Sie sind auf Seite 1von 67

TICA

Professora :Tayana C. Cavalcante.

Origem da palavra tica


A

palavra tica se origina do termo grego ethos, que significa modo de ser, carter, costume, comportamento. De fato, a tica o estudo desses aspectos do ser humano.

ETHOS
Compreende os comportamentos que caracterizam uma cultura, um grupo profissional, enquanto faz uso de alguns Valores. Ex.: Ethos do enfermeiro, mdico, advogado, militar... Portanto Ethos a tradio e a experincia comum de um grupo, baseadas numa hierarquia de valores.

Historia da tica
Historicamente

a ideia de tica surgiu na antiga Grcia, por volta de 500 a 300 a.C., atravs das observaes de Scrates e seus discpulos. So de Scrates as seguintes palavras: "Uma coisa posso afirmar e provar com palavras e atos: nos tornamos melhores se cremos que nosso dever e assim seguir em busca da verdade desconhecida."

Filosofia da tica

Trata do comportamento dos homens em sociedade. Como cincia investiga os fundamentos e a natureza das normas que regulam o comportamento individual e coletivo em um contexto scio-histrico .

tica no dia a dia


Alguns

exemplos de tica no nosso cotidiano, principalmente importantes pela filosofia inerente ao povo brasileiro de querer levar vantagem em tudo: 1. Um bom negcio s bom se o for para as duas partes; 2. Interromper uma fila, de banco ou qualquer outra, um delito; 3. Ensinar s crianas que "colar" em provas normal errado;

4. Apoderar-se de valores que no lhe pertencem desonestidade; 5. Trair a confiana de amigos, namorados, cnjuges, pais, colegas de trabalho ser ruim para si mesmo e para o semelhante; 6. Perceber erro em uma conta ou um troco e se calar diante de uma vantagem to errado quanto subtrair os pertences de outrem; tudo que vem fcil, vai fcil. 7. Trocar voto por qualquer coisa: areia, cimento, tijolo e at dentadura. 8. Violar a lei do silncio.

9. Espalhar mesas e churrasqueira nas caladas. 10. Fazer "gato" de luz, de gua e de tv a cabo. 11. Registrar imveis no cartrio num valor abaixo do comprado, muitas vezes irrisrios, s para pagar menos impostos. 12. Comprar recibo para abater na declarao do imposto de renda para pagar menos imposto. 13. Mudar a cor da pele para ingressar na universidade atravs do sistema de cotas. 14. Comercializar objetos doados em campanhas de catstrofes.

15. Diminuir a idade do filho para que este passe por baixo da roleta do nibus, sem pagar passagem. 16. Quando volta do exterior, nunca diz a verdade quando o fiscal aduaneiro pergunta o que traz na bagagem. 17. Quando encontra algum objeto perdido, na maioria das vezes no devolve.

Cada deciso tica tem por trs um conjunto de valores fundamentais. Por isso, tente:
Ser

honesto e ntegro em qualquer situao. Ser tolerante e flexvel. Ter coragem para assumir decises. Assumir os seus atos. Ouvir as pessoas ou avaliar a situao sem julg-las antes. Ser prudente, educado, fiel e humilde para aprender com os outros.

Tarefa da tica

procurar e estabelecer as razes que justificam o que deve ser feito e no o que pode ser feito.

tica enquanto Disciplina


Se refere a reflexo crtica sobre o comportamento humano; reflexo que interpreta, discute, problematiza, investiga os valores, princpios e o comportamento moral a procura do bom, da boa vida e do bem estar da vida em sociedade.

OS PRINCPIOS TICOS
1.

O que so os princpios ticos? So regras ticas fundamentais das quais se podem deduzir as outras.

Quais so os grandes princpios ticos? Faz o bem e evita o mal. No queiras para outro o que no queres para ti. No ajas contrariamente natureza humana. Deve-se favorecer a dignidade humana. Nem tudo vale. O mal no deve fazer-se nem para conseguir um bem.

Qual

o melhor resumo das regras ticas?

A melhor regra tica esta: "Amars a Deus sobre todas as coisas e ao prximo como a ti mesmo".

