formal foi assinada em 2 de setembro. (A sombra dos ditadores, Histria dos ditadores, 1993, p.88)

Texto 2

A ROSA DE HIROXIMA (Vincius de Moraes)

Pensem nas crianas


Mudas telepticas Pensem nas meninas Cegas inexatas Pensem nas mulheres

Rotas alteradas
Pensem nas feridas como rosas clidas

mas oh no se esqueam Da rosa, da rosa

Da rosa de Hiroxima
A rosa hereditria A rosa radioativa Estpida e invlida A rosa com cirrose A anti-rosa atmica Sem cor sem perfume Sem rosa sem nada.

Quanto disposio grfica, um texto literrio pode ser:

Prosa: em linhas corridas. Poesia (verso): a cada linha d-se o nome de verso e ao conjunto deles, estrofe. Estilo individual: o estilo nico de determinado escritor, ou seja, sua viso nica e modo prprio de criao literria. Estilo de poca: caractersticas comuns em obras de autores diferentes,mas contemporneos. Ex. embora Bernardo Guimares e Jos de Alencar tenham estilos diferentes, ambos pertencem ao Romantismo.

Escolas literrias: (ou estilos de poca)

Literatura Portuguesa
Trovadorismo Classicismo Humanismo

Literatura Brasileira
Quinhentismo (1500 1601) Barroco (1601 1768)
Arcadismo (1768 1836) Romantismo (1836 1881) Realismo/Naturalismo/Parnasianismo ( 1881 1922) Simbolismo (1893 1922) Pr-modernismo (1902 1922) 1 ger. Modernista (1922 1930) 2 ger. Modernista (1930 1945) 3 ger. Modernista (1945 1960) Literatura contempornea (1960 at nossos dias)

GNEROS LITERRIOS:
Conjuntos de elementos semnticos, estilsticos e formais utilizados pelos autores em suas obras, para caracteriz-las de acordo com a sua viso da realidade e o pblico a que se destinam.
Lrico: sentimental, potico. pico: narrativo. Dramtico: teatro.

GNERO LRICO:

a manifestao literria em que predominam os aspectos subjetivos do autor. , em geral, a maneira de o autor falar consigo mesmo ou com um interlocutor particular (amigo, amante, fantasia, elemento da natureza, Deus...)
No confundir eu-lrico com o autor. O eu-lrico ou eupotico uma espcie de personalidade potica criada pelo autor que d vazo a sensaes e/ou impresses.

So vrias as formas poticas utilizadas pelos autores na produo de textos lricos.

ELEGIA: poema originrio da Grcia Antiga sobre acontecimentos tristes, muitas vezes enfocando a morte de um ente querido ou de alguma personalidade pblica. CLOGA: poema que retrata a vida buclica dos pastores, em um ambiente campestre. ODE: poema que apresenta uma espcie de exaltao de valores nobres, caracterizando-se pelo tom de louvao. SONETO: a mais conhecida das formas lricas. Poema de catorze versos, distribudo em dois quartetos e dois tercetos.

GNERO DRAMTICO:
textos para serem representados no palco.

Tragdia: fato trgico que provoca reao de medo ou compaixo. Ex. dipo Rei, de Sfocles.
Comdia: satirizao dos costumes sociais. Ex. O Rei da Vela, de Oswald de Andrade. Drama: envolve a tragdia e a comdia. Ex. Eles no usam black-tie, de G. Guarnieri.

Farsa: pequena pea que critica a sociedade e seus costumes. Ex. A Farsa de Ins Pereira, de Gil Vicente.
Auto: pea breve, de tema religioso ou profano, de aspecto moralista. Ex. Auto da Barca da Glria, de Gil Vicente.

GNERO PICO/NARRATIVO
O texto narrativo aquele em que um narrador conta uma histria na qual existem personagens envolvidas em aes, que acontecem em determinado espao fsico, durante certo tempo.

ROMANCE: trata-se da narrao de um acontecimento ficcional, representando aspectos da vida pessoal, familiar ou social de uma ou vrias personagens. Tem uma estrutura mais complexa que as demais formas narrativas, pois geralmente comporta um conflito central, envolvendo a personagem (ou personagens) principal, e outros conflitos secundrios que se articulam ao central formando-se assim o enredo.

GNERO PICO/NARRATIVO
NOVELA: Sua estrutura interna composta de vrios conflitos de igual importncia, todos articulados entre si e se desenvolvendo ao mesmo tempo. importante ressaltar que a relao entre as novelas literrias e as do rdio ou televiso baseia-se na estrutura: vrias personagens e muita ao transcorrendo ao mesmo tempo, alm de a forma de narrar ser muito semelhante, sempre deixando ganchos de interesses a serem retomados depois.

GNERO PICO/NARRATIVO
CONTO: uma narrativa curta, com poucas personagens e um nico conflito, que se resolve em pouco tempo. FBULA: narrativa de inteno pedaggica, cujo objetivo transmitir noes de moral e tica. Suas personagens geralmente so animais, a estrutura simples e tem curta durao.

Das könnte Ihnen auch gefallen