Sie sind auf Seite 1von 36

FUNDAMENTOS DE TCP/IP

Protocolo
Um protocolo de comunicao a lngua que dois computadores usam para trocar informaes. Em um protocolo definem-se regras como quantos bits so enviados de cada vez, em que ordem, etc. Para entender o que um protocolo, pode-se imaginar duas pessoas que no falam a mesma lngua usando rdios para se comunicar. Uma soluo cada uma usar um tradutor para uma terceira lngua e os tradutores falarem no rdio. Essa terceira lngua o protocolo de comunicao.

RFC
Tambm em 1969, o matemtico norteamericano Steve Crocker, ento estudante de doutorado em UCLA, juntou algumas notas de reunio em um documento que chamou de "Requisio para comentrios" (RFC 1), iniciando a srie de documentos que definem a Internet, os RFCs. Hoje, eles tm vrias finalidades, como informar algoritmos, protocolos e padres

TCP/IP
O TCP/IP um conjunto de protocolos padro da indstria mundial e da Internet, a rede mundial de computadores. Inclui uma srie de padres que especificam como os computadores vo se comunicar e cria convenes para interconectar as redes e o roteamento atravs delas. Possui uma estrutura cliente/servidor robusta especialmente em ambientes WAN.

IPv4
O IPv4, verso atual do IP, foi concebido antes que houvesse uma grande demanda por endereos. Com o crescimento explosivo da Internet tem-se ameaado esgotar o estoque de endereos IP. Para resolver essa questo as sub-redes, a traduo de endereos de rede (NAT, Network Address Translation) e o endereamento privado so usados para expandir o endereamento IP sem que esse estoque termine.

IPv6

espao de endereamento muito maior integrando ou eliminando os mtodos usados para lidar com as deficincias do IPv4.

Requisitos para comunicao

Endereo Fsico (Mac Address) Endereo Lgico (IP)


Esttico Dinamico

(DHCP)

Endereo lgico -IP

Endereo esttico colocado pelo administrador e no alterado ao desligar e ligar a mquina Endereo Dinamico Um servidor (DHCP)da rede envia este endereo para estao , muda de acordo com o vencimento da distribuio. Em casos de distribuio pelos provedores, toda vez que desliga o modem renovado o IP.

Interconectividade- TCP/IP

Roteamento TCP/IP

TCP/IP um protocolo rotevel que permite que redes de computadores possam ser segmentadas tornando o trfego de dados mais otimizado e eficiente. Os pacotes de dados encontram seu destino na rede mundial de computadores e o TCP/IP garante a sua entrega sem perda de informaes.

Roteamento TCP/IP

Caractersticas de TCP/IP

Cliente/Servidor: As aplicaes TCP/IP so genuinamente cliente/servidor. Por exemplo, FTP, TELNET e HTTP so protocolos desenvolvidos para aplicaes contendo de um lado o cliente e de outro lado servidor. Atravs de um servidor HTTP, os navegadores de Web (clientes) permitem que milhes de pessoas visualizem informaes de forma grfica.

TCP/IP - FTP, TELNET e HTTP

TCP/IP Firewall Proxy

Internet Society

O The Internet Society uma organizao internacional no governamental cujo objetivo a coordenao geral das tecnologias e aplicaes da Internet.

Internet Architeture Board

O IAB (Internet Architeture Board) o rgo que coordena a poltica da estrutura (arquitetura) do funcionamento da internet. Suas atribuies so:

Internet Architeture Board

a padronizao dos protocolos da Internet; a gerncia da publicao das RFC (Request For Comments); a coordenao das operaes da IETF e IRTF; o desenvolvimento do planejamento estratgico da Internet.

Para desenvolver suas funes o IAB divide-se em duas foras tarefas:

IETF (The Internet Engeneering Task Force): responsvel pelo desenvolvimento de padres para o funcionamento da Internet. IRTF (The Internet Research Task Force): responsvel pelo desenvolvimento de pesquisa em longo prazo.

