Sie sind auf Seite 1von 18

Romantismo

O sculo XIX foi agitado por fortes mudanas sociais, polticas e culturais causadas por acontecimentos do final do sculo XVIII, que foram a Revoluo Industrial que gerou novos inventos com o objetivo de solucionar os problemas tcnicos decorrentes do aumento de produo.

Isso provocou a diviso do trabalho e o incio da especializao da mo-de-obra, e pela Revoluo Francesa que lutava por uma sociedade mais harmnica, em que os direitos individuais fossem respeitados, traduziu-se essa expectativa na Declarao dos Direitos do Homem e do Cidado. Do mesmo modo, a atividade artstica tornou-se complexa.

Caractersticas gerais:
A valorizao dos sentimentos e da imaginao; O nacionalismo; A valorizao da natureza como princpios da criao artstica.

A Liberdade Conduzindo o Povo, 1830, leo sobre tela, 260 x 325 cm, Louvre Paris, Frana

A Liberdade Conduzindo o Povo


A obra marca um importante movimento histrico, o da Revoluo Francesa. Como consonante dos pensamentos da poca, o artista busca expressar na mulher o ideal libertrio, revelando o seus busto descoberto pela blusa. A bandeira Francesa presente na mo da mulher, eleva a Frana, e o sentimento de patriotismo. Os mortos sob seus ps marcam o sacrifcio dos cidados na luta pela liberdade. E a exposio da criana ao lado da moa revela a grave situao da poca, e a fora de repercusso das ideias que levaram at mesmo as crianas as ruas para lutar pelos seus direitos.

Celebrou a Revoluo de Julho de 1830, quando o rei Carlos X foi deposto. O novo governo comprou esta pintura, embora ela tenha sido discretamente afastada do olhar

Saturno Devorando Seu Filho, 1821-23, leo sobre tela, 146 x 83 cm, Prado, Madri, Espanha

Esta a mais horripilante das Pinturas Negras de Goya. O deus romano Saturno devorou seus filhos por causa de uma profecia que dizia que eles usurpariam seu poder.

Aqui vemos claramente a diferena e rivalidade que Ingres (um dos maiores artistas neoclssicos) e Delacroix (um dos maiores artistas romnticos), ou seja, diferenas entre o Romantismo X Neoclssico. Os dois pintaram a mesma pessoa, o violinista Paganini, mas cada um representou-o de sua forma:

Aqui, Ingres pintou Paganini dando nfase linha, em uma postura ereta e clssica. Perceba como o desenho valorizado. (1819)

J nesta figura, Paganini foi representado por Delacroix. Ele quis captar a emoo do momento e nos d a impresso de que o personagem ir bater os ps ao ritmo da msica...

A arte romntica se ops ao racionalismo da poca da Revoluo Francesa e de seus ideais, propondo a elevao dos sentimentos acima do pensamento. Aproximao das formas barrocas; Composio em diagonal sugerindo instabilidade e dinamismo ao observador; Valorizao das cores e do claro-escuro;

Dramaticidade;

Temas da pintura:

Fatos reais da histria nacional e contempornea da vida dos artistas; Influncia dos dramas amorosos e as lendas heroicas medievais, a partir dos quais revalorizou os conceitos de ptria e repblica. Papel especial desempenharam a morte heroica na guerra e o suicdio por amor; Natureza revelando um dinamismo equivalente as emoes humanas; Mitologia Grega

O romantismo foi marcado pelo amor a natureza livre e autntica, pela aquisio de uma sensibilidade potica pela paisagem, valorizada pela profuso de cores, refletindo assim o estado de esprito do autor. As cores se libertaram e fortaleceram, dando a impresso, s vezes, de serem mais importantes que o prprio contedo da obra.

A carroa de Feno, Constable. 1821, leo sobre tela, 130 x 185 cm.

A paisagem passou a desempenhar o papel principal, no mais como cenrio da composio, mas em estreita relao com os personagens das obras e como seu meio de expresso.

Chuva, Vapor e Velocidade. 1844, leo sobre tela, 91 x 122 cm.

Das könnte Ihnen auch gefallen