A origem da Moral
A

pergunta pela origem dos valores morais nos leva pergunta pela prpria origem das sociedades humanas. Isso porque toda organizao humana s possvel se houver limitaes entre seus membros, ou seja, coisas que so permitidas fazer e outras que no o so.

MORAL
Origem

no latim morus significando os usos e costumes. Toda Moral um sistema de regras e a essncia de toda a moralidade consiste no respeito que o indivduo sente por tais regras.

Comportamento moralista

a moral relacionada a religio. um conjunto de prescries e proibies que tem influncia nas relaes do homem em sociedade.

Conscincia

Conscincia Moral manifesta-se antes de tudo, na capacidade para deliberar diante das alternativas possveis, decidindo e escolhendo uma delas antes de lanar-se na ao.

Ter a Capacidade para avaliar e pesar as motivaes pessoais, as exigncias feitas pela situao, as consequncias para si e para os outros, a conformidade entre os meios e fins, a obrigao de respeitar o estabelecimento ou de transgredi-lo.

Os desafios para a conscincia:


O

preconceito: idias cristalizadas A ideologia: coeso de grupo, normas ensinadas para assegurar determinadas relaes e condies de existncia. A alienao: a pessoa perde o prprio poder de deciso.

1.Como surgem os valores morais dentro de uma determinada sociedade? 2. Segundo o que voc aprendeu at agora, qual a diferena bsica entre a tica e a Moral.

tica x Moral

tica

vem do grego ethos, e significa hbito. tica vem do grego ethos, e significa hbito. Moral vem do latim morese significa costumes.

tica tem sido entendida como a cincia da conduta humana perante o seu semelhantes. Amoral o conjunto de regras, normas de uma sociedade ou regio.

Moral
tica

Precisa ser imposta.

apreendida. Expressa-se a partir do interior do indivduo.

externa ao indivduo.

tica na Sade; A tica atravs da prtica baseada em evidncias


Em

todas as outras profisses das Cincias da Sade tem-se buscado a fundamentao das tcnicas de tratamento, condutas de manejo e interveno, atravs da pesquisa. Atravs das pesquisas foi possvel compreender melhor o funcionamento das estruturas biolgicas em geral e portanto comprovar atravs de parmetros , delineamentos metodolgicos e

anlise de dados o efeito de diversas intervenes teraputicas. O conhecimento dos mecanismos orgnicos possibilita atravs do raciocnio lgico de causa e efeito determinar os riscos, benefcios e efeitos colaterais de intervenes teraputicas.

Condutas ticas com o paciente:


Muitos

profissionais vrias especialidades das cincias da sade, tem condutas inapropriadas quanto a tica e mesmo a moral. Alguns profissionais, muito frequentemente mentem sobre os efeitos fisiolgicos e benefcios teraputicos, conduzindo os pacientes que so leigos, a realizarem tratamentos ou pacotes teraputicos, desnecessrios, indevidos ou mesmo iatrognicos

Comportamento

com o paciente: a)Respeitar o libido do paciente, conquistando gradualmente a confiana tcnica , tica e moral do paciente. b) Manter registros, relatrios e evolues clnicas do paciente sempre atualizadas. c) No divulgar, em particular ou em pblico, quaisquer informes que tenham origem nas palavras dos pacientes, mesmo que estes tenham dito que os mesmos no eram segredveis. Da mesma forma deve se manter em sigilo as informaes clnicas ou de estudo clnico.

ticos importantes na relao

g)

Ter cuidado ao gerar aproximaes emocionais com um paciente. h) dever de cada profissional estadiar e admitir os limites de interveno tcnica e tica de sua profisso. i)Nunca desacreditar ou menosprezar ao mdico ou qualquer outro profissional de sade, valorizando sempre o seu trabalho e quando houverem diagnsticos equivocados, os mesmos devem ser primariamente

debatidos e discutidos com o profissional antes de trazer algum dolo moral ao profissional perante o paciente. j)Ter cautela ao comentar casos de pacientes com outros pacientes mesmo com a inteno de encoraj-los.

