Sie sind auf Seite 1von 23

Universidade de Pernambuco Campus Nazar da Mata Departamento: Cincias Biolgicas 4 Perodo Professor: Aliomar Disciplina: Filosofia da Educao

Dialtica Marxista
Equipe: Amanda Laysa Jos Pedro Natlia Andrade Renato Gabriel

A Biografia de Karl Marx


Karl Heinrich Marx, filsofo e economista alemo, nasceu em Trier (atual Alemanha Ocidental) a 5 de maio de 1818; Formou-se pela Universidade de Iena em 1841; Em 1842 assumiu o cargo de redator chefe do jornal alemo Gazeta Renana, editado em colnia onde tinha a postura de um liberal radical; No ano de 1843 transferiu-se para Paris.

A Biografia de Karl Marx


De 1845 a 1848 viveu em Bruxelas, onde participou de organizaes clandestinas de operrios e exilados; Em 1847 redigiu com Engels O Manifesto Comunista, da teoria que, mais tarde, seria chamada de marxismo; Em 1848 , quando eclodiu o movimento revolucionrio em vrios pases europeus , Marx voltou para Alemanha; Em 1867 publicou o 1 volume de sua obra mais importante, O Capital livro, em que faz uma crtica ao capitalismo e a sociedade burguesa.

O conceito Marxista de Sociedade (Karl Marx)


Entender o conceito de sociedade para entender o conceito de Classe e Luta de Classe. Marx acredita que o estudo da Realidade Social (REAL) tem como paradigma que no h homem nem sociedade ideal isolada na natureza, mas estes so conjugados em um momento histrico definido, ou seja, seu estudo deve privilegiar as relaes nos processos coletivos. A viso marxista sobre a organizao da estrutura social: Infra-Estrutura e Superestrutura.

Onde a infra-estrutura semelhante produo, organizao econmica de produo e relao de produo, o que d forma base material da sociedade e determina os processos sociais. Sobre essa base, ergue-se a superestrutura. Da compreender-se que a sociedade, estrutura-se com base na forma pela qual os homens organizam a produo social. Isto define o modo de produo daquela sociedade. 3 elementos se inter-relacionam entre si: Foras produtivas; Meios de Produo; Relaes de Produo.

O conceito Marxista de Classe


Marx parte do principio do posicionamento dos indivduos que agrupados, ocupassem uma condio equivalente nas relaes de produo vigentes na sociedade. Esse posicionamento, ou situao de classe, determinaria a existncia e a conscincia do individuo e suas relaes com o conjunto da sociedade. Portanto impossvel pensar em estudar a sociedade separada das condies materiais de sua produo.

Histria da dialtica
At hoje no foi definido quem teria sido o fundador da dialtica: alguns acreditam que tenha sido Scrates, e outros, assim como Aristteles, acreditam que tenha sido Znon de Ela.

Histria da dialtica
Na Grcia Antiga, a arte a de dialtica argumentar era no considerada

dilogo. Atualmente considerada como o

modo de pensarmos as contradies da


realidade.

Histria da dialtica
A dialtica hegeliana idealista, aborda o movimento do esprito. A dialtica marxista um mtodo de anlise da realidade, que vai do concreto ao abstrato e que oferece um papel fundamental para o processo de abstrao.

Dialtica
A dialtica consiste no movimento que as idias podem fazer por meio da reflexo que o homem produz sobre o mundo e todo o conhecimento acumulado. Em uma

noo mais simples, a dialtica aprece como a arte do


dilogo, onde os indivduos empregam o uso de suas faculdades mentais para debaterem as perspectivas que

possuem sobre um mesmo tema.

Dialtica = Transformao ?

Dialtica = Transformao
A mente que se abre a uma nova idia jamais voltar ao seu tamanho original. Albert Einstein

Mtodo dialtico

Tese

Anttese

Sntese

Os Sofistas
Professores; O cidado ateniense precisa, para defender seus interesses e direitos, dominar uma tcnica, a da palavra; Professores de retrica, de saber enciclopdico, os sofistas ensinam a falar e a discutir, a utilizar praticamente o logos; Para os sofistas, a dialtica arte puramente verbal, til ao discurso e discusso

Scrates
Scrates partia do pressuposto da prpria incincia ou ignorncia, atribuindo ao mtodo (dilogo) A dialtica socrtica inclui trs momentos: A hiptese A ironia A maiutica A dialtica socrtica o mtodo que nos permite, pelo dilogo, proposio da tese, crtica da tese, anttese, chegar sntese, essncia descoberta em comum, ao termo da controvrsia.

