Sie sind auf Seite 1von 20

Higiene da Pessoa Idosa em Lares e Centros de Dia - Fraio

Mod.047

Dvidas da aula anterior

Mod.047

Vdeo
Vdeo cuidando de idosos

Mod.047

Cuidados de higiene com a pele do idoso


A pele A primeira barreira para:

Infeces Leses
Papel importante na regulao da temperatura e eliminao de resduos (transpirao).
Mod.047

Cuidados de higiene com a pele do idoso


A higiene corporal visa cuidar especialmente da pele e das mucosas, sendo composta por todas as actividades que se preocupam em conservar a sade e o bem-estar da pessoa.

Mod.047

Cuidados de higiene com a pele do idoso


As principais actividades so a limpeza e a hidratao, e necessitam ser feitas todos os dias nos idosos, que em muitos casos se encontram impossibilitados de procederem sozinhos por estarem de cama.

Mod.047

Cuidados de higiene com a pele do idoso


Por isso, importante que os familiares saibam como realizar uma boa higienizao do idoso acamado, evitando srios problemas, como a lcera de presso, infeces, entre outros.

Mod.047

Objectivo do banho
Proporcionar higiene e conforto; Estimular a circulao, a respirao da pele e o exerccio; Manter a integridade da pele; Fazer observao fsica da pessoa; Favorecer / estimular a independncia da pessoa.

Mod.047

Aspectos importantes na higiene do idoso


Promover uma relao interpessoal e agradvel com o idoso durante o banho. Respeitar a sua vontade, privacidade e integridade.

Retirar todos os objectos das mos que possam ferir o idoso


Usar um par de luvas para cada idoso e lavar SEMPRE as mos antes e depois de cada higiene, de forma a evitar infeces.
Mod.047

Aspectos importantes na higiene do idoso


Comear os cuidados de higiene sempre das partes mais limpas para as partes mais sujas, (da cabea para os ps) Observar o corpo e detectar todas as feridas que possam ter Ter ateno fragilidade da pele, tanto ao lavar como a secar o corpo.

Mod.047

Aspectos importantes na higiene do idoso


Ter especial cuidado nos movimentos com idosos dependentes quer seja da cama para a cadeira, ou para o local do chuveiro, devendo desviar-se tudo o que possa mago-los.

Retirar sempre as placas dentrias e lav-las ou incentivar o idoso a limp-las. Estas s devem ser colocadas depois da limpeza da boca, que nunca deve ser deixada para trs, mesmo em pessoas sem dentes, para se evitar infeces.
Mod.047

IDOSOS - Aspectos Importantes


Vdeos

Mod.047

Antes do banho Ficar atento


Algumas pessoas idosas, doentes ou com incapacidades podem, s vezes, se recusar a tomar banho.

Pode ser que a pessoa tenha dificuldade para locomover-se, tenha medo da gua ou de cair, pode ainda estar deprimida, sentir dores, tonturas ou mesmo sentir-se envergonhada de ficar exposta outra pessoa, especialmente se o cuidador for do sexo oposto.
Mod.047

Antes do banho Ficar atento


preciso que o cuidador tenha muita sensibilidade para lidar com essas questes. Respeite os costumes da pessoa cuidada e lembre que confiana se conquista, com carinho, tempo e respeito.

Mod.047

Cuidados a ter antes do banho


Ter sempre mo: material para a higiene genital: anti-sptico de mucosas, gazes esterilizadas, aparadeira ou urinol saco plstico para roupa suja; roupa limpa para o idoso, e fralda, caso seja necessrio; champ e secador;

Mod.047

Preparar todo o material antes:


Luvas e aventais descartveis Esponja Sabo lquido neutro Uma bacia com gua tpida (se banho na cama) Toalhas limpas Creme hidratante e anti-alergnico Escova ou pente para o cabelo Escova de dentes e pasta dentfrica ou elixir
Mod.047

Preparar todo o material antes:


Fraldas descartveis, se necessrio Sacos de plstico para o lixo e para a roupa suja Roupa limpa para o idoso e/ou para a cama Colnia, espelho; Biombo, caso seja necessrio para manter a privacidade, Forro de plstico para no molhar o colcho; Banheira geritrica.
Mod.047

Como preparar o banho


Arrumar o material a ser utilizado; Ajustar a temperatura da gua e a do ambiente; A temperatura Ambiente deve ser entre os 2024C Possuir o pronturio do paciente, caso seja um profissional;
Mod.047

Vamos pensar
1- Para que serve a pele? 2- O que necessrio fazer todos os dias pele dos idosos? 3- Quais so os objectivos do banho?

4- Indique trs aspectos importantes na higiene dos idosos.


5- Ao que se deve estar atento antes do banho?

6- Como devemos preparar o banho?

Mod.047

Dvidas

Mod.047

Das könnte Ihnen auch gefallen