Sie sind auf Seite 1von 19

Direito Romano

Direito Romano: a) aquele direito que vigorou por 12 sculos; b) direito privado romano; c) o direito contido no Corpo do Direito Civil, para separ-la do Corpo de Direito Cannico, ou Corpus Juris Civilis e Corpus Juris Canonici.

A expresso Corpus Juris Civilis designa a compilao de quatro livros: Institutas, Pandectas, Digesta e Codex, feita por uma comisso de juristas dirigidos por Triboniano, a servio de Justiniano, Imperador do Imprio Romano do Oriente. A) Direito do perodo clssico romano feito pelos jurisconsultos antigos do perodo clssico (Digesta e Pandectas). B) As constituies imperiais (Codex) C)O material didtico acessvel ao direito romano para o estudante de direito (Institutas).

Fases histricas da civilizao romana: 1) Perodo da Realeza (das origens de Roma queda da realeza em 510 a.C.); 2) Perodo da Repblica (510 a.C. at 27 a.C., quando o Senado investe Otaviano - futuro Augusto - no poder supremo, com a denominao de princeps); 3) Perodo do Principado (de 27 a.C. at 285 d.C., com o incio do dominato ps-Diocleciano); 4) Perodo do Baixo Imprio (de 285 at 585 d.C., data em que morre Justiniano).

Na fase da Realeza surgem algumas instituies poltico-jurdicas ainda muito vinculadas existncia de um Estado Teocrtico. O cargo de rei assume carter de magistratura vitalcia, sendo ao mesmo tempo chefe poltico, jurdico, religioso e militar, ou seja, o rei era o magistrato nico, vitalcio e irresponsvel.

Existiam tambm alguns cargos auxiliares ao rei, assessores militares (tribunus militum e celerum); encarregado da custdia da cidade (praefectus urbs), funes judicirias (os duouiri perduellionis: juzes nos casos de crimes contra o Estado); os magistrados encarregados do julgamento do assassnio voluntrio de um pater familias pelo seu filho (quaestore parricidii), nas funes religiosas (os membros dos colgios dos pontfices, ugures e feciais).

O Senado funcionava como uma espcie de Conselho do Rei, composto por 100 membros; era subordinado ao rei e por este convocado; sua funo era consultiva e no deliberativa e, em relao aos comcios, possua competncia deliberativa.

A Repblica
Res + Publicae; Senado:
Vitalcio; Questes externas; Centro do Governo;

Poder Executivo:
Magistrados: Ordinrios; Extraordinrios.

Magistrados Ordinrios
Questores:
Questes da Fazenda;

Edis:
Estrutura fsica da cidade;

Pretores:
Urbano; Peregrino; Lei Aebutia (sc. II a.C.);

Cnsules:
Exrcito, Senado e os Comcios.

Magistrados Extraordinrios
Censores:
Eleitos de 5 em 5 anos; Durao de 18 meses; Recenseamento;
Por turno de tribos, os cidados se apresentavam, com seus bens mveis diante da repartio dos censores (villa publica), instalada no Campo de Marte, para fazerem a declarao (fassio) do estado civil, relaes de servio e riqueza, perante os censores, os notveis das tribos e outras pessoas de confiana. As mulheres, os filhos e clientes era representados pelo chefe da famlia. Comissrios do censo eram enviados aos exrcitos que se encontravam em campanha.

Regimen Morum.

Fontes do direito neste perodo: 1. Costume; 2. Lei - Num sentido geral, a lei considerada a determinao geral do povo ou da plebe por proposta do magistrado. 3. Plebiscito - Deliberao do povo por proposta de um magistrado plebeu, por exemplo do tribuno. Com a Lei Hortnsia adquirem fora de lei e deixam de se aplicar somente plebe. 4. interpretao dos prudentes;

5. editos dos magistrados. Aos pretores cabia a adaptao dos conceitos rgidos do ius civilis realidade, o que resultou na criao do chamado direito pretoriano, chegando ao ponto do perodo em que o pretor estabelecia uma formula com especificao das aes cabveis, como um programa para averiguao dos fatos que poderiam vir a ser codificadas no Edictum perpetuum. At que reclamaram uma codificao de leis que assegurasse liberdade e igualdade. Uma comisso foi Magna Grcia estudar as leis gregas em vigor, voltando dois anos depois, sendo criada uma comisso.