Condutas ticas com ao equipe multidisciplinar:


a)

Manter um bom relacionamento com os demais membros da equipe multidisciplinar em sade. b) Nunca diminuir o respeito e a considerao tcnica do paciente a um outro profissional. c) Nunca cercear o exerccio profissional de outrem.

d)

Respeitar as normas internas, titulaes, condutas ticas especficas e legislaes, estabelecidas pela ordem, associao ou conselho profissional das demais profisses. f) Seguir as normas legais de sua prpria profisso. g) Manter a humildade como uma ferramenta de dilogo entre a equipe de sade, facilitando assim a troca de informaes entre especialidades e disciplinas de sade.

Iatrogenia
Quanto

ao significado da palavra iatros significa" doutor "em grego, e gnese:' criar . O Dicionrio nos diz que iatrogenia qualquer alterao patolgica provocada no paciente por um procedimento mdico errneo ou inadvertido, isto , feito sem reflexo. certa ou errada, justificada ou no, mas da qual resultam conseqncias prejudiciais para a sade do paciente

Biotica
A

biotica a tica aplicada a vida e, abrange temas que vo desde uma simples relao interpessoal at fatores que interferem na sobrevivncia do prprio planeta. O termo biotica foi utilizado pela primeira vez no ano de 1970, por um mdico oncologista chamado Van Potter.

As principais razes para seu surgimento foram: Abusos na utilizao de animais e seres humanos em experimentos; Surgimento acelerado de novas tcnicas desumanizantes que apresentam questes inditas, como por exemplo, clonagem de seres humanos; Percepo da insuficincia dos referenciais ticos tradicionais, pois devido ao rpido progresso cientfico, torna-se fcil constatar que os cdigos de tica ligados a diferentes profisses no acompanharam o rpido progresso cientfico, sendo diversas vezes insuficientes para julgar os temas polmicos da biotica.

anlise das vantagens e desvantagens do emprego de uma determinada tecnologia ou da realizao de certos experimentos deve ser avaliada por comits formados por indivduos de diversas formaes. Sendo assim, pode ser percebido que a biotica envolve profissionais das seguintes reas:

Tecnocincias

biologia); Humanidades (filosofia, teologia, psicologia e antropologia); Cincias sociais (economia e sociologia); Direito; Poltica.

(medicina, veterinria e

Os princpios bsicos da biotica so trs:


1

Autonomia ou princpio da liberdade: ele se baseia no fato de que na relao mdico-paciente, este ltimo possui o direito de ser informado sobre seu estado de sade, detalhes do tratamento a ser prescrito e tem toda a liberdade de decidir se ir ou no se submeter ao tratamento determinado.

Beneficncia ou princpio da nomaleficncia: toda e qualquer tecnologia deve trazer benefcios para a sociedade e jamais causar-lhe malefcios. fato nos dias de hoje, que a biotica est mais relacionada aos seres humanos do que aos animais. 3 Justia distributiva: os avanos tcnicocientficos devem beneficiar a sociedade como um todo e no apenas alguns grupos privilegiados.

A biotica divide-se em dimenses, tambm conhecidas como grandes reas de estudo da biotica, que so:
1

Dimenso pessoal: estuda a relao entre os profissionais responsveis e seus pacientes. A liberdade do indivduo ou responsvel pelo indivduo deve ser respeitada; 2 Dimenso social, econmica e poltica: tem como objetivo estabelecer critrios para que seja determinada a distribuio de recursos, bem como tentar reduzir as diferenas econmicas e sociais dentro de um pas ou entre pases.

Dimenses ecolgicas: os principais temas que fazem parte da pauta de discusso da biotica no campo da ecologia so proteo ao meio ambiente, explorao dos recursos naturais, desertificao, poluio, extino de espcies, equilbrio ecolgico, utilizao de animais e plantas em condies ticas, proteo da qualidade de vida dos animais, desequilbrio entre pases ricos e pobres, problemas nucleares e proteo da biodiversidade;

Dimenso pedaggica: trata-se da discusso de alternativas que visem uma melhora no ensino e aprendizagem nas instituies; 5 Dimenses biolgicas ou biotica especial: dentro deste grupo da biotica, destacamos o comeo da vida, o diagnstico pr-natal, o abortamento provocado,

reanimao do recm-nascido, a engenharia gentica e organismos geneticamente modificados, terapia gnica, eugenia, reproduo medicamental assistida, clonagem, transplante de rgos, experimentao animal e em humanos, eutansia e distansia.