Hibrido - OSI - TCP/IP

Funcionamento

No modelo TCP/IP as camadas geram como resultado de seu processamento uma seqncia de informao que dividida em cabealhos e dados. Quando uma camada termina o seu trabalho e insere seu cabealho ela entrega toda essa informao para a prxima camada. A prxima camada considera toda a informao recebida pela camada anterior como sendo: dados, inclusive o cabealho. A prxima camada, tambm efetua seu trabalho e insere seu cabealho. E isso ocorrer sucessivamente at o pacote atingir o cabo de rede ou outro meio de transmisso.

Camada de Aplicao

Promove o acesso rede Permite a interao de um usurio com o sistema de computador.


Telnet

FTP
HTTP DNS

Sucesso da aplicao

Para uma aplicao ser bem sucedida, devese utilizar na camada de transporte o conceito de "nmero de porta" e "sockets", que sero estudados mais adiante.

Camada de Transporte

Promover uma transferncia de dados confivel e econmica entre origem e destino TCP permite um servio orientado para conexo, permitindo a entrega dos dados. UDP permite um servio no-orientado para conexo, o que significa que no garante a entrega dos dados.

Camada de Internet:

Transferncia de pacotes da origem para o destino Endereamento e roteamento Hops (saltos) em roteadores intermedirios ao longo do percurso.

Camada de Enlace - Frame

Fornecer uma interface de servio bem definida camada de rede; Lidar com erros de transmisso; Regular o fluxo de dados, de tal forma que os receptores lentos no sejam atropelados por transmissores rpidos. Enderea com o Mac Address

Camada Fsica

Define as interfaces mecnicas, eltricas e de sincronizao para a rede Garantir que equipamentos de diferentes fabricantes se comuniquem.

Expanso da internet

Transparncia para o usurio

A complexa Internet

A Tecnologia Ethernet

Utilizada em redes LAN's sua histria comea da dcada de 1970 no Hava com o pesquisador Norman Abramson e o projeto ALOHANET e aprimorado pelos pesquisadores Bob Metcalfe e David Boggs no PARC ( Palo Alto Research Center) da Xerox.

A Tecnologia Ethernet

A ethernet foi to bem sucedida que a DEC, a Intel e a Xerox criaram em 1978 um padro para uma Ethernet de 10 Mbps, chamada de padro DIX. Com duas pequenas alteraes, o padro DIX se tornou o padro IEEE 802.3 em 1983.

Tecnologia Ethernet

Utiliza o mtodo de acesso CSMA/CD para a alocao de canais Simplicidade e flexibilidade tornou-se a tecnologia de menor custo na implantao de redes Capaz de interoperar facilmente com o TCP/IP O IP um protocolo sem conexes Ethernet, que tambm sem conexes.

O MAC ADDRESS

Para identificar a origem e destino de cada frame utilizado um endereo de hardware o MAC ADDRESS. Este endereo est associado placa de rede nico FF-FF-FF-FF-FF-FF (Broadcast)

Quadro Ethernet

Prembulo 8 bytes (8 octetos)

Endereo de destino 6 bytes (6 octetos)

Endereo de origem 6 bytes (6 octetos)

Tipo 2 bytes (2 octetos)

Dados 64 a 1500 bytes (64 1500 octetos)

CRC 4 bytes (4 octetos)

Quadro Ethernet

Prembulo: utilizado para sincronizao dos adaptadores de rede. Endereo de destino: MAC Address da placa de rede de destino; Endereo de origem: MAC Address da placa de rede de origem; Tipo: possibilita multiplexar os protocolos da camada de rede. IP e outros protocolos de rede possuem seu nmero padro. Este campo especifica que processo deve receber o quadro; Dados: dados transportados pelo frame (Exemplo: Pacote IP); CRC: possibilita a deteco de erros no frame. O valor do CRC gravado confrontado com o valor calculado pelo host destino).

Das könnte Ihnen auch gefallen