Plato
Proposio polmica (ou belicosa)": impossvel procurar tanto o que se sabe quanto o que no se sabe.Teoria da reminiscncia, transposio filosfica da metempsicose, ou metensomatose, crena pitagrica na transmigrao das almas. A dialtica platnica, alm de disciplina da razo, processo de "reduo" do mltiplo ao uno, do contingente ao necessrio, do particular ao universal, tambm educao da vontade, disciplina asctica de purificao que, libertando o esprito do corpo, o torna capaz de contemplar as ideias.

Aristteles
Critica a teoria platnica das ideias, os universais no so transcendentes, mas imanentes realidade sensvel, na qual os apreendemos pela "abstrao". A dialtica tratada na Lgica (Organon), na tica e na Retrica, tornando-se um mtodo subsidirio, de importncia menor, em confronto com os mtodos da cincia.

Breve retrospecto da pr-histria da dialtica

Pedro Abelardo (1077-1142)emprega o mtodo dialtico, opondo umas s outras as teses (teolgicas) dos padres da Igreja e procurando conduzir o leitor, atravs de suas contradies, a um ponto de vista positivo. Alberto o Grande (1206-1280) salienta o princpio das oposies (razo e autoridade) admitindo a dupla verdade, a natural ou filosfica, e a sobrenatural ou teolgica. Mestre Eckhart (1260-1327), concepo trinitaria de Deus, e do homem, feito sua imagem e semelhana, implica uma tenso dialtica, embora, em Eckhart, seu desfecho seja mstico e no especulativo. Nicolau Cusano (De Cusa) (1401-1464) revela, tambm, clara conscincia da tenso dialtica entre o infinito (Deus) e o finito (homem). Jacob Boehme (1575-1624), pensador cristo, mstico, vrias vezes citado por Hegel, que o considera um "poderoso esprito. Immanuel Kant (1724-1804) que contribui para realizar no domnio do pensamento aquilo que os franceses realizaram praticamente, com a Revoluo, transfere para o plano do transcendental a eficcia da dialtica.

A Aparncia Transcendental
Como diz Kant, influindo nos princpios cuja aplicao no se refere a experincia, nos leva alm do uso emprico das categorias e nos engana com a iluso de uma extenso do entendimento puro. A funo da dialtica transcendental ser, pois, a de revelar essa aparncia transcendental, demonstrando a incognoscibilidade da transcendncia. As idias da razo, psicolgica, cosmolgica e teolgica, correspondem as antinomias da razo pura, nas quais Kant procura mostrar que, desvinculada da experincia e entregue a si mesma, a razo pura demonstra tanto a tese quanto a anttese, a liberdade e o determinismo, a finitude e a infinitude do mundo, a existncia e a inexistncia de Deus.

No plano da razo prtica, a dialtica se revela na contradio entre o eu normativo, portador de um ideal, e o eu emprico que, finito e mortal, no logra realizar esse ideal. Tal antinomia se resolve no plano da f, em Deus e na imortalidade da alma. A dialtica , pois, a estrutura do real que, entendido como processo, envolve trs momentos: o da identidade, da tese, do ser em-si, do dado ( natureza); o da contradio, ou negao, anttese, ser para-si totalidade, sntese ( obra, histria). O momento propriamente dialtico do processo o da negao, implcito no anterior, na finitude do dado.

Johann Gottlieb Fichte

Leva as ltimas consequncias o idealismo subjetivo de Kant, tentando superar o dualismo entre coisa em si e fenmeno, aparncia e realidade, sujeito e objeto, etc. Eliminada a coisa em si, a objetividade se torna uma criao do sujeito, e o sujeito absoluto. Deve-se explicar, porm, como o Eu se limita a si mesmo. Ora, se nada h alm do Eu, sua negao dever ser deduzida do prprio Eu. A afirmao do Eu implica pois a negao de si mesmo e a negao da negao. Na sntese, o sujeito deve reconhecer no objeto seu prprio produto.

Das könnte Ihnen auch gefallen