Sie sind auf Seite 1von 40

Nome Empresarial

Ronald Sharp Jr.

Ronald Sharp Jr.

Nome Empresarial

Assim como a pessoa natural tem nome um civil, que o sinal revelador da personalidade, constituindo um dos fatores de individualizao da personalidade da pessoa natural, ao lado do domiclio e do estado, o empresrio e a sociedade empresria possui um nome com o qual se apresentam perante terceiros e se identificam, assinando os atos relativos s obrigaes e direitos.

Ronald Sharp Jr.

Nome Empresarial

Esse sinal distintivo e revelador, que serve para identificar o sujeito de direito, o titular da empresa, vem a ser o nome empresarial, correspondendo ao que se conhecia como nome comercial. Repare-se que a Constituio da Repblica alude a nomes de empresas (CR/88, art. 5, inc. XXIX).

Ronald Sharp Jr.

Nome Empresarial

O Livro II da Parte Especial do Cd. Civil (Direito de Empresa) contm quatro Ttulos. O Ttulo IV trata dos Institutos complementares, disciplinando o registro, o nome empresarial, os prepostos e a escriturao.

Ronald Sharp Jr.

Nome Empresarial

Instruo Normativa n 104/2007 do DNRC Art. 1 Nome empresarial aquele sob o qual o empresrio e a sociedade empresria exercem suas atividades e se obrigam nos atos a elas pertinentes.

Ronald Sharp Jr.

Nome Empresarial

Pargrafo nico do art. 1.155 do Cdigo Civil: Equipara-se ao nome empresarial, para os efeitos da proteo da lei, a denominao das sociedades simples, associaes e fundaes.

Ronald Sharp Jr.

Nome Empresarial

Na doutrina de Joo Eunpio Borges: Se, observa Rocco, a necessidade de individualizar a pessoa j vivamente sentida na vida civil, como atestam as numerosas cautelas com que a lei rodeia e disciplina o nome civil, na vida comercial a necessidade e a exigncia de individualizar a pessoa do comerciante, distinguindo-a da de seus concorrentes, ainda maior e mais importante.[1]
[1] Curso de Direito Comercial Terrestre, p. 160

Ronald Sharp Jr.

Nome Empresarial

Voto do Relator, Min. Direito, no Resp 65.002, julg. unn: Por outro lado, necessrio atentar para o fato de ser o nome uma identidade da empresa, que no pode ser desconstitudo indiretamente pela afirmao de ser inaproprivel. Se o nome est com o devido registro, neste caso, no Registro Civil das Pessoas Jurdicas, considerando ser a autora sociedade civil, prestadora de servios, matria, de resto, que no est sob o crivo deste especial, e se est identificando a sociedade nas suas relaes com a clientela, no possvel afast-lo. Veja-se que a Conveno da Unio de Paris teve a cautela de comandar a proteo independente de registro, dada a natureza especial da identidade da empresa.
Ronald Sharp Jr.

Nome Empresarial

O nome empresarial serve tutela do (a): a) Clientela, coibindo-se a concorrncia desleal, derivada de possveis confuses provocadas aos consumidores em razo da identidade ou semelhana das expresses nucleares que compe os nomes iguais ou semelhantes.* b) Crdito, tendo por finalidade proteger a higidez do crdito do empresrio na praa na qual atua, que poderia ser prejudicada com a publicidade de protestos e requerimentos de falncia em face de empresrio com nome igual ou semelhante.* *Srgio Campinho, Direito de Empresa, 9 ed., p. 353
Ronald Sharp Jr.

Nome Empresarial
O nome empresarial possui natureza de direito da personalidade.
A Constituio Federal assegura a proteo do nome empresarial em seu art. 5, XXIX. Ademais, o Cdigo Civil de 2002, no captulo que trata dos direitos da personalidade, confere a todas as pessoas o direito ao nome (art. 16), e impede o uso do nome de outrem em publicaes ou representaes que o exponham ao desprezo pblico, mesmo sem inteno difamatria (art. 17), bem como o uso no autorizado de nome de outrem em propaganda comercial (art. 18). E a aplicao desses artigos do Cdigo s pessoas jurdicas garantida pelo art. 52, que estende a estas a proteo dos direitos da personalidade.
(Modesto Carvalhosa, Comentrios ao Cdigo Civil, Saraiva, 2003, p. 704)
Ronald Sharp Jr.

