Sie sind auf Seite 1von 14

Educao Permanente em Sade

Principais Legislaes que regem a Educao Permanente em Sade (EPS):

8 Conferncia Nacional de Sade 1986; Constituio Brasileira de 1988; Lei 8080, de 19 de setembro de 1990; Portaria n.198, de 13 de fevereiro de 2004; Pacto pela Sade - Portaria 399, de 22 de fevereiro de 2006; Portaria n.1996, de 22 de agosto de 2007.

Principais Legislaes que regem a Educao Permanente em Sade:


8 Conferncia Nacional de Sade: A 8 Conferncia Nacional de Sade reconhece a importncia da rea de Recursos Humanos nas polticas de sade e aponta para Educao Permanente como estratgia para formao e desenvolvimento dos trabalhadores do setor sade; Constituio Brasileira de 1988: A Constituio Nacional de 1988, em seu artigo 200, atribui ao SUS; o ordenamento da formao de Recursos Humanos para o setor sade.

Principais Legislaes que regem a Educao Permanente em Sade:


Lei 8080, de 19 de setembro de 1990: Dispe sobre a criao e as funes das Comisses Permanentes de Integrao entre de Ensino e Servios de Sade.

Principais Legislaes que regem a Educao Permanente em Sade:


Portaria GM/MS n.198, de 13 de fevereiro de 2004: Institui a Poltica Nacional de Educao Permanente em Sade(EPS) como estratgia do Sistema nico de Sade para a formao e o desenvolvimento dos trabalhadores do setor . (Grande movimentao na formao dos Plos com oficinas e Liberao de recursos para efetivao da poltica de EPS)

Principais Legislaes que regem a Educao Permanente em Sade:


Pacto pela Sade:
A Educao Permanente em Sade EPS,

reafirmada como estratgia para a formao e o desenvolvimento dos trabalhadores do SUS.

Principais Legislaes que regem a Educao Permanente em Sade:


Portaria GM/MS n.1996, de 20 de agosto de 2007: Dispe sobre novas diretrizes e estratgias para a implementao da Poltica Nacional de Educao Permanente em Sade. Principais mudanas : Descentralizao do recursos financeiros; O Colegiado de Gesto Regional CGR passa a ter o poder de deciso e aprovao dos projetos de EPS; Elaborao do Plano de Ao Regional de EPS coerentes com o Plano estadual e municipais de sade; A criao da Comisso de Integrao EnsinoServio CIES substituindo os Plos de

Um conceito:
EDUCAO

CONTINUADA: Alternativas educacionais mais centradas no desenvolvimento de grupos profissionais, seja atravs de cursos de carter seriado, seja atravs de publicaes especficas de um determinado campo. EDUCAO PERMANENTE: Processos de aprendizagem no trabalho, a partir da reflexo sobre o processo de trabalho, enunciando problemas e necessidades de natureza pedaggica.

Educao Permanente em Sade (EPS):


A busca

por alternativas de qualificao e transformao de toda ao em sade, aprendizagem e conhecimento consistem em um esforo importante, devendo ser estimulada independentemente da posio de gesto, assistncia, controle social ou formao em que se encontram as pessoas envolvidas no trabalho em sade; na perspectiva de serem capazes de produzir mudanas das prticas tendo como objetivo a melhoria da qualidade de vida da populao.

Educao Permanente em Sade (EPS):


Estratgias educativas isoladas e desarticuladas

NO promovem as transformaes necessrias para a garantia de sade e desenvolvimento do SUS.


Prope o pensamento crtico como indispensvel

para as mudanas das prticas em sade;

Modelo de atividade problematizadora de educao em sade:


Primeira etapa: Atividade problematizadora a

aplicao dinmica do tema/assunto de limitado; Segunda etapa: Aplicao tcnica (caso ela exista); Terceira etapa: Aplicao da tarefa.
Tarefa Aplicao tcnica

Atividade dinmica

Elaborao da estratgia de ao:


Etapa 1: levantamento do perfil e das

necessidades da populao alvo; Etapa 2: escolha e organizao do tema; Etapa 3: escolha e adaptao dos recursos didtico-pedaggicos em sade; Etapa 4: planejamento da aplicao dos recursos didtico-pedaggicos em sade; Etapa 5: avaliao da estratgia de ao; Etapa 6: continuidade ou desmame.

Educao Permanente em Sade EPS:


Toma

como referencial as necessidades de sade das pessoas, a gesto setorial e a promoo da sade; Estrutura os processos de formao dos trabalhadores da sade a partir da problematizao das prticas e da organizao do trabalho; Sustenta a transformao dos processos de trabalho na reflexo crtica sobre prticas reais com profissionais reais.

Proble matiza Identif i-ca ns crtico s

Parte do process o de trabalho

Desafios para o educador em sade:


Aprender a Aprender;
Aprender a Ensinar/Ensinar a aprender; Aprender a Ensinar Permanentemente.

Das könnte Ihnen auch gefallen