Sie sind auf Seite 1von 18

ANLISE DE SISTEMAS I

FUPAC Faculdade Presidente Antnio Carlos

ROTEIRO

Ferramentas da anlise estruturada


Para que um analista de sistemas usa ferramentas de modelagem. A natureza e os componentes de um diagrama de banco de dados. Os componentes de um dicionrio de dados. Os componentes de uma especificao de processos. Como modelar dados armazenados e relacionamentos de dados. Como modelar o comportamento tempo-dependente de um sistema. Como modelar a estrutura de um programa.

ANLISE DE SISTEMAS I

Ferramentas da anlise estruturada

A maior parte do trabalho que voc ir fazer como analista de sistemas envolve a modelagem do sistema que o usurio deseja. Por que devemos construir modelos? Por que no basta apenas construir o sistema?

A resposta que podemos construir modelos de maneira a realar ou enfatizar, certos recursos decisivos de um sistema, enquanto, simultaneamente, retratamos outros aspectos do sistema.

ANLISE DE SISTEMAS I

Ferramentas da anlise estruturada

O analista de sistemas usa ferramentas de modelagem para:


Focalizar a ateno nas caractersticas importantes do sistema, dando menos ateno s menos importantes. Discutir modificaes e correes nos requisitos do usurio com baixo custo e mnimo risco. Verificar se o analista de sistemas conhece, corretamente, o ambiente do usurio e o documentou de uma tal maneira que os projetistas e programadores possam construir o sistema.

ANLISE DE SISTEMAS I

Ferramentas da anlise estruturada


Sistemas so vistos como processos que transformam dados Objetivos do modelo de anlise: Descrever o que o usurio requer Criar as bases para o projeto do software Definir um conjunto de requisitos que pode ser validado quando o sistema estiver construdo

ANLISE DE SISTEMAS I

A natureza e os componentes de um diagrama

diagrama de fluxo de dados

O diagrama de fluxo de dados ilustra as funes que o sistema deve executar os diagramas de entidades relacionamentos do nfase aos relacionamentos de dados o diagrama de transies de esta focaliza o comportamento tempo-dependente do sistema.

diagrama de entidades relacionamentos

diagrama de transies estado.

ANLISE DE SISTEMAS I

A natureza e os componentes de um diagrama

A modelagem de que estamos tratando pode ser descrita de vrias maneiras:


Que funes deve o sistema executar? Quais so as interaes entre as funes? Que transformaes deve executar o sistema? Que entradas so transformadas em que sadas? Que espcie de trabalho faz o sistema? Onde ele obtm a informao para faz-lo? Para onde ele remete os resultados do trabalho?

ANLISE DE SISTEMAS I

A natureza e os componentes de um diagrama

Diagramas de Fluxo de Dados (DFD)


Entidades externas: produtor ou consumidor de informaes que reside fora do sistema modelado. Processos: transformadores de informaes (funes) que residem dentro do sistema. Objetos de dados: dados que fluem no sistemaRepositrio de dados: contm dados armazenados.

ANLISE DE SISTEMAS I

A natureza e os componentes de um diagrama

A ferramenta de modelagem que usamos para descrever a transformao de entradas em sadas o diagrama de fluxo de dados.

Os diagramas de fluxo de dados consistem em processos, depsitos de dados, fluxos e terminais:

Notaes

Notaes

ANLISE DE SISTEMAS I

A natureza e os componentes de um diagrama

Informaes de entrada
sinais de sensores dgitos/caracteres digitados por pessoas pacotes de informaes transmitidas em uma rede arquivos de dados