Nome Empresarial

O nome empresarial possui natureza de direito da personalidade:

.... a orientao do Cdigo Civil de 2002 no sentido de reconhecer no nome apenas e to-somente um direito personalssimo, insuscetvel de alienao, conforme dispe o art. 1.164. (destaque do original)
(Modesto Carvalhosa, Comentrios ao Cdigo Civil, Saraiva, 2003, p. 705)

Concurso para Advogado da Unio, organizado pela CESPE, prova aplicada em 1.02.09: Segundo a doutrina majoritria nacional, o direito ao nome empresarial um direito personalssimo.

Ronald Sharp Jr.

Nome Empresarial

O nome , portanto, a expresso distintiva e reveladora da pessoa, indicadora do sujeito que exerce a atividade empresria. No se confunde o nome empresarial com marca nem com ttulo de estabelecimento.

Ronald Sharp Jr.

Nome Empresarial

O nome serve para individualizar a pessoa do empresrio, o prprio sujeito de direito. A sua proteo obtida pelo registro da prpria sociedade ou da declarao em empresrio individual na Junta Comercial. Tanto o Cdigo Civil (art. 1.166) quanto a Lei do Registro das Empresas (Lei n 8.974/94, art. 33) estabelecem que a proteo ao uso exclusivo do nome decorrem automaticamente da inscrio do empresrio individual ou dos atos constitutivos (contrato social, estatuto) das sociedades e de suas eventuais modificaes no registro da Junta Comercial.

Ronald Sharp Jr.

Nome Empresarial

Por outro lado, a marca serve para distinguir e assinalar produtos, servios, a certificao de especificaes tcnicas ou para identificar produtos ou servios provindos de membros de uma mesma entidade. O nome empresarial protegido independentemente do ramo de atividade econmica, porque se refere ao empresrio ou sociedade empresria como um todo, se relacionado diretamente ao sujeito de direito, e no propriamente sua atividade ou objeto oferecido ao mercado.

Ronald Sharp Jr.

Nome Empresarial

A marca, a sua vez, tem a sua proteo restrita classe dos produtos ou servios para a qual foi concedida (princpio da especialidade) pelo IPI, constituindo exceo a marca de alto renome. Em suma, marca e nome empresarial se distinguem quanto ao: a) objeto semntico: nome empresarial identifica o sujeito de direito, enquanto a marca assinala produtos, servios, certificao de especificaes tcnicas e produtos ou servios provindos de membros de uma mesma entidade; b) rgo de registro: Junta Comercial para o nome empresarial e INPI para marca;
Ronald Sharp Jr.

Nome Empresarial

Em suma, marca e nome empresarial se distinguem quanto ao:

c) mbito material: o nome protegido independentemente do ramo da atividade econmica, pois serve tutela do crdito, alm da proteo da clientela, ao passo que a marca sujeita-se ao princpio da especialidade, salvo marcas de alto renome, limitando-se a proteo classe de produtos ou servios em que se acha registrada;
d) mbito territorial:o nome tem proteo administrativa restrito ao estado a que pertena a Junta Comercial. A marca protegida em todo territrio nacional;
Ronald Sharp Jr.

Nome Empresarial

Em suma, marca e nome empresarial se distinguem quanto ao:

e) mbito temporal: o direito utilizao do nome empresarial indeterminado e perdura enquanto subsistir o exerccio da atividade para o qual foi adotado. J a marca possui prazo de vigncia de 10 anos, embora suscetvel de prorrogao por igual perodo.

Ronald Sharp Jr.

Nome Empresarial

Na ocorrncia de conflito entre marca e nome empresarial, por identidade ou semelhanas grficas ou fonticas, entre exercentes do mesmo ramo de atividade, de modo a causar confuso na clientela, a jurisprudncia vem decidindo pela prevalncia do que houver sido registrado anteriormente (Resp 32.263-SP). Se a autuao se der em diferentes ramos de atividade, o critrio de soluo ser o da especificidade ou especialidade, caso em que ambos convivero de forma harmnica. Vale ento dizer que os critrios utilizados so (Resp 658.702-RJ): especificidade (se os ramos forem distintos afasta-se a problemtica) e anterioridade (se iguais forem os ramos, prevalecer quem obteve precedentemente a proteo).
Ronald Sharp Jr.