A Lei das X Tbuas que consolidou o direito existente e foi acrescida de mais duas tbuas - resultando na Lei das XII tbuas de 450 a.C.
1 tbua: chamamento a juzo 2 tbua: depoimento das partes 3 tbua: manus injectio (execuo forada) 4 tbua: direito de famlia e patrio poder 5 tbua: direito de mulheres, menores, alienados e de sucesso 6 tbua: domnio e posse 7 tbua: direito de vizinhana e de circulao 8 tbua: delitos e penas 9 tbua: direito pblico 10 tbua: direito sagrado 11 tbua: proibia casamento entre patrcios e plebeus 12 tbua: cobrana de dvidas e ao contra senhor de escravo que tivesse cometido crimes.

No houve portanto o estabelecimento de uma igualdade absoluta, contra o que se insurgiu Ccero. Apenas os patrcios tinham acesso s aes de lei (legis actiones) criadas depois. Eram elas: actio sacramenti, judicis postulatio, manus injectio, pignoris capio, que se desenvolviam perante um magistrado (in jure) que nomeava o juiz (judex) encarregado de aplicar.

A Lei das XII no ps fim s lutas entre patrcios e plebeus. O governo era exercido por dois cnsules originariamente chamados de pretores eleito por um ano entre os patrcios e investidos do imperium por uma lei curiata. A eles foi transferido o antigo poder imperial. Quando o resultado de muitas lutas levou autorizao para que um dos cnsules fosse sempre escolhido entre os plebeus (Lei Licnia de 367 a.C), abriu-se a porta para que eles pudessem exercer todos os outros cargos: questores, censores, pretores, sacerdotes, dictadores e ocupar todas as dignidades pblicas.

O Imprio
Imperator:
Princeps; Imperium; Civil, Militar e Judicirio;

Magistraturas;

Senado:
Legislativo, eleitoral e judicial.

Poder pblico: 1. Prncipe - primeiro magistrado: sua pessoa sagrada, inviolvel. 2. Senado: reparte Poder Judicirio com o Prncipe e administra as provncias senatoriais, cujas receitas vo para o aerarium - tesouro pblico. importncia em matria penal: conhecer dos delitos contra o Estado ou a pessoa do imperador ou relativos a funcionarios provinciais alm das acusaes contra os senadores.

3. Prefeitos imperiais: a) preafectus urbi: chefe de polcia romano, tinha jurisdio criminal em Roma e na regio de 100 milhas em torno da cidade; b) praefecti praetorio: em nmero que variava de um a quatro funcionrios militares sujeitos colegialidade. Tinham jurisdio criminal na Itlia, fora de Roma; c) praefectus vigilum: vigilncia noturna e jurisdio para delitos correlatos; d) praefectus annonae: abastecimento da cidade e delitos correlatos; e) praefecti aerarii: substituiram os questores.

Jurisconsultos
As antigas magistraturas entraram em declnio com a centralizao.
Nesta poca, grande foi o brilho da obra dos jurisconsultos - por isto chamado o perodo ureo da jurisprudncia. O mesmo Adriano que, submetido a consulta a um grupo de jurisconsultos, agindo em nome do imperador, suas respostas teriam fora de lei se fossem unnimes. Os jurisconsultos sofreram influncia dos esticos e levaram a jurisprudncia ao grande apogeu e ganhando eles grande respeitabilidade. Iuris-prudentes - que o resultado da produo macia de tericos que cuidavam de aconselhar o pretor e os interessados. Os jurisconsultos, jurisperitos ou prudentes esto investidos de jus publice respondendi direito de responder s consultas que lhes so formuladas. Sua importncia foi oficializada por Augusto. Mas a partir de Adriano em um rescrito que passam a ter fora de lei.

Das könnte Ihnen auch gefallen