Informaes de sada
display de um medidor Relatrio contra-cheques saldos bancrios

ANLISE DE SISTEMAS I

A natureza e os componentes de um diagrama

ANLISE DE SISTEMAS I

A natureza e os componentes de um diagrama

ANLISE DE SISTEMAS I

A natureza e os componentes de um diagrama

ANLISE DE SISTEMAS I

A natureza e os componentes de um diagrama

Exemplo de DFD

ANLISE DE SISTEMAS I

Exerccio

A Livraria ABC atua no mercado de livros h mais de 20 anos. Sua estratgia de atuao no prev a manuteno de livros em estoque. Todos os livros solicitados por seus clientes so, semanalmente, encomendados s editoras. As editoras e os livros oferecidos so selecionados pela Direo da Livraria. Atualmente, a Editora possui 1.200 clientes cadastrados, fornece 170 livros e atende a uma mdia de 150 pedidos por semana. Os clientes enviam seus pedidos pelo correio. O pedido aceito se o cliente e os livros estiverem previamente cadastrados. Caso contrrio, o pedido rejeitado e devolvido ao cliente. Ao final da semana, a livraria emite requisies para as editoras, com base nos pedidos recebidos. Quando os livros so fornecidos, a livraria confere as notas fiscais das editoras com as requisies, devolve as que contiverem erros e atende os pedidos dos clientes, emitindo as respectivas faturas, que acompanham os livros. Uma cpia da fatura encaminhada Tesouraria, onde feito o controle de pagamentos.

ANLISE DE SISTEMAS I

Exerccio

Para um aluno obter o certificado de habilitao fornece os seus dados ao funcionrio da secretaria de forma a solicitar o certificado. O funcionrio da secretaria, com os dados do aluno, procede verificao dos registros com base nos registros dos alunos e das certificaes. Se o registro do aluno for vlido, emitido o certificado que entregue ao aluno e guardado no registro de certificaes.

ANLISE DE SISTEMAS I
Uma biblioteca universitria deseja criar um Sistema de Emprstimo de Livros e est te contratando para desenvolver este sistema; e elaborou a seguinte especificao: a biblioteca s atende a Usurios cadastrados. Os usurios so cadastrados por um Funcionrio da biblioteca, que cadastra tambm os livros disponveis para emprstimo. O usurio pode solicitar um emprstimo, assim ele informa seu cdigo (que verificado se vlido) e os cdigos dos livros a serem emprestados (os quais so verificados se esto disponveis, ou se esto reservados para este usurio); quando tudo estiver confirmado o usurio recebe a confirmao do emprstimo e os dados do emprstimo so armazenados, e a situao do livro armazenada como emprestado. Na devoluo dos livros, o usurio informa o cdigo do emprstimo e a data de devoluo; confirmado a existncia do emprstimo, os dados do emprstimo so atualizados com a data de devoluo e a situao dos livros atualizada como disponvel. O usurio ainda pode fazer reserva de livros, informando seu cdigo de usurio (o qual verificado se est cadastrado) e o cdigo do livro para reserva (o qual verificado se no est disponvel); se as confirmaes estiverem certas, os dados da reserva so armazenados e a situao do livro atualizada como reservada. A Gerncia recebe relatrios de usurios e de emprstimos em aberto. O funcionrio recebe relatrios de livros e de reservas. Sempre que um dado for verificado e no for vlido, uma mensagem deve ser enviada a entidade externa, informando que o dado informado invlido.

ANLISE DE SISTEMAS I
Um distribuidor de peas para aparelhos eletrodomsticos pretende automatizar seu sistema de vendas. Os pedidos dos clientes so recebidos normalmente (mas no necessariamente) por telefone, pelo vendedor que preenche o pedido no formulrio. O pedido, ento, passa para uma outra pessoa que checa o pedido com o arquivo de fichas de peas e coloca o nmero do cdigo da pea pedida ao lado do nome e verifica se o preo est correto. Algumas vezes, o pedido para uma pea cujo nome no consta no arquivo ou o preo est incorreto e, ento, o pedido marcado como invlido e colocado de lado. Pedidos vlidos so passados para o pessoal da rea de estoque, que checa o livro de inventrio de mercadorias, para verificar se h componente suficiente para atender ao pedido. Se o estoque insuficiente, o pessoal rejeita o pedido e envia uma nota rea de compras para reposio do estoque. Se o estoque suficiente, a quantidade pedida marcada como pendente de expedio e a via cor-de-rosa do pedido enviada para a contabilidade, para que seja gerada uma fatura para o cliente. O pessoal da expedio envia as peas pedidas ao cliente e d baixa no inventrio de mercadorias. O pessoal de compras atualiza o inventrio de mercadorias quando recebe componentes do fornecedor.

Das könnte Ihnen auch gefallen