Nome Empresarial

O DNRC editou a Instruo Normativa n 104, de 2007, que fornece critrios para a anlise da identidade ou semelhana entre nomes empresariais, que gera a proibio do registro. Nesse sentido, transcreve-se o disposto em seu art. 8: Art. 8. Ficam estabelecidos os seguintes critrios para a anlise de identidade e semelhana dos nomes empresariais, pelos rgos integrantes do Sistema Nacional de Registro de Empresas Mercantis - Sinrem: I - entre firmas, consideram-se os nomes por inteiro, havendo identidade se homgrafos e semelhana se homfonos;
Ronald Sharp Jr.

Nome Empresarial

Instruo Normativa n 104, de 2007 Art. 8 (...) II - entre denominaes: a) consideram-se os nomes por inteiro, quando compostos por expresses comuns, de fantasia, de uso generalizado ou vulgar, ocorrendo identidade se homgrafos e semelhana se homfonos; b) quando contiverem expresses de fantasia incomuns, sero elas analisadas isoladamente, ocorrendo identidade se homgrafas e semelhana se homfonas.
Ronald Sharp Jr.

Nome Empresarial

Instruo Normativa n 104, de 2007 Art. 9. No so exclusivas, para fins de proteo, palavras ou expresses que denotem: a) denominaes genricas de atividades; b) gnero, espcie, natureza, lugar ou procedncia; c) termos tcnicos, cientficos, literrios e artsticos do vernculo nacional ou estrangeiro, assim como quaisquer outros de uso comum ou vulgar; d) nomes civis. Pargrafo nico. No so suscetveis de exclusividade letras ou conjunto de letras, desde que no configurem siglas.
Ronald Sharp Jr.

Nome Empresarial

Noticirio do STJ na internet 17.09.09 O registro de termo que remete a determinada localizao geogrfica como nome empresarial no garante exclusividade de uso. Esse foi o entendimento adotado pela Terceira Turma do Superior Tribunal de Justia (STJ) no julgamento de um recurso especial do restaurante Arbia, que questionava o nome Areibian de um concorrente. (Resp 989105, unn.)

Ronald Sharp Jr.

Nome Empresarial

O ttulo de estabelecimento que pode conter a insgnia, constituda de uma representao grfica ou um desenho, emblema ou qualquer outro sinal distintivo - apenas identifica o local onde exercida a atividade empresarial. , na verdade, o letreiro, tabuleta, cartaz utilizado para identificar o estabelecimento. O ttulo no tem registro em rgo algum. A sua proteo no registraria. Decorre de forma indireta da prpria utilizao em si e da idia exteriorizada anteriormente, porque a Lei da Propriedade Industrial estabelece como crime de concorrncia desleal o uso de ttulo de estabelecimento de outrem, na medida em que confunde e desvia a clientela (art. 195, inc.V).
Ronald Sharp Jr.

Nome Empresarial

O nome empresarial possui duas espcies: a) firma individual ou social (esta equivalendo a razo social), de um lado, que leva obrigatoriamente o nome do scio ou titular, por inteiro ou abreviado e, de outro, b) denominao social, por emprego de uma expresso de fantasia ou inventada. Quando no constar o nome de todos os scios na firma social, aparecer a expresso & CIA (e companhia), na forma do artigo 1.157 do Cdigo Civil. Tal expresso s pode vir no final, pois se estiver na frente indica a denominao de sociedade annima (art. art. 1.160 do Cdigo Civil e art. 3 da n 6.404/76).
Ronald Sharp Jr.

Nome Empresarial

A denominao e a firma tm funes comuns e diferentes. Ambas identificam a sociedade empresria ou o empresrio individual. H uma segunda funo, na qual se diferenciam, que a de assinatura e que est presente na firma ou razo (art. 968, inc. II, do Cdigo Civil), sendo inaplicvel denominao. Embora na prtica isso no seja observado, nos papis, documentos e contratos ter que ser assinada a firma ou razo social, e no o nome civil da pessoa que intervm no ato. Ao assinar o seu nome civil, estar contrariando o Decreto n 916 de 24/01/1890, que ainda possui eficcia e no foi revogado pelo Cdigo Civil de 2002.
Ronald Sharp Jr.

