Sie sind auf Seite 1von 74

INTRODUO ASTRONOMIA

Colgio MV 6 ano Prof. Adriana Amorim 2011

O que a Astronomia?
a cincia que estuda o universo, numa tentativa de perceber a sua estrutura e evoluo.

Histrico
a cincia mais antiga. Os registros astronmicos mais antigos datam de aproximadamente 3000 a.C. e se devem aos chineses, babilnios, assrios e egpcios. O estudo do cu ajudou o ser humano a desenvolver calendrios para exercerem suas atividades como: caa, agricultura, navegao, explorao terrestre, etc.

Em outras partes do mundo, evidncias de conhecimentos astronmicos muito antigos foram deixadas na forma de monumentos, como Stonehenge, na Inglaterra, que data de 3000 a 1500 a.C.

Stonehenge, Inglaterra

Quanto a luminosidade, os corpos podem ser: Objetos luminosos: tambm denominados fonte de luz primria, aquele que emite luz prpria.
Objetos iluminados: tambm denominados fonte de luz secundria, aquele que depende de uma fonte de luz primria para ser observado, ou seja, no emite luz prpria.

Corpos luminosos

Corpos iluminados

Instrumentos de observao do cu
Durante muitos anos o principal instrumento utilizado pelo ser humano foi o seu prprio olho, o que limitou o detalhamento das observaes.

- Em 1608, o neerlands Lippershey inventou um instrumento chamado telescpio, para fins militares.

- Em 1609, o astrnomo italiano Galileu Galilei (1564-1642), aperfeioou este instrumento e descobriu uma nova utilidade: a observao de astros celestes.

Atualmente, depois de muito desenvolvimento tecnolgico, o telescpio passou por muitas modificaes e hoje encontramos at mesmo no espao, enviando imagens de regies situadas a distncias inimaginveis.

TELESCOPIO HUBBLE

IMAGEM DE UMA NEBULOSA

Como a atmosfera terrestre funciona como um vidro embaado, impedindo uma ntida imagem dos objetos celestes, necessrio montar os telescpios em lugares mais altos como montanhas, ou em desertos, pois a poluio atmosfrica nestes ambientes mnima. Outra maneira de solucionar este problema foi lanar no espao telescpios espaciais, como o Hubble.

TELESCPIO JAMES WEBB, SUCESSOR DO HUBBLE.

SUPERNOVA: exploso estelar que forma corpos celestes brilhantes.

SONDA VOYAGER: Foi a primeira a ir alm do Sistema Solar

Ano-luz
Quando uma tempestade se aproxima e h relmpagos, primeiramente, vemos a luz do raio e, segundo depois mais tarde, ouvimos o som do trovo. Pergunta: se os dois ocorrem no mesmo instante, porque percebemos os dois em tempos diferentes?

- A velocidade do som 340 m/s. ( Em 1 s percorre 340m). - A velocidade da luz 300.000.000 m/s ( Em 1 s percorre 300 milhes de metros).

PORTANTO: a velocidade da luz muito maior que a velocidade do som, por isso percebemos primeiro a luz e depois o som do relmpago.

ENTO: - Um ano-luz a distncia que a luz percorre em um ano no vcuo. - Como as distncias entre os objetos celestes so gigantescas, utiliza-se o anoluz como unidade de tempo. - Um ano-luz equivale a aproximadamente 10 trilhes de quilmetros.

AS ESTRELAS

- So bolas de gs formadas basicamente pela queima dos gases hidrognio e hlio em uma temperatura muito alta. - Elas nascem, crescem e morrem e sua idade pode ser determinada pela sua cor quanto mais prximas da cor vermelha, mais velhas. - Seu brilho depende da quantidade de luz que ela consegue emitir, e por meio dele, os astrnomos conseguem calcular a que distncia se encontram da Terra.

- Quando vemos uma estrela brilhar no cu, podemos estar diante de algo que no exista mais. - As cores das estrelas podem determinar a temperatura de sua superfcie.
Amarelo claro: aprox. 6.000C ( Sol) Avermelhado: aprox. 3.000C Branca ou Azul: aprox. 10.000C

GALXIAS

So conjuntos de estrelas e outros elementos astronmicos como nebulosas, gases e poeiras. - Organizam-se em grupos ou aglomerados e podem se apresentar em trs tipos de formas: a) Elpticas b) Espiral c) Irregular

ESPIRAL

ELIPTICA

IRREGULAR

- Nossa galxia a Via Lctea (nome dado pelos antigos gregos). - Tem mais de 400 bilhes de estrelas, todas girando. - Em sua poro mais brilhante, encontramos uma maior concentrao de estrelas. - Possui uma forma espiral, com 100 mil anos-luz de dimetro. (Isso significa que para irmos de um ponto outro, levaramos at 100 mil anos viajando velocidade da luz.

