Sie sind auf Seite 1von 31

SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAO DE MINAS GERAIS SUBSECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAO BSICA SUPERINTENDNCIA DE EDUCAO INFANTIL E FUNDAMENTAL DIRETORIADEENSINOFUNDAMENTAL

PROGRAMA DE INTERVENO PEDAGGICA ALFABETIZO NO TEMPO CERTO


Encontro de Formao da Equipe Regional do PIP Municipal 2013 PIP/M Perodo: 25 a 27/03/2013

OFICINA 01

TEMA Avaliao Diagnstica no 3 ano do Ensino Fundamental (Ciclo da Alfabetizao)

Objetivos:

Compreender

o processo de construo de uma

avaliao diagnstica: instrumentos e aplicao.

Compreender a importncia da anlise cuidadosa dos resultados da avaliao diagnstica para a construo de um plano de interveno pedaggica adequado para a turma e para cada aluno, individualmente.

O que uma avaliao diagnstica?

O que preciso para elaborar uma avaliao diagnstica?


Saber o que avaliar, tendo como referncia a Matriz

Curricular;
Elaborar a Matriz de Referncia da avaliao; Elaborar atividades avaliativas de acordo com a Matriz de

Referncia;
Elaborar instrumento de registro; Se necessrio, elaborar chave de correo.

Matriz de Referncia
Discrimina conhecimentos e competncias a serem

avaliados;
Sua finalidade orientar a elaborao de estratgias ou questes de avaliao;

No esgota o repertrio de capacidades ou de procedimentos


possveis para a avaliao; Compe-se de capacidades progressivas e diferenciadas quanto ao grau de complexidade; Apresenta capacidades que devem ser desenvolvidas ao

longo de todo o Ciclo da alfabetizao.

Estrutura da Matriz de Referncia


O que est sendo avaliado (eixo/capacidades) Detalhamento da capacidade que est sendo avaliada (descritores/habilidades) Como ser avaliado (instrumento)

Quais os instrumentos de avaliao que podemos utilizar em uma Avaliao Diagnstica?


Observaes e registros (fotos, roteiros, fichas descritivas, relatrios individuais, dirio de bordo); Provas;

Auto-avaliao (portiflio) ;
Avaliaes Sistmicas (PROALFA, Prova Brasil, etc).

CONHECENDO OS INSTRUMENTOS

Ensinando, Aprendendo e Avaliando


3 ano do Ciclo da Alfabetizao

Ponto de Partida
Um instrumento de avaliao aplicado no perodo de 15 dias.

Em um turma de alunos com idades entre 6 a 8 anos,


compondo um grupo heterognio do ponto de vista socioeconmico e de trajetria escolares. Um instrumento de avaliao aplicado no inicio do ano letivo com a finalidade de conhecer melhor o perfil da turma e

oferecer subsdios para o planejamento do trabalho nessa


fase do ensino fundamental.

Tempo mximo de cada atividade: 20minutos Observar a turma e cada aluno individualmente durante a realizao das atividades e ao final, preencher o quadro de resultados.
Legenda:
Eixo 1: Compreenso e Valorizao da Cultura Escrita Eixo 3: Leitura Eixo 4: Produo Escrita Eixo 2: Apropriao do Sistema de Escrita Eixo 5: Desenvolvimento da Oralidade

Avaliao Diagnstica Dia Eixo Capacidade Objetivo/Descritor

Atividade

ENSINANDO, APRENDENDO E AVALIANDO


Tempo mximo de cada atividade: 20minutos Observar a turma e cada aluno individualmente durante a realizao das atividades e ao final, preencher o quadro de resultados. Legenda: Eixo 1: Compreenso e Valorizao da Cultura Escrita Eixo 4: Produo Escrita Dia Eixo Capacidade - Conhecer os usos da escrita na cultura escolar. Eixo 2: Apropriao do Sistema de Escrita Eixo 5: Desenvolvimento da Oralidade Eixo 3: Leitura

Conhecer o alfabeto 2

Avaliao Diagnstica Objetivo/Descritor Atividade - Verificar se os alunos identificam as - Excurso pelo espao escolar, identificando os materiais escritos e suas finalidades da escrita, no contexto finalidades. escolar. - Anlise do espao da sala de aula, identificando o uso da escrita e suas finalidades. - Anlise da disposio da escrita no seu portador e sua relao com o gnero. - Verificar se os alunos conhecem todas - Bingo de letras as letras do alfabeto. - Verificar se os alunos so capazes de estabelecer relaes de continuidade temtica a partir da recuperao de elementos da cadeia referencial do texto

