Sie sind auf Seite 1von 22

Desastres Ecolgicos e Ambientais: Mar de Aral e Lago Chade

Prof. MSc. Carlos Eugnio Monteclaro Csar Jnior

O problema...
Na dcada de 60, as autoridades da Unio Sovitica puseram em prtica uma poltica de irrigao utilizando as guas dos rios, especialmente o Amu Darya, que visava 7 milhes de hectares da sia Central para o cultivo do algodo. Esse sistema de cultivo fez do Uzbequisto no quarto maior produtor e no segundo exportador mundial do "ouro branco". Esse sucesso econmico provocou e continua provocando danos enormes ao meio ambiente e s populaes da regio (especialmente para mais de 1 milho de pessoas da Karakalpakia, repblica autnoma pertencente ao Uzbequisto). O que no se sabia naquela poca que o Aral estava iniciando ali seu processo de extino.

Mar de Aral
A ao do homem sobre a natureza muitas vezes tem sido nefasta, causando problemas graves no s para o meio ambiente mas tambm para as prprias sociedades humanas. Um dos maiores desastres ambientais e humanos que se tem notcia vem se verificando nas ltimas dcadas na sia Central, mais especificamente nas regies prximas do mar de Aral. Esse mar, que na verdade um lago, est em terras do Cazaquisto e do Uzbequisto, duas repblicas que, at 91, faziam parte da extinta Unio Sovitica. Em cazaque, Aral significa "uma ilha de gua num mar de desertos".

Mar de Aral
Por volta da dcada de 1960, o mar de Aral tinha uma superfcie de cerca de 66,5 mil km2 (quase trs vezes o tamanho de Sergipe, o menor Estado do Brasil), sua profundidade mdia era de 16 metros e sua salinidade era bem mais baixa que aquela registrada

geralmente nos oceanos.


Dois rios principais lanavam suas guas no Aral: o Amu Darya, ao sul e o Sir Darya, a nordeste. Esses dois rios, as duas principais fontes de recursos hdricos da sia Central, tm suas nascentes nas altas montanhas que fazem parte do sistema do Himalaia e que distam cerca de 1.000 km da foz.

Populao condenada
Nas ltimas quatro dcadas, o Aral perdeu 60% de sua extenso e trs quartos do volume de gua. Quem morava nas margens do lago hoje est a quilmetros de distncia da gua. A salinidade triplicou desde ento, e muitos moradores so levados ao confinamento em casa por dias, s vezes semanas, durante as freqentes tempestades de areia e sal. Alguns especialistas prevem que at 2010 o Aral sumir definitivamente do mapa. Das quase 200 espcies de animais que eram encontradas nas proximidades do Aral, apenas quatro dezenas sobreviveram. As florestas que cercavam as margens do lago praticamente desapareceram.
Foto de 1994 mostra a devastao no Mar de Aral

Conseqncias ambientais
Analisando os efeitos danosos ao meio ambiente

Tragdia ambiental
Em termos ambientais, o desastre pode ser avaliado por uma srie de dados. Na dcada de 80, o fluxo de gua dos Amu Darya e do Sir Darya era de apenas 10% daquele que era registrado vinte anos antes de iniciada a utilizao da tcnica de irrigao. Desde a segunda metade da dcada de 1990, nenhuma gota de gua dos rios tem chegado ao Aral. A interrupo do fluxo de gua combinado com a forte evaporao e a pouca chuva (deve-se lembrar que o clima da regio desrtico), fizeram diminuir a superfcie do mar em cerca de 65%. Como conseqncia, seu volume de gua decresceu em 80% e a profundidade mdia reduziu-se em 18 metros na parte sul e 13 metros na poro norte do mar. A salinidade do Aral passou a ser equivalente dos oceanos em geral.

O Desastre...
O recuo da superfcie do mar foi deixando em seu leito seco milhares de hectares de reas desrticas, recobertas por sais que os ventos dispersam por uma vasta regio. A gua residual do mar, assim como aquelas do curso inferiores dos rios tiveram seu teor de sal aumentado assim como a carga de resduos qumicos e bacteriolgicos fruto da utilizao abusiva de adubos, pesticidas e desfolhantes qumicos.

O encolhimento do Mar do Aral

E o mar secou...

Diagnstico
Estudos feitos por mdicos e sanitaristas mostram que foram registrados altos nveis de metais pesados, sais txicos e outras substncias na gua potvel ingerida pelos habitantes da regio. A maior parte dos vegetais consumidos est contaminados por pesticidas, como o DDT, que foram utilizados em grandes quantidades para combater pragas dos algodoais.
Como conseqncia, nos ltimos 20 anos houve um aumento brutal de doenas que atacam os rins, o fgado, especialmente cncer, como tambm um incremento desmesurado de doenas artrticas e bronquite crnica. Cerca de 20% das mulheres entre 13 e 19 anos sofrem de doenas renais. 23% tm disfunes na tiride e, muitas delas, possuem altos nveis de metais pesados (chumbo, zinco e estrncio) em seu sangue. Como cerca de 90% das mulheres apresentam anemia, quando do luz, grande parte delas acaba tendo hemorragias, fator que explica a altssima mortalidade maternal.

O Futuro...
O futuro do Mar de Aral , portanto, incerto. A nica coisa certa que o lago agora uma catstrofe ambiental medida que o nvel de gua declina e o ecossistema se degrada, provocando um ambiente de deteriorao e condies de vida e de sade precrias para os povos que vivem nas margens do lago. agora impossvel prever, com algum rigor, o futuro para o Aral, mas se no se encontrarem solues apropriadas o nvel da gua continuar a declinar. Seja qual for o futuro, esta situao de certeza que abriu os olhos aos governos do mundo. um forte aviso comunidade internacional e ilustra a rapidez - em menos de 20 anos - como uma tragdia humanitria e ambiental pode ameaar toda uma regio e a sua populao. A destruio do Mar de Aral um exemplo clssico de desenvolvimento no-sustentado.

Os maiores lagos do mundo


Ecossistemas que devem ser respeitados...

Os maiores lagos do mundo...

Mar Cspio - 394.299 Km

Lago Superior - EUA - 82.414 Km

Lago Vitoria - frica - 69.465 Km

Lago Huron - EUA - 59.596 Km

Lago Michigan - EUA - 58.016 Km

Lago Tanganica - frica - 32.893 Km

Os maiores lagos do mundo...

Lago Baikal - Rssia - 31.500 Km

Grande lago dos ursos - Canad - 31.080 Km

Lago Nyasa-Malawi - frica - K30.044 m

A maior lagoa do mundo...

Lagoa dos Patos - RS - Brasil - 9.850 Km

A morte de um lago...
Fincado no meio do deserto do Saara, o lago Chade est morrendo. Terceiro maior corpo de gua doce da frica (atrs apenas dos lagos Victria e Tanganika), o Chade uma das nicas fontes de gua potvel numa das regies mais secas do planeta. "Em 1963, o lago tinha 25 mil km de superfcie", revela o especialista americano Jonathan Foley, da Universidade de Wisconsin em Madison. Ele hoje 20 vezes menor. Tem apenas 1.350 km. Como pode? Segundo Foley, os culpados por essa tragdia ambiental so dois: o crescimento populacional dos pases vizinhos, Chade, Camares, Niger e Nigria, que aproveitam a gua do lago para irrigao e consumo; e uma seca prolongada que assola periodicamente a regio.

O lago (em azul), com 1.350 km, 20 vezes menor que o de 1963 (rea verde)

A superfcie do lago em 1973 (acima) era de 25 mil km

Fim
grato pela pacincia...

Das könnte Ihnen auch gefallen