VIA LCTEA

- Em um dos braos da Via Lctea, encontramos o Sistema Solar. - H 80 anos, conhecamos apenas uma galxia alm da nossa, a Andrmeda; agora j so mais de 100 bilhes delas.

CONSTELAES

- Constelao = Latim constellatio = reunio de estrelas ou astros. - Para quem olha a olho nu, as estrelas parecem estar reunidas bem perto umas das outras, porm as distncias que as separam so imensas. - Os antigos nomeavam as constelaes de acordo com as figuras que se formavam atravs da linhas imaginrias que eram traadas entre elas, caracterizando sua poca.

- A maioria delas se restringe imagem de animais, caadores, objetos, deuses, etc.

- Em 137 d.C., 48 constelaes foram catalogadas pelo astrnomo egpcio Cludio Ptolomeu (87-151), inspirado em histrias e mitologias.

- Atualmente, existem mais 40 constelaes catalogadas, definidas na poca das grandes navegaes, totalizando 88 constelaes.

O SISTEMA SOLAR

Exploso de um estrela Nuvem de gs e poeira

Movimentos giratrios redemoinhos aglomerando partculas

No centro do disco a temperatura atinge 500.000C

Formao do sistema solar

Os corpos que giravam na borda desse disco deram origem aos planetas e os restante das partculas deram origem aos asterides e cometas. O Sol acabou sendo o astro principal e sendo o foco de atrao, reuniu em torno de si vrios corpos, como planetas, asterides, cometas, etc.

O SOL
No Universo, comparado a algumas estrelas ou sis, o nosso Sol considerado uma estrela adolescente, de tamanho mdio. A distncia entre a Terra e o Sol de 150 milhes de km, embora seja a estrela mais prxima da Terra.

Essa distncia que permite uma temperatura suportvel para os seres vivos.
Toda energia dos Sol produzida em seu centro, uma regio chamada de ncleo. Estima-se que o sol viva por mais 5 bilhes de anos. A luz do Sol leva 8 minutos para chegar at a Terra.

Corresponde a 99% da massa do sistema solar. Formado h cerca de 4,6 bilhes de anos, composto quase inteiramente por gases -90% de hidrognio e 9,9% de hlio.

A temperatura em sua superfcie de 5.700 C, e, em seu interior, pode chegar a vrios milhes de graus.

NOES HISTRICAS SOBRE O SISTEMA SOLAR


GEOCENTRISMO: - Defendida no sc. II por Ptolomeu (87-151 d.C) e aceita at o sculo XVI. - Essa teoria afirmava que a Terra era o centro do Universo, e que os outros astros, inclusive o Sol, girava em torno dela.

geocentrismo

HELIOCENTRISMO: - Foi defendida por Nicolau Coprnico (1473-1543). - Em sua teoria o Sol era o centro do Universo, com planetas orbitando ao seu redor. - Por apresentar algumas falhas esta teoria foi corrigida por Johannes Kleper (15711630). - Mais tarde, verificou-se que nenhum dos dois modelos poderia ser aceito porque, o Sol centro apenas do Sistema Solar e no do Universo todo.

CONHECENDO OS PLANETAS

Netuno

Urano

Saturno

Pluto Planeta ano Jpiter

sol

Marte

Terra Mercrio Vnus

MENOR PLANETA

MERCRIO

MAIS PRXIMO DO SOL (58 MILHES DE KM) O SEU LADO VOLTADO PARA O SOL MUITO QUENTE (430C) E O LADO QUE FICA NA SOMBRA MUITO FRIO (-170C)
SUA SUPERFCIE CONSTITUDA DE ROCHAS E METAIS NO EXISTE QUALQUER POSSIBILIDADE DE VIDA NESTE PLANETA DA FORMA COMO CONHECEMOS DEMORA 87 DIAS PARA GIRAR EM TORNO DO SOL E O SEU DIA CORRESPONDE A 59 DIAS TERRESTRE

O VIZINHO MAIS PRXIMO E UM POUCO MENOR QUE A TERRA CONHECIDO COMO ESTRELADalva. SUA SUPERFCIE APRESENTA TEMPERATURA DE 460C, PRESSO ATMOSFRICA 100X MAIOR E VENTOS COM VELOCIDADES DE 320 km/h. MAIS QUENTE QUE MERCRIO UM ANO EM VNUS -244 DIAS E 17 HORAS UM DIA 243 DIAS. ELE GIRA AO CONTRRIO DOS OUTROS PLANETAS