7 3
5

- Apresentar o texto 3: A Menina do Leite - Fazer a leitura para a turma. - Fazer a leitura coletiva. - Indicar as palavras em destaques e verificar se os alunos sabem a quem se referem. - Perguntar aos alunos: Quem ir vender o leite? Vender os galos, comprar a cabrita? Usar a lngua falada em - Verificar se os alunos so capazes de - Convidar os alunos para ir a frente da turma e recontar a histria A diferentes situaes escolares, recontar a histria do texto A menina menina do Leite. buscando empregar a do Leite, utilizando variedade - Observar a variedade lingustica utilizada por eles. variedade lingustica adequada. linguistica adequada.

Desenvolver capacidades necessrias leitura com fluncia e compreenso

- Usar a variedade lingustica apropriada situao de produo e de circulao, fazendo escolhas adequadas quanto ao vocabulrio e gramtica.

- Verificar se os alunos so capazes de reescrever o texto lido, utilizando a variedade lingustica adequada.

- Aps o reconto do texto o professor dever orientar a construo coletiva( se os alunos no forem alfabetizados) ou individual ( se os alunos j estiverem alfabetizados) da histria A menina do Leite. - Se a escrita for coletiva, o aluno que j for alfabetizado dever ser o escriba da turma. - Observar as escolhas feitas pelos alunos em relao ao vocabulrio e gramtica.

Texto 3:
A Menina do Leite

Lucinha era s alegria. Era a primeira vez que ela iria cidade, vender o leite de sua querida vaquinha. Colocou sua melhor roupa, um belo vestido azul, e partiu pela estrada com a lata de leite na cabea. Ao caminhar, o leite chacoalhava dentro da lata. A menina tambm, no conseguia parar de pensar: "vou vender o leite e comprar ovos, uma dzia. Depois, choco os ovos e ganho uma dzia de pintinhos. Quando os pintinhos crescerem, terei bonitos galos e galinhas. Vendo os galos e crio as galinhas, que so timas para botar ovos. Choco os ovos e terei mais galos e galinhas. Vendo tudo e compro uma cabrita e algumas porcas. Se cada porca me der trs leitezinhos, vendo dois, fico com um e ..." Lucinha estava to distrada com seus pensamentos, que tropeou numa pedra, perdeu o equilbrio e levou um tombo. L se foi o leite branquinho pelo cho. E os ovos, os pintinhos, os galos, as galinhas, os cabritos, as porcas e os leitezinhos pelos ares.
Moral da histria: No se deve contar com uma coisa antes de consegu -la.
(Fbula de Esopo, adaptada)

Registro de Resultados da turma


(colocar as iniciais do nvel da turma frente da capacidade no dia correspondente)
Nvel da Turma Eixo Capacidade Alunos com Dia Dia Dia Dia Dia Dia Dia Dia Dia Dia Dia Dia Dia Dia Dia dificuldades 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 diferenciadas NI= Nvel Inicial ED= Em desenvolvimento C= Consolidado

Quadro de resultados Ensinando, Aprendendo e Avaliando


Registro de Resultados da turma
(colocar as iniciais do nvel da turma frente da capacidade no dia correspondente)
Nvel da Turma Eixo Capacidade
- Desenvolver atitudes e disposies favorveis leitura Desenvolver capacidades relativas ao cdigo escrita especificamente necessrias leitura: - Saber decodificar palavras e textos escritos. - Saber ler reconhecendo globalmente as palavras.
Dia 01

NI= Nvel Inicial


Dia 02 Dia 03 Dia 04 Dia 05

ED= Em desenvolvimento
Dia 06

C= Consolidado
Dia 11 Dia 12 Dia 13 Dia 14 Dia 15

Dia 07

Dia 08

Dia 09

Dia 10

Alunos com dificuldades diferenciadas

- Desenvolver capacidades necessrias leitura com fluncia e compreenso

ED

- Identificar a finalidade e funes da leitura, em funo reconhecimento do suporte, do gnero e da contextualizao do texto. - Antecipar contedos de textos a serem lidos em funo de seu suporte, seu gnero e sua contextualizao. - Levantar e confirmar hiptese relativa ao contedo do texto que est sendo lido.

