Sie sind auf Seite 1von 20

Mikhail Bakhtin

O filsofo do dilogo

A estilstica no sculo XX

O crculo de Bakhtin
Mikhail

Bakhtin (1895-1975) Valentin Voloshinov (1895-1936) Pavel Medvedev (1891-1938)

Propsito: viam a linguagem como um constante processo de interao mediado pelo dilogo e no apenas como um sistema autnomo.

O ps-formalismo

O formalismo imperava como modelo de anlise da literatura. Segundo essa linha, o primeiro passo para a construo de uma cincia literria era considerar apenas o que fosse estritamente literrio, com nfase na poesia e num claro desprezo prosa, considerada gnero menor, o que mereceu contestaes severas do Crculo.

Insurreio: contestao de Saussure

O crculo distanciou-se da abordagem proposta por Saussure, que concebia a lngua como social apenas no que concerne s trocas entre os indivduos. Bakhtin e o Crculo, porm, viam a lngua sofrer influncias do contexto social, da ideologia dominante e da luta de classes. Por isso, era ao mesmo tempo produto e produtora de ideologias.

Para Bakhtin:
A lngua materna, seu vocabulrio e sua estrutura gramatical, no conhecemos por meio de dicionrios ou manuais de gramtica, mas graas aos enunciados concretos que ouvimos e reproduzimos na comunicao efetiva com as pessoas que nos rodeiam (Esttica da criao verbal)

O romance para Bakhtin


O romance s interessou a Bakhtin porque este viu nele a representao da voz na figura dos homens que falam, discutem ideias e procuram posicionar-se no mundo
(Irene Machado Bakhtin Conceitos-chave)

Gneros do discurso

Os discursivos primrios so espontneos e se do no mbito da comunicao cotidiana, que pode ocorrer na praa, na feira ou no ambiente de trabalho. Os secundrios so produzidos com base em cdigos culturais elaborados, como a escrita (em romances, reportagens, ensaios etc.).

O enunciado

Para Bakhtin, a unidade de comunicao verbal era o enunciado. O enunciado mais que a palavra; a palavra contextualizada. Esta perspectiva engendra uma concepo diferente da lingustica tradicional: a translingustica.

palavra + intencionalidade

A translingustica

Bakhtin e seu crculo no negam a existncia do sistema da lngua, mas fundamentam o estudo das unidades da lngua a partir de uma relao dialgica entre os enunciados.

Dialogismo

Segundo Bakhtin, a enunciao o produto da interao de dois indivduos socialmente organizados, pois sua natureza social. A enunciao no existe fora de um contexto scio-ideolgico, em que cada locutor tem um horizonte social bem definido, pensado e dirigido a um auditrio social tambm definido. Portanto, a enunciao procede de algum e se destina a algum. Qualquer enunciao prope uma rplica, uma reao.
(Bakhtin Marxismo e filosofia da linguagem)

Polifonia

O dialogismo no deve ser confundido com polifonia, porque aquele o princpio dialgico constitutivo da linguagem e esta se caracteriza por vozes polmicas em um discurso. H gneros dialgicos monofnicos (uma voz que domina as outras vozes) e gneros dialgicos polifnicos (vozes polmicas).

Novamente o romance...

O gnero romance, para Bakhtin (BRAIT, 2000), apresenta diferentes vozes sociais que se defrontam, se entrechocam, manifestando diferentes pontos de vista sociais sobre um dado objeto; portanto, gnero polifnico por natureza.

Outros aspectos discursivos bakhtinianos


Carnavalizao Cronotopo Intertextualidade Transgredincia

Bibliografia bsica

Educao
Ideologia na cartilha Agora obrigatrias no ensino mdio brasileiro, as aulas de sociologia e filosofia abusam de conceitos rasos e tom panfletrio. Matemtica que bom...