Assim,

seu estudo vai alm da rea mdica, abarcando psicologia, direito, biologia, antropologia, sociologia, ecologia, teologia, filosofia etc, observando as diversas culturas e valores. Esta pesquisa no tem fronteira, dificultando, inclusive, uma definio uma vez que os problemas so considerados sob vrios prismas, na tentativa de harmonizar os melhores caminhos.

ADMINISTRAO
Administrar

Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar, uma Unidade de Negcios, transformando, Recurso Humanos, Materiais e Financeiros em uma atividade rentvel, com produtividade, resolutividade, segurana e qualidade.

Administrar
PLANEJAR:

Prever todos os eventos e necessidades possveis para alcance de um objetivo. O que? Como? Onde? Quando? Quanto? Quem?) ORGANIZAR: Fluxos Materiais, Financeiros e Humanos para a realizao do objetivo (processos e pessoas) DIRIGIR: Fazer acontecer (realizar o planejamento e a organizao) CONTROLAR: Comparar resultados previstos com obtidos

Produtividade:

maior n de eventos pelo menor custo possvel. Qualidade: satisfao das necessidades dos clientes. Resolutividade: eficcia (fazer certo da primeira vez). Segurana: garantia (confiabilidade).

O que importante para um administrador?


Comportamento

da gerncia a gesto por objetivos parte do princpio que o comportamento dos gestores mais importante do que a sua personalidade e que este comportamento deve ser definido em termos de resultados medidos por comparao com metas pr-estabelecidas.
dos objetivos a tarefa administrativa prioritria a identificao clara e precisa dos objetivos e metas estabelecidas para todos os envolvidos no processo,

Definio

considerados

os pontos fortes e fracos da organizao, sua rea de atuao e as circunstncias existentes no mercado. de oportunidades os objetivos devem expressar o que desejvel atingir e no o que possvel. Quem define o negcio no o produtor, mas sim o consumidor. Portanto, a gesto deve ser criativa e no adaptativa.

Criao

Desenvolvimento

pessoal a empresa deve ser capaz de produzir mais e melhor do que os recursos que a compem. Para tal, ela deve ampliar seus recursos.
administrativa Aperfeioar a estrutura organizacional, atravs de um mximo de descentralizao, leva a um melhor desempenho.

Descentralizao

Multiplicidade

de objetivos um empreendimento comercial requer objetivos mltiplos. A dificuldade no est na determinao destes objetivos, mas sim na sua avaliao.

Autocontrole

o administrador deve controlar seu desempenho. Os objetivos so a base do controle. e liderana a gerncia deve ser uma entre as vrias lideranas, mas no a nica.

Autoridade

Peter Drucker e as funes da gesto


Para que a organizao seja bem sucedida, deve desempenhar algumas funes essenciais. A primeira delas buscar o bom desempenho econmico, j que sem ele deixar de existir. Assim, toda ao administrativa tem como ltimo objetivo a obteno de resultados econmicos esperados. Para alcan-los, a gesto deve cumprir alguns encargos: Gerir eficiente e eficazmente a empresa;

Transformar recursos humanos e materiais em uma empresa produtiva; Administrar o trabalho e os trabalhadores.
Segundo

Drucker, gerir uma empresa significa permitir que um indivduo de excelente atuao empresarial realize livremente seu trabalho. A gerncia da organizao deve exercer sua autoridade para garantir a coordenao das atividades, de forma a alcanar bons resultados.

Drucker

um defensor incondicional da importncia do marketing para o sucesso da empresa. Afinal, a finalidade da empresa no interna a ela, mas est na sociedade. o que o autor denomina de criar um cliente. Sendo assim, a empresa possui duas, e somente duas funes bsicas: marketing e inovao ( o marketing visto de forma ampla, abrangendo toda a empresa, sob a tica do consumidor).

Embora

nenhum homem possa realmente dominar seu ambiente, embora seja sempre prisioneiro das possibilidades, a tarefa especfica da administrao transformar o desejvel no possvel e o possvel no efetivo. Gerir, portanto, significa gerir por objetivos.

Das könnte Ihnen auch gefallen