- Buscar pistas textuais, intertextuais e contextuais para ler nas entrelinhas (fazer inferncias), ampliando a compreenso. - Construir compreenso global do texto, unificando e inter-relacionando informaes explcitas e implcitas, produzindo inferncias. - Ler oralmente com fluncia e expressividade. (observar em todas as atividades que envolva leitura)

AVALIAO DIAGNSTICA INDIVIDUAL

Cronograma de Aplicao da Avaliao Diagnstica Individual

Dia da semana 2 feira 3 feira 4 feira 5 feira 6 feira

Questes a serem aplicadas 1 a 12 13 a 24 25 a 33 34 a 40 41

Nmero de questes 12 12 09 07 01

EIXO
Compreenso e valorizao da cultura escrita

CAPACIDADE
Conhecer os usos e funes sociais da escrita

HABILIDADE
- Identificar o jornal como portador de texto. - Identificar a finalidade social da revista em quadrinhos. - Identificar o uso social da ordem alfabtica. - Diferenciar nmeros de letras. - Diferenciar letras de outras sinais grficos utilizados na escrita (pontuao) - Escrever observando o direcionamento da escrita (de cima para baixo e da esquerda para a direita). - Reconhecer a palavra como unidade grfica. - Reconhecer a frase como unidade grfica Identificar letras do alfabeto em palavras - Identificar diferentes tipos de letra. - Transcrever palavras utilizando letra cursiva. - Identificar o som de slaba medial de palavras. - Identificar o n de slabas de palavras ouvidas. - Identificar o fonema inicial de palavras - Identificar a slaba final da palavra.

QUESTO
1, 2 3e5

Compreender diferenas entre a escrita alfabtica e outras formas grficas. Apropriao do sistema de escrita Dominar convenes grficas - Compreender a orientao e o alinhamento da escrita da lngua portuguesa. -Compreender a funo de segmentao dos espaos em branco e da pontuao de final de frase. Conhecer o alfabeto: - Compreender a categorizao grfica e funcional das letras - Conhecer e utilizar diferentes tipos de letra (de forma e cursiva) Reconhecer unidades fonolgicas como slabas, rimas, terminaes de palavras, etc.

4e8 6 9 7 e 10 11 e 12

13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23

Compreender a natureza alfabtica do sistema de escrita

- Verificar o nvel de compreenso do princpio alfabtico do sistema de escrita. - Identificar o nmero de slabas de uma palavra . - Identificar o grafema inicial de uma palavra ouvida. - Identificar a slaba medial de uma palavra.

Dominar as relaes entre grafema e fonema: - dominar regularidades ortogrficas - dominar as irregularidades ortogrficas

- Escrever palavras com regularidades ortogrficas - Escrever palavras com irregularidades ortogrficas.

24

Desenvolver capacidades necessrias leitura com fluncia e compreenso - Construir compreenso global do texto lido, unificando e interrelacionando informaes explcitas e implcitas, produzindo inferncias.

- Ler e interpretar pequenos textos - Identificar elementos que constroem a narrativa conflito gerador

25 27 A B

- Construir a continuidade temtica


- Identificando o assunto principal do texto lido. - Localizar informaes explcitas em textos maiores - Inferir o sentido de uma palavra ou expresso - Fazer inferncias - Identificar tese e argumento - Identificar causa e consequncia

28
26 29 30 32 31 33 35 36

Leitura
Levantar e confirmar hipteses Identificar as finalidades e funes da leitura em funo do reconhecimento do suporte, do gnero e da contextualizao do texto. Buscar pistas textuais, intertextuais e contextuais para ler nas entrelinhas (fazer inferncias), ampliando a Compreenso.

Formular hiptese em relao ao texto a ser lido. - Identificar a funo social das histrias infantis.

- Identificar marcas lingusticas que evidenciam o enunciador do discurso direto ou indireto.

38 e 39

Identificar efeitos de sentido decorrente de recursos grficos, seleo lexical e repeties. - Estabelecer relaes lgico-discursivas (tempo). Produo escrita Escrever segundo o princpio alfabtico e as regras ortogrficas Produzir textos escritos de gneros diversos, adequados aos objetivos, ao destinatrio e ao contexto de circulao. -Escrever frase ditada pelo(a) professor(a). - Escrever a fala de um personagem com coerncia e coeso, dentro do tema e com correo ortogrfica.