Nome Empresarial

Numa sntese compreensiva dos critrios legais para adoo de firma ou razo e denominao social, ressalte-se que se baseiam fundamentalmente na lei e na vontade dos scios em optar por uma ou outra espcie de nome empresarial.

Ronald Sharp Jr.

Nome Empresarial

Princpios do nome empresarial: a) Novidade (art. 1.163 do Cdigo Civil e art. 34 da Lei n 8.934/94). b) Veracidade (artigos 1.165 do Cdigo Civil e 34 da Lei n 8.934/94. O art. 62 do Decreto n 1.800/96 confere concreo a esses dispositivos).[1]
[1] Art. 62. O nome empresarial atender aos princpios da veracidade e da novidade e identificar, quando assim o exigir a lei, o tipo jurdico da sociedade. 1. Havendo indicao de atividades econmicas no nome empresarial, essas devero estar contidas no objeto da firma mercantil individual ou sociedade mercantil.

Ronald Sharp Jr.

Nome Empresarial

Dispe o art. 1.164. que o nome empresarial no pode ser objeto de alienao. Entretanto, estabelece pargrafo nico que o adquirente de estabelecimento, por ato entre vivos, pode, se o contrato o permitir, usar o nome do alienante, precedido do seu prprio, com a qualificao de sucessor.

Ronald Sharp Jr.

Nome Empresarial

Segundo Srgio Campinho,* a transferncia do nome empresarial sujeita-se s seguintes condies: a) cesso do estabelecimento por ato entre vivos; b) permisso de utilizao expressa no instrumento contratual; c) Emprego do nome do cedente, precedido do nome do adquirente, com a qualificao de sucessor.
* O Direito de Empresa, Renovar, 2007, p. 352
Ronald Sharp Jr.

Nome Empresarial

Para Modesto Carvalhosa, Estando o nome ligado personalidade jurdica da empresa, probe-se que seja dela destacado e alienado, para que no venha a designar outra empresa, sob pena de se gerar grande confuso no pblico em geral e naqueles que contratam com a sociedade. Porm, o Cdigo Civil de 2002 prev uma exceo na qual no se pode dizer que haja uma transferncia do nome empresarial, mas to-somente a cesso do direito de us-lo em adio ao nome do adquirente, para sua melhor identificao. Essa exceo ocorre quando h a cesso do estabelecimento comercial. (Comentrios ao Cdigo Civil, Saraiva, 2003, p. 731-732)
Ronald Sharp Jr.

Nome Empresarial

A proteo ao nome empresarial decorre automaticamente do arquivamento na Junta Comercial do contrato social ou da alterao contratual que modifica o nome empresarial. Ao se registrar como empresrio individual ou como sociedade empresria, j se obtm a proteo, o direito utilizao exclusiva do nome empresarial, segundo deflui do art. 1.166 do Cdigo Civil e do art. 33 da Lei n 8.934/94.

Ronald Sharp Jr.

Nome Empresarial

Os diplomas legais que se conjugam na disciplina da proteo ao nome empresarial no conseguiram dar amparo efetivo ao instituto, de modo a resguard-lo e tutel-lo de forma satisfatria. Representam um retrocesso prpria evoluo histrica da proteo conferida matria. Realmente, o Cdigo Civil, no artigo 1.166, , e o Decreto n 1.800/96, no artigo 61, 1 e 2, e a Instruo Normativa n 104/07 do DNRC, no artigo 11, constroem a convico de que a referida proteo circunscreve-se aos limites do respectivo Estado. Todavia, estabelecem a possibilidade de extenso da proteo para outros estadosmembros.
Ronald Sharp Jr.

Nome Empresarial

O professor Theophilo de Azeredo Santos mostrou-se inconformado com as disposies do Cdigo Civil no informativo Bancrio n 12, ano 1 abril de 2004, da Associao/sindicato dos Bancos do Estado do Rio de Janeiro. Diz o professor: Causou perplexidade no meio jurdico o dispositivo equivocado do Cdigo Civil que s assegura o uso exclusivo do nome nos limite do respectivo Estado, deixando desvalia a Conveno da Unio de Paris, com fora da lei no Brasil, e no limita essa proteo, que pode ser municipal, estadual, nacional ou internacional. J est no Congresso Nacional emenda no sentido de corrigir essa erronia do art. 1.166.
Ronald Sharp Jr.

