Sie sind auf Seite 1von 21

1 Guerra Mundial (1914-1918)

Antecedentes

Belle poque No final XIX, a europa se via em meio a um desenvolvimento tcnico e econmico jamais visto, o levou o estilo de vida burgus o padro. A ausncia de grandes conflitos militares, na europa, deslocou as atenes e os investimentos para a economia. O resultado foi a criao de um padro de riqueza, luxuoso, repleto de grandes inovaes e bens de consumo. Mas esse padro era alcanado, apenas, por uma pequena parcela da sociedade. Os carros, os primeiros avies, a chegada da luz eltrica nas casas mais ricas de Paris, alm do famoso episdio do navio Titanic. Essa onda de otimismo se estendeu at a primeira guerra.

Causas
Insatisfao de alguns pases como Alemanha e Itlia com a partilha da frica , no final do sculo XIX.

Paz Armada Nacionalismos: * Pan-Eslavismo

* Irredentismo Italiano

*Pan-Germanismo

* Revanchismo Francs

Polticas de alianas

Trplice Aliana ou Potncias Centrais : Alemanha, ustria-Hungria e, antes do incio do conflito, recebiam o apoio da Itlia. Trplice Entente ou Aliados: Inglaterra (GrBetanha), Frana, a Itlia passou a fazer parte da aliana no incio do conflito, a Rssia permaneceu na aliana at o ltimo ano de guerra, 1918, se retirando devido a consolidao do governo revolucionrio de Lnin. Os EUA entraram, decisivamente, no conflito em 1918 ao lado da Entente.

O incio da Primeira Guerra Mundial

O assassinato do herdeiro do imprio Austro-Hngaro, Francisco Ferdinando. Ele foi assassinado em Saravejo, capital da Bsnia-Herzegovina por um jovem pertecente ao grupo nacionalista Jovem Bsnia que lutava pela terra dos eslavos do sul, ou seja, a Iugoslvia. A Bsnia e a Herzegovina tinham sido ocupadas pelo Imprio Austro-Hngaro e anexadas em 1908. Muitos bsnios, particularmente os srvios, no aceitavam a a ocupao, preferindo a unificao com a Srvia.

Fases da Primeira Guerra Mundial

1 Fase (1914)- Guerra de movimento.Esse perodo caracterizou-se por movimentos rpidos envolvendo grandes exrcitos. Certo de que venceria a guerra em pouco tempo, o exrcito alemo invadiu a Blgica, e , depois de suplantla, penetrou no territrio francs at as proximidades de Paris. Os franceses contra-atacaram e, na Primeira Batalha do Marne, em setembro de 1914, conseguiram deter o avano alemo

2 Fase (1915-1916): Na frente ocidental, essa fase foi marcada pela guerra de trincheiras: os exrcitos defendiam suas posies utilizando-se de uma extensa rede de trincheiras que eles prprios cavavam. Enquanto isso, na frente oriental, o exrcito alemo impunha sucessivas derrotas ao mal-treinado e muito mal-armado exrcito russo. Apesar disso, entretanto, no teve flego para conquistar a Rssia. Em 1915, a Itlia, que at ento se mantivera neutra, traiu a aliana que fizera com a Alemanha e entrou na guerra ao lado da Trplice Entente. Ao mesmo tempo que foi se alastrando, o conflito tornou-se cada vez mais trgico. Novas armas, como o canho de tiro rpido, o gs venenoso, o lanachamas, o avio e o submarino, faziam um nmero crescente de vtimas.

3 Fase (1917-1918): Em 1917, primeiro ano dessa nova fase, ocorreram dois fatos decisivos para o desfecho da guerra: a entrada dos Estados Unidos no conflito e a sada da Rssia. Os Estados Unidos entraram na guerra ao lado da Inglaterra e da Frana. Esse apoio tem uma explicao simples: os americanos tinham feitos grandes investimentos nesses pases e queriam assegurar o seu retorno. Outras naes tambm se envolveram na guerra. Turquia e Bulgria juntaram-se Trplice Aliana, enquanto Japo, Portugal, Romnia, Grcia, Brasil, Canad e Argentina colocaram-se ao lado da Entente. A sada da Rssia da guerra, atravs do Tratado de Brest-Litovsky, est relacionada revoluo socialista ocorrida em seu territrio no final de 1917.

A Alemanha jogou sua ltima cartada, avanando sobre a Frana antes da chegado dos norte-americanos Europa. Entretanto, os alemes foram novamente detidos na Segunda Batalha do Marne e forados a recuar. A partir desse recuo, os pases da Entente foram impondo sucessivas derrotas aos seus inimigos. A Alemanha ainda resistia quando foi sacudida por uma rebelio interna, que forou o imperador Guilherme II a abdicar em 9 de novembro de 1918. Assumindo o poder imediatamente, o novo governo alemo substituiu a Monarquia pela Repblica(Repblica de Weimar). Dois dias depois rendeu-se, assinando um documento que declarava a guerra terminada.

Participao do Brasil na Primeira Guerra Mundial


Aps episdios de ataques sofridos por embarcaes brasileiras na Europa, o presidente Wenceslau Brs entrou no conflito ao lado da Entente. Sem contar com uma tecnologia blica expressiva, podemos considerar a participao brasileira na Primeira Guerra bastante tmida. Entre outras aes, o governo do Brasil enviou alguns pilotos de avio, o oferecimento de navios militares e apoio mdico. A Primeira Guerra teve implicaes significativas em nossa economia. A retrao econmica sofrida pelas grandes naes industriais europias abriu portas para que o parque industrial se desenvolvesse.

Tratados Ps-Guerra:

Criao da Liga das Naes, uma organizao internacional, responsvel pela paz mundial. Sua atuao no foi representativa, sendo extinto com a 2 Guerra.
O o Estado alemo perdeu parte de seus territrios, zonas de explorao mineral e seus domnios coloniais. A Alemanha foi obrigada a devolver os territrios de Alsscia e Lorena para a Frana.

Os 14 pontos de Wilson O Tratado de Versalhes

Sofreram pesadas indenizaes a serem pagas aos pases da Entente o que acabou levando a economia alem falncia.
Um projeto de desmilitarizao da Alemanha imps a proibio do alistamento obrigatrio e um limite mximo, de 100.000, efetivos militares. No podiam ter qualquer tipo de artilharia pesada.

Os russos e os alemes tiveram que reconhecer a independncia da Polnia . A polnia no possua sada para o mar, para resolver tal situao, a Alemanha foi obrigada a ceder uma faixa de seu territrio para a Polnia criando uma ligao com o Mar Bltico (Corredor Polons).

O imprio Austro-Hngaro se desfez com a independncia da Hungria. Devemos ressaltar que, muito embora, os outros pases perdedores tivessem sofrido punies, a grande responsabilizada pela guerra foi a Alemanha!

Consequncias da Primeira Guerra

O Tratado de Versalhes teve um alto carter punitivo, alimentando um clima de rivalidade, acentuando nacionalismos e descontentamento. Mesmo ao lado da aliana vencedora, a Itlia ficou inconformada, pois esperava a devoluo de territrios e ganhos materiais que acabaram no acontecendo. A economia alem entrou em decadncia depreciando a qualidade de vida da populao e ,assim como na Itlia, gerando um ambiente de insatisfao frtil para as experincias polticas nazi-fascistas que surgiriam no perodo entre-guerras. Afirmao dos Estados Unidos como a maior potncia do mundo.

Das könnte Ihnen auch gefallen