34 37 40 41

AVALIAO DIAGNSTICA
Leia o texto:
A guia e a Gralha Uma guia, saindo do seu ninho no alto de um penhasco, capturou uma ovelha e a levou presa s suas fortes garras. Uma gralha, que testemunhara a tudo, tomada de inveja, decidiu que poderia fazer a mesma coisa. Ela ento voou para o alto e tomou impulso, e com grande velocidade, atirou-se sobre uma ovelha, com a inteno de tambm carreg-la presa s suas garras. Ocorre que estas acabaram por ficar embaraadas no espesso manto de l da ovelha, e isso a impediu inclusive de soltar-se, embora o tentasse com todas as suas foras. O pastor das ovelhas, vendo o que estava acontecendo, capturou-a. Feito isso, cortou suas penas, de modo que no pudesse mais voar. noite a levou para casa, e entregou como brinquedo para seus filhos. Que pssaro engraado esse?, perguntou um deles. Ele uma gralha meus filhos. Mas se voc lhe perguntar, ele dir que uma guia. Moral da Histria: No devemos permitir que a ambio nos conduza para alm dos nossos limites.
Fbula de Esopo, Adaptada

Questo 28 As palavras destacadas no texto se referem: a) s ovelhas b) guia c) gralha d) ao pastor

MAPA DE RESULTADOS
ANEXO 5 - MAPA DE RESULTADOS DA AVALIAO DIAGNSTICA
Ms / ano _________________________________ Professor(a)_________________________________ Turma__________________ N
Nome dos Alunos

Questes / Gabarito

QUESTES GABARITO 1 Arthur 2 Adriano 3 Amanda 4 Brbara 5 Beatriz 6 Bruno 7 Carolina 8 Caio 9 Daividson 10 Denilson 11 Emerson 12 Fernando 13 Fernanda 14 Igor 15 caro 16 Yasmim 17 Karina 18 Leandro 19 Marcos 20 Pedro 21 Rafael 22 Samires 23 Snia
ACERTOS POR QUESTO

1 2 3 4 5 A B B A A C C x x x A A x x x A A x x A B x A B x x A B x x A B x A B A B A B x A B x x x A A x x A x A x x A x x A x A B x x A x A x A D A B B B B B B B B B C C

6 A F A F F F F F F F F F D F F F F F F F F F F F

7 A B X X X X X X X X X X X X X X X X X B X X X D

8 A C X X X X X X X X X X X X X X X X X C X X X C

9 10 11 12 13 14A 14B 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27A 27B A B A A A A A A D A C A A C A A A A B A D B C B D B B C B F A D D G X A X A A A A A A X X X A A X A X C C X C X A X A A A A A A X X X A A X A X C C E A X A A A A A A X X X A B X A X C B X E A X A A A A A A X X X A B X A X C C X E B A C A A A A X C C B X B B B A X A B A A A A X X A B X B X C B B A X A B A A A A X X A B X A X C B B C C C A A A A X B D C B D F C C C A A A A X B B B B B F C C C A A A A B D C D D F A C A C A A B B A B B B X C A X A A X A X A C B X A C B B B A B A A B A B A A D D A A A A A A A D A D B D A A A A A A C B A B D D A A A A A A C D A C D D A X A B X A X C B X C A X A C B B D B A A B A X C B B A X A B B X C B B A X X X A B A C C C A X X X A B B X C A B C C E C X D D G A B F C D D G A X X X B A X A X A A X D B B B C D D G B B F D D D G B B F D D D G

28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 ACERTO POR C A C A D A B A C D D A A A ALUNO C C X E G 3 X B X X A X X X X X A B 35 B X B X X X B C 26 B X A X X X B D 25 X B A X B D 22 C B D D 11 B X B D D 18 B B D D 17 C C D E 8 C C D E 8 C C X X D G 9 B C B B B A D D B X D D D X A B X B X B X B X B C X C X A X A C C X X X X X B B X D X X D X C X C F F X X X A F X F X F B E C C C C G G B G G G 24 11 18 16 23 22 7 3 32 8 6 3

X X X X X X

15 12 4 20 3 1 20 20 11 11 13 10 18 17 17 18 8 15 8 12 3 15 10 13 1 2 5 0
ACERTOS

4 2 2 1 11 6 10 4 1 8 2 11 2 0

LEGENDA

ERROS

LETRAS CHAVE CORREO

CHAVE DE CORREO QUESTO 20 a)Alfabtico-ortogrfico b)Alfabtico c) Silbico-alfabtico d)Silbico qualitativo e)Silbico quantitativo f) Pr -silbico g) No fez a questo.