VNUS

VOC CONHECE ESTE PLANETA? O PLANETA ONDE MORAMOS DA SUPERFCIE SO COBERTOS DE GUA

TERRA

78% DA ATMOSFERA FORMADA POR NITROGNIO- COR AZUL


O MOVIMENTO AO REDOR DO SOL LEVA 365 DIAS E SEIS HORAS E UM DIA TEM 24 HORAS DURANTE ESTE ANO APRENDEREMOS MUITO MAIS SOBRE O SOLO, A GUA, O AR E OS HABITANTES DO NOSSO PLANETA

Em relao ao Sol o primeiro planeta que apresenta um satlite natural: a Lua

DURANTE MUITO TEMPO PENSOU NA POSSIBILIDADE DE VIDA NESTE PLANETA A ATMOSFERA DE MARTE COMPOSTA DE 95% DE GS CARBNICO

MARTE

APRESENTA GRANDE QUANTIDADE XIDO DE FERRO NA SUPERFCIE


POSSUI GRANDES PLANCIES E MONTANHAS (MONTE OLIMPO) SUAS TEMPERATURAS OSCILAM ENTRE MXIMAS DE 30C E MNIMAS DE 90C ENTRE MARTE E JUPITER H PRESENA DE UM CINTURO DE ROCHAS METLICAS

POSSUI DUAS PEQUENAS LUAS: FOBOS E DEIMOS

O MAIOR PLANETA (CABEM 1400 TERRA)

JPITER

SUA ATMOSFERA COMPOSTA DE HIDROGNIO E HLIO


APRESENTA FAIXAS COLORIDAS DISPOSTAS PARALAMENTE EM RELAO AO SEU EQUADOR. APRESENTAM DIFERENTES MOVIMENTOS E TEMPERATURAS UM ANO CORRESPONDE A 12 ANOS TERRESTRES, E UM DIA CORREPONDE A 10 HORAS. A TEMPERTURA MDIA DE 121C

APRESENTA POUCA LUMINOSIDADE E ENCONTRA-SE NUMA REGIO EXTREMAMENTE FRIA SEGUNDO MAIOR PLANETA, MUITO PARECIDO COM JPITER SUA TEMPERATURA MDIA GIRA EM TORNO DE 125C APRESENTA EM SUA VOLTA UM CONJUNTO DE SETE ANIS FORMADOS POR GELO, POEIRA E ROCHAS (VISIVEIS COM LUNETAS) UM ANO CORRESPONDE A 30 ANOS TERRESTRES E UM DIA CORRESPONDE A 10 HORAS EM SEU REDOR ORBITAM 31 STELITES

SATURNO

O PRIMEIRO PLANETA DESCOBERTO NA ERA MODERNA ACREDITA-SE QUE SUA COZ AZULESVERDEADA SE D ATRAVS DA ABSORO DA LUZ VERMELHA PELO SEU NUCLEO UM ANO CORRESPONDE A 84 ANOS TERRESTRES E UM DIA CORRESPONDE A 17 HORAS

URANO

MUITO SIMILAR A URANO

NETUNO

SUPERFICIE FORMADA POR ROCHAS E GELOS


FOI DESCOBERTO E, 1846, ATRAVS DE DEDUO MATEMTICA. SUA ATMOSFERA APRESENTA HIDROGNIO, HLIO E METANO A TEMPERATURA EST ENTRE 193C E 153C

UM ANO CORRESPONDE A 64 ANOS TERRESTRES E UM DIA CORRESPONDE A 16 HORAS.

A PARTIR DE DO DIA 24 DE AGOSTO DE 2006, PLUTO DEIXA DE SER CLASSIFICADO COMO PLANETA DO SISTEMA SOLAR E PASSA DESIGNADO COMO PLANETA ANO

ALGUNS CORPOS CELESTES

ASTERIDES um nome de origem grega que significa similar a estrelas. So fragmentos que no conseguiram formar um planeta e trilhes deles percorrem nosso Sistema Solar a uma velocidade muito grande. Seu tamanho pode variar e o maior j observado tem um dimetro de 974 km.

COMETAS So corpos compostos por matria slida como gros de poeira e gelo. Em sua trajetria, se estende alm do Sistema Solar. Quando se aproxima do sol, forma-se uma nuvem de gs e poeira ao seu redor e com o seu movimento e a ao dos ventos que d origem a cauda.

Cometa Halley

METEOROIDE: so fragmentos de cometas ou asterides que se encontram fora da atmosfera terrestre. METEORO: quando o meteoride entra na atmosfera terrestre, deixando um rastro luminoso. (estrela cadente). A maioria se desintegra antes de atingir a superfcie da Terra. METEORITO: um resto de meteoro que atinge a superfcie da Terra.

At a prxima!!!!

Das könnte Ihnen auch gefallen