Nome Empresarial

Tais dispositivos colidem com a Conveno da Unio de Paris, da qual o Brasil signatrio e que estabelece, no artigo 8, a possibilidade da proteo internacional ao nome empresarial, independentemente de registro em cada pas integrante do pacto, bastando a proteo obtida no pas de origem. Desse modo, a aplicao da legislao interna aos empresrios brasileiros, exigindo-lhes o arquivamento nas Juntas Comerciais de outros estados, acarreta violao ao princpio constitucional da isonomia, pois acaba conferindo tratamento mais favorvel aos estrangeiros do que aos nacionais.
Ronald Sharp Jr.

Nome Empresarial

Doutrina e jurisprudncia dominantes, inclusive do STJ, sempre concluram pela ampliao nacional e internacional da proteo ao nome empresarial, para conferir maior efetividade em sua tutela, com fundamento na referida Conveno e no princpio igualitrio. Ademais, lembre-se que o nome empresarial possui status constitucional (CR/88, artigo 5, XXIX) e isso, por si s, descaracterizaria a tmida proteo outorgada pelo Cdigo Civil e legislao citada, tendo em vista o inadequado amparo a um instituto de dignidade constitucional por meio de diplomas internos desatentos aos princpios da razoabilidade e da proporcionalidade. Esse entendimento est de tal forma consolidado que o projeto de lei n 7070/02, em tramitao no Congresso, altera o Cdigo Civil para eliminar o nus de arquivar o registro originrio em outras Juntas Comerciais.
Ronald Sharp Jr.

Nome Empresarial

Conseqentemente, tem-se que a tutela do nome empresarial se expande para alm do mbito estadual, consistindo o arquivamento da certido originria do registro em outras Juntas Comerciais do pas em mera providncia acautelatria administrativa. A ausncia ou omisso desse ato no impede a proteo nacional e internacional atribuda ao nome empresarial, alcanada a partir do registro originrio efetuado em uma Junta Comercial, a ser obtida judicialmente.

Ronald Sharp Jr.

Nome Empresarial

No se admite que a proteo a um direito da personalidade permanea fundamentalmente restrita esfera estadual. Outro forte argumento que estabelece a vinculao dos institutos a impossibilidade de alienao. O nome empresarial, como elemento de identificao dos sujeitos nas relaes jurdicas, exerce a mesma funo do nome civil e, de tal sorte, no pode ser objeto de alienao, conforme a regra geral do artigo 1.164 do Cdigo Civil.

Ronald Sharp Jr.

Nome Empresarial

Aspecto tambm a ser destacado refere-se ausncia de prazo para que um empresrio prejudicado promova a anulao da inscrio de nome empresarial idntico ou semelhante ao seu (CC, art. 1.167), exatamente como sucede com a tutela do nome civil e de outros direitos da personalidade. Preservam-se, com isso, os interesses do titular do nome empresarial prejudicado, sua clientela e a segurana do crdito.

Ronald Sharp Jr.

Nome Empresarial

Portanto, deve prevalecer a interpretao que amplia nacional e internacionalmente a proteo concedida ao nome empresarial, no somente pelos relevantes argumentos apresentados, mas tambm pela necessidade de o ordenamento legal ptrio caminhar de mos dadas com a globalizao e com os compromissos externos, visando a tornar as relaes comerciais mais justas e seguras.

Ronald Sharp Jr.

Nome Empresarial

A perda da proteo se d quando a pessoa jurdica se extingue ou quando cessada a atividade do empresrio individual, segundo o art. 1.168 do Cdigo Civil, complementado pelo art. 51 e seu 3. Temos tambm a possibilidade de perda da proteo, na forma do art. 60 da Lei n 8.634/1994, quando no se fizer nenhum arquivamento ou comunicao Junta Comercial no prazo de 10 anos acerca da continuidade do exerccio da atividade empresria.
Ronald Sharp Jr.

Das könnte Ihnen auch gefallen