Marcelo Bortoloti

Veja
Maro 2010

Os 8 milhes de estudantes brasileiros matriculados no ensino mdio passaram a receber neste ano aulas de sociologia e filosofia disciplinas que, por lei, se tornaram obrigatrias em escolas pblicas e particulares. Com base nas diretrizes estabelecidas pelo Ministrio da Educao, cada estado fez o seu currculo, no qual a maioria dos colgios privados tambm se espelha em algum grau. A leitura atenta desse material traz luz um festival de conceitos simplificados e de velhos chaves de esquerda que, os especialistas concordam, esto longe de se prestar ao essencial numa sala de aula: expandir o horizonte dos alunos. No faltam exemplos de obscurantismo. Para se ter uma ideia, no Acre uma das metas do currculo de sociologia ensinar os estudantes a produzir regimentos internos para sindicatos de trabalhadores - verdadeiro absurdo. Um dos explcitos objetivos das aulas em Gois, por sua vez, incrustar no aluno a ideia de que "a constante diminuio de cargos em empresas do mundo capitalista um fator estrutural do sistema econmico" (viso pedestre que desconsidera o fato de que esse mesmo regime resultou em mais e melhores empregos no curso da histria). Sem dar s questes a complexidade que elas merecem, as aulas abrangem de tudo: no Esprito Santo, por exemplo, a filosofia abarca da culinria capixaba aos ritmos indgenas. Conclui o socilogo Simon Schwartzman: "Tratadas com superficialidade e vis ideolgico, essas disciplinas s tendem a estreitar, no lugar de ampliar, a viso de mundo".

O vis presente nas aulas de sociologia e filosofia tem suas razes fincadas nas faculdades de cincias sociais - de onde saram, ou a que ainda pertencem, os professores responsveis pela confeco dos atuais currculos. Desde a dcada de 70, quando se firmaram como trincheiras de combate ditadura militar nas universidades, tais cursos se ancoram no iderio marxista, revelia da prpria imploso do comunismo no mundo - e esto cada vez mais distantes do rigor e da complexidade do pensamento do alemo Karl Marx (1818-1883). Diz a doutora em cincias sociais Eunice Durham, da Universidade de So Paulo: "Boa parte dessas faculdades propaga apenas panfletos pseudomarxistas repletos de clichs e generalizaes, sem se dar sequer ao trabalho de consultar o original". Isso se reflete agora, e de forma acentuada, nos currculos escolares de sociologia e filosofia, criticados at mesmo por quem participou da feitura deles. frente da equipe que comps os do Rio de Janeiro, a educadora Teresa Pontual, subsecretria estadual de Educao, chega a reconhecer: "Se crissemos diretrizes distantes demais da realidade dos professores, eles simplesmente no as aplicariam na sala de aula - fomos apenas realistas".

Sob a influncia francesa, a sociologia e a filosofia comearam a ganhar espao no ensino mdio brasileiro no fim do sculo XIX, at se tornarem obrigatrias, ainda que com pequenas interrupes, entre 1925 e 1971. Seu retorno definitivo ao currculo, sacramentado por uma lei aprovada no Congresso dois anos atrs para entrar em vigor justamente agora, era um pleito antigo dos sindicatos dos profissionais dessas reas. Em 2001, projeto de lei com o mesmo propsito havia passado pelo Congresso, s que acabou vetado pelo ento presidente (e socilogo) Fernando Henrique Cardoso. poca, um parecer do MEC afirmava que os gastos para os estados seriam altos demais e que no havia no pas professores em nmero suficiente para atender nova demanda. Desta vez, o prprio ministro Fernando Haddad, filsofo de formao, empenhou-se para aprovar o texto. Daqui para a frente, de acordo com um levantamento do Sindicato dos Socilogos do Estado de So Paulo, sero recrutados mais 20000 professores no pas inteiro. Trata-se de algo temerrio, segundo alerta o socilogo Bolvar Lamounier: "No h tanta gente qualificada para desempenhar tal funo no Brasil". A experincia recente das prprias escolas j sinaliza isso. "Est sendo durssimo achar professores dessas reas que sejam desprovidos da viso ideolgica", conta Slvio Barini, diretor do So Domingos, colgio particular de So Paulo.

Ao obrigar as escolas a ensinar sociologia e filosofia a todos os alunos, o Brasil se junta maioria dos pases da Amrica Latina - e se distancia dos mais avanados em sala de aula, que oferecem essas disciplinas apenas como eletivas. Deix-las de fora da grade fixa uma deciso que se baseia no que a experincia j provou. Resume o economista Claudio de Moura Castro, articulista de VEJA e especialista em educao: "Os pases mais desenvolvidos j entenderam h muito tempo que absolutamente irreal esperar que todos os estudantes de ensino mdio alcancem a complexidade mnima dos temas da sociologia ou da filosofia - ainda mais num pas em que os alunos acumulam tantas deficincias bsicas, como o Brasil". Em outros pases da Amrica Latina, esse tipo de iniciativa tambm costuma resvalar em aulas contaminadas pela ideologia de esquerda, preponderante nas escolas. No ser desse jeito que o Brasil dar o necessrio passo rumo excelncia.

Das könnte Ihnen auch gefallen