INSTRUMENTOS QUE SERO UTILIZADOS NA REALIZAO DA OFICINA

ENSINANDO, APRENDENDO E AVALIANDO

AVALIAO DIAGNSTICA
Cronograma de Aplicao da Avaliao Diagnstica

Atividades Avaliativas Quadro de Resultados

Matriz de Referncia Avaliao Diagnstica - prova Chave de Correo Mapa de Resultados

INSTRUMENTO PARA REGISTRO DA ANLISE DOS RESULTADOS

INSTRUMENTO PARA REGISTRO DA ANLISE

INSTRUMENTO PARA REGISTRO DA ANLISE


Anlise Coerncia entre os dois mapas Houve coerncia entre o resultado das atividades avaliativas e o resultado da prova? (Sim-No-Porque) Eixos com desempenho recomendvel Capacidades consolidadas Capacidades em desenvolvimento (desenvolvimento de muitos aspectos) Concluses

F r e n t e

Anlise Eixos com baixo desempenho

Concluses
Capacidades em desenvolvimento (desenvolvimento de alguns aspectos)
Capacidades a serem introduzidas

V e r s o

Autonomia da turma: Prova / Atividades Avaliativas Em qual atividade os alunos demonstraram maior autonomia? Ser necessrio ateno especial construo da autonomia dos alunos?

TRABALHO EM GRUPO
- Anlise do quadro de resultados de turma e aluno
- Anlise dos resultados da Avaliao Diagnstica , utilizando a chave de correo ( turma e aluno ) - Anlise comparativa entre o quadro de resultados de turma e aluno e do mapa de resultados da Avaliao Diagnstica (turma e aluno) - Preenchimento do anexo 6, Instrumento para registro da anlise dos resultados

SEMINRIO

SEMINRIO Coerncia entre o quadro de resultados e o mapa de resultados da Avaliao Diagnstica:


- As dificuldades apresentadas pelos alunos no quadro de resultados foram as mesmas apresentadas no mapa de resultados da Avaliao Diagnstica? - Os alunos que apresentaram dificuldades no quadro de resultados so os mesmos que apresentaram dificuldades no mapa de resultados da Avaliao Diagnstica? - Os eixos em que os alunos demonstraram bom desempenho no quadro de resultados coincidem com o bom desempenho no mapa da Avaliao Diagnstica? - O desempenho de algum aluno pareceu incoerente na comparao do quadro de resultados e do mapa de resultados da Avaliao Diagnstica ? - O desempenho da turma pareceu coerente na comparao do quadro de resultados e do mapa de resultados da Avaliao Diagnstica ?

SEMINRIO Eixos e capacidade


- A turma demonstrou j ter consolidado alguma capacidade? Quais ?

- Em que eixo e capacidades os alunos demonstraram melhor desenvolvimento? - Algum aluno demonstrou estar diferente da turma, nesses eixos com melhor desempenho? Que tipo de diferena? Quais so esses alunos? - Essa diferena se apresenta tanto nas atividades Ensinando, aprendendo e avaliando quanto na Avaliao Diagnstica? - A turma demonstrou maior dificuldade em algum eixo e ou capacidade? Quais? - Em que eixo e capacidades os alunos demonstraram baixo desempenho? - Algum aluno demonstrou estar diferente da turma, nesses eixos com baixo desempenho? Que tipo de diferena? Quais so esses alunos? - Essa diferena se apresenta tanto nas atividades Ensinando, aprendendo e avaliando quanto na Avaliao Diagnstica?

SEMINRIO Autonomia
- Observando o quadro e o mapa de resultados, em qual dos instrumentos da Avaliao Diagnstica os alunos demonstraram melhor desempenho? - O que isso pode significar em relao a autonomia dos alunos? - Pela anlise do quadro e do mapa o que podemos concluir em relao a construo da autonomia da turma e de cada aluno?

SEMINRIO
Fechamento
- O que podemos concluir em relao ao
diagnstico da turma e de cada aluno? - Que providncias o professor dever tomar, considerando os resultados de sua turma/aluno nesta Avaliao Diagnstica? - Esta proposta de Avaliao Diagnstica possvel de ser desenvolvida pelas Redes Municipais de Ensino? Por qu?

Das könnte Ihnen auch gefallen